Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 25 de setembro a 1º de outubro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil na ONU: Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia – Nota Conjunta

O Presidente Jair Bolsonaro participou, em 24 de setembro, do Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia, realizado de modo virtual à margem do Debate Geral da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento é a primeira grande iniciativa da ONU na área nos últimos 40 anos e teve por objetivo promover a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – “Garantir acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos”. Em uma nota conjunta sobre a participação do Brasil na reunião, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério de Minas e Energia registraram: “O governo brasileiro apresentou dois pactos energéticos voluntários, participou ativamente das atividades do Diálogo e engajou o setor privado nacional. Diversos grupos nacionais apresentaram compromissos e objetivos em matéria de energia limpa, entre os quais Vale, Itaipu e Eletrobrás.”

Veja a nota completa aqui


Brasil-Argentina: Conversa do Ministro Carlos França com o novo Chanceler, Santiago Cafiero

“O Ministro Carlos França manteve hoje (28/09) conversa telefônica com o novo Ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero. Ao felicitá-lo pela assunção do cargo, manifestou a disposição de trabalhar em prol dos projetos de interesse comum. O Ministro França tratou da modernização do Mercosul, tendo o Ministro Santiago Cafiero manifestado a disposição do governo argentino em avançar na agenda de integração da infraestrutura física e energética entre os dois países.”

Veja o informativo oficial aqui


Brasil-Chile: Aprovação do Acordo de Livre Comércio (ALC) pelo Senado Federal

“O Senado Federal aprovou ontem, 28/9, o Acordo de Livre Comércio (ALC) Brasil-Chile. O ALC, assinado em 2018, já havia sido aprovado pelo Congresso chileno e está pronto para entrar em vigor. O ALC impulsionará a integração do Brasil com a Bacia da Ásia-Pacífico e também favorecerá o intercâmbio entre Brasil e Chile, ao englobar serviços, investimentos, compras públicas, regulação, comércio e propriedade intelectual. O Acordo trará benefícios ao Brasil, como acesso ao mercado chileno de compras públicas, reconhecimento da cachaça brasileira e agilização da exportação de produtos de origem animal, em linha com a política de abertura e modernização comercial do governo.”

Veja o informativo oficial aqui


Brasil-China: Comunicado sobre o atentado contra o Consulado Geral da China

“O Ministério das Relações Exteriores recebeu com satisfação a informação do Departamento de Polícia da Capital do Rio de Janeiro de que as investigações sobre o atentado cometido contra o Consulado Geral da China naquela cidade estão sendo conduzidas com celeridade e presteza. Reiteramos a todas as representações diplomáticas e consulares da China e às demais missões estrangeiras acreditadas junto ao governo brasileiro que todos os esforços serão empregados para elucidar o caso e levar o responsável ou responsáveis à Justiça, e também para proteger a segurança do corpo diplomático e consular acreditado no Brasil.”

Veja a nota oficial aqui


Reeleição do Embaixador Flávio Roberto Bonzanini ao cargo de SG-OPANAL

“O Governo brasileiro recebeu hoje, com grande satisfação, a notícia da reeleição do Embaixador Flávio Roberto Bonzanini, por aclamação, ao cargo de Secretário-Geral da Agência para a Proscrição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe (OPANAL), sediada na Cidade do México. A recondução do Embaixador Bonzanini reflete o reconhecimento pelos parceiros regionais das credenciais da diplomacia brasileira e do compromisso do Brasil com o desarmamento nuclear. A OPANAL é peça essencial para a preservação da América Latina e Caribe como zona livre de armas nucleares. O Embaixador assumirá seu segundo mandato em 1/1/2022, por período de 4 anos.”

Veja a nota oficial aqui


Brasil-Bolívia: Declaração do Itamaraty a respeito da situação na Bolívia

“O Governo brasileiro lamenta as declarações do Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, feitas na última semana em entrevista, em Nova York, no sentido de atribuir, sem fundamento, participação do Embaixador do Brasil em La Paz em alegada “ruptura da ordem constitucional” boliviana. O Governo brasileiro reafirma seu compromisso com a plena vigência do Estado democrático de direito nos países da região e reitera sua disposição de levar adiante relacionamento respeitoso e construtivo com as autoridades bolivianas, a fim de promover o tratamento dos diversos temas de interesse comum das duas sociedades e países.”

Veja a nota oficial aqui


Relações Brasil-Colômbia – Conferência do Embaixador do Brasil em Bogotá

“A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) promoveu a conferência do Embaixador do Brasil em Bogotá, Luís Antonio Balduino Carneiro, sobre as relações Brasil-Colômbia, em 29 de setembro. O evento integra o II Ciclo de Conferências sobre a Política Externa Brasileira, uma parceria do Ministério das Relações Exteriores e da FUNAG com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).”

Assista à íntegra da conferência aqui

 

Mais de 50 países não atingem meta da OMS de vacinar 10% da população contra Covid

“Em maio deste ano, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabeleceu três metas para a vacinação contra a Covid-19 no mundo: 10% da população de cada país teria de ser vacinada até o fim de setembro, 40% até dezembro e 70% até o meio de 2022. Apesar dos apelos da organização para que os governos com mais recursos doem parte de seus estoques a países pobres, o primeiro desses marcos já não deve ser atingido. A uma semana do fim do prazo, mais de 50 países não chegaram lá, e só 2% das pessoas em nações de baixa renda receberam ao menos uma dose. A maioria dos que estão atrasados fica na África, continente que, como um todo, está ainda na faixa de 4% de imunização total —a média da Europa já passa dos 50%. Benin, República Democrática do Congo, Chade, Guiné-Bissau e Etiópia, entre outros, não chegaram nem a 1% da população vacinada.” (Flávia Mantovani, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Ataque com carro-bomba perto de palácio presidencial deixa mortos na Somália

“Oito pessoas morreram neste sábado (25) em Mogadíscio, a capital da Somália, em um ataque com carro-bomba em um posto de controle próximo do palácio presidencial, cuja autoria foi reivindicada por um grupo extremista islâmico, informou a polícia. O ataque acontece no momento em que o chefe de Estado, Mohamed Abdullahi Mohamed, que também é conhecido como Farmajo, e o primeiro-ministro, Mohamed Roble, travam uma disputa, que já dura semanas, sobre demissões e nomeações dentro do aparato de segurança. O atentado foi reivindicado através de um breve comunicado pelo grupo Al Shabab, que é próximo da Al Qaeda e luta desde 2007 para derrubar o governo somali.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Timor-Leste fecha debates da Assembleia Geral pedindo igualdade nas vacinas e ação pelo clima

“Timor-Leste foi o último país a discursar na 76ª Assembleia Geral nesta segunda-feira. A mensagem do chefe de Estado timorense foi apresentada pelo embaixador Karlito Nunes. Fechando os debates, o representante permanente timorense junto às Nações Unidas iniciou seu discurso lembrando das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 nos últimos meses. De acordo Nunes, o país vacinou cerca de 30% de sua população adulta graças à ajuda de parceiros internacionais. Embora a imunização esteja avançando em Timor-Leste, Nunes lembrou que outros países de baixo rendimento imunizaram apenas 1% da população. Por esse motivo, o diplomata reforçou que a comunidade internacional deve agir para diminuir essa diferença, já que “sem acesso igual às vacinas, muitos países não serão capazes de proteger as pessoas do vírus”.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Conselho de Segurança pede evolução nos acordos para banir armas nucleares

