O que esperar do concurso ABIN? – Língua Espanhola

O que esperar do concurso ABIN? – Língua Espanhola

Caros aspirantes ao Serviço Brasileiro de Inteligência,

A Língua Espanhola é uma disciplina que não aparece com muita frequência nas provas de concursos públicos. Normalmente, as seleções que abarcam essa disciplina são aquelas realizadas para os cargos de carreiras internacionais, como é o caso do certame para Oficial de Inteligência da ABIN. Vamos, então, analisar como o conteúdo de Espanhol costuma ser requerido nesta seleção para que vocês possam se preparar desde já para o novo exame, cujo edital está prestes a ser pulicado!

Como vimos no post anterior, pupilos, a Língua Espanhola foi a segunda opção de idioma para escolha dos candidatos ao realizar a prova objetiva, na Primeira Fase. Esse é um dos pontos positivos do concurso, pois permite que os postulantes se dediquem aos estudos de apenas uma língua estrangeira, sem que haja sobrecarga de conteúdo para aprendizado e revisão durante a preparação.

Os aspectos da prova de Espanhol na última edição do processo seletivo foram basicamente os mesmos dos que verificamos anteriormente em Língua Inglesa. As questões integraram a parte de “Conhecimentos Específicos” do exame objetivo geral e consistiram de vinte e cinco itens a serem julgados como certos ou errados, no modelo usual da banca Cespe. Além disso, também foram somente dois os objetivos de avaliação definidos pelo edital para essa matéria:

1 Compreensão de texto escrito em língua espanhola e

2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

Por outro lado, o exame de Língua Espanhola teve uma configuração distinta e contou com apenas um texto, com extensão de 53 linhas – diferente de Inglês, cuja prova possuiu três textos mais sucintos. O arquivo completo da prova pode ser acessado nesta página do Cespe/UnB.

Para finalizar a nossa análise, a seguir, temos um panorama para lá de interessante do estimado mestre Juan Martín a respeito da abordagem da Língua Espanhola neste certame. Assistam e entendam melhor por que o idioma é – e muito provavelmente continuará sendo – selecionado para compor a avaliação dos futuros Oficiais de Inteligência do Brasil! 🙂

.

Participação especial neste post:

avatar_juan

Juan Manuel Martín – Bacharel em Direito pela Universidad Nacional de Córdoba (UNC) e professor de Língua Espanhola nos cursos preparatórios de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional / Clio.

 

 

 

VEJA TAMBÉM:

O que esperar do concurso ABIN? – Atualidades

O que esperar do concurso ABIN? – Geografia Contemporânea

O que esperar do concurso ABIN? – Língua Portuguesa

O que esperar do concurso ABIN? – Direito Constitucional

O que esperar do concurso ABIN? – Língua Inglesa

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?