Pergunte ao Diplomata #1 – com João Lucas Ijino

Pergunte ao Diplomata #1 – com João Lucas Ijino

Caríssimas e caríssimos,

A Diplomacia pode ser entendida como o conjunto de conhecimentos e práticas que promovem a inserção dos países no sistema internacional e, consequentemente, que moldam a dinâmica das relações entre eles. A atividade diplomática consiste, portanto, no planejamento e na execução da política externa, por meio da atuação dos diplomatas em diferentes assuntos – comércio exterior, economia, cultura, segurança internacional, instituições multilaterais, entre outros.

Como vimos na palestra “Como funciona a Carreira de Diplomata?”, no Brasil, os diplomatas iniciam suas atividades pelo Instituto Rio Branco (IRBr), logo após a aprovação no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). O Curso de Formação do IRBr tem duração média de dois anos e, passada a cerimônia de formatura, os profissionais já estão capacitados para exercer funções de maior complexidade, como coordenar um determinado setor por exemplo, em território nacional ou em outros países.

Apesar de ser possível resumir todo esse processo em um parágrafo, a trajetória diplomática, da preparação para o concurso até a atuação no Ministério das Relações Exteriores (MRE, ou Itamaraty), suscita muitas questões e curiosidades daqueles que cogitam ou já decidiram seguir essa profissão. Como e por quanto tempo é preciso estudar para ser aprovado no CACD? É possível conciliar os estudos com outras atividades? É necessário dominar muitos idiomas? Como é a rotina de trabalho no Itamaraty? Essas são algumas das dúvidas mais recorrentes sobre esse tema.

Mas quem seriam as pessoas mais indicadas para fornecer as devidas respostas? Aqueles que já vivenciaram cada uma das experiências, é claro! Por isso, o Barão tem o prazer de apresentar a vocês a mais nova editoria do blog: Pergunte ao/à Diplomata! Esta é uma série especial de entrevistas sobre a Carreira Diplomática, baseadas nos questionamentos que vocês possuem sobre o assunto. Em cada edição, teremos a participação de um/a diplomata convidado/a que, com base em suas experiências anteriores e posteriores à aprovação no CACD, responderá a uma seleção de perguntas enviadas por vocês (via Facebook e Instagram), caros leitores e leitoras.

foto-joao-ijino

.

O primeiro convidado foi o caríssimo diplomata e meu ex-pupilo João Lucas Ijino! Ele é Bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA); participou do Programa de Ação Afirmativa (PAA) – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia no período de 2009 a 2013, e foi aprovado no CACD de 2013. Após sua formatura no IRBr, João atuou em uma missão diplomática em Porto Príncipe, capital do Haiti, por dois anos e meio. Atualmente, ocupa o cargo de Terceiro-Secretário na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, onde é responsável pelo Setor Administrativo.

.

.

A seguir, vocês podem conferir a entrevista completa com o João, e saber um pouco mais sobre o processo de se tornar e atuar como diplomata brasileiro! 🙂

.

Nas próximas semanas, teremos novas entrevistas com outros/as diplomatas. Acompanhem o Barão nas redes sociais para enviar suas perguntas aos próximos convidados! 😉

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?