Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 5 a 11 de novembro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-Índia: Visita ao Brasil do Vice-Ministro de Relações Exteriores V. Muraleedharan

“O Secretário de Ásia, Pacífico e Rússia do MRE recebeu, hoje (08/11), no Palácio Itamaraty, o Vice-Ministro de Relações Exteriores e Assuntos Parlamentares da Índia, V. Muraleedharan. Em sua visita ao Brasil, a autoridade indiana também participou de Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem aos 75 Anos da Independência da Índia e avistou-se com o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão.

Índia é o 5º maior parceiro comercial do Brasil. O intercâmbio de US$ 12 bilhões de janeiro a outubro de 2022 superou recorde de 2021. Cooperação bilateral cresceu em áreas como energias renováveis, saúde e pecuária. O G20 será presidido pela Índia em 2023 e pelo Brasil, em 2024.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1590140123307732992 

XXIV Congresso Internacional de Instituições Superiores de Controle – Rio de Janeiro

“O Chanceler Carlos França participou, no Rio de Janeiro, da abertura do XXIV Congresso Internacional de Instituições Superiores de Controle (Incosai). O Rio de Janeiro havia sediado o INCOSAI em 1959. No Incosai 2022, o TCU assumiu a presidência da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), para mandato de 3 anos. É a 2ª vez que o TCU assume a presidência do organismo.

Na abertura do Incosai 2022, o Presidente em exercício do TCU, Ministro Bruno Dantas, mencionou os principais objetivos do mandato do Brasil à frente da entidade, como a transformação digital e as políticas de desenvolvimento sustentável. O Chanceler Carlos França destacou, em seu discurso, a capacidade técnica do TCU e a importância das Instituições Superiores de Controle para a implementação de políticas públicas eficientes pelos governos.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1590432301183164416

Brasil-China: 40 anos do Acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia

“Brasil e China completam 40 anos de assinatura do Acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia, marco que será celebrado, amanhã (10/11), em seminário organizado conjuntamente por Itamaraty, MCTI, Ministério de C&T da China e Funag. Em 40 anos, a parceria Brasil-China em ciência e tecnologia avançou em diversas áreas, como na cooperação espacial e em mudança do clima. O evento celebrará realizações passadas e examinará oportunidades de novas parcerias em C&T. O evento poderá ser acompanhado nos canais da FUNAG e do MRE no YouTube: https://youtu.be/rtRl97_f1XA

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1590467468174462976

Brasil no CSNU: Encontro sobre reforma do Conselho de Segurança

“Representantes do G4 e do L.69 se encontraram com o Presidente da Assembleia Geral para tratar da reforma do Conselho de Segurança (CSNU), que entra na pauta da Assembleia Geral das Nações Unidas na semana que vem.

O Brasil negocia a reforma do Conselho de Segurança como parte dos grupos G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) e L.69 (composto por países em desenvolvimento de diversas regiões), e defende uma reforma que amplie o órgão tanto em seus assentos permanentes quanto eletivos. A reforma é imprescindível para que o CSNU retenha sua centralidade e autoridade perante os múltiplos e complexos desafios que se apresentam à paz e à segurança internacional no século XXI.”

Veja o informativo em: https://www.instagram.com/p/CkwdZy5Prgy/

Recepção de chefes das delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty – RJ

“O Chanceler e o Presidente em exercício do TCU recepcionaram hoje mais de 150 participantes de todo o mundo, em evento de boas-vindas aos chefes das delegações estrangeiras, no Palácio do Itamaraty do Rio de Janeiro. Construído em 1855, o Palácio do Itamaraty, primeira sede da Presidência da República e sede histórica do Ministério das Relações Exteriores, passa por uma série de intervenções para restaurar suas edificações e organizar seus acervos históricos. O Complexo Arquitetônico do Itamaraty no Rio de Janeiro teve o seu projeto de restauro e revitalização elaborado pelo Instituto Pedra e aprovado pelo Iphan. O projeto é patrocinado pela Itaipu Binacional, pelo BNDES e pela Vale e está em busca de novos financiadores. O objetivo da iniciativa é transformar o Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro em exemplo de revitalização do centro da cidade e ponto de atração de turistas e apreciadores da cultura e da história.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1590506841087553536

FUNAG publica livro sobre a OEA e a promoção da democracia pela cooperação eleitoral

“A Fundação Alexandre de Gusmão publicou o livro A OEA e a Promoção da Democracia pela Cooperação Eleitoral, do diplomata Aurélio Viotti. A obra, originalmente apresentada como tese no Curso de Altos Estudos (CAE) do Instituto Rio Branco, foi escrita nos meses que antecederam a chegada da primeira Missão de Observação Eleitoral (MOE) ao Brasil, em 2018, e preenche lacuna na literatura nacional ao analisar a origem, os métodos e o contexto político da cooperação eleitoral, tendo por foco a experiência da Organização dos Estados Americanos. O livro busca oferecer, desde abordagem teórica e prática, elementos para o debate sobre a projeção internacional dos valores democráticos e o fortalecimento da democracia brasileira.”

O livro está disponível para download gratuito em: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1197


Irã admite pela 1ª vez envio de drones à Rússia

“O regime do Irã admitiu pela primeira vez neste sábado (5) ter fornecido drones à Rússia. Os equipamentos, que marcaram uma nova etapa da Guerra da Ucrânia, são usados pelas forças de Vladimir Putin principalmente contra alvos da infraestrutura civil no país invadido. Segundo o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir Abdolahian, os drones foram fornecidos em “número limitado” e antes do início do conflito, em fevereiro. Nas últimas semanas, Kiev denunciou várias vezes o uso de drones kamikazes iranianos pelas forças russas. O equipamento é mais barato quando comparado a mísseis, mas menos preciso na determinação dos alvos —o que aumenta o risco para civis.”

Notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/04/6210-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post421802

Após testes de mísseis norte-coreanos, Japão promete reforçar sua capacidade militar

“O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, prometeu neste domingo fortalecer a capacidade naval e militar de seu país, e alertou para a “ameaça” representada por “atores emergentes que desobedecem às regras” globais. Kishida condenou a guerra em curso na Ucrânia e denunciou os recentes testes de mísseis da Coreia do Norte, um dos quais sobrevoou o Japão pela primeira vez desde 2017, provocando um raro alerta de retirada da população. — Devemos estar preparados para uma era em que atores emergentes desrespeitam as regras e usam a força ou ameaças para destruir a paz e a segurança de outras nações — declarou o premier ao passar em revista a frota internacional do Japão. Na quinta-feira, o Japão chegou a emitir um alerta de risco para várias regiões, depois de detectar o lançamento de um suposto míssil balístico intercontinental norte-coreano, que caiu no mar.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/11/apos-testes-de-misseis-norte-coreanos-japao-promete-reforcar-sua-capacidade-militar.ghtml

Mundo paralelo de refugiados cresce em ritmo mais acelerado que os 8 bilhões

“A marca dos 8 bilhões de habitantes é simbólica, de gigantismo inédito. Em certa medida, porém, ofusca um outro mundo que também cresce acelerado, só que sem receber tanta atenção: o dos refugiados. De 2011 a 2021, a população mundial foi de 7 bilhões a 7,9 bilhões, aumento de 12%. Já o número de refugiados foi de 10,4 milhões a 21,3 milhões. Ou seja: mais que dobrou. Isso sem contar os 7,8 milhões de ucranianos que viraram refugiados neste ano em decorrência da invasão russa. Tampouco estão incluídos os palestinos deslocados pela criação de Israel em 1948, que hoje somam 5,8 milhões. Esse mundo dos refugiados, que a cineasta francesa Anne Poiret chama de “Refugistão” em um de seus documentários, é habitado por milhões de pessoas que foram forçadas a deixar seus lares. Muitas vezes, vivem em situação precária, sem acesso a trabalho, educação, lazer ou saúde.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/mundo-paralelo-de-refugiados-cresce-em-ritmo-mais-acelerado-que-os-8-bilhoes.shtml

Risco de ‘extinção’ e financiamento climático pautam reunião dos líderes na COP27

“A COP27, conferência climática da ONU, em Sharm el-Sheikh, no Egito, recebeu nesta segunda-feira dezenas de chefes de Estado e governo para o primeiro dos dois dias de sua tradicional cúpula dos líderes. Sem os mesmos grandes anúncios da edição que a precedeu, a sessão teve como protagonista o mesmo assunto que deve dominar as duas semanas de conferência: a demanda das nações em desenvolvimento por financiamento climático. O tamanho do desafio que as nações tem pela frente foi dado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, já na abertura da sessão, ao afirmar que “o mundo está a caminho do inferno climático e com o pé no acelerador” — sem solidariedade, disse ele, assinamos um “pacto de suicídio coletivo”. Quem também deixou clara a dimensão do desafio foi o presidente colombiano Gustavo Petro, apontando para o risco de “extinção da Humanidade”. — Da primeira COP até hoje, a liderança política fracassou em cessar as fontes do aquecimento global — disse o presidente e ambientalista.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/11/cop27-macron-diz-que-guerra-nao-vai-afetar-transicao-verde-da-ue-e-paises-pobres-demandam-financiamento.ghtml 

Na COP27, Macron convida Maduro para ‘trabalho bilateral útil’ para a América Latina

“O presidente da França, Emmanuel Macron, teve uma breve conversa com o venezuelano Nicolás Maduro, a quem ele não reconhece oficialmente como presidente, e o convidou a “realizar um trabalho bilateral útil” para a América Latina. A troca, de um minuto e meio e cheia de sorrisos, aconteceu nos corredores da COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. — Ficarei encantado de podermos conversar por mais tempo, para que possamos realizar um trabalho bilateral útil para a região — disse Macron a Maduro, segundo imagens fornecidas pela Presidência venezuelana à AFP. — Presidente, eu ligo para você. O presidente venezuelano respondeu, por sua vez, que “a França deve desempenhar um papel positivo” na América Latina. A França está entre os mais de 50 países que não reconheceram a reeleição de Maduro em 2018, classificada pela oposição como “fraudulenta”, e deram seu apoio ao opositor Juan Guaidó, que se autodeclarou presidente interino do país.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/11/na-cop27-macron-convida-maduro-para-trabalho-bilateral-util-para-a-america-latina.ghtml

ONU destaca tragédia no Paquistão como exemplo de ‘inferno climático’ na COP27

“O Paquistão, país que recentemente foi atingido por enchentes catastróficas que deixaram mais de um terço do território inundado, levaram à morte de mais de 1.700 pessoas e impactaram outros milhões, virou um símbolo na COP27 (conferência do clima da ONU) do que pode ocorrer com o agravamento de eventos extremos no planeta. “O que acontece no Paquistão não vai ficar no Paquistão”, profetiza uma frase estampada no estande do país asiático no encontro que ocorre desde domingo (6) em Sharm el-Sheikh, no Egito. Em discurso nesta segunda (7 ), o português António Guterres, secretário-geral da ONU, afirmou que o mundo está “numa estrada para o inferno climático com o pé ainda no acelerador”. “Se há alguma dúvida sobre perdas e danos [causados pela crise climática], vá para o Paquistão. Lá há perdas e há danos”, disse Guterres, que visitou o estande do país, em solidariedade.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/11/onu-destaca-tragedia-no-paquistao-como-exemplo-de-inferno-climatico-na-cop27.shtml

Coreia do Norte diz que responderá a Seul e EUA com ação militar ‘esmagadora’

“Em meio à escalada de tensão entre as vizinhas Coreia do Norte e Coreia do Sul, Pyongyang afirmou nesta segunda-feira (7) que responderá com ações militares “firmes e esmagadoras” à série de manobras conjuntas realizadas por Seul em parceria com os Estados Unidos. O regime liderado por Kim Jong-un disse em comunicado que os exercícios conjuntos que duraram seis dias e se encerraram no sábado (5) foram uma provocação ao Norte para aumentar a tensão regional, além de uma manobra de guerra perigosa e de natureza agressiva. Militares norte-coreanos afirmaram ainda ter realizado atividades simulando ataques a bases aéreas, bem como a uma cidade da Coreia do Sul, para “esmagar a persistente histeria de guerra dos inimigos”. “Quanto mais persistentemente os movimentos militares provocativos dos inimigos continuarem, mais impiedosamente as Forças Armadas irão combatê-los”, diz o comunicado de Pyongyang.

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/coreia-do-norte-diz-que-respondera-a-seul-e-eua-com-acao-militar-esmagadora.shtml

Alemanha confirma à CNN liberação de verba para Fundo Amazônia neste ano

“A Alemanha irá liberar verba para o Fundo Amazônia ainda neste ano. Foi o que afirmou o secretário de Estado do Ministério alemão para Cooperação e Desenvolvimento, Jochen Flasbarth, nesta terça-feira (8), em entrevista à CNN durante a COP27. “Confiamos que o novo governo tomará conta e gastará esse dinheiro da melhor maneira possível”, afirmou. Flasbarth compõe a delegação alemã na Conferência do Clima, em Sharm-el Sheikh, no Egito. O secretário explicou que a verba, destinada a apoiar financeiramente a preservação da floresta amazônica havia sido bloqueada, pelo que considerou de falta de controle do fundo. “Com o anúncio da eleição do Presidente Lula (PT), mas também a situação legal do Brasil, decidi desbloquear o dinheiro”, disse.”

Notícia completa em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/alemanha-confirma-a-cnn-liberacao-de-verba-para-fundo-amazonia-neste-ano/

Apoiadores de ex-premiê bloqueiam estradas e tentam paralisar capital do Paquistão

“Apoiadores do ex-premiê do Paquistão Imran Khan bloquearam rodovias no entorno da capital do país, Islamabad, provocando engarrafamentos e forçando escolas a suspenderem aulas nesta terça-feira (8). O Paquistão vive um cenário de instabilidade há meses, mas desde sexta (4) os atos ganharam novo fôlego devido à tentativa de assassinato de Khan, baleado na perna enquanto discursava em um evento político na véspera. Apesar dos ferimentos, o ex-premiê está bem e em recuperação. (…) Vias obstruídas e pneus em chamas, aliás, reprisam cenas vistas ainda no final de outubro, quando Khan foi impedido pelo mais alto tribunal eleitoral de disputar as eleições. O pleito está marcado para agosto do ano que vem, mas o ex-premiê foi proibido de concorrer a cargos públicos por cinco anos devido à condenação por venda ilegal de itens estatais e ocultação de bens —ele recorre da decisão.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/apoiadores-de-ex-premie-bloqueiam-estradas-e-tentam-paralisar-capital-do-paquistao.shtml

Seca leva fome à Somália, mas governo reluta em declarar crise alimentar

“Em média, uma criança gravemente desnutrida é internada numa clínica na Somália a cada minuto de cada dia. Com as plantações e os animais dizimados devido à pior seca a atingir o país em quatro décadas, milhões de somalis estão à beira da inanição, numa catástrofe humanitária sem precedentes. Não obstante a crise, o governo somali reluta há meses em declarar que o país enfrenta uma situação de fome generalizada. É o que revelam entrevistas com autoridades governamentais, funcionários de organizações humanitárias e analistas familiarizados com discussões governamentais internas. Segundo os funcionários humanitários, tal declaração permitiria a chegada de mais assistência, como ocorreu durante a grande fome de 2011, e concentraria a atenção de doadores ocidentais que no momento estão mais preocupados em responder às consequências da Guerra da Ucrânia.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/seca-leva-fome-a-somalia-mas-governo-reluta-em-declarar-crise-alimentar.shtml

Ucrânia teme ‘facada nas costas’ por aliados contra Rússia

“A pressão americana e europeia por uma solução negociada para a Guerra da Ucrânia provocou uma crise no governo do presidente Volodimir Zelenski, acostumado até aqui a um apoio político e militar irrestrito contra a invasão promovida pela Rússia há oito meses. Nesta terça (8), o assessor presidencial Mikhailo Podoliak, um dos mais vocais aliados de Zelenski, disse ao jornal italiano La Reppublica que “continuaremos a lutar mesmo se levarmos uma facada nas costas”. Foi uma referência direta à pressão americana, relatada em uma reportagem do jornal The Washington Post e não negada pelo governo de Joe Biden, para que a Ucrânia considere sentar à mesa com o Kremlin. Até aqui, Kiev diz que só conversa se o presidente Vladimir Putin não estiver mais no poder.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/ucrania-teme-facada-nas-costas-por-aliados-contra-russia.shtml

Relação com Brasil terá novo ritmo após esfriar com Bolsonaro, diz chanceler da Argentina

“O primeiro chefe de Estado a se encontrar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a vitória nas eleições foi o presidente da Argentina, Alberto Fernández, o que, para seu chanceler, Santiago Cafiero, foi resultado de “coerência e amizade”. Em ambiente de pré-campanha, dado que os argentinos vão às urnas em 2023 para escolher seu próximo líder, o ministro afirma que a visita não teve propósitos eleitorais. Após um período de esfriamento nas relações entre Argentina e Brasil sob Jair Bolsonaro (PL), o governo do país vizinho se mostra animado. “É injusto dizer que houve interrupção, as coisas caminharam de modo lento e reduzido, mas caminharam. Agora queremos acelerar e aprofundar o desenvolvimento bilateral”, disse Cafiero à Folha, no Palácio San Martín, sede da chancelaria, em Buenos Aires.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/relacao-com-brasil-tera-novo-ritmo-apos-esfriar-com-bolsonaro-diz-chanceler-da-argentina.shtml

Ato por preso político egípcio em greve de fome tem tumulto na COP27

“Um membro do parlamento egípcio chamado Amr Darwish tumultuou e conseguiu, por alguns instantes, interromper as falas da ativista britânico-egípcia Sanaa Seif na COP27 (conferência do clima da ONU), em Sharm el-Sheikh, no Egito. O homem foi retirado do local por seguranças do evento. Sanaa Seif é irmã de Alaa Abd el-Fattah, preso político no Egito que há mais de 200 dias está em greve de fome e que, durante a COP, parou também de ingerir água. Seif foi à COP27 nesta terça-feira (8) para comentar a situação do seu irmão. Visivelmente abalada, com a voz embargada, a ativista afirmou não saber se o irmão ainda está vivo. A irmã disse ainda temer que Fattah esteja sendo alimentado à força para não correr o risco de morrer durante a COP27.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/11/ato-por-preso-politico-egipcio-em-greve-de-fome-tem-tumulto-na-cop27-veja-video.shtml

Lula recebe telefonema de Cristina Kirchner e de líderes de Peru, Holanda e Costa Rica

“O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta terça-feira (8) com cinco líderes mundiais, entre os quais o presidente do Peru, Pedro Castillo, e a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner –ambos fazem parte da onda rosa 2.0 nos governos da América do Sul. Castillo escreveu em seu perfil no Twitter que reiterou a Lula seus “votos de felicidades pelo propósito de fortalecer a democracia, a economia, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável” do Brasil. Ele também disse que o presidente eleito o convidou para sua posse, em janeiro. Ainda nesta terça, o petista conversou com o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, e voltou a falar com o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, um dos primeiros a parabenizá-lo pela vitória, ainda no domingo das eleições.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/lula-recebe-telefonema-de-cristina-kirchner-e-de-lideres-de-peru-holanda-e-costa-rica.shtml

Erdogan anuncia nova reunião na Suécia para dialogar sobre expansão da Otan

“O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta terça-feira (8/11) que voltará a se reunir com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, que viajou a Ancara para tentar persuadir a Turquia a ceder em sua oposição para que o país entre na Otan. “Esperamos ter um panorama mais positivo quando for celebrada a reunião conjunta em Estocolmo perto do fim do mês”, disse Erdogan sem informar a data, afirmando que “deseja sinceramente a adesão da Suécia” à Aliança Atlântica. Kristersson prometeu, por sua vez, que a Suécia seria um “fator de segurança para todos os países da Aliança”. “Aprovamos o processo de adesão da Suécia à Otan”, lembrou Erdogan.”

Notícia completa em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/11/5050410-erdogan-anuncia-nova-reuniao-na-suecia-para-dialogar-sobre-expansao-da-otan.html

Namíbia garante US$ 544 milhões em financiamento climático na COP27

“A Namíbia disse na cúpula da COP27 nesta terça-feira que garantiu mais de 540 milhões de euros (544 milhões de dólares) em financiamento climático do governo holandês e do Banco Europeu de Investimento. Um dos países mais ensolarados e menos populosos do mundo, a Namíbia quer produzir hidrogênio verde e se posicionar como um centro de energia renovável na África. A doação holandesa é do veículo de financiamento de infraestrutura Invest International, enquanto a facilidade do Banco Europeu de Investimento é construir projetos de hidrogênio verde e energia renovável na Namíbia. O presidente Hage Geingob disse que os fundos representavam o maior montante de financiamento concessionário para combater os efeitos do aquecimento global que seu país havia garantido até o momento.”

Notícia completa em: https://www.reuters.com/business/cop/namibia-secures-544-million-climate-finance-cop27-2022-11-08/

“Tolerância zero para greenwashing”, diz Guterres sobre metas climáticas

“O secretário-geral da ONU, António Guterres, esteve no lançamento do primeiro relatório do Grupo de Especialistas de Alto Nível sobre a emissão de gases de efeito estufa nesta terça-feira na COP27, em Sharm el-Sheikh, Egito. O chefe das Nações Unidas defendeu “tolerância zero para o greenwashing na neutralização de emissões” ao declarar o documento “um guia prático para garantir compromissos de zero líquido confiáveis e responsáveis”. O relatório critica o greenwashing, que pode induzir o público a acreditar que uma empresa ou entidade está fazendo mais para proteger o meio ambiente do que de fato está, e as promessas fracas para alcançar a neutralização. O documento também fornece um roteiro para trazer integridade aos compromissos de zerar emissões por parte da indústria, das instituições financeiras, das cidades e regiões e apoiar uma transição global e equitativa para um futuro sustentável.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805022

Biden voltar a dizer que buscará reeleição e promete diálogo com republicanos após midterms

“Ainda que decepcionante para os republicanos, o resultado das midterms, as eleições de meio de mandato nos EUA, ainda pode colocar entraves à segunda parte do mandato de Joe Biden. Por isso, na noite desta quarta (9), em pronunciamento e entrevista coletiva na Casa Branca, o presidente celebrou o pleito como “um bom dia para a democracia”, mas prometeu procurar as lideranças do Partido Republicano em busca de diálogo. O democrata disse que planeja fazer uma reunião com membros da oposição após o encontro do G20, em Bali, na semana que vem, para traçar políticas econômicas. Ou seja, eventuais margens pequenas a serem superadas, provavelmente na Câmara e talvez no Senado, o obrigam a negociar com a oposição desde já, mas elas não parecem tão grandes a ponto de evitar que o democrata voltasse a repetir, com diversos poréns, que pretende disputar a reeleição em 2024.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/biden-voltar-a-dizer-que-buscara-reeleicao-e-promete-dialogo-com-republicanos-apos-midterms.shtml

Na COP27, EUA lançam programa de créditos de carbono para ajudar países em desenvolvimento

“Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira na COP27, a conferência do clima da ONU que ocorre no Egito, um mecanismo de mercado para dar mais velocidade à transição energética em países em desenvolvimento. É uma aliança público-privada que envolve a compra de créditos de carbono, a redução do uso de combustíveis fósseis e estímulo ao aumento de energias renováveis em países em desenvolvimento. A iniciativa é do Departamento de Estado americano com a Fundação Rockefeller e o Bezos Earth Fund. Ela foi batizada de Acelerador de Transição Energética (ETA, na sigla em inglês), um programa desenhado para gerar recursos no mercado voluntário de carbono e facilitar a transição energética de países em desenvolvimento. – Esse é um debate urgente e crucial. A ciência não poderia ser mais clara do que temos que fazer para evitar catástrofes climáticas – disse John Kerry, enviado especial da Casa Branca para clima durante o lançamento em Sharm el-Sheikh, sede da cúpula.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/11/na-cop27-eua-lancam-programa-de-creditos-de-carbono-para-ajudar-paises-em-desenvolvimento.ghtml

Quais são os desafios da Aliança Amazônica defendida por Petro e Maduro?

“O desmatamento está piorando na Amazônia e, para reverter essa tendência, o presidente colombiano Gustavo Petro defendeu a “revitalização da Amazônia”, que descreveu como “a esponja que mais absorve CO2 no continente”. O presidente colombiano anunciou que seu país dedicará US$ 200 milhões anualmente para proteger a Floresta Amazônica. Petro recebeu o apoio de seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, para coordenar uma iniciativa regional. No entanto, embora o presidente colombiano tenha prometido suspender a exploração de petróleo, seu colega venezuelano busca reativar a produção de seu país através do polêmico Arco Mineiro do Orinoco (AMO) desde 2016. Um projeto de extração de minérios que cobre 70.000 quilômetros quadrados de floresta. Se na Colômbia Petro busca avançar na transição energética, na Venezuela, ao contrário, o modelo petroleiro é exacerbado, de acordo com Antonio de Lisio, geógrafo e coordenador da Aliança para a Ação Climática na Venezuela.”

Notícia completa em: https://www.rfi.fr/br/am%C3%A9ricas/20221109-quais-s%C3%A3o-os-desafios-da-alian%C3%A7a-amaz%C3%B4nica-defendida-por-petro-e-maduro

“COP da África” ressalta necessidade de investimentos para adaptação e mitigação

“A 27a. Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP27, no Egito, é conhecida como a “COP da África” pelas expectativas em relação aos resultados em benefício do continente após as sessões em Sharm El Sheik. Esta quarta-feira é o Dia de Finanças. O secretário-geral António Guterres reiterou que os bancos multilaterais de desenvolvimento têm uma enorme capacidade de mobilizar e alavancar o financiamento privado que ainda não vem sendo usado. Ele falava em evento dos líderes sobre a Aceleração da Adaptação na África, onde defendeu fundos adicionais para os africanos. Guterres vê a necessidade de grandes investimentos para que “não se gaste muito mais no futuro com as consequências dos desastres”. Para o chefe da ONU está  muito claro que é preciso compartilhar fundos entre a adaptação e mitigação no financiamento climático.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805057

Europa recebe maior número de pedidos de asilo desde crise migratória de 2015

“O número de pedidos de asilo na Europa em agosto atingiu o recorde em sete anos, informou a União Europeia nesta quarta-feira (9). Cerca de 84,5 mil pessoas apresentaram formulários para morar de forma definitiva em países do bloco, aumento de 16% em relação ao mês anterior. Afegãos e sírios ainda são os que mais buscam refúgio na Europa, cerca de 30%. Desde agosto do ano passado, o Afeganistão voltou a ser governado pelo Talibã, grupo extremista responsável por perseguir opositores e suprimir direitos das mulheres. Já a Síria sofre com a guerra civil em curso desde 2011. Também foram registrados aumentos de solicitações de pessoas da Índia, de Bangladesh, do Marrocos e da Turquia. De acordo com a Agência de Asilo da União Europeia, órgão responsável por protocolar os pedidos, 4.600 turcos se inscreveram para o asilo no continente europeu, o maior número desde 2014.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/europa-recebe-maior-numero-de-pedidos-de-asilo-desde-crise-migratoria-de-2015.shtml

Paulo Velasco Júnior: Um mundo com saudades do Brasil

“Em seu discurso logo após a confirmação da vitória nas urnas, o presidente eleito Lula afirmou que o mundo estava com saudades do Brasil. De fato, ao longo de toda a última década o país revelou um perfil mais tímido e acanhado na cena internacional, reflexo das instabilidades políticas e econômicas domésticas, mas também do relativo desinteresse ou descaso de seus governantes pela política externa. Com o governo Bolsonaro, ainda pior, percebeu-se um país à deriva nos espaços internacionais, assumindo posturas erráticas e incompatíveis com suas melhores tradições diplomáticas. Foi desastroso ver o Itamaraty ficar por mais de dois anos sob o comando de liderança inepta, permeável a histrionismos ideológicos e entusiasta de agendas conspiratórias contra um suposto globalismo hostil aos valores ocidentais e cristãos.”

Notícia completa em: https://odia.ig.com.br/opiniao/2022/11/6519614-paulo-velasco-junior-um-mundo-com-saudades-do-brasil.html

China exibe aos EUA míssil hipersônico ‘matador de porta-aviões’

“Pequim apresentou um míssil hipersônico “matador de porta-aviões” e um drone de ataque com capacidade intercontinental em seu principal evento aeroespacial, o Airshow China, em Zhuhai, cidade costeira no sul chinês. Mais do que procurar clientes estrangeiros para os produtos, o que o regime comunista busca é lembrar os Estados Unidos que está se preparando para um eventual embate com seu maior rival estratégico, particularmente em torno da autonomia da ilha de Taiwan. A exibição militar ocorre pouco antes do encontro do G20, grupo das economias mais desenvolvidas do mundo, em Bali, na Indonésia, no dia 15. A Casa Branca confirmou nesta quinta-feira (10) o encontro do americano Joe Biden com o chinês Xi Jinping, que acaba de assegurar um inédito terceiro mandato.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/china-exibe-aos-eua-missil-hipersonico-matador-de-porta-avioes.shtml

Rússia saúda o desejo da Argélia de se juntar ao BRICS

“A Rússia saudou a intenção da Argélia de se juntar ao grupo BRICS, disse ontem o enviado especial para o Oriente Médio e África e vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Bogdanov. Autoridades argelinas apresentaram na segunda-feira um pedido formal de adesão ao BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) – uma associação que visa promover a paz, a segurança, o desenvolvimento e a cooperação entre os países da aliança. “Desfrutamos de boas relações com a Argélia e mantemos um diálogo baseado na confiança”, disse Bogdanov ao site Russia Today (RT), observando que a questão está sendo ponderada “no âmbito do trabalho coletivo nos BRICS””

Notícia completa em: https://www.monitordooriente.com/20221110-russia-sauda-o-desejo-da-argelia-de-se-juntar-ao-brics/

França permite que barco de imigrantes atraque e faz críticas à Itália

“A França disse nesta quinta-feira (10) que permitirá que um navio de ONG que transporta mais de 200 imigrantes resgatados no Mediterrâneo atraque no porto de Toulon, após discussões tensas com a Itália, cuja atitude o governo francês criticou duramente. A imigração é um assunto polêmico em ambos os países, e o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, disse que a proibição do governo da Itália ao barco, que ficou preso no país por dias, é “incompreensível” e “egoísta”. “Neste contexto, a França decidiu excepcionalmente compensar o comportamento inaceitável do governo italiano e convidar o navio a vir ao porto militar de Toulon”, disse Darmanin em entrevista coletiva. Há 234 pessoas a bordo do Ocean Viking, incluindo 57 crianças. A França receberá cerca de um terço, a Alemanha outro terço e o restante será dividido entre outros países da União Europeia, disse Darmanin, enfatizando que aqueles que não se qualificarem para asilo serão expulsos.”

Notícia completa em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2022-11/franca-permite-que-barco-de-imigrantes-atraque-e-faz-criticas-italia

Putin não participará pessoalmente da cúpula do G20 em Bali

“O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará pessoalmente de uma reunião de líderes do Grupo dos 20 (G20) na próxima semana, mas pode participar virtualmente, disseram autoridades da Rússia e do país anfitrião, a Indonésia, nesta quinta-feira. A Indonésia resistiu à pressão de países ocidentais para retirar seu convite a Putin e expulsar a Rússia do grupo por causa da guerra na Ucrânia, dizendo que não tem autoridade para fazê-lo sem consenso entre os membros. Putin pode participar por videoconferência, embora “o formato de (sua) participação esteja sendo elaborado”, informou a agência de notícias estatal russa RIA, citando um diplomata da embaixada russa na Indonésia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, representará Putin na reunião na ilha de Bali, disseram autoridades.”

Notícia completa em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2022/11/10/putin-nao-participara-pessoalmente-da-cupula-do-g20-em-bali.htm

Terrorismo se intensifica em toda a África, aumentando a instabilidade e o conflito

“A vice-chefe da ONU falou ao Conselho de Segurança, nesta quinta-feira, sobre o crescimento do terrorismo na África e a grande ameaça à paz e segurança internacionais. Amina Mohammed disse que extremistas violentos, incluindo Da’esh, Al-Qaeda e seus afiliados, “exploraram a instabilidade e o conflito para aumentar suas atividades e intensificar os ataques em todo o continente”. Segundo ela, a “violência sem sentido, e alimentada pelo terror, matou e feriu milhares, deixando muitos mais sofrendo com o impacto mais amplo do terrorismo em suas vidas e meios de subsistência”. Amina Mohammed citou a misoginia no centro da ideologia de muitos grupos terroristas, e afirmou que mulheres e meninas, particularmente, estão sofrendo o peso da insegurança e da desigualdade. Nos últimos dois anos, alguns dos afiliados mais violentos do Da’esh se expandiram, aumentando sua presença no Mali, Burkina Faso e Níger, assim como no sul do Golfo da Guiné.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805162

Irã anuncia míssil balístico hipersônico em meio a novas tensões com Ocidente

“O Irã anunciou nesta quinta (10) ter desenvolvido um míssil balístico hipersônico. Segundo o general Amir Ali Hajizadeh, comandante da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária —a elite militar do país—, a arma é capaz de contra-atacar sistemas de defesa avançados e representa um “salto geracional” na área. Um míssil hipersônico atinge velocidades superiores a Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som), ou quase 6.000 km/h. Essa velocidade elevada, aliada à habilidade de traçar rotas complexas, tornam a interceptação de armamentos do tipo extremamente difícil. Vários países tentam desenvolver modelos do equipamento, como EUA, Coreia do Norte e Rússia. O último tem vantagem no setor e em agosto anunciou a presença de aviões equipados com o artefato em Kaliningrado, enclave russo cercado por países da Otan, a aliança militar ocidental, no nordeste da Europa.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/ira-anuncia-missil-balistico-hipersonico-em-meio-a-novas-tensoes-com-ocidente.shtml

Ucrânia retoma cidade de Kherson após retirada russa

“Tropas ucranianas retomaram, nesta sexta-feira (11), a cidade de Kherson e reivindicaram uma “importante vitória” contra a Rússia, que mais cedo anunciou ter retirado 30 mil homens da região. Era a única capital regional que Moscou havia ocupado em quase nove meses de invasão. “Kherson retorna ao controle da Ucrânia, unidades das forças armadas ucranianas entraram na cidade”, anunciou o Ministério da Defesa ucraniano no Facebook, pedindo que os militares russos que permanecem no local “se rendam imediatamente”. Para Kiev, essa retomada é uma “vitória importante” e mostra que “não importa o que a Rússia faça, a Ucrânia vencerá” a guerra, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter. O Ministério da Defesa da Rússia disse mais cedo, nesta sexta, que concluiu a retirada das tropas da margem ocidental do rio Dnipro, na região de Kherson.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/11/11/russia-diz-que-completou-retirada-da-cidade-ucraniana-de-kherson.ghtml

Com apoio de Lula e Petro, Maduro retoma diálogo com oposição

“Os breves e improvisados encontros do presidente venezuelano Nicolás Maduro com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, na COP27, a conferência climática da ONU no Egito, confirmaram a cruzada do governo chavista para recuperar reconhecimento internacional e sair do isolamento. As vitórias de Gustavo Petro na Colômbia e Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil deram oxigênio a Maduro na região e, somadas ao interesse dos EUA e da União Europeia (UE) de apoiar novos esforços de diálogo entre ele e seus opositores — que incluirão exigências ao governo chavista sobre direitos humanos e democracia — abriram uma nova etapa na crise venezuelana.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/11/com-apoio-de-lula-e-petro-maduro-retoma-dialogo-com-oposicao.ghtml

COP27 tem ‘Dia da Descarbonização’ com foco na mudança radical do atual modelo econômico

“A Conferência do Clima da ONU, COP27, chegou ao fim de sua primeira semana no Egito com debates sobre a descarbonização. Foram compartilhadas soluções para reduzir as emissões das indústrias mais poluentes do mundo e feitos apelos por justiça climática e financiamento para países em desenvolvimento. O assessor especial do secretário-geral das Nações Unidas para Ação Climática, Selwin Hart, disse à ONU News que para cumprir as metas do Acordo de Paris e evitar os piores impactos da crise climática, o mundo deve abandonar os combustíveis fósseis o mais rápido possível. Segundo ele, “não há discussão em torno da ciência, mas é claro que os países em desenvolvimento, especialmente os mais pobres, vão precisar de assistência para fazer a transição para um futuro de energia renovável”.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805232

Gastos globais de importação de alimentos alcançarão recorde de US$ 1,94 trilhão em 2022

“A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, prevê uma alta nos gastos mundiais com a importação de alimentos para US$ 1,94 trilhão em 2022. O aumento é de 10% em comparação com o último período. O relatório Perspectivas Alimentares, lançado esta sexta-feira, alerta para uma alta histórica em relação às previsões anteriores da agência. Entre os fatores que devem influenciar a situação está a desaceleração no crescimento econômico, verificada neste ano. A situação se reflete em preços globais elevados e na desvalorização das moedas em relação ao dólar norte-americano. Estas razões devem pesar no poder de compra dos importadores e, posteriormente, na quantidade de alimentos importados.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805202

Nova resolução sobre o Afeganistão alerta sobre efeito da insegurança na região

“A Assembleia Geral aprovou na quinta-feira uma resolução sobre a situação no Afeganistão, com 116 votos a favor e 10 abstenções. O documento expressa “profunda preocupação internacional” com os eventos recentes e a fragilidade vista desde que o Talibã assumiu o poder há cerca de 15 meses. A resolução pede um compromisso com os direitos humanos, incluindo os direitos das mulheres, crianças e pessoas pertencentes a minorias, e com a promoção da participação plena, igual, significativa e segura das mulheres em todos os aspectos da sociedade afegã. No início da sessão plenária, o presidente da Assembleia Geral disse que o Afeganistão nunca mais deve se tornar uma terra fértil e refúgio seguro para terroristas.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805182

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *