Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 28 de janeiro a 3 de fevereiro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-Alemanha: Visita oficial ao Brasil do Chanceler Olaf Scholz

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no Palácio do Planalto, o Chanceler Federal da Alemanha, Olaf Scholz, no dia 30 de janeiro de 2023. O Presidente Lula e o Chanceler Scholz decidiram relançar a parceria estratégica entre Brasil e Alemanha, fortalecendo a cooperação no enfrentamento dos desafios globais, destacando-se a promoção da paz e segurança, a expansão das energias renováveis, o combate às alterações climáticas e o combate à pobreza. Também enfatizaram a necessidade de uma transformação socialmente justa, inclusiva e ecológica das economias, com base na Agenda 2030 e nos objetivos de desenvolvimento sustentável. O Presidente Lula e o Chanceler Scholz revisaram as principais questões globais. (…) Os líderes valorizam as intensas relações econômicas bilaterais entre Brasil e Alemanha. Ressaltaram a importância do aprofundamento das relações comerciais e destacaram a intenção de acelerar a conclusão das negociações de um acordo equilibrado entre o Mercosul e a União Europeia.”

Veja a íntegra do comunicado em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/comunicado-conjunto-visita-ao-brasil-do-chanceler-federal-da-alemanha-olaf-scholz-brasilia-30-de-janeiro-de-2023

Brasil-EUA: Concessão de agrément à Embaixadora designada do Brasil nos Estados Unidos

“O Governo brasileiro informa, com satisfação, que o Governo dos Estados Unidos da América concedeu agrément à Embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti como Embaixadora Plenipotenciária do Brasil naquele país. Maria Luiza Viotti foi Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York (2007-2013), Embaixadora em Berlim (2013-2016), Subsecretária-Geral da Ásia e do Pacífico (2016-2017) e Chefe de Gabinete do Secretário Geral das Nações Unidas (2017-2021). De acordo com a Constituição, a designação será submetida à apreciação do Senado Federal.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/concessao-de-agrement-a-embaixadora-designada-do-brasil-nos-estados-unidos-da-america

Posse de Jarbas Barbosa como Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

“Os Ministérios das Relações Exteriores e da Saúde têm a satisfação de anunciar que o Dr. Jarbas Barbosa tomou posse hoje, 31 de janeiro, em Washington, como Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mandato 2023-2028. A Ministra da Saúde, Nisia Trindade, chefiou a delegação brasileira que participou da cerimônia. O Brasil renova seu compromisso de longo prazo com a cooperação e a solidariedade interamericanas para a realização do direito de toda pessoa de desfrutar o mais elevado nível possível de saúde física e mental. Reforça, ainda, seu papel no cenário internacional de saúde, que tem no Sistema Único de Saúde (SUS) uma referência mundial de sistema público universal.

A Organização Pan-Americana da Saúde completou 120 anos em 2022. É a agência especializada em saúde do Sistema Interamericano e também atua como Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da sede em Washington, conta com 27 representações e três centros especializados nos países das Américas.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/nota-a-imprensa-do-ministerio-das-relacoes-exteriores-e-do-ministerio-da-saude-posse-de-jarbas-barbosa-como-diretor-da-organizacao-pan-americana-de-saude-opas

Atentado no Paquistão – Nota do Itamaraty

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, de atentado ocorrido em 30 de janeiro, em mesquita na cidade de Peshawar, no Paquistão, que provocou a morte de 100 pessoas e deixou cerca de 225 feridos. Ao expressar condolências aos familiares das vítimas, votos de plena recuperação aos feridos e solidariedade ao povo e ao governo do Paquistão, o Brasil reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/atentado-no-paquistao-atentado-no-paquistao

Novos secretários do Ministério das Relações Exteriores

“O Ministério das Relações Exteriores tem a satisfação de informar, com base em sua nova estrutura organizacional, estabelecida pelo Decreto 11.357, de 1° de janeiro de 2023, os seguintes nomes escolhidos para a chefia das secretarias do Itamaraty:

– Secretaria de África e Oriente Médio (SAOM): Embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte;

– Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente (SECLIMA): Embaixador André Aranha Corrêa do Lago;

– Secretaria de Assuntos Multilaterais Políticos (SAMP): Embaixador Carlos Márcio Bicalho Cozendey;

– Secretaria de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia e Inovação e Cultura (SPTC): Embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto;

– Secretaria de Europa e América do Norte (SEAN): Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes;

– Secretaria de Ásia e Pacífico (SEASP): Embaixador Eduardo Paes Saboia;

– Secretaria de Assuntos Econômicos e Financeiros (SAEF): Embaixador Mauricio Carvalho Lyrio;

– Secretaria de América Latina e Caribe (SALC): Embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan;

– Secretaria de Gestão Administrativa (SGAD): Embaixadora Fátima Keiko Ishitani;

– Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos (SECCJ): Embaixador Leonardo Luís Gorgulho Nogueira Fernandes.

A nova estrutura do Itamaraty contempla a criação de três novas secretarias, com o objetivo de redistribuir tarefas e voltar a conferir prioridade a temas fundamentais da política externa brasileira, entre eles o de clima e meio ambiente e o atendimento às comunidades brasileiras no exterior.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/novos-secretarios-do-ministerio-das-relacoes-exteriores

Brasil-França: SG-MRE recebe representantes de Estado franceses para Américas 

“A Secretária-Geral, Embaixadora Maria Laura da Rocha, recebeu ontem (31/01) visita da Diretora para Américas do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Michèle Ramis, e do Conselheiro para Américas do Presidente francês, Walid Fouque. Conversaram sobre a retomada das bases da parceria estratégica entre o Brasil e a França, incluindo nas agendas de meio ambiente, defesa, ciência e tecnologia, cooperação transfronteiriça e coordenação no Conselho de Segurança da ONU. Também trataram dos preparativos para a visita ao Brasil, na próxima semana, da Ministra da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Catherine Colonna. Será a primeira visita de chanceler da França ao Brasil desde 2019.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1620786448944484354

Reunião do Ministro das Relações Exteriores com a Ministra da Igualdade Racial

“O Ministro Mauro Vieira encontrou-se hoje (01/02) com a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Debateram temas de interesse das duas pastas para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial em fóruns multilaterais e na cooperação bilateral com outros países.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1620909332429737985

Brasil-Bangladesh: SG-MRE recebe o Secretário de Comércio do Bangladesh

“A Secretária-Geral, Embaixadora Maria Laura da Rocha, recebeu hoje (01/02) o Secretário de Comércio do Bangladesh, Tapan Ghosh. Conversaram sobre formas de intensificar as relações econômicas bilaterais, principalmente o comércio, que atingiu recorde de US$ 2,5 bilhões em 2022. O Secretário de Comércio também manteve reuniões com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e com empresários dos setores de óleos vegetais, açúcar e proteína animal. Bangladesh é o oitavo país mais populoso do mundo, com economia em crescimento.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1620921125646499840

Brasil-EUA: SG-MRE recebe credenciais da Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil

“A Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, apresentou cópias figuradas de suas credenciais hoje à Secretária-Geral do MRE, Embaixadora Maria Laura da Rocha. Conversaram sobre a visita do presidente Lula a Washington e sobre temas da relação bilateral. Abordaram o relançamento da parceria entre os dois países, centrada na defesa da democracia, no respeito aos direitos humanos e na cooperação contra a mudança do clima.  A chegada da Embaixadora Bagley ao Brasil coincide com a concessão de “agrément” à Embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti como chefe da Embaixada do Brasil em Washington.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1621168926058242050

Brasil-Noruega: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Chanceler Mauro Vieira conversou por telefone com a Ministra das Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, sobre a renovação das relações bilaterais e o acordo MERCOSUL-EFTA. Os Ministros também coordenaram posições em temas relevantes da agenda internacional, como meio-ambiente e mudança do clima, inclusive sobre a parceria no Fundo Amazônia, além do conflito na #Ucrânia e o processo de paz no Oriente Médio.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1621187617852203011

Brasil-Turquia: SG-MRE recebe credenciais do Embaixador turco no Brasil

“O embaixador turco , Halil Ibrahim Akça, apresentou cópias figuradas das cartas credenciais à Secretária-Geral do MRE, embaixadora Maria Laura da Rocha. Trataram das relações bilaterais e de temas regionais. Os países mantêm parceria estratégica desde 2010. O Brasil é o principal parceiro comercial da Turquia na América do Sul. Em 2022, a corrente de comércio alcançou U$ 4,9 bilhões, recorde histórico. O superávit brasileiro nas trocas bilaterais supera a casa de US$ 2 bilhões.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1621258306315493376

Brasil-Rússia: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro Mauro Vieira conversou hoje, por telefone, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, que aproveitou a oportunidade para renovar os cumprimentos pela posse do Presidente Lula. Os Ministros concordaram em manter encontro no futuro próximo.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1621262431103098883

Apoio do Brasil à reeleição do Diretor-Geral da FAO, Qu Dongyu

“O Governo brasileiro expressa seu apoio à candidatura do Dr. Qu Dongyu à reeleição ao cargo de Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), nas eleições previstas para ocorrer durante a 43ª Sessão da Conferência da FAO, a realizar-se em Roma, de 1 a 7 de julho próximo. Qu Dongyu foi eleito para o cargo de Diretor-Geral da FAO em 2019, tendo contado então com o respaldo do Brasil. Desde que assumiu a liderança da FAO, o Dr. Qu tem atuado em prol de reformas estruturantes na Organização e por maior apoio aos Estados membros no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O endosso à candidatura em questão reflete o reconhecimento das credenciais e da exitosa gestão do Diretor-Geral Qu Dongyu à frente da FAO. A Organização é de fundamental interesse para o Brasil, ator relevante nos temas de competência da FAO, à luz da importância de seu setor agrícola para a produção e exportação de alimentos, bem como de suas políticas públicas de combate à fome, alimentação escolar, desenvolvimento agrário e agricultura familiar, entre outras, nas quais o país é internacionalmente reconhecido.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/apoio-do-brasil-a-reeleicao-do-diretor-geral-da-fao-qu-dongyu

Apresentação de cartas credenciais de 9 novos embaixadores estrangeiros no Brasil

“Mais um passo para fortalecer as relações internacionais do Brasil! Nessa sexta-feira (3), o presidente Lula recebeu 9 embaixadores que entregaram suas cartas credenciais para atuarem no Brasil. As reuniões aconteceram no Palácio do Planalto com representantes das seguintes nações: Estados Unidos, China, Reino Unido, Síria, Zimbábue, El Salvador, República Tcheca, Filipinas e Turquia.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govbr/status/1621503896404496389

SG-MRE recebe o representante do BID no Brasil

“A Secretária-Geral do Itamaraty, embaixadora Maria Laura da Rocha, recebeu o representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no Brasil, Morgan Doyle. Conversaram sobre a agenda de cooperação entre Brasil e BID, com foco em infraestrutura sustentável, mudança climática e cooperação amazônica. O Banco Interamericano de Desenvolvimento é a principal fonte de financiamento de projetos para a América Latina e o Caribe, com uma carteira no Brasil de US$ 9 bilhões. Somos o país com o maior número de projetos ativos (81) no BID. Eleito no final de 2022, Ilan Goldfajn tornou-se o primeiro brasileiro a presidir o BID. Sua presidência terá como prioridade a promoção do desenvolvimento social, o combate à mudança climática e os investimentos sustentáveis.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1621581846210289666


Guterres condena ataque à mesquita que matou 59 pessoas no Paquistão

“O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou veementemente o ataque suicida contra uma mesquita em Peshawar, no noroeste do Paquistão. Pelo menos 59 pessoas foram mortas e mais de 150 ficaram feridas. Em nota, ele afirmou que a liberdade de religião ou crença, incluindo a capacidade de prestar culto em paz e segurança, é um direito humano universal. Segundo agências de notícias, um homem-bomba invadiu a mesquita nesta segunda-feira quando centenas de policiais se encontravam no local para fazer suas orações, no início da tarde. A cidade de Peshawar está localizada perto da fronteira com o Afeganistão. António Guterres expressou condolências às famílias das vítimas e pronta recuperação aos feridos.  Ele disse que a ONU está ao lado do Paquistão nos esforços do país para enfrentar o terrorismo e o extremismo violentos.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/01/1808977

Dois anos após golpe, Mianmar vive crise humanitária profunda

“Neste 1 de fevereiro, faz dois anos do golpe militar em Mianmar, a antiga Birmânia. Segundo as Nações Unidas, o país tem sofrido um regresso, desde então, em todas as áreas mergulhando, ainda mais, numa crise humanitária profunda. A declaração é do alto comissário de Direitos Humanos da ONU, Volker Türk. Segundo ele, ao derrubar um governo eleito democraticamente, os militares birmaneses aprofundaram o país numa crise econômica, social, cultural, política, civil e de direitos humanos. A ONU afirma que fontes críveis dão conta de 2.890 mortes pelas mãos dos militares desde o início do golpe. Deste total, 767 morreram sob custódia do Estado. E por causa da violência, 1,2 milhão de birmaneses se tornaram deslocados internos. A quantidade de pessoas que deixaram o país ultrapassa 70 mil. E antes do golpe, 1 milhão de muçulmanos rohingya já tinham fugido por causa de ataques e perseguição.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/01/1808897

Necessidade de reforma na Venezuela é reconhecida por todos, diz alto comissário da ONU

“Denúncias de detenção arbitrária e tortura, foi o que ouviu o alto comissário de Direitos Humanos da ONU, após encerrar, no sábado, uma visita oficial da Venezuela. Volker Türk disse que a necessidade de reforma em todo o espectro político e social do país latino-americano é reconhecida por todos. Falando a jornalistas, em Caracas, ele afirmou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou publicamente sua disposição de trabalhar para melhorar o sistema de justiça. O alto comissário ofereceu apoio de sua equipe. Segundo o chefe de Direitos Humanos da ONU, esta é uma área fundamental para a reforma. Além de Maduro, Volker Türk também se reuniu com a vice-presidente Delcy Rodriguez, altos funcionários do governo, juristas, membros da oposição, representantes da sociedade civil e de povos indígenas além de vítimas de violações de direitos humanos.

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/01/1808952

Novo chefe das forças de paz na RD Congo quer ampliar grupo brasileiro na selva

“Em março, a Missão de paz da ONU na República Democrática do Congo, Monusco, deve receber um novo comandante: o general brasileiro Otávio Rodrigues de Miranda Filho. Com uma vasta carreira no Exército, ele deve comandar mais de 13 mil integrantes da Monusco, que é uma das maiores missões de paz da ONU no mundo. A operação conta com uma pequena equipe de guerreiros da selva, formada por 13 brasileiros. Um dos maiores focos de vulnerabilidade é justamente a passagem de elementos armados pela mata. O leste da RD Congo é foco de grande instabilidade por causa da presença de grupos armados não-estatais que realizam ataques a militares e a civis. A procura pelo apoio brasileiro foi feita logo no início das operações, como contou o general de Miranda Filho, nesta entrevista do Rio de Janeiro.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/01/1808872

Relatores da ONU pedem investigação de possíveis crimes de guerra no Mali

“Relatores de direitos humanos da ONU* pediram nesta terça-feira uma investigação independente e imediata sobre graves abusos dos direitos humanos e possíveis crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no Mali. Segundo os especialistas, as violações foram cometidas pelas forças do governo maliano e por mercenários do Grupo Wagner, que tem sede da Rússia. Desde 2021, os relatores estão recebendo denúncias de execuções terríveis, valas comuns, atos de tortura, estupro e violência sexual. São casos de saques, detenções arbitrárias e desaparecimentos forçados na região de Mopti, que fica no centro do Mali, e outras partes. Os relatores estão preocupados com relatos críveis de que, ao longo de vários dias no final de março passado, as forças armadas do Mali e militares particulares do Grupo Wagner, teriam executado centenas de pessoas.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/01/1809022

Médico brasileiro Jarbas Barbosa começa trabalho à frente da OMS nas Américas

“O médico brasileiro Jarbas Barbosa assume o posto de diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas. Para ele, trata-se de um período em que os países da região enfrentam um cenário epidemiológico complexo, com a persistência de doenças transmissíveis. O novo chefe da Opas destacou ainda o risco de surtos e epidemias nas Américas, associado ao aumento de doenças crônicas, aos danos causados por acidentes de trânsito, à violência e aos impactos da mudança climática. Ao ser empossado, em Washington, nesta terça-feira, Jarbas Barbosa disse que a região precisa de sistemas de saúde fortes e resilientes que possam desempenhar de forma adequada todas as funções essenciais do serviço público.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/02/1809082

Angola e Moçambique aderem à iniciativa para erradicar Aids em crianças até 2030

“Ministros e representantes de 12 países africanos fizeram um compromisso e traçaram planos para acabar com a Aids infantil até 2030.  Na lista encontram-se Angola e Moçambique. Atualmente, em todo o mundo, um menor morre de causas relacionadas à doença a cada cinco minutos. A Declaração de Dar-es-Salaam sobre o fim da Aids em crianças foi endossada por unanimidade, na Tanzânia, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para acabar com a Aids infantil. A meta é garantir que todos os menores com HIV tenham acesso a tratamento e que as mães soropositivas tenham bebês sem HIV eliminando a chamada transmissão vertical. Os países com alta carga de HIV que aderiram à aliança na primeira fase são: Angola, Camarões, Cote d’Ivoire ou Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Quênia, Moçambique, Nigéria, África do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/02/1809087

Sunak completa 100 dias no poder sob pressão de greves, crises e ameaça de recessão

“O Reino Unido deu nesta semana uma amostra do que foram os primeiros cem dias do governo de Rishi Sunak: greves, escândalos e economia em crise. Desde o último domingo (29), o premiê britânico precisou demitir um membro do seu gabinete, foi alertado de que seu país pode ser a única economia avançada a terminar o ano em recessão e enfrentou o maior dia de greves em mais de uma década. Sunak, 42, assumiu o cargo em 25 de outubro, como o primeiro líder britânico não branco, o mais jovem em dois séculos e mais rico do que o rei Charles 3º. Chegou como o terceiro premiê do ano, depois das renúncias de Liz Truss e Boris Johnson —marcados, respectivamente, por péssimas decisões na área econômica e festas inapropriadas durante a pandemia. Sunak prometia, cem dias atrás, pautar seu governo pela “integridade, profissionalismo e responsabilidade em todos os níveis”.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/02/sunak-completa-100-dias-no-poder-sob-pressao-de-greves-crises-e-ameaca-de-recessao.shtml

Papa reza por fim da violência na RDC diante de mais de um milhão em 2º dia na África

“Após um discurso inflamado em seu primeiro dia na República Democrática no Congo, o papa Francisco diminuiu o tom, mas manteve o enfoque político ao rezar uma missa em Kinshasa nesta quarta-feira (1º). Mais de um milhão de pessoas compareceram ao evento, realizado na pista de um aeroporto voltado para membros do governo. Milhares dos presentes passaram a madrugada no local à espera do pontífice. Se, na véspera, Francisco apontou o dedo para a comunidade internacional —segundo ele, culpada de submeter o país africano a um “colonialismo econômico” e fechar os olhos para as consequências— , desta vez ele se voltou à violência que assola a RDC há décadas —dados da ONU indicam que conflitos armados desalojaram 5,7 milhões de congoleses internamente e levaram quase um quarto da população de 96 milhões a enfrentar níveis severos de fome.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/02/papa-reza-por-fim-da-violencia-na-rdc-diante-de-mais-de-um-milhao-em-2o-dia-na-africa.shtml

Em um ano, número de refugiados rohingya no sudeste da Ásia mais que triplicou

“Nos últimos meses, o número de refugiados rohingya que chegaram ao sudeste da Ásia por rotas marítimas e terrestres aumentou drasticamente. A minoria de origem muçulmana afirma ser alvo de uma perseguição sistêmica em Mianmar. De acordo com a Organização Internacional para Migrações, OIM, no ano passado, foram quase 3,3 mil chegadas para Indonésia, Malásia e Tailândia.  Em comparação a 2021, a alta representa o triplo de entradas. Segundo agências de notícias, os refugiados fazem trajetos perigosos em busca de uma vida melhor fora dos acampamentos superlotados em Bangladesh. Outras razões são o aumento da criminalidade nesses campos e a falta de oportunidades de educação e trabalho. Somente nos primeiros 23 dias deste ano, foram registradas 300 chegadas. Com isso, a agência da ONU está ampliando suas operações para dar assistência aos refugiados.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/02/1809142

Agência da ONU investe em sistemas alimentares mais sustentáveis na África

“O Fundo Internacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento Agrícola e o Banco Africano do Desenvolvimento unem forças para resolver problemas de produtividade agrícola em África,  produzindo alimentos de forma sustentável no continente. A intenção foi formalizada num acordo que vai apoiar à Missão Pan-Africana, 1 para 200, cujo foco é aumentar a produção agrícola, dobrando os níveis de produtividade através da expansão das agrotecnologias, investindo no acesso aos mercados e promovendo pesquisa e desenvolvimento agrícola. A ação surge num contexto em que a segurança alimentar de milhões de africanos continua a ser afetada pela subida dos preços dos alimentos e dos combustíveis. A situação pode ser agravada ainda mais pelas ameaças de uma crise de dívida em alguns países.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/02/1809112

Relatores da ONU querem investigação sobre espionagem contra políticos na Espanha

“Pelo menos 65 políticos e ativistas da Catalunha foram alvos de um programa de espionagem complexo e sofisticado durante a campanha pela emancipação da região na Espanha, em 2017. Com base nessa denúncia, um grupo de relatores de direitos humanos* da ONU pediu às autoridades espanholas que investiguem o caso. Além dos líderes catalães, as ações de espionagem teriam invadido dispositivos de deputados do Parlamento Europeu, legisladores e juristas e integrantes de organizações da sociedade civil. Os instrumentos utilizados foram os softwares Pegasus e Candiru. Após o referendo sobre a independência da Catalunha, em 2017, as autoridades da Espanha prenderam os líderes do movimento, acusados de sedição ou rebelião. A maioria dos incidentes de espionagem teria ocorrido pouco depois da campanha.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/02/1809162

Filipinas liberam mais bases militares aos EUA, e China fala em perigo à paz na região

“Em movimento que reaproxima as Filipinas dos EUA em meio a um cenário de tensão no Indo-Pacífico, especialmente devido às ameaças da China contra Taiwan, ilha que o gigante asiático vê como uma província rebelde, Manila concedeu a Washington nesta quinta (2) maior acesso às suas bases militares. Agora, os americanos ampliarão a cooperação com o arquipélago em mais quatro instalações, o que eleva o total a nove, na maior presença armada dos EUA no país em cerca de 30 anos. O trato não prevê presença permanente ou novas bases comandadas apenas por Washington. As localizações das bases não foram oficialmente divulgadas, mas, de acordo com Carlito Galvez Jr., secretário de Defesa das Filipinas, o governo de Joe Biden pediu para usar instalações em Luzon, maior ilha do país e próxima de Taiwan, e em Palawan, no sudoeste, perto das disputadas ilhas Spratly.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/02/filipinas-liberam-mais-bases-militares-aos-eua-e-china-fala-em-perigo-a-paz-na-regiao.shtml

Líderes da UE visitam Ucrânia em meio a alertas de nova mobilização russa no leste

“Vista como demonstração da aproximação entre Ucrânia e União Europeia, a visita de líderes do bloco a Kiev nesta quinta-feira (2) ocorre em meio a uma escalada dos conflitos no leste do país —e à expectativa de um cenário ainda mais devastador no final do mês, quando a guerra completa um ano. O prognóstico foi anunciado pelo ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Keznikov, no dia anterior. À imprensa francesa ele afirmou que a Rússia planeja uma grande ofensiva para coincidir com o primeiro aniversário dos combates, em 24 de fevereiro, pondo em campo as tropas mobilizadas pelo Kremlin no fim do ano passado. O número oficial de soldados convocados é de 320 mil, mas Keznikov alegou que o efetivo parece estar mais próximo dos 500 mil homens, que já estariam se organizando nas fronteiras.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/02/oficiais-da-uniao-europeia-visitam-kiev-em-meio-a-escalada-da-guerra-no-leste.shtml

EUA adiam visita de secretário de Estado à China após Pentágono encontrar balão

“Em meio a uma nova escalada das tensões entre EUA e China, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, chefe da diplomacia americana, decidiu adiar uma viagem a Pequim prevista para domingo (5). O estopim da crise mais recente foi o anúncio pelo Pentágono da descoberta de um balão chinês sobrevoando o território americano. Washington afirma que o objeto seria um instrumento de espionagem, enquanto Pequim diz ser um equipamento de pesquisas, sobretudo meteorológicas, que saiu da rota. O episódio se soma a um caldeirão de instabilidades que incluem desde planos do novo presidente da Câmara dos Deputados dos EUA de visitar Taiwan à expansão militar americana no Sudeste Asiático e o cerco comercial a empresas de tecnologia chinesas. Assim, a viagem, cujo objetivo inicial era tentar avançar no apaziguamento das tensões entre as duas maiores potências mundiais, ficou insustentável.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/02/eua-adiam-visita-de-secretario-de-estado-a-china-apos-pentagono-encontrar-balao.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *