O que esperar do concurso ABIN? – Atualidades

O que esperar do concurso ABIN? – Atualidades

Caríssimos e caríssimas,

O próximo concurso para o cargo de Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está mais próximo do que nunca! Como já vimos aqui no blog, a instituição recebeu autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para realizar o processo seletivo, que deve ocorrer entre o final de 2017 e início de 2018. Ontem, dia 19, a Assessoria de Imprensa da Abin informou que o processo de organização do certame continua em andamento, incluindo a etapa de definição da banca organizadora. Assim, podemos esperar notícias sobre a definição dessa informação nos próximos dias, bem como a subsequente publicação do edital.

Os estudos para esse concurso, então, já podem e devem ser intensificados desde já, pupilos e pupilas! Para ajudá-los nisso, iniciamos, hoje, uma série de posts especiais sobre as provas para o cargo de Oficial de Inteligência, com orientações e dicas preciosas de mestres mais-que-especializados, tendo como base o último certame para esse posto da ABIN.

 

O que esperar da disciplina de Atualidades?

Atualidades é uma das disciplinas que compõem a parte de “Conhecimentos Gerais” da prova objetiva, aplicada na Primeira Fase do concurso. Os temas dessa matéria cobrados pelo edital de 2008 foram: domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança e defesa do Estado, espionagem econômica e industrial, terrorismo, política, energia, tecnologia, meio ambiente e relações internacionais, e suas vinculações históricas.

Diante dessas informações, é normal surgirem dúvidas quanto à abordagem do concurso. Qual a importância desse conteúdo para a prova? O que esperar das questões? Como seria a melhor forma de estudar para essa matéria? Assim, damos início à série analisando os aspectos dessa disciplina com as explicações de ouro do prezado mestre Tanguy Baghdadi. No vídeo a seguir, o professor responde a essas indagações e mostra o caminho das pedras para aqueles que almejam iniciar uma carreira no Sistema Brasileiro de Inteligência. Assistam e aproveitem as orientações, meus caros!

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Tanguy Baghdadi

Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RJ). Professor de Política Internacional e Coordenador Científico nos cursos preparatórios da área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?