Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 9 a 15 de julho

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-Hungria: Reunião do Presidente da República com a Presidente da Hungria

“O Presidente da República Federativa do Brasil recebeu hoje a Presidente da Hungria, Katalin Novák, que realiza visita oficial ao Brasil. Os Chefes de Estado passaram em revista as relações bilaterais, inclusive em áreas como cooperação aeronáutica e educacional. A Hungria é o primeiro país da Europa Central a adquirir cargueiros militares Embraer KC-390. Os mandatários saudaram a abertura de escritório da Embraer em Budapeste e o programa “Stipendium Hungaricum”, que permitiu a 1100 estudantes brasileiros realizar estudos superiores na Hungria desde 2017. A vinda da Presidente da Hungria dá seguimento à visita do Primeiro-Ministro húngaro Viktor Orbán ao Brasil, em 2019, e à recente viagem do Presidente da República Federativa do Brasil à Hungria, a primeira desde o estabelecimento de relações diplomáticas em 1927.

O fluxo comercial bilateral foi de USD 518 milhões em 2021, com exportações brasileiras de USD 62 milhões e importações de 456 milhões. Entre os produtos exportados, destacam-se couro e máquinas-ferramentas para trabalhar metais. Entre os importados, destacam-se partes e acessórios de veículos automotivos, bem como automóveis de passageiros.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/reuniao-do-presidente-da-republica-com-a-presidente-da-hungria 

Brasil na ONU: Reunião do Ministro de Estado com o Secretário-Geral da ONU

“O Ministro das Relações Exteriores reuniu-se hoje com o Secretário-Geral da ONU (SGNU), o português António Guterres, em Nova York. Discutiram iniciativas em curso para facilitar o comércio de produtos agrícolas e fertilizantes no contexto do conflito na Ucrânia. O chanceler reiterou o compromisso histórico do Brasil com a ONU e com o diálogo para a resolução de conflitos. O Brasil apoia os esforços do SGNU e dos estados membros da ONU a fim de garantir a segurança alimentar frente aos desafios do cenário internacional. O Brasil exerce a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU neste mês de julho. No Conselho, o Brasil é coordenador da agenda de segurança alimentar e conflitos armados.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1546627759476297735 

Brasil no CSNU: Debate aberto de alto nível sobre comunicação estratégica nas operações de manutenção da paz

“O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, presidiu hoje, 12/7, debate aberto de alto nível no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York. O debate integra série de eventos organizados no contexto da presidência de turno brasileira do Conselho de Segurança durante o mês de julho. Contou com apresentações do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, do “Force Commander” da Missão da ONU para a Estabilização na República Democrática do Congo, o General brasileiro Marcos de Sá Affonso da Costa, e da representante do “International Peace Institute” (IPI), Jenna Russo.

O debate aberto teve como objetivo fortalecer a comunicação estratégica nas operações de paz, para promover melhor entendimento das populações locais sobre o papel da ONU nos conflitos, inclusive para maior proteção de civis e dos capacetes azuis (“peacekeepers”). Por ocasião do debate aberto, foi adotada, por iniciativa brasileira, declaração presidencial do Conselho de Segurança sobre o tema da comunicação estratégica em operações de manutenção da paz.” Saiba mais sobre comunicação estratégica acessando a página do Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas: https://www.un.org/en/department-global-communications/strategic-communications 

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/debate-aberto-de-alto-nivel-do-conselho-de-seguranca-das-nacoes-unidas-sobre-comunicacao-estrategica-nas-operacoes-de-manutencao-da-paz 

Brasil-Gana: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França reuniu-se hoje (12/07) com a Ministra dos Negócios Estrangeiros de Gana, Shirley Ayorkor Botchwey, em NYC. Brasil e Gana compartilham posições em temas multilaterais e ocupam assentos não-permanentes no Conselho de Segurança da ONU no biênio 2022-2023. A ministra de Gana participou do debate sobre Comunicação Estratégica em Missões de Manutenção da Paz, promovido no contexto da presidência rotativa brasileira do Conselho de Segurança das Nações Unidas neste mês de julho. Gana é importante parceiro do Brasil na África Ocidental. A Embaixada em Acra, inaugurada em 1961, foi a primeira do Brasil na África Subsaariana. O comércio bilateral tem-se expandido e alcançou US$ 438 milhões.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1546939108425080832

Brasil na ONU: Reunião do Ministro de Estado com o Presidente da AGNU

“O Ministro Carlos França reuniu-se hoje (12/07) com o Embaixador Abdulla Shahid (Maldivas), presidente da 76ª Assembleia-Geral da ONU (AGNU). O Ministro parabenizou Shahid por seu mandato à frente da AGNU, em período de grandes desafios internacionais. Durante a reunião, o chanceler Carlos França agradeceu ao Embaixador Shahid pelos esforços no contexto das discussões sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Neste mês de julho, o Brasil exerce a presidência rotativa do Conselho de Segurança. O Brasil defende um Conselho eficaz e representativo, com número ampliado de assentos rotativos e permanentes, e com maior participação de países em desenvolvimento.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1546946067542990849

Inauguração da exposição “Rui Barbosa: cidadão do mundo” na ONU

“O Ministro das Relações Exteriores inaugurou hoje (12/07), na sede da ONU em Nova York, a exposição “Rui Barbosa: cidadão do mundo”. Rui Barbosa representou o Brasil na Conferência de Paz da Haia, em 1907, quando defendeu o princípio da igualdade entre os estados. Foi eleito como juiz da Corte Permanente de Justiça Internacional em 1921, pouco antes de seu falecimento, em 1923. A exposição também tem como marco a publicação de nova edição da “Oração aos Moços”, famoso discurso de Rui Barbosa. Além da edição em língua portuguesa, o texto foi traduzido para os seis idiomas oficiais da ONU.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1547002421389697024

Lançamento FUNAG: “Ingrato fogo amigo”

“De autoria de Sergio Abreu Bonilla, ex-Chanceler uruguaio e atual Secretário-Geral da ALADI, a obra é resultado de cuidadosa pesquisa histórica sobre o Marechal José de Abreu, Barão do Serro Largo (1770-1827), tataravô do autor. Herói militar, o Marechal mereceu, em 1868, esboço biográfico escrito pelo jovem José Maria da Silva Paranhos Júnior, futuro Barão do Rio Branco. A trajetória do Barão do Serro Largo se desenvolve no contexto das independências sul-americanas, dos conflitos e caminhos divergentes seguidos pelas colônias espanholas e pela colônia portuguesa. A Província de São Pedro do Rio Grande do Sul é o cenário em que fronteiras, terras e rios estavam no cerne de todas as disputas. Monarcas, militares, índios, imigrantes, diplomatas e caudilhos são os personagens reais de guerras, movimentos independentistas, sublevações e alianças que sacudiram as terras da América meridional.” A obra está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

Veja a notícia em: https://www.gov.br/funag/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/funag-publica-201cingrato-fogo-amigo201d

  

População mundial deve ultrapassar marca de 8 bilhões ainda este ano

“As Nações Unidas marcam o Dia Mundial da População neste 11 de julho avisando que em ainda este ano, de 2022, nascerá o oitavo bilionésimo habitante da Terra. Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, será um momento de celebrar a diversidade e “se maravilhar com os avanços na saúde que prolongaram a vida útil e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materno-infantil”. Ele lembra que atingir uma população global de oito bilhões é um marco numérico. Mas o foco deve permanecer nas pessoas como responsabilidade compartilhada, que é “cuidar do planeta” e honrar os compromissos mútuos. De acordo com o relatório publicado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, a população mundial está projetada para atingir um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080 e permanecer nesse nível até 2100.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1794942

UE aceita Croácia como 20º membro da zona do euro

“Os ministros das Finanças da União Europeia aprovaram formalmente nesta terça-feira (12) que a Croácia se tornará o 20º membro da moeda comum do euro no início de 2023. O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, disse que a adesão da Croácia confirma que o euro continua sendo uma “moeda global atraente, resiliente e bem-sucedida” e um símbolo de força e unidade. “Isso é particularmente importante em um momento tão desafiador, quando a agressão da Rússia contra a Ucrânia continua a causar choque em todo o mundo”, afirmou Dombrovskis em uma cerimônia para marcar a adesão da Croácia, a primeira expansão da zona do euro desde 2015. O Conselho Europeu, agrupamento de 27 governos da UE, adotou três atos jurídicos necessários para permitir que a Croácia —um Estado-membro da UE desde 2013— introduza o euro em 1º de janeiro.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/07/ue-aceita-croacia-como-20o-membro-da-zona-do-euro.shtml 

Conselho de Segurança renova resolução para enviar ajuda humanitária à Síria

“O Conselho de Segurança votou a favor da renovação dos mecanismos para continuar a enviar ajuda humanitária à Síria pela passagem de Bab al-Hawa na fronteira sírio-turca, nesta terça-feira. O texto foi aprovado com 12 votos a favor. Estados Unidos, Reino Unido e França se abstiveram. A resolução, que vinha sendo renovada por unanimidade desde 2014, foi adotada na terceira tentativa de alcançar um acordo sobre a duração da autorização. Ela estará vigente por mais seis meses, até 10 de janeiro de 2023, quando o órgão deve retomar a pauta. O cruzamento de Bab al-Hawa, na fronteira com a Turquia, é o único ponto por onde a ajuda humanitária pode atravessar e chegar aos sírios. Cerca de 2,4 milhões de pessoas dependem da ajuda no noroeste da Síria, numa área controlada pelos rebeldes.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1795232

Moçambique prossegue com iniciativa local para consolidar a paz

“Moçambique segue no primeiro ano do Programa Desenvolvimento Local para a Consolidação da Paz, com a sigla Delpaz. A iniciativa lançada em outubro passado  tem o apoio da União Europeia e faz parte da implementação do Acordo de Maputo. O entendimento oficialmente conhecido como Acordo de Maputo para a Paz e Reconciliação Nacional foi assinado pelo governo e pelo partido Renamo na oposição, em 2019. As negociações entre as autoridades e o antigo movimento armado seguiram-se ao conflito armado que durou décadas. O programa de desarmamento, desmobilização e reintegração, DDR, envolve o enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para Moçambique, Mirko Manzoni, e o Secretariado de Apoio ao Processo de Paz. 

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1795182 

Biden vai ao Oriente Médio e faz jogada de risco em meio a crise interna

“Joe Biden embarcou para sua primeira viagem ao Oriente Médio como presidente dos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (12), pensando tanto nas possíveis vitórias a colher quanto nos problemas dos quais será obrigado a se desviar —o maior deles sendo o timing. Quando o tour por Israel, Palestina e Arábia Saudita foi anunciado, no começo de junho, o preço do petróleo estava em alta recorde, e a ida a uma região que é grande fornecedora global foi vista como tentativa de potencialmente contornar a questão: Biden poderia convencer os países a aumentar a produção e baixar preços. “Os recursos energéticos [da região] são vitais para mitigar os impactos sobre os suprimentos globais da guerra da Rússia na Ucrânia. E a aproximação via diplomacia e cooperação reduz os riscos de avanço da violência extremista que ameaça nosso território [dos EUA]”, escreveu o presidente em artigo recente no jornal The Washington Post.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/biden-vai-ao-oriente-medio-e-faz-jogada-de-risco-em-meio-a-crise-interna.shtml

EUA pedem que China pare com provocação e se comprometem a defender Filipinas

“Em nova escalada de tensões na Guerra Fria 2.0, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, instou Pequim a cessar o que chamou de “comportamento provocativo” no mar do Sul da China. A declaração foi feita nesta terça (12), quando se completaram seis anos de uma decisão de Haia que apontou que os chineses não têm base legal para reivindicar “direitos históricos” sobre a maior parte da região. Blinken aproveitou a data para reforçar a presença americana na Ásia. Ele reiterou que Washington defenderá as Filipinas se o país for atacado por forças chinesas —em maio, o governo de Manila acusou Pequim de bloquear a operação de dois navios de patrulha de sua guarda costeira e prometeu uma resposta ao aumento da presença militar chinesa na região, que é considerada estratégica. “Reafirmamos que um ataque armado às Forças Armadas filipinas invocaria os compromissos de defesa mútua dos EUA”, escreveu Blinken em comunicado, referindo-se a um tratado firmado entre os países em 1951.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/eua-pedem-que-china-pare-de-provocacao-e-se-comprometem-a-defender-filipinas.shtml 

China diz ter expulsado destróier americano e acusa EUA de destruir paz regional

“Pequim acusou os Estados Unidos de atuarem para destruir a paz e a estabilidade regionais após o destróier americano USS Benfold navegar perto das disputadas ilhas Paracel, no mar do Sul da China, nesta quarta-feira (13). O regime asiático disse que teria afastado o navio depois que ele entrou ilegalmente em águas chinesas e o Exército de Libertação Popular acusou Washington de violar a soberania e a segurança de Pequim. “Os fatos mais uma vez mostram que os EUA são um criador de risco no mar da China Meridional”, disse um comunicado da ditadura. A Marinha americana, em resposta, alegou que apenas afirmou direitos e liberdades de navegação na região, seguindo o direito internacional. O arquipélago de Paracel —que na China é chamado de Xisha e, no Vietnã, de Hoang Sa— é composto por mais de 30 ilhas localizadas entre as costas dos dois países. A região hoje está sob controle de Pequim, mas é reivindicada por Hanói e por Taiwan, e foi palco de uma batalha naval entre China e Vietnã em janeiro de 1974.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/china-diz-ter-expulsado-destroier-americano-e-acusa-eua-de-destruir-paz-regional.shtml 

Euro cai abaixo da paridade em relação ao dólar pela 1ª vez em duas décadas

“O euro caiu abaixo da paridade em relação ao dólar nesta quarta-feira (13) pela primeira vez em quase duas décadas, segundo a agência de notícias Reuters. A queda para abaixo da paridade aconteceu depois do anúncio de mais dados fortes de inflação nos EUA. A possibilidade de o Federal Reserve (BC dos EUA) aumentar a taxa de juros e a crescente preocupação com o aumento dos riscos de recessão na zona do euro continuam a pressionar a moeda única. O euro chegou a ser negociado a US$ 0,998, queda de 0,4% no dia, nível mais baixo desde dezembro de 2002. De acordo com a Reuters, a moeda única perdeu mais de 10% até agora neste ano contra um dólar em alta. Na terça-feira (12), o euro alcançou pela primeira vez a paridade com o dólar desde 2002, ano em que começou a circular a moeda europeia. A desvalorização da moeda europeia frente à norte-americana vem sendo acentuada por conta de preocupações de que uma crise de energia levará a Europa a uma recessão.”

Veja a notícia completa em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/07/13/euro-cai-abaixo-da-paridade-em-relacao-ao-dolar-pela-1a-vez-em-duas-decadas.ghtml

Presidente do Sri Lanka renuncia por email após fuga para Singapura

“O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, oficializou nesta quinta-feira (14) sua renúncia ao cargo depois de fugir para Singapura em meio a protestos em massa contra o colapso econômico do país. Rajapaksa enviou por email uma carta de renúncia ao presidente do Parlamento, que afirmou, em comunicado, que iria verificar a autenticidade do documento, finalizar o processo legal e fazer um anúncio oficial da renúncia nesta sexta-feira (15). Espera-se que o Parlamento organize a eleição indireta de um novo presidente em 20 de julho. O anúncio provocou comemoração na capital comercial do país, Colombo, onde manifestantes desafiaram um toque de recolher. Multidões soltaram fogos de artifício e cantaram lemas de protesto. “O país inteiro vai comemorar hoje”, disse a ativista Damitha Abeyrathne. “É uma grande vitória. Nunca pensamos que conseguiríamos libertar o país deles [a família Rajapaksa, que dominou a política local por duas décadas].””

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/presidente-do-sri-lanka-envia-carta-de-renuncia-apos-fuga-para-singapura.shtml 

Príncipe acusado de matar jornalista pede imunidade para viagem ao Brasil

“A Arábia Saudita pediu formalmente que o Itamaraty garanta ​imunidade absoluta de chefe de Estado ao príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman, durante uma possível viagem dele ao Brasil. A praxe diplomática prevê esse recurso para que líderes não sejam processados ou atingidos por qualquer ação policial ou judicial nos países que os recebem. O caso do príncipe saudita, porém, esbarra no fato de que ele não é chefe de Estado —seu cargo oficial é de ministro da Defesa. O pedido feito pela monarquia saudita faz parte das tratativas entre os dois países para possibilitar uma visita de MbS, como ele é conhecido, a Brasília. O encontro é um desejo de Jair Bolsonaro (PL), que disse ter “certa afinidade” com o príncipe durante viagem ao Oriente Médio em 2019. MbS é acusado de ter ordenado o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, colaborador do jornal The Washington Post.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/principe-acusado-de-matar-jornalista-pede-imunidade-para-viagem-ao-brasil.shtml 

ONU alerta para perigos de alta dependência africana de exportações de commodities

“Um novo relatório das Nações Unidas chama a atenção dos países africanos para que diminuam sua dependência das exportações de commodities para promover o crescimento econômico. Outra sugestão é que as economias da região apostem na diversificação em direção a serviços de maior valor. O Relatório de Desenvolvimento Econômico na África 2022 foi lançado esta quinta-feira pela Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento, Unctad. O estudo destaca que quase 60% dos países da região continuam dependentes das exportações de commodities, apesar de décadas de esforços para as diversificar. O documento recomenda que haja uma mudança para setores como tecnologia e serviços financeiros, que ajudaria a resistir a choques econômicos.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1795452

Ataques na RD Congo continuam atingindo civis, alerta Acnur

“A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, disse estar seriamente preocupada com a violência contínua nas províncias de Ituri e Kivu do Norte, leste da República Democrática do Congo. Uma nota emitida esta quinta-feira, em Genebra, ressalta que os ataques continuam a atingir civis. No mais recente, seis pessoas morreram e mais de mil fugiram para áreas vizinhas após a incursão de um grupo armado em Ruangoma, na cidade de Beni. O ato ocorrido na área da província de Kivu do Norte faz parte de uma série de ofensivas que ocorreram desde a última semana contra populações civis. A agência da ONU ressalta a  violência como parte dos confrontos entre as forças do governo e o grupo de milícias M23, perto de Goma.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1795482

Ucrânia rompe relações com Coreia do Norte após reconhecimento de separatistas

“Kiev anunciou nesta quarta-feira que rompeu relações diplomáticas com a Coreia do Norte, depois que Pyongyang confirmou o reconhecimento de dois territórios separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia. O reconhecimento norte-coreano das autoproclamadas “repúblicas populares” de Donetsk e Lugansk ocorreu depois que a Síria, também aliada da Rússia, fez o mesmo, no mês passado. Diante disso, a chancelaria da Ucrânia denunciou a decisão norte-coreana de reconhecer os territórios que, segundo Kiev, estão “temporariamente ocupados pela Rússia”. A agência de notícias estatal da Coreia do Norte KCNA informou na manhã desta quinta-feira que o país “decidiu reconhecer a independência da República Popular de Donetsk e da República Popular de Lugansk, e expressou sua vontade de desenvolver relações de Estado para Estado com esses países”.”

Veja a notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/07/ucrania-rompe-relacoes-com-coreia-do-norte-apos-reconhecimento-de-separatistas.ghtml

China sofre derrota para os EUA em disputa de influência sobre ilhas do Pacífico

“Em um revés para os interesses de Pequim, líderes de ilhas do Pacífico reunidos em Fiji pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus se comprometeram nesta quinta-feira (14) a não assinar acordos de segurança antes de consultar uns aos outros. A informação foi compartilhada por Henry Puna, das Ilhas Cook, atual secretário-geral do fórum que reúne os arquipélagos da região. O peso da declaração está no fato de que, em meio à disputa contra os EUA por influência no Pacífico, a China havia tentando costurar um pacto regional de segurança com as nações insulares, o que foi rechaçado. Os países foram além e, por meio de Puna, afirmaram ter rejeitado o tipo de abordagem chinesa, que ofertou o acordo —que também tinha linhas gerais voltadas ao comércio— a dez dos 18 membros do fórum sem tempo prévio de consulta e sem conversas conjuntas.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/china-perde-disputa-de-influencia-para-os-eua-em-acordos-com-ilhas-do-pacifico.shtml 

EUA e Israel se unem contra Irã para conter escalada nuclear no Oriente Médio

“Estados Unidos e Israel se comprometeram nesta quinta-feira (14) a trabalhar conjuntamente para impedir que o Irã adquira armas nucleares, com Washington manifestando disposição de “usar todas as capacidades” para garantir esse objetivo. O assunto era um dos mais esperados da primeira viagem de Joe Biden ao Oriente Médio como presidente e foi detalhado em comunicado conjunto do americano e do premiê israelense, Yair Lapid. “Os EUA vão trabalhar ao lado de outros parceiros para enfrentar a agressão e atividades desestabilizadoras do Irã, incluindo as feitas por meio de organizações terroristas, como Hizbullah, Hamas e Jihad Islâmica”, diz o documento. O Hamas, que governa o território palestino da Faixa de Gaza, criticou o documento.

Em 2015, o Irã assinou um acordo internacional limitando os projetos nucleares com potencial de fabricação de bombas em troca do alívio nas sanções. Em 2018, porém, o então presidente dos EUA, Donald Trump, cumpriu uma promessa de campanha e retirou o país do pacto.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/eua-e-israel-se-unem-contra-ira-para-conter-escalada-nuclear.shtml

Inflação na Argentina atinge novo pico e pode chegar a 90% até o fim do ano

“A inflação argentina atingiu mais um pico em junho, de 5,3%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Indec (o instituto de estatísticas do país). Em 12 meses, a alta acumulada é de 64%, e consultorias já projetam que o percentual pode chegar a 90% até o fim do ano. O resultado é divulgado em mais um dia de protestos no centro de Buenos Aires. Manifestantes foram às ruas pedir controle dos preços e mais planos sociais. No final da tarde, se posicionaram diante do edifício do Ministério da Economia, pedindo para falar com a nova ministra, Silvina Batakis. Esta, porém, não quis recebê-los. A crise argentina se agravou com a saída de Martín Guzmán da pasta da economia, no último dia 3 de julho. Guzmán renunciou em meio a um enfrentamento entre o presidente Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner. Ambos discordam sobre como enfrentar o momento e vinham criticando Guzmán.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/07/inflacao-na-argentina-atinge-novo-pico-e-pode-chegar-a-90-ate-o-fim-do-ano.shtml 

Xi cita progresso e ignora acusações de repressão a uigures em 1ª visita a Xinjiang em 8 anos

“Xi Jinping fez nesta quinta (14) a primeira visita em oito anos a Xinjiang, província no extremo oeste da China que representa um dos pontos mais sensíveis de sua administração e onde Pequim é acusada internacionalmente de reprimir a minoria muçulmana dos uigures. Relatos da agência oficial Xinhua indicam que Xi visitou universidades, uma área portuária, um museu e complexos residenciais na capital Urumqi. Ele também esteve com membros do Corpo de Construção e Produção de Xinjiang, entidade empresarial e paramilitar criada na década de 1950 e que controla boa parte da produção local. Citando o discurso, a agência reportou que o líder do regime afirmou estar satisfeito com o “grande progresso feito na reforma e no desenvolvimento” e pediu que os funcionários sentissem orgulho, “continuassem trabalhando duro e intensificassem esforços para tornar o grupo ainda mais forte”.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/xi-cita-progresso-e-ignora-acusacoes-de-repressao-a-uigures-em-1a-visita-a-xinjiang-em-8-anos.shtml

Biden encontra palestino e busca amenizar críticas em relação a morte de jornalista

“O presidente dos EUA, Joe Biden, reuniu-se nesta sexta (15) com o presidente da Autoridade Nacional Palestina e tentou apaziguar as críticas a seu governo intensificadas após a morte da jornalista Shireen Abu Akleh em maio. Biden disse que insistirá em uma investigação completa e transparente do caso. A insatisfação escalou após os EUA afirmarem, no início deste mês, que o tiro que matou a repórter palestino-americana Shireen, durante uma ação na Cisjordânia, provavelmente partiu das forças de Israel, mas que o ato não deveria ser visto como intencional. Biden também ofertou um pacote de ajuda para os palestinos e defendeu a solução de dois Estados para o conflito com Israel. “Mesmo que o terreno não esteja maduro neste momento para reiniciar as negociações, os Estados Unidos e meu governo não vão desistir de tentar reaproximar os dois Estados”, disse ele.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/biden-encontra-palestino-e-busca-amenizar-criticas-em-relacao-a-morte-de-jornalista.shtml 

Biden diz que confrontou príncipe saudita sobre assassinato de jornalista

“Sob escrutínio geral por visitar a Arábia Saudita após chamar o país de pária e criticar a situação local dos direitos humanos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrou com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman nesta sexta (15). Ele o cumprimentou com um “soquinho” envergonhado, amplamente explorado pela imprensa saudita e exibido pela televisão estatal. O encontro, parte de um tour de Biden pelo Oriente Médio, foi alvo de ativistas, devido aos indícios de participação do príncipe no assassinato de Jamal Khashoggi, que escrevia para o jornal americano Washington Post. O “soquinho”, então, estaria ligado ao receio do americano de que a foto de um aperto de mãos pudesse ser vista como uma espécie de validação a MbS. Biden, porém, tentou se proteger e disse a jornalistas que confrontou Salman sobre o caso e que acreditava que ele era pessoalmente responsável pela morte do jornalista.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/biden-diz-que-confrontou-principe-saudita-sobre-assassinato-de-jornalista.shtml

Conflito na Colômbia foi contra civis, não guerra civil, diz chefe de Comissão da Verdade

“Uma das determinações mais esperadas do acordo de paz assinado entre o Estado colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em 2016 foi concluída no final de junho, com direito a promessas do presidente eleito Gustavo Petro. “Recebo as recomendações da Comissão da Verdade e as cumprirei. Até a última família, no último canto do país, conhecerá essa história e suas recomendações.” Presidida pelo sacerdote jesuíta Francisco de Roux, a Comissão se propôs a recontar a história de cinco décadas de violência na Colômbia a partir dos relatos das vítimas. A equipe realizou mais de 30 mil entrevistas e construiu uma plataforma que pode ser consultada por região, data e tipo de ocorrência —muitos relatos estão anônimos, para que as vítimas não possam ser identificadas por seus agressores. O documento considera que há 9 milhões de colombianos vítimas da violência e lista 450.666 mortos no conflito armado, mais que o dobro das estimativas anteriores.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/conflito-na-colombia-foi-contra-civis-nao-guerra-civil-diz-chefe-de-comissao-da-verdade.shtml

Rússia e EUA retomam parceria espacial após Putin promover troca em agência

“A Nasa anunciou nesta sexta-feira (15) que a parceria entre EUA e Rússia para voos à Estação Espacial Internacional (ISS) será retomada, mesmo em meio à ação americana de tentar isolar Moscou devido à Guerra da Ucrânia. O anúncio foi feito horas depois de o presidente Vladimir Putin publicar um decreto que tirou Dmitri Rogozin da chefia da agência espacial russa, a Roscosmo —ele recentemente fez declarações que hostilizavam o Ocidente e se gabavam da capacidade de destruição das armas nucleares de Moscou. Rogozin será substituído por Iuri Borisov, nome alinhado aos militares. O comunicado da Nasa citou que a parceria visa a “garantir a segurança da Estação Espacial Internacional, proteger a vida dos astronautas e assegurar a presença contínua dos americanos no espaço” e já anunciou o primeiro intercâmbio.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post417812

Rússia diz que acordo com a Ucrânia para retomar exportação de grãos está próximo

“A Rússia disse nesta sexta-feira (15) que suas propostas para um acordo com a Ucrânia que permita retomar a exportação de grãos receberam “amplo apoio”, tornando mais próxima a possibilidade de um acerto. Os dois países têm feito rodadas de negociações sobre o tema em Istambul, na Turquia, nos primeiros encontros presenciais depois de meses —as conversas por um cessar-fogo, porém, não fazem parte do pacote e continuam travadas ao menos desde abril. O Ministério da Defesa russo informou que os esforços para a chamada “iniciativa do Mar Negro” devem se encerrar em breve. As propostas envolvem medidas para assegurar o transporte de alimentos a países estrangeiros evitando, na visão de Moscou, cadeias de abastecimento que possam guarnecer Kiev com equipamentos militares.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post417807

Eurodeputados viajam à Amazônia para avaliar desmatamento ligado à exportação

“Uma delegação com três parlamentares europeus chegou ao Brasil na quinta-feira (14) com destino ao estado do Pará, onde devem se encontrar com comunidades locais, ONGs e pesquisadores. O objetivo é entender os impactos das exportações brasileiras à União Europeia sobre o desmatamento, o clima, a biodiversidade e os direitos humanos. A delegação é composta pela alemã Anna Cavazzini, vice-presidente da delegação do parlamento europeu para as relações com o Brasil e negociadora do partido Verde sobre o acordo comercial com o Mercosul; o francês Claude Gruffat, membro da delegação para relações com o Mercosul; e a francesa Michèle Rivasi, especialista em saúde ambiental e ponto focal para direitos indígenas no comitê de desenvolvimento do parlamento. Eles adiantaram ao blog o que pretendem avaliar durante a visita.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/ambiencia/2022/07/eurodeputados-viajam-a-amazonia-para-avaliar-desmatamento-ligado-a-exportacao.shtml

União Europeia processa Hungria por lei anti-LGBTQIA+

“A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira (15) a decisão de levar a Hungria ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), devido à adoção de uma lei que discrimina as pessoas com base em sua orientação sexual e identidade de gênero. Proposta pelo Fidesz, partido do primeiro-ministro Viktor Orbán, em junho de 2021, a lei proíbe a disseminação daquilo que a legenda classifica como “promoção da homossexualidade e da mudança de gênero nas escolas”. A ofensiva contra direitos LGBT faz parte do projeto político cristão e conservador de Orbán, que promove sucessivos ataques a essa comunidade frequentemente associando-a à pedofilia e à pornografia. A emenda aprovada proíbe que menores de 18 anos sejam expostos a conteúdo pornográfico ou a qualquer conteúdo que incentive a mudança de gênero e a homossexualidade, incluindo anúncios publicitários.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/uniao-europeia-processa-hungria-por-lei-anti-lgbtqia.shtml 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *