Como funciona a Carreira de Diplomata? – Palestra com Marcelo Calero

Como funciona a Carreira de Diplomata? – Palestra com Marcelo Calero

[Atualizado em 02/05/18]

Prezadas e prezados,

Apesar de ser um serviço público bem consolidado e estruturado no Brasil – com um processo seletivo anual –, a Diplomacia ainda é uma carreira desconhecida de muitas pessoas. É sabido que Diplomata é o servidor responsável por representar o seu país de origem nas discussões que envolvem outras nações ou organismos internacionais; solucionar os conflitos envolvendo os interesses nacionais; negociar acordos que tragam benefícios a seu país e promover a cultura no exterior. Todavia, são pouco difundidas as informações sobre no que consiste e como é, na prática, o trabalho desse profissional.

Em certa medida, o serviço diplomático é marcado por muitos mitos e impressões equivocadas. Um dos pensamentos que mais ocorrem neste sentido é o de que apenas cidadãos ‘abastados’, viajados e poliglotas conseguem a aprovação no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Contudo, essa é uma ideia superficial e que pode ser facilmente desfeita se observamos em detalhes o perfil dos postulantes ao Instituto Rio Branco (IRBr) – instituição responsável pela formação dos diplomatas – nos últimos anos.

A verdade, meus caros, é que a Diplomacia é uma carreira pública como qualquer outra (salvo, é claro, algumas particularidades, como o fato de ser voltada para a área internacional), e possui uma organização institucional muito bem definida, com regimento jurídico, plano de cargos, mecanismos de promoções, entre outros fatores. Mas como é o funcionamento desses processos? De que forma a trajetória profissional de um (a) diplomata se desenvolve ao longo do tempo?

Diante desses questionamentos específicos, ninguém melhor do que alguém que já passou pela experiência para nos dar as respostas! Sendo assim, meus caros, trago para vocês a íntegra da primorosa palestra do diplomata Marcelo Calero (Primeiro-Secretário licenciado do Ministério das Relações Exteriores), ministrada no nosso Workshop Carreiras Internacionais, abordando todos os aspectos da Carreira Diplomática, desde a conformação do Serviço Exterior Brasileiro até as possibilidades de atuação fora do Itamaraty.

Sem mais delongas, assistam a seguir e façam proveito dessa riquíssima e esclarecedora exposição, caríssimos!

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?