Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 3 a 9 de setembro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-Bahrein: IV Reunião de Consultas Políticas

“O Secretário de Oriente Médio, Europa e África do MRE e o Subsecretário para Assuntos Políticos da Chancelaria bareinita, Xeque Abdulla bin Ahmed Al Khalifa, copresidiram, ontem, a IV Reunião de Consultas Políticas Brasil-Bahrein, em Manama. Na sede das Forças de Defesa do Bahrein, foi firmado o Acordo-Quadro sobre Cooperação Militar, que permitirá aos dois países avançar nesse importante setor. A Embaixada do Brasil em Manama foi inaugurada em novembro de 2021, ano em que o País vendeu ao Bahrein cerca de USD 2 bilhões, volume semelhante às exportações brasileiras para parceiros como Arábia Saudita, Suíça, Uruguai, Indonésia ou Egito.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1566938384014114825 

Visita ao Brasil dos Chefes de Estado de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal, de Enviados Especiais dos Chefes de Estado de Angola e Moçambique e do Secretário-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

“O Presidente da República, acompanhado do Ministro das Relações Exteriores, recebeu hoje, no Palácio Itamaraty, altas autoridades de países lusófonos e o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Participaram das comemorações do Bicentenário da Independência, em Brasília, os Chefes de Estado de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal, Enviado Especial de Moçambique e o Secretário Executivo da CPLP.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1567303308318068738

Brasil-Guiné-Bissau: Encontro entre os Presidentes

“O Presidente da República encontrou-se, à margem das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, com o Presidente de Guiné-Bissau, que já havia visitado o País em agosto de 2021. A lusofonia e traços culturais comuns são a base de uma relação marcada pelo diálogo aberto nos âmbitos bilateral e multilateral, sobretudo na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, organização de que ambos os países são membros-fundadores. A cooperação técnica é importante traço da relação bilateral e abrange áreas tão diversas como saúde, agricultura, educação, formação profissional e fortalecimento das instituições do Estado.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1567305062812114945

Brasil-Cabo Verde: Encontro entre os Presidentes

“O Presidente da República encontrou-se com o Presidente de Cabo Verde, à margem das comemorações do Bicentenário da Independência. A proximidade geográfica e histórica entre os países é base para intensa cooperação humanitária e técnica, principalmente em cultura e educação. Além das relações bilaterais, os Presidentes conversaram sobre defesa e segurança no Atlântico Sul, sobretudo temas afetos à Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, bem como à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.” 

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1567307990138585089 

Brasil-Portugal: Encontro entre os Presidentes

“O Presidente da República encontrou-se com o Presidente de Portugal, à margem das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. Os mandatários celebraram a longa história comum dos dois países, além dos profundos laços afetivos entre os povos brasileiro e português. O Presidente da República agradeceu ao Presidente e demais autoridades de Portugal a autorização para o traslado do coração de D. Pedro I ao Brasil, símbolo importante do Bicentenário e da amizade entre os dois países. Ambos saudaram o sucesso da exposição “Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I”, que recebeu milhares de visitantes no Itamaraty. Recordaram ainda a longa agenda conjunta de celebrações do Bicentenário, mais uma demonstração da força das relações entre Brasil e Portugal.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1567310340781654019

Exposição “Brasil 200 anos: percursos da diplomacia brasileira”

“O Ministério das Relações Exteriores e a Fundação Alexandre de Gusmão abrem ao público a exposição “Brasil 200 anos: percursos da diplomacia brasileira”, para celebrar o Bicentenário da Independência. A exposição retrata o itinerário diplomático do Brasil, desde sua formação territorial até a transferência do Itamaraty para Brasília em 1970. Serão exibidas imagens, algumas de forma inédita, de momentos e personagens marcantes nessa trajetória, com base no rico acervo cartográfico, documental e artístico do Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro. A mostra ressalta a contribuição do trabalho diplomático, por mais de dois séculos, para a defesa pacífica dos interesses nacionais, em especial na formação e consolidação das fronteiras e na projeção internacional do País.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/exposicao-201cbrasil-200-anos-percursos-da-diplomacia-brasileira201d 

Brasil-Moçambique: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França recebeu hoje (08/09) o Ministro da Casa Civil de Moçambique, Constantino Alberto Bacela, que representou seu país nas celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil. Na reunião, conversaram sobre as históricas relações bilaterais entre os dois países, em que se destaca a cooperação técnica, da qual Moçambique é o maior parceiro do Brasil no continente africano. São cerca de 150 iniciativas de cooperação técnica implementadas ao longo dos últimos 20 anos, dentre as quais projetos de grande envergadura, como a Fábrica de Medicamentos, o Banco de Leite Humano e o projeto Cotton Shire-Zambeze. O Ministro Carlos França felicitou Moçambique por sua eleição, pela primeira vez, a um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, para o mandato 2023-2024, e colocou o Brasil à disposição para diálogo sobre temas de paz e segurança internacionais.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1567957219760656385 

Brasil-Malásia: I Reunião da Comissão Mista de Comércio

“O Secretário de Ásia, Pacífico e Rússia do MRE e o Vice-Secretário-Geral do Ministério de Comércio Internacional e Indústria da Malásia, Hairil Yahri Yaacob, copresidiram, hoje (08/09), a I Reunião da Comissão Mista de Comércio Brasil-Malásia em formato virtual. A reunião contou com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos; da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia; da ApexBrasil; e do INMETRO. Foram tratados aspectos do comércio e da pauta de investimentos bilaterais, além de temas comerciais regionais e multilaterais, com vistas a ampliar as trocas e os investimentos entre ambos países. Em 2021, a Malásia foi o 14º destino das exportações e o 4º maior saldo comercial do Brasil. O comércio bilateral somou US$ 6,41 bilhões, com exportações brasileiras de US$ 4,67 bilhões. A Malásia possui significativos investimentos no setor de energia no Brasil.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1567968708315811842 

Falecimento da Rainha Elizabeth II – Nota do Itamaraty

“O Governo brasileiro recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento da Rainha Elizabeth II, no castelo de Balmoral, na Escócia. O Presidente da República Federativa do Brasil decretou luto oficial de três dias. Ao longo de seus mais de 70 anos de reinado, a monarca mais longeva na história do Reino Unido foi símbolo de liderança e estabilidade para o país e para o mundo. Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é lembrada pelo Governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido. Rememorar a visita da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo ao Brasil é valorizar a parceria estratégica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande número de áreas – comércio, saúde, investimentos, intercâmbio acadêmico, ciência e tecnologia – e que tem, como objetivo maior, contribuir para o bem-estar de brasileiros e britânicos, em prol do progresso de ambos os países.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/falecimento-da-rainha-elizabeth-ii 

Seminário “AgriTalks” em Lisboa

“A Embaixada do Brasil em Lisboa abrigou hoje a primeira edição do seminário “AgriTalks” em Portugal, no Centro Cultural de Belém, para público superior a 70 pessoas, entre representantes de governos, institutos de pesquisa agrícola e “ agtechs” de Brasil e Portugal. O “AgriTalks” Lisboa contou com três painéis: i) agricultura sustentável; ii) soluções contra a mudança do clima e iii) integração de ecossistemas produtivos. Brasil e Portugal são parceiros tradicionais no comércio agroalimentar. O “AgriTalks” Lisboa apontou caminhos inovadores para essa parceria, bilateralmente e em âmbito europeu, para benefício de produtores, consumidores e do meio ambiente. Foram discutidas perspectivas de colaboração para o desenvolvimento tecnológico e comercial e para cooperação entre produtores, pesquisadores e comerciantes brasileiros e portugueses de produtos agroalimentares.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1567983229696888832 

Brasil-CPLP: Encontro entre o Ministro de Estado e o Secretário-Executivo da CPLP

“O Chanceler Carlos França encontrou-se com o Secretário-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa, que visita o País a convite do governo brasileiro, no contexto da celebração do Bicentenário da Independência. Passaram em revista temas da agenda da CPLP e discutiram formas de aprofundar a parceria entre os países de língua portuguesa, para o benefício da comunidade lusófona espalhada por dezenas de países em todos os continentes.

Fundada em 1996, em Lisboa, a CPLP baseia-se na solidariedade, na concertação política, na cooperação e na promoção e difusão da língua portuguesa. São membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A população dos países membros soma cerca de 270 milhões de pessoas, com comércio intracomunitário de US$ 13 bi. A CPLP é o 4º maior produtor de petróleo e concentra 16% das reservas de água doce, além de vasta e rica plataforma continental com recursos marinhos e minerais.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1568000111439134724

Seminário “AgriTalks” na OCDE

“O Brasil realizou hoje (09/09) a primeira edição do seminário “AgriTalks” na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, em conjunto com a delegação portuguesa à Organização. A abertura dos “AgriTalks” contou com a presença do Secretário-Geral da OCDE, Mathias Cormann, dos Representantes Permanentes do Brasil e de Portugal junto à OCDE e de representante da Apex-Brasil. Foram discutidos desafios e oportunidades do aproveitamento sustentável de florestas, da agricultura e da pesca, como o projeto “Açaí-Ação”, cooperação com a União Europeia no Pará, Amapá, Guiana Francesa e Suriname. O Brasil é considerado parceiro-chave da OCDE desde 2007 e encontra-se em processo formal de acessão à organização desde janeiro de 2022. A OCDE é agrupamento de países voltado à troca de experiências e promoção de melhores práticas em políticas públicas.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1568316095567695874 

Brasil no G20: Reunião de Ministros de Desenvolvimento do G20

“O Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do MRE participou, ontem (8/9), de forma virtual, da Reunião de Ministros de Desenvolvimento do G20, que ocorreu em Belitung, na Indonésia. Foram discutidas ações do G20 para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente nos países em desenvolvimento. Também estiveram em pauta o uso de mecanismos inovadores de financiamento e a recuperação e a resiliência econômica com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável. O Brasil atua, no âmbito do G20, para responder às diversas crises, nas áreas de saúde, energia, agricultura e segurança alimentar, que afetam a consecução dos ODS.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1568364657513234433

Brasil na ONU: Reunião sobre a parceria com o Sistema das Nações Unidas

“O Secretário-Geral das Relações Exteriores reuniu-se, hoje (09/09), no Palácio Itamaraty, com a Coordenadora Residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks, com o objetivo de dialogar sobre a parceria do País com o Sistema das Nações Unidas. O diálogo contou com participação de seis Secretários do MRE, do Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e dos dirigentes da OIT, da UNESCO, da FAO, do PNUD e da ONU Mulheres no Brasil. Foram discutidas prioridades da política externa brasileira, ações de cooperação internacional do Brasil, o relacionamento do País com o Sistema ONU e a atuação das agências das Nações Unidas no Brasil. Foi avaliado o estágio atual do processo de elaboração do Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que estabelecerá as diretrizes para a atuação de todas as entidades que compõem o Sistema ONU no Brasil, de 2023 a 2027. As discussões do novo Marco de Cooperação estão sendo orientadas por eixos que envolvem temas como: transformação econômica, inclusão social, desenvolvimento sustentável, governança e prevenção de conflitos.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1568365648832610304 


Cinco coisas que você precisa saber sobre a 77ª Assembleia Geral da ONU

“Muitos detalhes ainda precisam ser confirmados, mas aqui estão cinco coisas para você ficar de olho entre 12 e 27 de setembro. Uma nova sessão significa um novo presidente da Assembleia Geral. O atual, Abdulla Shahid, das Maldivas, sairá. Csaba Korosi, da Hungria, assumirá o mandato pelos próximos doze meses. (…) Como de costume, a atenção internacional, assim como o grande número de policiais e reclamações sobre engarrafamentos dos moradores de Nova Iorque, se concentrará na semana do Debate de Alto Nível, que começa na terça-feira, 20 de setembro. No entanto, a Cúpula da Educação Transformadora, que acontece na semana anterior na sede da ONU é considerada um grande evento pela organização. O encontro acontece na sexta-feira 16, sábado 17 e segunda-feira 19 de setembro.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/09/1800091 

Chile rejeita nova Constituição por ampla margem, em derrota do governo

“O Chile rejeitou a proposta de nova Constituição que foi a votação neste domingo (4) com uma ampla margem. Com 99,95% das urnas apuradas até as 23h18 de Brasília (22h18 locais), a rejeição à Carta vencia por 61,87% a 38,13%, uma margem já considerada irreversível por especialistas. O presidente Gabriel Boric convocou uma reunião com todos os partidos nesta segunda-feira (5), às 16h (17h em Brasília). Boric se manifestou pouco depois e disse que “a democracia sai mais robusta”. Segundo ele, “é preciso escutar a voz do povo, devemos ser autocríticos”. “Comprometo-me a pôr tudo de minha parte para construir em conjunto com o Congresso e a sociedade civil um novo itinerário constituinte. Não podemos deixar passar o tempo nem nos enredarmos em polêmicas.””

