De Olho na Banca: CACD – Língua Francesa

De Olho na Banca: CACD – Língua Francesa

Queridos pupilos e queridas pupilas,

Estamos na reta final da análise da banca examinadora do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)! Hoje, vamos verificar como são as características e particularidades da prova de Língua Francesa, uma disciplina abordada em apenas uma etapa do certame e que, por isso, tem um peso bem menor em relação as outras matérias. No entanto, como já vimos antes, isso não é motivo para descuidar dos estudos de Francês, afinal, seu exame possui caráter tanto eliminatório como classificatório no processo seletivo. Ademais, dentre as novidades significativas trazidas pelo Edital 2017 do CACD estão as mudanças no conteúdo programático de Língua Francesa. Portanto, meu caros, apresar de ser cobrada em menor escala no concurso, essa disciplina também merece uma atenção especial durante a preparação!

As provas de Língua Francesa variaram entre dois formatos nos últimos anos: questões discursivas curtas de interpretação de texto (2009 a 2013) e perguntas objetivas do tipo “certo ou errado” (2014 a 2016). A grande inovação trazida pela edição deste ano do certame foi o retorno da prova de Língua Francesa para o formato discursivo, porém, com um grau de dificuldade consideravelmente maior. Conforme o programa atual da disciplina, o exame consistirá em dois exercícios:

1) elaboração de um resumo, em Francês, a partir de texto escrito em Língua Francesa e

2) produção de uma versão (tradução) de um texto do Português para o Francês.

Vale destacar que esse padrão de provas discursivas mais trabalhosas de Francês já foi utilizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr) no passado, como parte do antigo Exame Vestibular ao Curso de Preparação à Carreira de Diplomata. Nos Anuários do IRBr de 1980 a 1990, por exemplo, estão disponíveis alguns exercícios de tradução que foram requeridos pela instituição naquela época. Aconselho vocês a darem uma olhadela nesse conteúdo para conhecerem e se familiarizarem com esse tipo de questão!

Além disso, nosso querido mestre da Língua Francesa, Frédéric Estève, veio explicar a vocês os principais aspectos e as mudanças ocorridas nas provas da disciplina, e orientá-los quanto a nova configuração do exame e a melhor forma de se preparar para mais esse desafio do CACD 2017. Assistam e aproveitem as dicas supimpas do professor no vídeo a seguir! 😉

 

Lembrando, caríssimos, que vocês podem conferir todos os detalhes do CACD 2017 na nossa análise completa sobre o Edital, disponível bem aqui! 🙂

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Frédéric Estève

Titular do Master Executivo do Institut d’Administration des Entreprises d’Aix-en-Provence e professor de Língua Francesa na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional - Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?