“O Conselho de Segurança se reuniu nesta segunda-feira, no 25º aniversário do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares. No evento, a ONU se juntou a apelos em favor da renovação do comprometimento dos Estados-membros no banimento de testes nucleares e proliferação de armas de destruição em massa. Falando sobre o sucesso da iniciativa, o secretário-executivo da Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares, Robert Floyd, destacou o alto número de países aderentes. Além disso, Floyd também ressaltou que o documento criou e sustentou uma poderosa norma contra os testes. No entanto, embora o tratado tenha 185 assinaturas, o documento ainda não está vigente pois ainda aguarda a ratificação de oito países que possuem a tecnologia. O grupo inclui Estados Unidos, China, Irã, Israel, Egito, Índia, Paquistão e Coréia do Norte.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


TPI quer retomar investigação sobre crimes de guerra cometidos no Afeganistão

“O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional, TPI, pediu autorização urgente aos juízes do órgão para retomar as investigações de crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no Afeganistão. O argumento de Karim Khan é que no país sob os novos governantes Talibãs “não há mais a perspectiva de investigações domésticas genuínas e eficazes”. O pedido, feito esta segunda-feira, vem na sequência de uma investigação feita pela antiga promotora Fatou Bensouda que teve o aval dos juízes de março de 2020. A apuração cobriria crimes supostamente cometidos por forças do governo afegão, pelo Talibã, por tropas americanas e agentes de inteligência dos Estados Unidos desde 2002.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Obstáculos para coalizão na Alemanha vão da economia à diplomacia

“Após as apertadas eleições alemãs deste domingo (26), os partidos do país se propuseram a formar uma coalizão antes do Natal. O mais provável é que os sociais-democratas (SPD) ou os democratas-cristãos (CDU), primeiro e segundo lugar, respectivamente, liderem um governo em aliança com Os Verdes e os liberais do FDP. Para alcançar a maioria do Bundestag —o Parlamento alemão—, o novo governo deve reunir 368 deputados. É aí que entram Os Verdes, que conseguiram 118 cadeiras, e o FDP, com 92. As divergências que devem tornar as negociações entre os partidos ainda mais difíceis passam pela forma como o novo governo lidará com orçamento, dívida pública, políticas sociais e ambiente, além de qual será o tom nas relações com a Rússia e a China.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Com submarinos nucleares, Austrália ‘tomou um lado’ nas disputas entre China e EUA, diz especialista

“Professora na Universidade Monash e uma das maiores especialistas australianas em segurança marítima internacional, Maria Rublee passou as últimas semanas ocupada. Ela foi uma das primeiras acadêmicas do país a expressar críticas ao Aukus, o pacto militar firmado por Canberra com o Reino Unido e os Estados Unidos e que exasperou o governo comunista em Pequim. Maior compromisso militar assinado entre os três países desde a Segunda Guerra, o Aukus vai permitir à Austrália montar sua primeira frota de submarinos a propulsão nuclear, além de prever a transferência de tecnologia quântica, inteligência artificial e técnicas de proteção cibernética. O anúncio pegou diplomatas da região de surpresa. Além de sinalizar o que pode ser o início de uma grande marinha com propulsão nuclear global, as intenções dos países signatários são claras: conter a China.” (Igor Patrick, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Covid provoca maior queda da expectativa de vida desde a Segunda Guerra

“O impacto da pandemia de Covid-19 nos índices de mortalidade alcançou em 2020 uma magnitude não testemunhada desde a Segunda Guerra Mundial, na Europa Ocidental, ou desde a dissolução da União Soviética, na Europa Oriental. As conclusões são de um estudo publicado neste domingo (26) no International Journal of Epidemiology e conduzido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Universidade do Sul da Dinamarca. O levantamento conclui ainda que a expectativa de vida ao nascer caiu, de 2019 para 2020, em 27 dos 29 países analisados —os dados são de 27 nações europeias, além de EUA e Chile; o Brasil não entrou na análise.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Exigências de embaixadas brasileiras inviabilizam visto humanitário para afegãos

“Novas exigências feitas por embaixadas brasileiras estão inviabilizando a obtenção do visto humanitário por afegãos que tentam fugir do Talibã, afirmam entidades e pessoas que tentam requerer o documento desde que a possibilidade foi anunciada pelo governo federal, no último dia 3. Apesar de a portaria que regulamenta o visto determinar que os solicitantes apresentem quatro documentos —passaporte, comprovante de meio de transporte para o Brasil, atestado de antecedentes criminais e formulário oficial preenchido—, eles estão tendo de provar que serão mantidos durante ao menos seis meses por alguma organização que banque uma longa lista de despesas.” (Flávia Mantovani e Mayara Paixão, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Chefe do Estado-Maior dos EUA alerta para possíveis ataques da Al Qaeda e do Estado Islâmico

“O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, reconheceu nesta terça-feira em depoimento no Congresso que o rápido colapso do Afeganistão pegou o Pentágono de surpresa e também assumiu erros de cálculo de sua pasta ao interpretar sinais como corrupção e desmoralização do Exército afegão diante do avanço do Talibã, bem como a “liderança medíocre” do Governo de Cabul. A oposição republicana esperava esta convocação —como a do secretário de Estado, Antony Blinken, há duas semanas— para tirar vantagem política da retirada precipitada do Afeganistão, que encerrou oficialmente 20 anos de intervenção militar no país da Ásia Central e deixou o caminho livre para uma possível reorganização da Al Qaeda e do Estado Islâmico, o que constitui “uma ameaça real para os Estados Unidos”, segundo o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto, que também falou na audiência.” (María Antonia Sánchez-Vallejo, El País)

Clique aqui para ver a notícia completa


Senadores dos EUA pedem a Biden ‘sérias consequências’ caso Bolsonaro cause ruptura democrática

“O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado americano, o democrata Bob Menendez, e outros três parlamentares enviaram nesta terça (28) uma carta instando o governo de Joe Biden a deixar claro para Jair Bolsonaro que qualquer ruptura democrática no Brasil “terá sérias consequências”. Na missiva enviada ao secretário de Estado, Antony Blinken, os senadores advertem que o presidente brasileiro vem fazendo ameaças de rompimento da ordem constitucional no país, usando uma linguagem “irresponsável” e gestos de intimidação contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Dado que o Brasil é uma das maiores democracias e economias do mundo e um dos principais aliados dos EUA na região, a deterioração da democracia brasileira tem implicações no hemisfério e além”, dizem os senadores na carta, a que a Folha teve acesso.” (Patrícia Campos, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Talibã vai adotar Constituição do tempo do rei até escrever nova Carta

“Em mais um sinal contraditório acerca de suas intenções, o Talibã afirmou que irá adotar temporariamente a Constituição de 1964, do tempo em que o país era uma monarquia, considerada um texto liberal para os padrões locais. Por outro lado, afirmou nesta terça (28) à agência Aamaj News o ministro interino da Justiça, Abdul Hakim Sharae, a Carta será adaptada à interpretação que o grupo extremista faz do islã —o que deixa óbvias dúvidas se instrumentos como o voto feminino e o reduzido poder do clero muçulmano ficarão de pé. O novo texto, até a confecção de um definitivo, deve remeter à lei islâmica, cuja leitura aberrante feita pelo Talibã tornou famoso seu governo de 1996 a 2001 pela brutalidade.” (Igor Gielow, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Equador decreta estado de exceção em prisões após rebelião com mais de 100 mortes

“O Equador declarou nesta quarta-feira (29) estado de exceção para o sistema penitenciário, que está em crise devido à superpopulação e à violência entre gangues do narcotráfico, após um motim que deixou mais de 100 presos mortos e 52 feridos. A rebelião de terça-feira em uma das prisões do porto de Guayaquil, no sudoeste, se tornou a mais sangrenta do ano no país, onde já foi registrada a morte de cerca de 120 presos. “Acabo de decretar Estado de Exceção em todo o sistema carcerário em nível nacional”, disse o presidente Guillermo Lasso no Twitter, acrescentando que chefiará um comitê de segurança em Guayaquil para controlar a “emergência, garantindo os direitos humanos de todos os envolvidos”. O estado de exceção permite ao Poder Executivo suspender direitos e usar a força pública para restabelecer a normalidade.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Impasse entre democratas trava planos de Biden e ameaça funcionamento do governo dos EUA

“A falta de união entre os democratas no Congresso dos Estados Unidos gerou uma crise que ameaça o avanço de projetos do governo de Joe Biden e a capacidade do país de honrar suas dívidas. A ala progressista do partido quer aumentar gastos sociais, enquanto alguns moderados são contra. Ao mesmo tempo, na oposição, os republicanos buscam criar dificuldades adicionais e tirar vantagem do impasse. Os debates envolvendo o Orçamento se dividem em quatro questões: manter o custeio do governo federal, evitar um calote em outubro e votar dois grandes pacotes de investimentos propostos por Biden.” (Rafael Balago, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Brasil aceita receber mais voos com deportados dos EUA e pede fim de uso de algemas

“Diante do aumento do número de brasileiros detidos na fronteira sul dos Estados Unidos, o governo do presidente Joe Biden pediu para triplicar a frequência de voos com deportados ao Brasil. A ampliação do uso de aeronaves fretadas para devolver ao país brasileiros que tentaram entrar de forma ilegal em território americano foi negociada recentemente em reuniões que envolveram o Itamaraty, a embaixada dos EUA em Brasília e a Polícia Federal. Nas tratativas sobre a possibilidade de aumentar o número de voos, o Itamaraty pediu que os EUA respeitem algumas condições, entre as quais a de que os deportados deixem de permanecer algemados durante o trajeto, como é a praxe atual. O argumento do Ministério das Relações Exteriores é o de que a prática é aplicada mesmo em quem não tem antecedentes criminais ou histórico de atos violentos.” (Raquel Lopes e Ricardo Della Coletta, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


China apresenta novas armas e provoca os EUA durante show aéreo

“A China apresentou novas capacidades aéreas e aproveitou para provocar os Estados Unidos, seu rival estratégico na chamada Guerra Fria 2.0. “Só posso dizer que, se eles não estão assustados [com a tecnologia militar chinesa], vamos nos encontrar no céu”, afirmou o comandante-adjunto da Força Aérea da China, Wang Wei. Ele respondia a uma questão sobre declaração de Frank Kendall, secretário da Força Aérea dos EUA, que disse recentemente que os EUA precisavam manter sua liderança tecnológica para manter a “China assustada”. A fala do chinês ocorreu nesta quarta (29), durante o Airshow China 2021, principal evento do setor aeroespacial do país —ele é bienal, mas foi adiado do ano passado para cá devido à pandemia, e é realizado em Zhuhai.” (Igor Gielow, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Fumio Kishida vence disputa por liderança do partido que controla Parlamento do Japão

“O ex-ministro das Relações Exteriores japonês Fumio Kishida venceu nesta quarta-feira (29) o segundo turno das eleições para a liderança do Partido Liberal Democrático (LDP), que tem a maioria no Parlamento do país e, por isso, o poder de definir quem ocupará o cargo de primeiro-ministro. Considerado um veterano de fala mansa, Kishida era apontado como o favorito na disputa e obteve 257 votos, enquanto seu rival, Taro Kono, também um ex-chanceler e responsável por gerir a campanha de imunização contra a Covid-19 no país, conseguiu apenas 170. Tudo indica que o novo líder do LDP deve se tornar oficialmente primeiro-ministro após uma sessão da Dieta, o Parlamento japonês, na próxima segunda-feira (4).” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Presidente da Tunísia nomeia a primeira chefa de Governo da história do país

“O presidente tunisiano, Kais Said, nomeou na quarta-feira como primeira-ministra Najla Bouden Romdhane, uma funcionária de alto escalão do Departamento de Educação Superior e Pesquisa Científica, que se transforma, assim, na primeira mulher a ocupar o cargo —vago há dois meses— na história do país. Em um comunicado sucinto da Presidência, o mandatário declarou que sua decisão foi tomada dentro das medidas excepcionais anunciadas no dia 22, que incluem a suspensão de quase toda a Constituição aprovada em 2014 e se atribui o poder legislativo e executivo. A nota acrescenta que a nova responsável será a encarregada de formar um novo Governo “o quanto antes”.” (El País)

Clique aqui para ver a notícia completa


Turquia desafia EUA e anuncia maior cooperação militar com a Rússia

“Em desafio direto aos EUA, com recado à rival Grécia e num reflexo da realidade geopolítica pós-retirada americana do Afeganistão, a Turquia anunciou o aprofundamento da cooperação militar com a Rússia. Na prática, o movimento significará a compra de uma segunda leva de sistemas antiaéreos S-400 e, posteriormente, a “construção de motores de aviões de combate, navios e projetos conjuntos, como submarinos”, de acordo com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Segundo ele, foi discutido “como impulsionar a cooperação militar a um nível superior”. Enquanto ideias de planos conjuntos são provavelmente apenas hipotéticas e geralmente retóricas, a questão dos S-400 é bem real, e o conjunto da obra representa um problema para o Ocidente.” (Igor Gielow, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Vice-presidente chega a Dubai para promover comércio e investimentos

“O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, chegou a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para uma visita de quatro dias. Ele participa amanhã (1º) da inauguração do pavilhão brasileiro na Expo 2020 Dubai, exposição mundial que será aberta ao público também nesta sexta-feira. Em suas redes sociais, o vice-presidente informou que buscará promover o comércio exterior e investimentos no Brasil. Mourão também disse que aproveitará para apresentar ações do governo brasileiro acerca da preservação e desenvolvimento da Amazônia.

Os Emirados Árabes Unidos são o terceiro principal parceiro comercial do Brasil na região, em termos de exportações brasileiras, com um total de US$ 1,11 bilhão nos oito primeiros meses deste ano, abaixo da Arábia Saudita (US$ 1,21 bilhão) e Bahrein (US$ 1,12 bilhão).” (Vitor Abdala, Agência Brasil)

Clique aqui para ver a notícia completa


ONU e jovens defendem avanço da ação pelo clima um mês antes da COP-26

“Nesta quinta-feira, começou a última reunião ministerial antes da Cúpula do Clima, COP-26. O evento em Milão, na Itália, conta com a participação de representantes de 40 países, e é considerado a última oportunidade de encontros multilaterais formais. Durante a pré-COP, como é conhecida a reunião, ministros devem discutir aspectos políticos centrais das negociações que serão abordadas em novembro em Glasgow, na Escócia. No primeiro dia, a abertura foi feita pelo Ministério italiano de Transição Ecológica e representantes da ONU. A agenda segue com discussões sobre proteção das comunidades e habitats naturais, finanças sustentáveis e transparência.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Cabo Verde está entre os países que mais vacinaram contra a Covid-19 na África

“Cabo Verde vacinou um quinto da população contra a Covid-19 até 30 de setembro. A proporção corresponde ao dobro da meta fixada em maio pela Assembleia Mundial da Saúde para todos os países. Nesse período, somente 15 nações africanas atingiram a marca de 10% de pessoas imunizadas, ou cerca de um terço dos Estados do continente. No continente africano, somente as ilhas Seicheles e Maurício vacinaram totalmente mais de 60% das suas populações. Marrocos atingiu 48% e, tal como Cabo Verde, Tunísia e Comores alcançaram 20% de pessoas imunizadas. A grande maioria das nações africanas que cumpriram o prazo têm populações relativamente baixas. Pelo menos 40% são pequenos Estados insulares em desenvolvimento.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Moçambique lidera países lusófonos em participação feminina na política

“Uma comparação rápida permite observar os desafios de Moçambique. O país está mal posicionado nos rankings de democracia e desenvolvimento humano —122º e 181º lugares, respectivamente. Por outro lado, está na dianteira de outra importante lista: a de participação feminina na política. A nação africana lidera entre os nove países de língua portuguesa no ranking mundial de mulheres em postos de poder político. Moçambique é o lusófono com maior presença feminina no Parlamento (elas ocupam 42% dos assentos) e o segundo com mais mulheres em ministérios (lideram 45,5% das pastas). O Brasil, por sua vez, amarga as piores posições. É o último dos lusófonos no ranking de mulheres nos ministérios, com apenas 10,5% de participação feminina, e o penúltimo no comparativo global de parlamentos, com 15,2%, de acordo com dados da organização Inter-Parliamentary Union.” (Mayara Paixão, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Sarkozy, ex-presidente da França, é condenado por financiamento ilegal de campanha

“A Justiça francesa condenou nesta quinta-feira (30) o ex-presidente Nicolas Sarkozy, 66, por financiamento ilegal de campanha durante sua tentativa fracassada de reeleição, em 2012. Trata-se do segundo revés judicial para o conservador neste ano —em março, ele foi condenado à prisão por corrupção e tráfico de influência envolvendo sua campanha eleitoral de 2007. O julgamento representou a primeira vez que um ex-presidente do país foi declarado culpado por um caso de corrupção realizado enquanto estava no cargo. Sarkozy recorreu, e a sentença de um ano foi suspensa.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Brasil: Comitê da ONU preocupado com desaparecimentos de afrodescendentes

“O Comitê da ONU sobre Desaparecimentos Forçados divulgou, esta quinta-feira, em Genebra, relatórios sobre Brasil, Espanha, França e Panamá. Os quatro países foram avaliados durante a última sessão do grupo, que faz parte do Conselho de Direitos Humanos. Segundo o Comitê, as quatro nações fizeram progressos positivos na implementação da Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas do Desaparecimento Forçado. Sobre o Brasil, o Comitê elogiou o estabelecimento da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e a criação do Registro Nacional das Pessoas Desaparecidas. Mas os especialistas da ONU estão preocupados com alegações recentes de desaparecimentos forçados, principalmente de afrodescendentes e de pessoas vivendo em favelas ou nas periferias de grandes cidades.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Quase 50 crianças brasileiras, filhas de haitianos, já foram deportadas pelos EUA

“O chefe do Escritório no Haiti da Organização Internacional para Migrações, OIM, confirmou que pelo menos 47 crianças brasileiras já foram deportadas para o país caribenho. Esses menores de idade são filhos de haitianos que viviam no Brasil e tentaram entrar nos Estados Unidos pela fronteira com o México. Giuseppe Loprete está em Porto Príncipe e conversou com a ONU News nesta quinta-feira. Durante a entrevista, o chefe da OIM revelou que existem centenas de crianças nascidas em países da América do Sul que foram deportadas com suas famílias. Segundo o representante da OIM, mais de 300 menores de idade foram obrigados pelo governo americano a voltar com os pais para o Haiti. A maioria dessas crianças nasceu no Chile, e além do Brasil, há também menores do Equador, do Panamá e da Venezuela.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Dia Marítimo Mundial pede atenção à saúde dos trabalhadores do setor

“Nesta quinta-feira, 30 de setembro, as Nações Unidas marcam o Dia Marítimo Mundial. A ONU destaca o “profissionalismo e o sacrifício” de 2 milhões de pessoas que servem na frota mercante mundial. Lembrando que esses profissionais foram fundamentais durante a pandemia de Covid-19, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou em mensagem sobre a data que ainda há navegadores impedidos de ir para as costas. Por isso, o chefe da ONU pediu aos governos que implementem protocolos para repatriar membros que estão em navios, sem acesso a cuidados médicos. Guterres destaca que o atual cenário amplia uma crise humanitária no setor e ameaça o futuro do transporte marítimo.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


China enfrenta onda de blecautes

“Semáforos e elevadores desligados em Shenyang, no nordeste. Em Cantão, no sul, empresários adquirindo geradores às pressas para manter suas fábricas em funcionamento. Em Hunan, no centro, os luminosos publicitários sendo apagados no horário de pico. Ao longo do último mês, e sobretudo nas últimas duas semanas, até 21 das 31 províncias da China continental foram obrigadas a adotar algum tipo de medida de racionamento elétrico para suas indústrias ou consumidores residenciais, em meio a temores de que os blecautes gerem um impacto grave na segunda maior economia do mundo num momento de incerteza sobre seu setor imobiliário.” (Macarena Vidal, El País)

Clique aqui para ver a notícia completa


Enviado de Biden à América do Sul discute alternativa à nova rota da seda chinesa

“O governo de Joe Biden está considerando uma alternativa para competir com a iniciativa chinesa conhecida como Cinturão e Rota, um programa de investimento internacional em comércio e infraestrutura, e um alto funcionário da Casa Branca declarou que o plano poderá incluir projetos na América Latina. Daleep Singh, vice-conselheiro de segurança nacional para economia internacional, vai viajar para Colômbia, Equador e Panamá, onde terá conversas com integrantes do alto escalão desses países, além de líderes empresariais e ativistas do setor civil sobre demandas de infraestrutura, de acordo com os relatos de funcionários do governo americano ouvidos sob condição de anonimato.” (Jennifer Jacobs, Bloomberg / O Globo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Nações Unidas apostam em ação para atingir metas globais na Expo Dubai 2020

“A Expo Dubai 2020 começa neste 1º de outubro, após adiamento por conta da pandemia de Covid-19. A edição da exposição, sediada nos Emirados Árabes Unidos, é a primeira a ser realizada em um país do Oriente Médio. Com o tema “Conectando Mentes, criando o Futuro”, a Expo 2020 irá até o final de março do próximo ano. As Nações Unidas prepararam uma série de eventos em um espaço dedicado a explicar o papel da organização e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODSs. Na abertura, o secretário-geral, António Guterres, afirmou que a exposição demonstra o poder de cada um “para mudar e fazer a diferença”. Ele destaca que, em união, é possível alcançar as metas da Agenda 2030 e do Acordo de Paris.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Bachelet chocada com assassinato de defensor de direitos humanos rohingya

“A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos expressou seu “choque e tristeza” com o assassinato do defensor de direitos humanos Mohib Ullah, que passou a vida lutando contra violações à população rohingya. Nesta sexta-feira, em Genebra, Michelle Bachelet divulgou comunicado, onde pede uma investigação rápida e eficiente sobre o crime. Ela também presta tributo “a um defensor de direitos humanos excepcional, que apesar de todos os riscos, continuou defendendo os direitos do seu povo”. Mohib Ullah era presidente da Sociedade para Paz e Direitos Humanos Arakan Rohingya. Ele foi morto a tiros na quarta-feira, por homens não-identificados, num campo de refugiados em Cox’s Bazar, sul de Bangladesh.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Governo de Cuba autoriza a criação das 32 primeiras empresas privadas desde a revolução comunista

“Meio século depois da estatização de todas as companhias privadas por Fidel Castro, as micro, pequenas e médias empresas privadas (MPMEs) estão novamente operando em Cuba, uma reforma estrutural há muito tempo esperada, que poderia mudar radicalmente as regras da economia centralizada da ilha, de acordo com especialistas. Na quarta-feira, apenas 10 dias depois de a lei entrar em vigor e dos primeiros pedidos serem feitos, o governo aprovou as primeiras 35 MPMEs, 32 delas privadas e três estatais, a maioria voltada para a na produção de alimentos (13), manufatura (6), atividades de reciclagem, tecnologia e projetos de desenvolvimento local.” (Mauricio Vicent, El País)

Clique aqui para ver a notícia completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *