Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 6 a 12 de agosto

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-Colômbia: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores reuniu-se, em Bogotá, com o Chanceler designado da Colômbia, Álvaro Leyva Durán, com quem conversou sobre os principais temas da agenda bilateral e assuntos relativos ao quadro regional e mundial. O chanceler enfatizou a importância das relações entre os dois países e a expectativa de aprofundar ainda mais a integração econômica, aproximação empresarial, cooperação em energia verde, meio ambiente, segurança e defesa. O ministro propôs, durante o encontro, a criação do Conselho Empresarial Brasil – Colômbia. Também defendeu o reforço da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O chanceler apresentou a candidatura do prof. Leonardo Caldeira Brant como juiz da Corte Internacional de Justiça, na vaga decorrente do falecimento do prof. Antônio Cançado Trindade. O Brasil está empenhado em manter o legado da nossa tradição jurídica latino-americana na CIJ.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1555952784293462019

Brasil-Colômbia: Reunião sobre perspectivas da cooperação em segurança e defesa

“O Ministro das Relações Exteriores reuniu-se hoje, em Bogotá, com especialistas de Brasil e Colômbia, para tratar das perspectivas da cooperação Brasil – Colômbia em segurança e defesa. O Chanceler ressaltou a ampla parceria entre Brasil e Colômbia no combate ao narcotráfico e na área de defesa, eixos dinâmicos da agenda bilateral. O Brasil apoia a implementação do Acordo de Paz celebrado em 2016 na Colômbia. Desde 2006, militares brasileiros têm contribuído para a destruição de minas terrestres no país vizinho e participaram diretamente da certificação de mais de 8 mil desminadores.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1555990846348136448

Brasil-Colômbia: Reunião sobre comércio e investimentos com empresários

“O Ministro Carlos França reuniu-se hoje, em Bogotá, com empresários brasileiros e colombianos para tratar de comércio e investimentos. O encontro foi organizado pela APEX Brasil, com apoio da Câmara de Comércio e Integração Colombiano-Brasileira. Participaram lideranças do setor financeiro, de energia, tecnologia, saúde e agroindustrial. Discutiram formas de impulsionar o ambiente de negócios e aprofundar as relações econômicas entre os dois países. Há grande potencial para parcerias público-privadas nas áreas de energia, agroindústria, bioeconomia e integração de cadeias produtivas.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1556029191535181829

Brasil-Peru: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França reuniu-se com o novo Chanceler do Peru, Miguel Ángel Rodríguez Mackay, em Bogotá, à margem da cerimônia de posse do Presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Os Chanceleres concordaram em dar seguimento aos temas discutidos no encontro presidencial em Porto Velho, em fevereiro passado: comércio, desenvolvimento fronteiriço, defesa, segurança e cooperação amazônica. Os Chanceleres trataram da implementação e expansão do Acordo de Ampliação Econômico-Comercial, da coordenação na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, das perspectivas de avanço da pauta agrícola e da visita programada do Ministro da Defesa da Colômbia ao Brasil.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1556072966982717441

Brasil-Portugal: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores reuniu-se, em Bogotá, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, à margem da cerimônia de posse do Presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Os Chanceleres saudaram as comemorações do Bicentenário da Independência, que contarão com a presença do Presidente de Portugal, no próximo dia 7 de setembro. Os Ministros também conversaram sobre a conjuntura regional e internacional, com destaque para os avanços recentes do MERCOSUL, a situação na Venezuela, as perspectivas de relacionamento entre a União Europeia e a América Latina e o conflito na Ucrânia.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1556073975947608065

Brasil-Sérvia: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França reuniu-se hoje com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Nikola Selaković, à margem da cerimônia de posse do Presidente da Colômbia. Conversaram sobre temas de interesse dos dois países nos campos político, econômico e comercial. Os Ministros trataram do quadro geopolítico mundial e regional. O Chanceler brasileiro saudou os acordos recentemente assinados em Istambul para a liberação de grãos da Ucrânia através do Mar Negro. O Chanceler apresentou a candidatura do prof. Leonardo Caldeira Brant como juiz da Corte Internacional de Justiça, na vaga decorrente do falecimento do prof. Antônio Cançado Trindade. O Brasil está empenhado em manter o legado da nossa tradição jurídica latino-americana na CIJ.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1556321649011597315

Brasil-Colômbia: Participação na cerimônia de posse do Presidente Gustavo Petro

“O Ministro Carlos França representou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia de posse de Gustavo Petro como Presidente da Colômbia. Brasil e Colômbia são países vizinhos, com parceria consolidada e dinâmica em áreas como comércio, investimentos, cooperação amazônica, saúde, energia, segurança e defesa. O Chanceler foi acompanhado pelo Prof. Leonardo Nemer Caldeira Brant, candidato brasileiro à Corte Internacional de Justiça (CIJ), por delegação da APEX Brasil e por diplomatas da Embaixada do Brasil em Bogotá.

A Colômbia é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na América Latina e está entre os 5 principais destinos de investimentos de empresas brasileiras. Mais de 100 empresas nacionais operam no país. Nos primeiros 6 meses de 2022, o comércio bilateral atingiu US$ 3,28 bi.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1556449967111282689

Candidatura do Procurador da República Aldo de Campos Costa ao Comitê Assessor do Conselho de Direitos Humanos da ONU

“O Governo brasileiro apresentou hoje, no Palácio Itamaraty, a candidatura do Procurador da República Aldo de Campos Costa ao Comitê Assessor do Conselho de Direitos Humanos da ONU, para a vaga decorrente do falecimento do Embaixador José Augusto Lindgren Alves (mandato 2022-24). Estabelecido em 2007, o Comitê Assessor é órgão composto por 18 peritos independentes de diferentes regiões. Seu objetivo é prover consultoria especializada e fazer recomendações ao Conselho de Direitos Humanos da ONU. À luz de sua experiência profissional e acadêmica na defesa dos direitos humanos, o Procurador Aldo de Campos Costa, se eleito, poderá contribuir tecnicamente ao trabalho do Comitê Assessor para fortalecer a promoção e proteção dos direitos humanos no âmbito das Nações Unidas.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1557490121641021440

Brasil-Bolívia: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores conversou, por telefone, com o chanceler do Estado Plurinacional da Bolívia, Rogelio Mayta. O Brasil é o segundo maior parceiro comercial da Bolívia, país com o qual tem mais de 3.400 quilômetros de fronteira. O Ministro Carlos França apresentou a candidatura do professor Leonardo Nemer Caldeira Brant a juiz da Corte Internacional de Justiça (CIJ), respaldada pelo histórico compromisso brasileiro com o primado do Direito Internacional e com a solução pacífica de controvérsias.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1557490751570837506

Brasil-Equador: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França conversou, por telefone, com o Ministro das Relações Exteriores do Equador, Juan Carlos Holguín. O Ministro Carlos França apresentou a candidatura do professor Leonardo Nemer Caldeira Brant a juiz da Corte Internacional de Justiça (CIJ), que reflete o compromisso do Brasil em manter nossa tradição jurídica presente na instituição.

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1557491275682701313

Brasil-Uruguai: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França falou ao telefone com o Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Francisco Bustillo. O Ministro França apresentou a candidatura do professor Caldeira Brant à Corte Internacional de Justiça à vaga aberta com o falecimento do professor Cançado Trindade. Os Ministros também trataram de atividades previstas para a presidência “pro tempore” uruguaia do MERCOSUL e da aproximação do bloco com parceiros extrarregionais. O Brasil é o 2º destino das exportações uruguaias e o 1º fornecedor de produtos ao país vizinho.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1557851569328201730

Reunião do Secretário das Américas com a Secretária-Geral da OTCA

“O Secretário das Américas do MRE reuniu-se hoje com a Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Alexandra Moreira. A OTCA é o único organismo internacional sediado em Brasília. Com projetos de cooperação em recursos hídricos, proteção de flora e fauna, saúde de povos indígenas e combate a incêndios florestais, a OTCA contribui para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, reduzindo assimetrias nas políticas públicas dos países amazônicos. Na sede da OTCA está também a Sala de Situação de Recursos Hídricos Regional, parte da rede hidrometeorológica da bacia amazônica.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1557854425137684480

Reunião com embaixadores e encarregados de negócios dos países da CPLP

“O Secretário de Oriente Médio, Europa e África reuniu hoje os embaixadores e encarregados de negócios dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com o professor Leonardo Nemer Caldeira Brant, candidato a juiz da Corte Internacional de Justiça. O professor Leonardo Caldeira Brant teve a oportunidade de apresentar a sua candidatura aos representantes dos países lusófonos. A CPLP é foro tradicional de concertação político-diplomática e tem sido importante plataforma de candidaturas brasileiras. Após a reunião com os representantes da CPLP, o professor Caldeira Brant foi recebido pelo Ministro das Relações Exteriores.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1558230648933982215

Candidatura do Professor Leonardo Nemer Caldeira Brant à Corte Internacional de Justiça

“O Brasil apoia a candidatura do Professor Leonardo Nemer Caldeira Brant a juiz da Corte Internacional de Justiça (CIJ). A vaga é destinada a completar, até 2027, o mandato do juiz Antônio Augusto Cançado Trindade, falecido em maio último. A eleição ocorrerá em 4 de novembro próximo, simultaneamente na Assembleia Geral e no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A CIJ, com sede na Haia, é o principal órgão judiciário das Nações Unidas. Integrada por 15 juízes eleitos a título pessoal para mandatos de nove anos, a Corte observa a garantia de representação dos principais sistemas jurídicos mundiais.

O Brasil tem compromisso histórico, reconhecido pela comunidade internacional, com o primado do Direito Internacional e com a solução pacífica de controvérsias. A contribuição brasileira para a Corte fundamenta-se em longa tradição de juristas que a integraram: José Philadelpho de Barros e Azevedo (1946-1951), Levi Fernandes Carneiro (1951-1955), José Sette-Camara (1979-1988), Francisco Rezek (1997-2006) e Antônio Augusto Cançado Trindade (2009-2022).”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/candidatura-do-professor-leonardo-nemer-caldeira-brant-a-corte-internacional-de-justica

  

Ocidente começa a ver com atenção estreitamento de laços entre Turquia e Rússia

“O Ocidente olha com cada vez mais atenção para a cooperação econômica crescente entre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o russo Vladimir Putin, alertando para o risco de o país-membro da Otan sofrer retaliações se ajudar Moscou a contornar sanções. Seis representantes ocidentais manifestaram ao jornal Financial Times preocupação com a promessa feita na sexta-feira (5) pelos dois líderes, após uma reunião de quatro horas em Sochi, de ampliar a cooperação entre seus países nas áreas de comércio e energia. Uma autoridade da UE afirmou que o bloco de 27 países está monitorando “cada vez mais de perto” a cooperação entre Turquia e Rússia, sob o receio de que Ancara esteja se consolidando como plataforma para o comércio com Moscou.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/ocidente-comeca-a-ver-com-atencao-estreitamento-de-lacos-entre-turquia-e-russia.shtml

Taiwan faz exercício militar com munição real para simular ataques da China

“O Exército de Taiwan realizou nesta terça (9) uma simulação de defesa da ilha com munição real para se preparar para um eventual ataque da China. As manobras duraram pouco menos de uma hora e foram realizadas no condado de Pingtung, no sul da ilha. Lou Woei-jye, porta-voz do Exército, negou que o exercício tenha sido uma resposta direta à série de manobras de Pequim no entorno da ilha, alegando se tratar de algo regular e já programado. Novas manobras seriam realizadas na quinta-feira (11), com a mobilização de centenas de tropas e 40 obuses, disse o militar. O movimento coincidiu com falas do chanceler taiwanês, Joseph Wu, voltando a acusar o regime chinês de utilizar manobras para preparar uma invasão do território.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/taiwan-faz-exercicio-militar-com-municao-real-para-simular-ataques-da-china.shtml

EUA travam análise de venda de mísseis ao Brasil por preocupação com Bolsonaro, diz agência

“Um pedido do Exército brasileiro para comprar mísseis antitanque Javelin dos EUA, no valor de cerca de US$ 100 milhões, está parado em Washington há meses devido a preocupações de parlamentares americanos com a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo ataques dele ao sistema eleitoral brasileiro, disseram diversas fontes dos EUA à Reuters. A proposta do Brasil para adquirir cerca de 220 mísseis Javelin foi feita inicialmente quando o ex-presidente Donald Trump, aliado de Bolsonaro, estava na Casa Branca. Mas o acordo sigiloso, que não havia sido divulgado anteriormente, está desde então emperrado em um limbo processual, em meio à crescente preocupação entre os congressistas democratas a respeito dos questionamentos que Bolsonaro tem feito sobre a integridade das urnas eletrônicas e da segurança da eleição de outubro no Brasil, disseram as fontes.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/eua-travam-analise-de-venda-de-misseis-ao-brasil-por-preocupacao-com-bolsonaro-diz-agencia.shtml

EUA anunciam novo pacote econômico de US$ 4,5 bi para a Ucrânia

“Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (8) que vão enviar US$ 4,5 bilhões para o governo da Ucrânia manter atividades essenciais em meio à guerra com a Rússia. A nova remessa faz parte de um financiamento coordenado junto ao Departamento do Tesouro dos EUA por meio do Banco Mundial e será enviada em parcelas, começando com um desembolso de US$ 3 bilhões em agosto. Com isso, as ajudas orçamentárias fornecidas por Washington desde o início do conflito chegam a US$ 8,5 bilhões, de acordo com a Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional). O apoio é diferente das doações militares e é destinado a áreas como assistência social e financeira para a população em situação de pobreza, além de crianças com deficiência e pessoas que precisaram se deslocar internamente.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418246

Rússia suspende inspeções de armas nucleares ligadas a acordo com os EUA

“O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse aos EUA nesta segunda-feira (8) que vai suspender as atividades de inspeção reguladas pelo tratado que ficou conhecido como Novo Start —mas ressalvou que seguirá cumprindo com outras disposições do acordo. O tratado bilateral, que reeditou a versão de 1991 e entrou em vigor há 11 anos, determina que os países possibilitem a verificação do alcance de armas nucleares intercontinentais. Moscou teve de recorrer a essa medida como resultado da insistência de Washington em realizar atividades de inspeção “sem levar em conta as realidades atuais”, segundo a chancelaria. Eles afirmam que o tratado é vantajoso para os EUA e que a Rússia não tem o direito de inspecionar as armas no território americano.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418250

Biden ensaia respiro em meio a operação contra Trump

“A operação de busca na casa do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, nesta segunda-feira (9), foi o movimento público mais ousado até aqui nas investigações do Executivo que apuram possíveis crimes cometidos pelo republicano. A ação ocorre em meio a uma semana de relativo respiro para o atual mandatário, Joe Biden, que convive com popularidade vacilante. Trump reclamou, mas o mesmo FBI de quem pediu lealdade no começo de seu mandato até agora não veio a público para explicar os motivos da operação. Citando fontes nos setores de inteligência, a imprensa americana aponta que os agentes buscavam documentos secretos que o ex-mandatário teria retirado de forma indevida da Casa Branca ao deixar o governo.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/biden-ensaia-respiro-em-meio-a-operacao-contra-trump.shtml

Agência da ONU propõe ações contra turbulências no mercado de criptomoedas

“A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, divulgou um boletim, nesta quarta-feira, sobre o mercado de criptomoedas. A agência da ONU analisa as consequências de um ambiente de transações desregulado para a estabilidade financeiro-econômica dos países. No boletim “Nem tudo que reluz é ouro: o alto custo de deixar as criptomoedas sem regulação”, a agência examina o rápido crescimento dessas moedas em países em desenvolvimento. Elas facilitam remessas e são uma proteção contra riscos de inflação, entretanto esses benefícios não são desacompanhados de desafios. A economista da Unctad, Marina Zucker, afirma que os países devem debater a criação de um tratado global para regular o sistema de criptomoeda. Segundo ela, ainda dá tempo.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1797782

ONU alerta para o avanço do Daesh mesmo após perda na liderança

“O subsecretário-geral do Escritório de Combate ao Terrorismo das Nações Unidas afirma que apesar de derrota e sucessivas perdas de liderança, o grupo Daesh continua a ser uma ameaça à estabilidade global. Vladimir Voronkov falou ao Conselho de Segurança na terça-feira em sessão para debater a ameaça representada pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ou Daesh, à paz e segurança internacionais. Segundo ele, o risco tem aumentado desde o início da pandemia de Covid-19, há dois anos, e que “o Daesh e seus associados continuam a explorar a dinâmica do conflito, fragilidades de governança e desigualdade para instigar, planejar e organizar ataques terroristas”. Voronkov afirma que os militantes seguem abusando dos espaços digitais para intensificar o recrutamento de simpatizantes e atrair recursos.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1797752

Tensão em torno de polarização política piora visão do Brasil na mídia estrangeira

“A tensão em torno da disputa política no Brasil voltou a ganhar destaque na imprensa internacional na última semana, impulsionando reportagens de tom negativo sobre o país. Apesar de a maior parte da visibilidade externa do Brasil na mídia estrangeira manter um tom neutro ao longo das últimas semanas, o início de agosto viu o crescimento das menções críticas ao país, com possível prejuízo da sua imagem. A coleta de dados do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) encontrou na última semana de julho o total de 54 artigos com menções de destaque ao Brasil nos sete veículos estrangeiros analisados. O período registrou 54% de textos de tom neutro, sem impacto direto e evidente na imagem do país no exterior, leve alta na proporção dos textos de tom negativo (33%) e estabilidade nos positivos (13%).”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/tensao-em-torno-de-polarizacao-politica-piora-visao-do-brasil-na-midia-estrangeira.shtml

China promete manter pressão militar sobre Taiwan após fim de exercícios

“A China anunciou o fim de suas manobras militares inéditas em torno de Taiwan nesta quarta-feira (10), mas disse também que irá manter a pressão de forma constante em torno da ilha autônoma cuja absorção é uma das prioridades da ditadura comunista. Os exercícios foram uma resposta à viagem da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha na terça (2) e quarta (3) passadas. Foi a primeira visita do gênero, na qual a democrata reafirmou o apoio americano à democracia insular, em 25 anos. Segundo o porta-voz do Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular, Shi Yi, as ações “completaram de forma bem-sucedida diversas tarefas, e testaram de forma efetiva a capacidade de combate integrado das tropas”.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/china-promete-manter-pressao-militar-sobre-taiwan-apos-fim-de-exercicios.shtml

G7 diz que ocupação russa da usina nuclear de Zaporíjia é ‘grave ameaça’

“O G7, grupo dos países mais industrializados do planeta, criticou nesta quarta-feira (10) a ocupação da central nuclear de Zaporíjia e pediu à Rússia que devolva o controle total da usina para a Ucrânia. “Exigimos que a Rússia devolva imediatamente a seu proprietário soberano legítimo, Ucrânia, o controle total da central de energia nuclear de Zaporíjia””, afirmou o G7 em um comunicado divulgado pela Alemanha, que preside o grupo no momento. “O controle contínuo da Rússia na central coloca em perigo a região”, afirmaram os ministros das Relações Exteriores dos países integrantes do bloco, que também disseram que os funcionários ucranianos da usina “devem ter condições de executar suas tarefas sem ameaças ou pressão”.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418297

Premiê do Kosovo alerta sobre risco de conflito com Sérvia

“O primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, disse nesta quarta-feira (10) que o país está preparado para enfrentar um eventual ataque da Sérvia, diante da possibilidade de o conflito com minorias étnicas sérvias resultar em um confronto armado. A tensão entre Kosovo e Sérvia voltou a aumentar no início do mês, quando Pristina, capital kosovar, determinou a obrigatoriedade do uso de placas do país para cidadãos de etnia sérvia que vivem na região norte. Essa minoria de origem balcânica tem o apoio de Belgrado, que não reconhece as instituições do Kosovo, cuja independência foi conquistada em 2008. Os ânimos ficaram mais calmos depois que autoridades de pacificação da Otan removeram bloqueios de estrada erguidos pela Sérvia, e que Kurti concordou, sob pressão dos EUA e da União Europeia, em adiar a adoção de placas kosovares para o dia 1° de setembro.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418305

Embargo europeu sobre o carvão russo entra em vigor entre tensões energéticas

“O embargo da União Europeia ao carvão russo entra em vigor à meia-noite, compondo o quadro de sanções contra a Rússia por conta da ofensiva na Ucrânia. A medida acontece num momento que o bloco enfrenta tensões por conta do fornecimento de energia. Como previsto, o embargo começa a ser aplicado quatro meses após sua adoção pelos 27 países da UE, em abril, como parte de diversas medidas contra Moscou. Só os contratos comercias assinados antes de 9 de abril poderão ser cumpridos durante o período. Foi a primeira sanção da UE que afetava o setor energético russo. No final de maio, os europeus decidiram, então, um embargo progressivo ao petróleo russo até o final do ano.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/01/6179-bolsas-dolar-e-empresas-acompanhe-ao-vivo-o-mercado.shtml#post418309

Chefe de agência atômica pede envio de missão à usina nuclear da Ucrânia

“O aumento da tensão após ataques perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, considerada a maior da Europa, foi o tema de uma reunião do Conselho de Segurança, nesta quinta-feira. O encontro foi solicitado à presidência chinesa do órgão e contou com a participação, por videoconferência, do diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea. Rafael Mariano Grossi pediu uma visita imediata de técnicos da Aiea à usina e solicitou permissão à Rússia, que ocupa o local, e à Ucrânia, que abriga a instalação, no sul do país. Em sua apresentação aos 15 membros do Conselho, Grossi disse que ele mesmo deverá liderar a missão para fornecer uma avaliação independente da situação no terreno após a escalada de ataques na área.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1797972

Letônia designa Rússia Estado patrocinador do terrorismo; Moscou fala em xenofobia

“O Parlamento da Letônia, uma ex-república soviética no mar Báltico, designou a Rússia um Estado patrocinador do terrorismo devido à Guerra da Ucrânia em decisão tomada nesta quinta (11). O país de 1,9 milhão de habitantes também instou nações ocidentais a aumentarem seu apoio militar, financeiro e humanitário a Kiev e apoiar iniciativas que condenem as ações de Moscou. Em resposta, a Rússia afirmou que a ação do pequeno país, que é membro da Otan (aliança militar ocidental), configura xenofobia. A Ucrânia agradeceu à Letônia e, por meio do chanceler Dmitro Kuleba, pediu que mais Estados e organizações sigam o exemplo. Há poucas semanas, Kiev havia instado a ONU a classificar Moscou como terrorista.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418318

Rússia diz que Suíça não é mais neutra ao citar oferta de intermediação para a Ucrânia

“A Rússia recusou uma proposta da Suíça para atuar como representação diplomática temporária da Ucrânia em Moscou e dos russos em Kiev, disse nesta quinta (11) um porta-voz da chancelaria russa. O objetivo suíço era permitir que ucranianos que vivem na Rússia recebessem serviços consulares por meio da embaixada suíça em Moscou. Ivan Netchaiev, no entanto, disse que a Suíça “perdeu seu status de Estado neutro e, assim, não pode agir como intermediária neste caso”. O porta-voz se referia ao fato de Berna ter aderido a grande parte das sanções ocidentais impostas contra Moscou.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418323

Justiça da Argentina apreende avião venezuelano a pedido dos EUA

“A Justiça da Argentina aceitou, nesta quinta-feira (11), o pedido dos EUA e apreendeu um avião da empresa Emtrasur –subsidiária da estatal venezuelana de aviação– detido no país desde junho. Os americanos alegam que a Venezuela burlou sanções da Casa Branca ao comprar a aeronave de uma companhia aérea iraniana. Além disso, alguns dos tripulantes seriam vinculados à força Quds, elite da Guarda Revolucionária do Irã, e ao Hezbollah, grupo islâmico xiita do Líbano. Os Estados Unidos classificam as duas organizações como terroristas. A tripulação é formada por 14 venezuelanos e cinco iranianos –não está claro quantos deles ainda estão na Argentina. Segundo a Telam, agência pública de notícias de Buenos Aires, o juiz Federico Villena agiu de acordo com o tratado de assistência jurídica mútua em questões penais com os EUA.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/justica-da-argentina-apreende-aviao-venezuelano-sob-pedido-dos-eua.shtml

Alta de juros nos EUA tira 0,5% de crescimento do PIB na América Latina, diz ex-presidente do BC

“Cenários de alta dos juros nos Estados Unidos têm como consequência uma redução de cerca de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) para os países da América Latina, afirmou Ilan Goldfajn, ex-presidente do BC (Banco Central) e diretor do FMI para o Hemisfério Ocidental, durante participação no evento Febraban Tech nesta quinta-feira (11), em São Paulo. “Se de fato vamos ter uma desaceleração ou recessão nos Estados Unidos, isso vai tirar do Brasil, do Peru, da Colômbia, de todos os países da América Latina, uma parte do PIB de crescimento”, disse Goldfajn. Embora a expectativa seja de uma desaceleração da economia na região da América Latina, o diretor do FMI acrescentou que uma das consequências será uma acomodação nos preços das commodities, com reflexos para a desaceleração da inflação.

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/alta-de-juros-nos-eua-tira-05-de-crescimento-do-pib-na-america-latina-diz-ex-presidente-do-bc.shtml

Argentina atinge 71% de inflação anual, recorde nos últimos 30 anos

“Com 7,4% de inflação só em julho, a Argentina teve a maior inflação mensal dos últimos 20 anos e a maior anual dos últimos 30 anos. O país tem pela frente um aumento nas tarifas de serviços públicos e uma provável desvalorização da moeda que pode elevar os preços a um patamar acima de 100%. O ritmo atual da inflação na Argentina já é o mais alto de todo o continente americano, superando, em julho, até mesmo a Venezuela. É preciso recuar mais de 20 anos para encontrar um número superior aos 7,4% de julho. Foi em abril de 2002, três meses depois de o país abandonar a chamada conversibilidade, o sistema de paridade do peso com o dólar em 1 a 1, vigente por quase 11 anos.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/argentina-atinge-71-de-inflacao-anual-recorde-nos-ultimos-30-anos.shtml

Vice-presidente do Paraguai renuncia após ser acusado de corrupção pelos EUA

“Uma acusação dos Estados Unidos desencadeou uma crise política no Paraguai nesta sexta-feira (12), culminando em questão de horas na renúncia do vice-presidente, Hugo Velázquez. O embaixador americano no país, Marc Ostfield, anunciou que o político foi designado por Washington como personagem “significativamente corrupto”. O Departamento de Estado americano acusa um ex-promotor ligado a Velázquez de tentativa de suborno a uma autoridade, com uma oferta de US$ 1 milhão (R$ 5,1 milhões) para travar uma investigação. No mês passado, designação similar havia sido feita contra o ex-presidente Horacio Cartes (2013-2018). O atual vice é considerado homem de confiança do poderoso ex-mandatário e foi integrado à chapa de Mario Abdo Benítez em 2018 como parte de um acordo entre as diferentes alas do Partido Colorado.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/vice-presidente-do-paraguai-renuncia-apos-ser-acusado-de-corrupcao-pelos-eua.shtml 

Seca na Somália deslocou um milhão de pessoas dentro do país

“Uma seca arrasadora na Somália atingiu níveis sem precedentes e deixa 1 milhão de pessoas como deslocadas internas. Os números foram divulgados na quinta-feira pela Agência da ONU para Refugiados, Acnur, e pelo Conselho Norueguês para Refugiados. Apenas nos primeiros sete meses deste ano, a seca deixou mais 755 mil pessoas deslocadas no país. A Somália atravessa um período histórico de seca de dois anos, algo que não se via há 40 anos, além de uma quinta estação com chuvas abaixo dos níveis esperados. Para o diretor nacional do Conselho Norueguês para Refugiados, Mohamed Abdi, o marco de 1 milhão serve como um grande alarme para a Somália. Ele adiciona que a fome agora está assombrando todo o país.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1797942

Ucrânia retoma exportação de trigo e deve enviar carregamentos para África

“Uma das maiores exportadoras globais de trigo, a Ucrânia retomou nesta sexta-feira (12) a exportação do produto sob o acordo firmado com Rússia, ONU e Turquia há exatas três semanas. O navio Sormovski, com bandeira de Belize, deixou o porto de Tchornomorsk, um dos três que foram reabertos, transportando cerca de 3.000 toneladas de trigo para o noroeste da Turquia, disse o Ministério da Defesa turco. Até agora, a maior parte das embarcações que zarparam de portos ucranianos continham grãos para ração animal ou combustível. Ainda nesta sexta, o Star Laura, com bandeira das ilhas Marshall, partiu do porto de Iujni com destino ao Irã com 60 mil toneladas de milho, segundo a pasta turca. Isso eleva para 14 o número total de navios que partiram do país do Leste Europeu nas últimas duas semanas.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418459

Economia russa encolhe 4% no 2º tri sob peso de sanções

“A economia russa encolheu 4,0% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, no primeiro trimestre completo inserido no que a Rússia chama de “operação militar especial” na Ucrânia, mostraram dados preliminares do serviço federal de estatísticas Rosstat nesta sexta-feira (12). A economia está mergulhando em recessão, depois que Moscou enviou suas forças armadas para a Ucrânia, em 24 de fevereiro, provocando amplas restrições ocidentais a seus setores de energia e financeiro, incluindo o congelamento de reservas russas mantidas no exterior, levando dezenas de empresas ocidentais a abandonar o mercado russo. A Rosstat não forneceu mais detalhes, mas analistas disseram que a contração foi causada pela fraqueza na demanda do consumidor e pelas consequências das sanções.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/01/6179-bolsas-dolar-e-empresas-acompanhe-ao-vivo-o-mercado.shtml#post418475

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *