ABIN: conheça mais sobre a carreira em 10 passos

ABIN: conheça mais sobre a carreira em 10 passos

[Atualizado em 17/07/2017]

 

Caríssimas pupilas e caríssimos pupilos,

No mundo das Carreiras Internacionais, uma das profissões que mais se destaca é o de oficial de inteligência da ABIN. Mas vocês sabem, meus caros, o que faz a Agência Brasileira de Inteligência, o que fazem seus Agentes de Inteligência, e como é sua seleção?

Preparem seus bigodes que vamos descobrir mais um pouco sobre essa fascinante carreira, em dez passos!

 

002

 

  1. A Agência

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), foi criada em 1999, como um órgão da Presidência da República. É o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e o único organismo que tem como objetivo planejar e executar atividades de inteligência de Estado.

Sua principal responsabilidade é fornecer ao presidente da República e a seus ministros informações e análises estratégicas, necessárias à tomada de decisões característica do Poder Executivo. A agência deve identificar oportunidades e ameaças relacionadas a temas como:

  • Proteção das fronteiras nacionais;
  • Contraespionagem;
  • Terrorismo;
  • Proliferação de armas de destruição de massa;
  • Políticas estabelecidas com outros países ou regiões;
  • Segurança das informações e das comunicações;
  • Defesa do meio ambiente;
  • Proteção de conhecimentos sensíveis produzidos por entes públicos ou privados;
  • Propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

As carreiras de Inteligência da ABIN contam com quatro cargos:

1

 

De acordo com o sítio da agência,


“Após ingressar na ABIN, a lotação do servidor é feita com base em critérios que levam em conta a colocação no concurso público, as competências técnicas, as habilidades profissionais e as aptidões pessoais, de modo a privilegiar o atendimento das necessidades da instituição e a valorização do profissional”.

 

  1. O que faz o Oficial de Inteligência?

O Oficial de Inteligência deve estar apto a desempenhar diferentes funções, relacionadas a atividades de planejamento e de execução das ações de inteligência. Algumas delas podem ser conferidas abaixo:

  • Produção de conhecimentos de inteligência;
  • Ações de salvaguarda de assuntos sensíveis;
  • Atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas à obtenção e à análise de dados e à segurança da informação; e
  • Desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência; e
  • Desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários à atividade de inteligência.

 

  1. Onde os oficiais executam suas funções?

Os Oficiais de Inteligência podem trabalhar tanto dentro das fronteiras nacionais quanto ser designados para prestar serviço no exterior, de acordo com as necessidades do Poder Executivo.

 

2350590098_5851602512_b

 

  1. Por que o carcará é um dos símbolos da ABIN?

De acordo com a Agência: “o gavião carcará é a ave brasileira conhecida por seu destemor, agudeza de visão, longo raio de ação e controle do território. É altiva e forte, assim como a ABIN”.

 

  1. A banca

A banca da última seleção foi o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE). De acordo com o CESPE, a correção das provas seguiu o nosso já conhecido padrão. A diferença é que os itens valem 1,00 ponto cada, então, as notas são calculadas da seguinte maneira:

  • 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito definitivo da prova;
  • – 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito definitivo da prova;
  • 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

A prova discursiva é avaliada, por sua vez, segundo critérios comuns a uma prova dissertativa: nota zero para redações em que haja fuga ao tema; deve haver domínio da modalidade escrita em aspectos como pontuação, morfossintaxe e propriedade vocabular; a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema compõem a nota.

 

  1. As vagas

No último concurso, foram disponibilizadas 160 vagas, não havendo reserva de vaga para candidatos portadores de deficiência, em virtude da incompatibilidade desta condição com as atribuições do cargo de oficial de inteligência.

 

  1. A remuneração

De acordo com valores de 2015, a remuneração inicial é de R$ 15.003,80, mas o provimento é variável, de acordo com a progressão na carreira, e pode chegar a R$ 21.300,28.

 concurso-abin-2016

 

  1. As fases da prova

A prova para Oficial de Inteligência, em 2008, foi composta por três fases. As informações abaixo foram retiradas do edital lançado para a seleção em sua última realização.

 

  • Na primeira fase, foram realizadas as seguintes provas:

2
A prova discursiva vale 10,00 pontos e consiste de uma redação argumentativa-dissertativa sobre tema da atualidade. Essa prova objetiva avaliar o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

 

  • A segunda fase consistiu de:

abin-segunda-fase-jpeg

 

  • A terceira e última fase foi composta por:

abin-terceira-fase-jpeg

 

9. O conteúdo cobrado 

O conteúdo cobrado no último exame se dividiu em Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos:

5

 

  1. Quais são as perspectivas para um próximo concurso?

Em janeiro de 2017, foi enviado pedido ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para realização de concurso para a ABIN, especificamente para a vaga de oficial de inteligência.

No dia 17 de julho deste ano, foi publicada a Portaria nº 227 do MP no Diário Oficial da União, autorizando a abertura do processo seletivo para o preenchimento de 300 vagas na ABIN – 220 para o cargo de Oficial de Inteligência, 60 para o de Oficial Técnico de Inteligência e 20 para Agente de Inteligência. A expectativa é que a instituição lance o edital em até seis meses a partir da data de publicação desse informativo.

 

 

FONTES:

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO. Disponível em <http://www.planejamento.gov.br/>. Acesso em 17 jul. 2017.

AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA. Disponível em <http://www.abin.gov.br/>. Acesso em 11 mar. 2017.

CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS (CESPE). Concurso Público para Provimento de Vagas nos Cargos de Oficial De Inteligência e de Agente de Inteligência Edital N.º 1 – Abin, De 12 de Agosto de 2008. Disponível em: <http://www.cespe.unb.br/concursos/abin2008/arquivos/ED_1_2008_ABIN_ABT.PDF>. Acesso em 11 mar. 2017.

LEI Nº 11.776, DE  17 DE SETEMBRO DE 2008.Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, cria as Carreiras de Oficial de Inteligência, Oficial Técnico de Inteligência, Agente de Inteligência e Agente Técnico de Inteligência e dá outras providências; e revoga dispositivos das Leis nos 9.651, de 27 de maio de 1998, 11.233, de 22 de dezembro de 2005, e 11.292, de 26 de abril de 2006, e as Leis nos 10.862, de 20 de abril de 2004, e 11.362, de 19 de outubro de 2006.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?