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O que esperar do concurso ABIN? – Língua Inglesa

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Estimados pupilos e pupilas,

No pleito para o cargo de Oficial de Inteligência da ABIN, cuja única edição ocorreu em 2008, os candidatos puderam optar entre dois idiomas – Inglês ou Espanhol – para realizar a prova objetiva da Primeira Fase. Ainda não se sabe ao certo se esse formato será mantido ou se ambas disciplinas serão obrigatórias no próximo concurso. Em todo caso, vamos analisar, juntos, os aspectos de cada uma delas para vocês já irem tomando conhecimento do que pode aparecer no exame vindouro. Comecemos, então, pela Língua Inglesa, meus caros!

Quando requerido em concursos públicos, o conteúdo de Inglês costuma figurar em questões simples e, geralmente, relacionadas a interpretação de textos e análises gramaticais. No contexto do concurso da ABIN, a disciplina não fugiu a essa regra. No edital de 2008, o programa foi bastante sucinto e, em certa medida, um tanto quanto genérico ao relacionar somente dois tópicos como objetos de avaliação, quais sejam:

1) compreensão de textos em língua inglesa;

2) itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

Em termos de estrutura, a disciplina constituiu a parte de “conhecimentos específicos” da prova e contou com vinte e cinco itens para julgamento como certo ou errado, a partir de textos extraídos de periódicos internacionais de ampla circulação. É bastante provável que esse modelo seja mantido no novo certame. Portanto, a leitura regular de reportagens e artigos em Inglês é uma tarefa que pode ser colocada em prática desde já.

Um elemento fundamental que diferencia essa prova de Língua Inglesa dos exames de outros processos seletivos são os aspectos de avaliação característicos da banca examinadora, o Cespe/UnB. Por isso, convidamos o prezado mestre Rodrigo Armstrong para explicar em detalhes como essa dinâmica ocorre na prática, e orientá-los quanto ao que pode ser feito para que esses desafios sejam devidamente superados. Confiram a seguir, caríssimos! 🙂

 

Participação especial neste post:

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Rodrigo Armstrong – Graduado em Relações Internacionais pela Tufts University (Estados Unidos) e Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Língua Inglesa na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

 

 

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