De Olho na Banca: CACD – Língua Espanhola

De Olho na Banca: CACD – Língua Espanhola

Caríssimas e caríssimos,

Chegamos à última disciplina da nossa análise sobre a banca Cespe/UnB no âmbito do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)! A Língua Espanhola, assim como Língua Francesa, é uma das matérias de menor peso relativo no certame, já que é cobrada apenas na terceira e última fase do processo seletivo. Precisamos ter em mente, porém, que o Edital 2017 trouxe alterações importantes no conteúdo programático e no formato da prova de Espanhol. Desse modo, os estudos dessa disciplina, cujo exame possui caráter eliminatório e classificatório, devem ser organizados sem negligências e de forma proporcional ao seu grau de importância.

Visto que a Língua Espanhola divide uma mesma prova com Língua Francesa, registrada como “Prova de Língua Espanhola e Língua Francesa” pelo edital do concurso, o histórico de aspectos de configuração de ambas disciplinas é também o mesmo. Portanto, em termos estruturais, o exame de Espanhol nos últimos anos seguiu o que vimos anteriormente na análise da banca de Francês: questões discursivas curtas de interpretação de texto nas edições de 2009 a 2013 e perguntas objetivas do tipo “certo ou errado” no período de 2014 a 2016.

No CACD 2017, a prova retornará para o modelo escrito, todavia, requerendo respostas mais elaboradas e aprofundadas em termos de conteúdo. O edital vigente prevê duas questões de Língua Espanhola, com valor de 25 pontos cada uma, da seguinte forma:

1) formulação de um resumo, em Espanhol, a partir de texto escrito em Língua Espanhola e

2) produção de uma versão (tradução) de um texto da Língua Portuguesa para o Espanhol.

A nova versão da avaliação de Língua Espanhola também terá demandas específicas em relação ao conteúdo teórico da disciplina. Para entendermos melhor todos os detalhes dessas exigências, nosso estimado mestre Juan Martín explica, no vídeo a seguir, como eram e como estão atualmente as características e particularidades da banca de Espanhol no CACD. Assistam atentamente e guardem bem as orientações do professor, pois, em breve, elas precisarão ser colocadas em prática!

 

A análise completa das bancas de todas as disciplinas do CACD pode ser visualizada bem aqui, pupilos! Se vocês perderam alguma edição ou quiserem assistir aos vídeos novamente, basta acessar essa página. 🙂

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Juan Manuel Martín

Bacharel em Direito pela Universidad Nacional de Córdoba (UNC) e professor de Língua Espanhola nos cursos preparatórios de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional / Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?