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/09/chile-rejeita-nova-constituicao-por-ampla-margem-e-entra-em-periodo-de-incerteza.shtml 

Egito e Grécia assinam protocolo de cooperação militar

“Egito e Grécia assinaram na quinta-feira (1º) no Cairo um protocolo de apoio à cooperação bilateral nas áreas de treinamento e reabilitação militar. O porta-voz do Exército egípcio, coronel Gharib Abdel Hafez, disse em comunicado que o tenente-general Osama Askar, chefe do Estado-Maior do Exército, se encontrou com seu colega grego, general Konstantinos Floros, e sua delegação em visita oficial à sede do Ministério da Defesa no Cairo. Ele não especificou a duração da visita, mas acrescentou que o protocolo constitui um passo para o fortalecimento das relações bilaterais e intercâmbio de conhecimentos entre as forças armadas de ambos os países. Os dois lados discutiram “várias questões no campo da defesa, segurança e paz para enfrentar os desafios de segurança enfrentados pelos dois países no Oriente Médio e no Mediterrâneo oriental”, segundo o comunicado.

Notícia completa em: https://www.monitordooriente.com/20220903-egito-e-grecia-assinam-protocolo-de-cooperacao-militar/

Liz Truss é escolhida pelo Partido Conservador como nova primeira-ministra do Reino Unido

“O Partido Conservador britânico anunciou nesta segunda-feira que a chanceler Liz Truss será sua nova líder e, consequentemente, sucessora de Boris Johnson no comando do Reino Unido. A nova primeira-ministra será a terceira mulher a ocupar o cargo, seguindo o caminho desbravado pela “Dama de Ferro” Margaret Thatcher (1979-1990), sua ídola, e a também correligionária Theresa May (2016-2019). A votação foi entre os filiados da sigla, e Truss, de 47 anos, derrotou Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, por 81.326 a 60.399 votos, ou 57,4% a 42,6%, diferença menor do que a prevista pelas pesquisas. O trabalho que tem pela frente, contudo, não é invejável: herda um Reino Unido onde o custo de vida é estratosférico, a inflação está em seu maior patamar em quatro décadas e os impactos do Brexit provam-se catastróficos.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/09/liz-truss-e-escolhida-pelo-partido-conservador-como-nova-primeira-ministra-do-reino-unido.ghtml 

Guerra da Ucrânia esgota arsenais europeus; Irã quer caças russos

“Chefe da diplomacia da UE (União Europeia), Josep Borrell disse nesta segunda (5) que o bloco precisa redefinir sua política de compras militares porque a Guerra da Ucrânia está “esgotando em grande proporção” os arsenais dos países-membros. Em outro movimento importante, que demonstra os efeitos da invasão russa nos mercados de defesa, o Irã anunciou que pretende comprar 24 caças avançados Su-35 de Moscou. Os modelos haviam sido construídos para o Egito, mas a ameaça dos EUA de aplicar sanções contra o país árabe o fizeram trocar o avião russo pelo americano F-15. Com isso, os seis meses de guerra que alteraram a geopolítica europeia e afetam o mundo todo por seus efeitos econômicos, como o corte de gás russo para o continente demonstra, vão criando um novo panorama nas relações internacionais.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/09/guerra-da-ucrania-esgota-arsenais-europeus-ira-quer-cacas-russos.shtml

Presidente do Peru depõe ao Ministério Público pela terceira vez desde junho

“Pela terceira vez em pouco mais de dois meses, o presidente do Peru, Pedro Castillo, prestou depoimento ao Ministério Público sobre processos que o acusam de desvio de dinheiro público, fraude e obstrução da Justiça. Nesta segunda-feira (5), a procuradoria o interrogou em relação a uma suposta rede de corrupção que funcionaria dentro do governo e à acusação de interferência na polícia peruana. Na ação criminal —a quinta contra Castillo—, os procuradores alegam que o presidente teria agido para obstruir a Justiça ao demitir seu ministro do Interior, em 20 de julho, com o objetivo de suspender uma investigação contra aliados. Mariano González ocupava o cargo havia apenas duas semanas. Para o Ministério Público, Castillo tentou impedir a nomeação de uma equipe especial da polícia para localizar dois membros da comitiva presidencial que estavam foragidos.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/09/presidente-do-peru-depoe-ao-ministerio-publico-pela-terceira-vez-desde-junho.shtml

Rússia diz que só retoma fornecimento de gás para Europa se sanções do Ocidente forem suspensas

“A Rússia anunciou nesta segunda-feira que só vai retomar o fluxo de fornecimento de gás para a Europa pelo gasoduto Nord Stream 1 quando o “coletivo do Ocidente” suspender as sanções impostas ao país por conta da invasão da Ucrânia. Com a decisão, o preço do gás no continente saltou até 35% hoje, a maior alta em quase seis meses. A medida também derrubou as Bolsas locais. Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin, culpou a enxurrada de sanções da União Europeia, do Reino Unido e do Canadá pelas dificuldades que o país enfrenta para retomar a entrega do gás pelo gasoduto Nord Stream 1. (…) A estatal russa Gazprom fechou o Nord Stream 1 na quarta-feira passada para uma manutenção prévia que duraria três dias, acendendo os alertas europeus de que pudesse não ser religado. Houve o mesmo medo há pouco mais de um mês, quando o gasoduto ficou dez dias parado, mas foi reiniciado com o mesmo fluxo de 40% de antes do reparo. Dias depois, foi reduzido para 20%.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2022/09/russia-diz-que-so-retoma-fornecimento-de-gas-para-europa-se-sancoes-do-ocidentes-forem-suspensas.ghtml 

Premiê da Ucrânia oferece gás à Europa em troca de armas

“O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Chmihal, pediu nesta segunda-feira (5) à União Europeia o envio de mais armas e equipamentos militares ao país, ao mesmo tempo que ofereceu fornecer gás e petróleo para reduzir a dependência energética da Europa com a Rússia. Chmihal disse à imprensa, na saída de uma reunião entre representantes da UE e da Ucrânia em Bruxelas, que Kiev precisa de mais armas modernas defender seu espaço aéreo e sua frota naval. Ele falou também sobre a carência de veículos blindados e aeronaves, e justificou o apelo à UE alegando que Moscou não parece querer abandonar a ofensiva tão cedo. O premiê sugeriu que a Ucrânia poderia fornecer gás à Europa em troca dos equipamentos militares, para atenuar a crise energética gerada pela interrupção do fornecimento de gás russo —que elevou o preço da energia no continente ao mais alto já registrado.”

Notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418999 

Atentado em embaixada da Rússia no Afeganistão deixa ao menos 2 mortos

“Dois funcionários da embaixada russa em Cabul estão entre as seis pessoas mortas depois que um homem detonou explosivos perto da entrada da embaixada nesta segunda (5), segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia e autoridades afegãs. Quatro civis afegãos também morreram, e ao menos outras dez pessoas ficaram feridas. O Estado Islâmico reivindicou a autoria, de acordo com mensagem no canal do grupo no Telegram. (…) Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, um militante desconhecido detonou um dispositivo explosivo perto da entrada da seção consular da embaixada por volta das 10h50, horário de Cabul. A Rússia é um dos poucos países a manter uma embaixada em Cabul depois que o Talibã assumiu o país.”

Notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418997

Rússia diz que relações com Reino Unido devem piorar com troca de comando

“O Kremlin disse nesta segunda-feira (5) que as relações do país com o Reino Unido devem ficar piores com a troca do primeiro-ministro britânico, já que a disputa pela liderança foi dominada pela retórica anti-russa. Antes do anúncio de que Liz Truss derrotou o oponente Rishi Sunak da votação para a liderança do Partido Conservador e, consequentemente, do governo do Reino Unido, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que não espera nada positivo do resultado. Analistas políticos esperam que Truss mantenha a posição da Grã-Bretanha como uma dos apoiadoras mais ativas e vocais da Ucrânia, fornecendo armas e treinamento.”

Notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418990 

China acusa EUA de ciberataque a universidade especializada em pesquisa espacial

“A China acusou nesta segunda-feira os Estados Unidos de realizarem “dezenas de milhares” de ataques cibernéticos, o que levou ao roubo de dados confidenciais, inclusive em uma universidade financiada pelo governo especializada em pesquisa aeronáutica e espacial. Um relatório publicado hoje pelo Centro Nacional de Resposta a Emergências de Vírus de Computador da China acusa a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), a agência americana de inteligência militar, de “realizar dezenas de milhares de ciberataques maliciosos” no país asiático “nos últimos anos”, coletando mais de 140 gigabytes de dados de “grande valor”. (…) Pequim e Washington estão envolvidos em uma guerra de acusações cada vez mais acirrada sobre espionagem cibernética, com a China se tornando mais direta ao nomear agências governamentais americanas em suas acusações.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/09/china-acusa-eua-de-ciberataque-a-universidade-especializada-em-pesquisa-espacial.ghtml

Israel admite pela primeira vez que jornalista palestina foi morta por soldado israelense

“As Forças Armadas de Israel admitiram, pela primeira vez, que a jornalista palestino-americana Shireen Abu Akleh, um dos principais nomes da emissora al-Jazeera, do Catar, foi provavelmente morta por disparo de um soldado israelense. O gabinete do advogado-geral militar do país afirmou, no entanto, que não serão abertas investigações contra os envolvidos, pois “não há suspeitas de que um delito criminal tenha sido cometido”. Em pronunciamento feito nesta segunda-feira, o Exército de Israel confirmou que o cenário mais provável é que a repórter tenha sido confundida com um combatente palestino e baleada por um atirador de elite israelense. A instituição ainda não descarta que a morte possa ter sido causada por disparo de atiradores palestinos, mas admite a provável responsabilidade.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/09/israel-admite-pela-primeira-vez-que-jornalista-palestina-foi-morta-por-soldado-israelense.ghtml

Falta de alimentos atinge “ponto crítico” na Somália

“Com a atual situação de insegurança alimentar, “a Somália atingiu um ponto crítico”. A declaração conjunta foi divulgada por um grupo de agências de auxílio chamando a atenção global para o “risco imediato” para a vida de centenas de milhares de pessoas. O Comitê Permanente Interagências destaca que análises de segurança alimentar e nutricional mais recentes elevaram o alerta. O comunicado, emitido esta terça-feira, ressalta que a fome predomina na região centro-sul de Bay, cobrindo os distritos de Baidoa e Burhakaba. As agências preveem que a situação persista até março de 2023 “se a ajuda humanitária não for aumentada de forma significativa e imediata”. Na segunda-feira, o subsecretário-geral para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, disse que “a fome está à porta” no país do Chifre da África.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/09/1800191 

ONU lamenta morte de rainha Elizabeth II

“O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou a morte da rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. O chefe da ONU afirmou que como a mais longeva chefe de estado do Reino Unido, a rainha Elizabeth II era admirada em todo o mundo por sua graça, dignidade e dedicação. Ele adicionou que a presença da rainha foi “reconfortante através de décadas de profundas transformações, incluindo a descolonização da África e da Ásia e a evolução da comunidade internacional”, afirmou. Guterres lembrou que ela foi uma boa amiga das Nações Unidas, tendo visitado a sede em Nova Iorque por duas vezes num intervalo de 50 anos. O secretário-geral destacou que ela era fortemente comprometida com muitas causas ambientais e caridosas e falou de maneira comovente com os delegados que participaram das rodadas do clima da COP26 em Glasgow.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/09/1800471 

Morte da Rainha Elizabeth repercute entre líderes mundiais

“Líderes mundiais se manifestaram sobre a morte da rainha. As bandeiras americanas estão a meio mastro. A Rainha Elizabeth era mais que uma monarca. Ela definiu uma era. Assim começou Joe Biden. O presidente americano disse que enquanto o mundo se transformava nas últimas sete décadas, Elizabeth era uma presença de conforto e orgulho para várias gerações de britânicos: os que a ouviram como princesa falando na rádio, os que assistiram pela TV sua coroação e os que acompanharam o Jubileu de seus 70 anos de reinado na tela do celular. Biden se referiu a ela como uma chefe de Estado de constância e dignidade incomparáveis. Lembrou os encontros com a rainha e de como ela recebeu 14 presidentes americanos. Ex-presidentes americanos expressaram suas condolências. Donald Trump disse que não havia ninguém como ela. Barack Obama falou de generosidade. Bill Clinton, de dignidade. Além do Reino Unido, Elizabeth II era rainha de mais 14 países, incluindo o Canadá. O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que Elizabeth II era uma presença constante na vida dos canadenses e que o reinado dela vai se manter para sempre na história do país.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/09/08/morte-da-rainha-elizabeth-repercute-entre-lideres-mundiais.ghtml 

Desenvolvimento humano atrasado em 90% dos países

“O Relatório de Desenvolvimento Humano 2021/22, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, mostra o retrato de uma sociedade global atravessando múltiplas crises e que pode seguir uma tendência de crescentes privações e injustiças. A lista de eventos que causam grandes perturbações globais é grande. A pandemia de Covid-19 e a invasão russa na Ucrânia se somaram a amplas transformações sociais e econômicas. Confira os cinco destaques do relatório “Tempos incertos, vidas instáveis: Construir o futuro num mundo em transformação”. Pela primeira vez nos 32 anos em que Pnud calcula o Índice de Desenvolvimento Humano – que mede a saúde, a educação e o padrão de vida de uma nação – o número diminuiu globalmente por dois anos consecutivos. Isso sinaliza um aprofundamento da crise para muitas regiões. América Latina, Caribe, África Subsaariana e Sul da Ásia foram particularmente atingidos.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/09/1800371 

Coreia do Norte oficializa status de Estado nuclear e diz que ‘jamais’ abrirá mão de seu arsenal

“A Coreia do Norte aprovou, na manhã desta sexta-feira, uma lei oficializando o status de “Estado nuclear”, ampliando o conjunto de regras sobre o arsenal atômico do país, incluindo sobre em quais situações elas poderiam ser usadas, e estabelecendo que Pyongyang “jamais” abrirá mão de suas ogivas. Ao promulgar a política de Estado nuclear em lei, o status de nosso país como um Estado com armas nucleares tornou-se irreversível. Um dos pontos principais da nova legislação, que amplia um antigo código de conduta para o setor nuclear, de 2013, é a possibilidade de a Coreia do Norte lançar um ataque preventivo caso o governo perceba que uma ação com armas atômicas ou de destruição em massa “esteja ocorrendo ou seja iminente”, em especial contra a liderança do país ou “alvos estratégicos”.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/09/coreia-do-norte-oficializa-status-de-estado-nuclear-e-diz-que-jamais-abrira-mao-de-seu-arsenal.ghtml

Venezuela e Colômbia reabrem fronteira e retomam voos após cinco anos de interrupção

“Venezuela e Colômbia anunciaram nesta sexta-feira que reabrirão suas fronteiras terrestres e retomarão voos comerciais, suspensos há cinco anos, em meio ao processo de normalização das relações entre as duas nações após a posse do novo presidente colombiano, Gustavo Petro. Em 26 de setembro “abriremos conjuntamente as fronteiras entre Venezuela e Colômbia. Além disso, retomaremos os voos entre Caracas-Bogotá e Valência-Bogotá”, disse o presidente Nicolás Maduro no Twitter. “Confirmamos o compromisso do governo de restabelecer as relações de irmandade”, confirmou Petro. A companhia aérea Avianca, que cobria mais de 50% dos voos entre Caracas e Bogotá, suspendeu as operações de e para a Venezuela em julho de 2017, alegando que o fazia para “preservar a segurança” diante de “limitações operacionais”.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/09/venezuela-e-colombia-reabrem-fronteira-e-retomam-voos-apos-cinco-anos-de-interrupcao.ghtml 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *