De Olho na Banca: CACD – Geografia

De Olho na Banca: CACD – Geografia

Futuros e futuras diplomatas,

Agora que já conhecemos a estrutura e o funcionamento das provas de Política Internacional (PI) do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), podemos partir para a análise das outras disciplinas da seleção. Hoje, então, vamos averiguar a matéria de Geografia, que é abordada na primeira e na terceira fase do certame, assim como PI, porém possui um peso menor em relação a essa. Isso não significa, no entanto, que o conteúdo de Geografia não mereça atenção e planejamento para os estudos, meus caros! Quanto maior o domínio nos assuntos de cada prova, melhor poderá ser o seu desempenho no concurso como um todo.

Nas três últimas edições do CACD, a prova de Geografia na primeira fase foi composta por cinco questões objetivas no modelo “certo ou errado”. Já na terceira etapa, a disciplina contou com apenas duas questões discursivas – cujas respostas precisavam ter sessenta e noventa linhas no máximo –, compondo uma prova em conjunto com mais duas questões de Política Internacional. Nos concursos anteriores, cada uma dessas matérias formava uma prova distinta, com quatro questões, na terceira fase. Porém, esse formato foi modificado em 2014 e as duas disciplinas passaram a integrar uma única prova de quatro questões.

Para nos situar quanto à maneira que o conteúdo de Geografia é cobrado em ambas as fases do CACD, ninguém melhor que o excelente mestre João Felipe Ribeiro! Sendo assim, no segundo vídeo da série De Olho na Banca, o professor diz o que se pode esperar das provas dessa disciplina e também dá umas dicas supimpas para vocês tirarem as questões tanto objetivas quanto discursivas de letra! 😉

Veja o vídeo logo abaixo:

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

João Felipe Ribeiro

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor dessa disciplina na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional - Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?