Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 22 a 28 de outubro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Formação do Governo no Iraque – Nota do Itamaraty

“O Governo brasileiro felicita o novo Presidente do Iraque, Abdul Latif Rashid, por sua eleição, e o novo Primeiro-Ministro designado, Mohammed Shia Al Sudani, por sua nomeação. O Brasil deseja-lhes êxito no desempenho de suas funções. Ao congratular-se com os novos mandatários iraquianos, o Governo brasileiro saúda o povo e o Governo iraquianos por esse importante passo para a consolidação da democracia iraquiana e para a estabilidade no Iraque e em toda a região. O Brasil reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com o Iraque, com vistas ao bem-estar e à prosperidade de nossos povos.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/formacao-do-governo-no-iraque 

Participação brasileira na Conferência de Plenipotenciários (PP-22) da União Internacional de Telecomunicações (UIT)

“Entre os dias 26 de setembro e 14 de outubro, foi realizada em Bucareste, Romênia, a Conferência de Plenipotenciários (PP-22) da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A delegação brasileira foi chefiada pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e integrada por representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério das Comunicações, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, do setor privado e do terceiro setor. A UIT é a principal agência internacional para temas relacionados a telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Representantes do Brasil presidiram grupos de trabalho relativos à revisão de oito Resoluções da UIT e a temas de redes desintegradas, abertas e interoperáveis; sustentabilidade espacial e inteligência artificial. Além disso, delegados brasileiros ocuparam as vice-presidências do Grupo de Trabalho da Plenária e do Comitê 6 (Administração e Gestão).”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/nota-conjunta-do-ministerio-das-relacoes-exteriores-do-ministerio-das-comunicacoes-e-da-agencia-nacional-de-telecomunicacoes-participacao-brasileira-na-conferencia-de-plenipotenciarios-pp-22-da-uniao-internacional-de-telecomunicacoes-uit 

Brasil-Equador: Comunicado Conjunto entre os Ministros das Relações Exteriores

“Por ocasião da Visita Oficial do Ministro de Relações Exteriores da República Federativa do Brasil ao Equador, realizada em 24 de outubro de 2022, os Chanceleres da República do Equador, Juan Carlos Holguín, e da República Federativa do Brasil, Carlos Alberto Franco França, acompanhados de suas delegações, passaram em revista os temas mais relevantes da relação bilateral e assuntos de interesse regional e multilateral. Ambas as autoridades destacaram os históricos e excelentes laços de amizade e cooperação que unem os dois países e sua convergência em valores e interesses, que se evidenciou nessa oportunidade por parte do Presidente Guillermo Lasso Mendoza, que recebeu o Chanceler Carlos França. Os Chanceleres, por sua parte, abordaram temas sobre a conjuntura regional e internacional, e intercambiaram opiniões sobre a atuação das delegações do Equador e do Brasil no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2023.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/comunicado-conjunto-entre-os-ministros-das-relacoes-exteriores-do-equador-e-do-brasil

Brasil ratifica a emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal

“Em 19 de outubro, o Brasil depositou junto às Nações Unidas carta de aceitação da Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal. O objetivo da Emenda de Kigali é reduzir o consumo das substâncias denominadas Hidrofluorcarbonos (HFCs), de modo escalonado, até 2045. Embora os HFCs não tenham potencial de destruição da camada de ozônio, sua utilização apresenta alto potencial de aquecimento global. O cumprimento da Emenda de Kigali pode evitar o aumento de 0.4°C da temperatura global até o final do século e complementa as ações vigentes no âmbito do Protocolo de Montreal. O Brasil é Parte do Protocolo de Montreal e apresenta resultados exitosos em seu cumprimento. Em 2010, o País cumpriu o compromisso de eliminar o consumo de Clorofluorcarbonos (CFCs). Atualmente, o País já eliminou 63% do consumo de Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs).”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/nota-conjunta-do-ministerio-das-relacoes-exteriores-e-do-ministerio-do-meio-ambiente-brasil-ratifica-a-emenda-de-kigali-ao-protocolo-de-montreal 

Brasil-México: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, conversou ao telefone com o Secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, para apresentar a candidatura do professor Leonardo Nemer Caldeira Brant à Corte Internacional de Justiça. Ao tratar de temas da agenda bilateral, os chanceleres reconheceram a importância de fortalecer as relações econômicas e comerciais entre os dois países, área em que há grande potencial de crescimento. O ministro França ressaltou a importância da retomada da Comissão Binacional Brasil-México, em especial na área econômico-comercial.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1585415852794740736 

Brasil-Líbano: Conversa entre os Ministros de Estado

“O ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos França, conversou hoje (26/10) com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Emigrados do Líbano, Abdallah Bou Habib, para tratar da candidatura do professor Leonardo Caldeira Brant à Corte Internacional de Justiça. A relação entre Brasil e Líbano é de muita proximidade em vista da forte dimensão humana. O Brasil, lar da maior diáspora libanesa no mundo, vem intensificando a cooperação humanitária prestada ao Líbano no contexto da grave crise que aquele país enfrenta. O Brasil tem orgulho de participar há mais de 11 anos da Força da ONU responsável pela estabilização da região fronteiriça entre Líbano e Israel, a UNIFIL.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1585397896735850512 

Brasil-EUA: Estados Unidos revogam medidas restritivas adicionais contra exportações brasileiras de produtos de aço

“A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês) não irá prorrogar as medidas antidumping e compensatórias contra as exportações brasileiras de produtos de aço laminados a quente (“hot-rolled steel flat products”), que estavam em vigor desde outubro de 2016. A decisão, anunciada no último dia 21 de outubro, decorre da conclusão de que a extinção das medidas para as exportações brasileiras não deverá levar à continuação ou à retomada de dano material à indústria estadunidense, o que foi demonstrado ao longo do processo de revisão pelos exportadores e por meio da atuação conjunta do Ministério da Economia e do Ministério das Relações Exteriores. Assim, os EUA deixam de cobrar taxas adicionais de até 45,58% (34,28% de direito antidumping e 11,30% de medida compensatória) na importação de produtos laminados a quente originários do Brasil.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/nota-conjunta-do-ministerio-das-relacoes-exteriores-e-do-ministerio-da-economia-2013-estados-unidos-revogam-medidas-restritivas-adicionais-contra-exportacoes-brasileiras-de-produtos-de-aco 

Brasil-Hungria: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos França, manteve hoje (27/10) conversa telefônica com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio Exterior da Hungria, Péter Szijjártó. Os Ministros ressaltaram a excelência das relações bilaterais, com destaque para a visita do Presidente Jair Bolsonaro a Budapeste em fevereiro – a primeira de um presidente brasileiro à Hungria. A presidente húngara Katalin Novák visitou o Brasil em julho. O Ministro França reiterou pedido de apoio à candidatura do Professor Leonardo Nemer Caldeira Brant à Corte Internacional de Justiça, nas eleições que ocorrerão em 4 de novembro. Trataram também do conflito na Ucrânia. O Brasil defende a imediata cessação das hostilidades e a resolução pacífica da disputa, com base na Carta das Nações Unidas.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1585763286229798913 

Brasil-África do Sul: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos França, conversou hoje (27/10) com a Ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Grace Naledi Mandisa Pandor. O Chanceler reiterou à Ministra sul-africana o pedido de apoio à candidatura do Professor Leonardo Nemer Caldeira Brant à Corte Internacional de Justiça, nas eleições que ocorrerão em novembro de 2022.

Brasil e África do Sul mantêm parceria estratégica há mais de dez anos. Os dois países vêm aprofundando a cooperação bilateral em setores como defesa e ciência e tecnologia, bem como a troca de experiências nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento social.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1585760594593988608

Brasil-Belize: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, conversou ao telefone com o Ministro de Relações Exteriores de Belize, Eamon Courtenay, para apresentar a candidatura do professor Leonardo Nemer Caldeira Brant à Corte Internacional de Justiça. Os dois chanceleres lembraram a visita do Primeiro-Ministro de Belize, John Briceño, a Roraima, em julho último, e coincidiram quanto à importância de impulsionar as relações comerciais e de cooperação entre os dois países. Os ministros conversaram sobre agenda na América do Sul e na OEA.

Belize tornou-se independente em 1981 e mantém relações diplomáticas com o Brasil desde 1983. A abertura da Embaixada do Brasil em Belmopan em 2006 deu novo impulso às relações bilaterais.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1585756465977036800

Brasil-Polônia: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França manteve conversa telefônica com o Chanceler da Polônia, Zbigniew Rau. Entre os principais temas tratados, destaca-se a situação na Ucrânia. O Brasil defende a imediata cessação das hostilidades e a resolução pacífica do conflito, com base na Carta da ONU. Os ministros avaliaram positivamente a reunião entre os presidentes brasileiro e polonês, realizada em 20/9, em Nova York, à margem da abertura do Debate Geral da Assembleia Geral das Nações Unidas. O Ministro França agradeceu à Polônia por facilitar a chegada de ajuda humanitária do Brasil à Ucrânia e o resgate de brasileiros da área de conflito. Agradeceu também o apoio à candidatura do Professor Brant à Corte Internacional de Justiça, nas eleições de novembro próximo.

São fortes e históricos os vínculos que unem os povos de ambos os países, o que também se reflete no comércio bilateral, que totalizou US$ 1,8 bilhão em 2021, com superávit brasileiro de US$ 75 milhões.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1585397446968225792 


Mais de 5 mil pessoas morreram em rotas migratórias na Europa desde 2021

“A Organização Internacional para as Migrações, OIM, registrou pelo menos 5.684 mortes em rotas de migração na Europa desde o início de 2021. O número vem crescendo na rota do Mediterrâneo Central, onde houve 2.836 mortes e desaparecimentos neste período. O aumento foi de cerca de 25% em comparação a 2019 e 2020. A autora do novo relatório da OIM sobre dados do Projeto de Migrantes Desaparecidos na Europa disse que foram registradas mais de 29 mil mortes durante viagens de migração para a Europa desde 2014. Julia Black afirma que “caminhos seguros para a migração são desesperadamente necessários”. Na rota África Ocidental-Atlântica para as Ilhas Canárias espanholas, 1.532 mortes foram documentadas no período do relatório, um número superior a qualquer período de dois anos desde que a OIM começou a documentar mortes em 2014.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/10/1804322 

ONU alerta para níveis históricos de emissões de gases de efeito estufa em 2021

“Os níveis atmosféricos dos três principais gases de efeito estufa atingiram novos recordes no ano passado, segundo a Organização Meteorológica Mundial, OMM. Nesta quarta-feira, a agência da ONU  alertou para a maior alta anual nas concentrações de metano. O fenômeno registrado pela primeira vez, em 2021, nunca foi observado desde que as medições sistemáticas começaram há quase 40 anos. Quanto ao dióxido de carbono, os níveis estiveram acima da taxa média de crescimento anual da última década durante o período em análise. O Boletim de Gases de Efeito Estufa revela que as concentrações de CO2 no ano passado foram de 415,7 partes por milhão, ppm. As emissões de metano chegaram a 1.908 partes por bilhão, enquanto as de óxido nitroso alcançaram 334,5 ppb. Esses valores correspondem a 149%, 262% e 124% respectivamente quando comparados aos níveis pré-industriais. A razão para o aumento excepcional não é clara, mas parece ser resultado de processos biológicos e induzidos pelo homem.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/10/1804397 

Estado Islâmico reivindica autoria de ataque que matou ao menos 13 no Irã

“O Estado Islâmico reivindicou a autoria de um atentado que matou ao menos 13 pessoas num templo xiita da cidade de Shiraz, no sul do Irã. O grupo terrorista fez a declaração por meio de uma nota postada em seu canal do Telegram. No fim da tarde desta quarta (26), pelo horário local, um homem disparou contra os fiéis no templo de Shah Cheragh. As autoridades iranianas haviam apontado que os autores do ataque seriam estrangeiros e sunitas. Ainda não está claro se o atirador também morreu na ação. O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, disse que o atentado não ficará sem respostas. “A história mostra que os inimigos do Irã, ao falharem em criar uma divisão na unidade da nação, se vingam por meio da violência e do terror.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/estado-islamico-reivindica-autoria-de-atentado-em-templo-xiita-no-ira.shtml 

Saiba quais líderes estrangeiros apoiam Lula ou Bolsonaro na eleição brasileira

“A menos de quatro dias para o segundo turno das eleições no Brasil, os dois candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), vêm recebendo declarações de apoio de líderes políticos internacionais e chefes de Estado. O atual presidente, por exemplo, conta com a aprovação de expoentes da ultradireita populista, alguns deles já declarados no primeiro turno. O ex-ocupante do cargo, por sua vez, pavimenta relações com líderes de centro e esquerda e tem um espectro de alianças potenciais maior que o do adversário. O mundo assiste com atenção ao desenrolar do pleito. Antes do primeiro turno, entidades e instituições políticas de diferentes partes manifestaram temor com a possibilidade de alguma ruptura democrática no país depois da decretação do resultado.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/saiba-quais-lideres-estrangeiros-apoiam-lula-ou-bolsonaro-na-eleicao-brasileira.shtml 

A enorme rede clandestina construída para roubar petróleo na Nigéria

“A descoberta de uma rede de oleodutos ilegais na região do Delta do Níger, na Nigéria, revelou a extensão dos roubos de petróleo na região —eles fazem parte de uma indústria petrolífera sombria, mas extremamente lucrativa, no país. No estado de Delta, no sul do país, os ladrões construíram seu próprio oleoduto de 4 km, que passa por riachos fortemente vigiados até desembocar no Oceano Atlântico. Lá, os barcos carregavam descaradamente o petróleo roubado em uma plataforma de cerca de sete metros visível a quilômetros de distância em mar aberto. “Foi um trabalho profissional”, disse o chefe da estatal petrolífera, a NNPC (Nigerian National Petroleum Company Limited), Mele Kyari, enquanto caminhava por um caminho pantanoso e escorregadio durante uma visita televisionada ao local.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/10/a-enorme-rede-clandestina-construida-para-roubar-petroleo-na-nigeria.shtml

Cuba sedia primeira conferência de negócios com os EUA em anos e busca investimentos

“Algumas dezenas de empresários norte-americanos enfrentaram duras sanções dos Estados Unidos e a pior crise econômica de Cuba em décadas para participar de uma conferência em Havana nesta quarta-feira, com foco no novo setor privado e com o objetivo de aumentar o engajamento entre os países inimigos da era da Guerra Fria. A Câmara de Comércio cubana e a consultoria FocusCuba, com sede em Washington, que estão sediando o encontro, disseram que o evento de três dias foi o primeiro desde pelo menos 2018, quando o ex-presidente dos EUA Donald Trump impôs novas sanções sobre o embargo comercial de décadas. As delegações cubana e norte-americana criticaram as sanções, a maioria das quais ainda estão em vigor, e pediram ao presidente norte-americano, Joe Biden, que abandone as políticas de seu antecessor.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/10/cuba-sedia-primeira-conferencia-de-negocios-com-os-eua-em-anos-e-busca-investimentos.shtml 

Promessas climáticas dos países ainda não são suficientes para evitar o aquecimento global

“O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, lançou nesta quinta-feira o Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2022. Apesar dos impactos climáticos em todo o mundo, a comunidade internacional ainda está muito longe das metas necessárias para a estabilização do aquecimento global. O documento lançado anualmente, avalia os esforços dos países em reduzir as emissões de gases de efeito estufa, comparando o que foi implementado com as medidas necessárias para garantir os compromissos do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas. A cientista e coautora do relatório, Joana Portugal, disse à ONU News, Rio de Janeiro, que apesar dessa lacuna ter tido uma leve diminuição este ano, comparado a 2021, mais uma vez há uma grande discrepância entre o que os países se comprometem e o que seria necessário.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/10/1804412 

UE busca aproximação de ex-repúblicas soviéticas para suprir lacuna da Rússia

“Em visita oficial a Astana, o belga Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, reuniu-se nesta quinta (27) com os presidentes de nações da Ásia Central que, até há pouco tempo, tinham na Rússia de Vladimir Putin o principal ponto de influência. A líderes do Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão —todas ex-repúblicas soviéticas—, Michel disse que a União Europeia (UE) deseja emanar uma mensagem de “forte compromisso com a região”. O foco estaria no desenvolvimento de infraestrutura de transporte, e o bloco europeu já manifestou querer a região, rica em hidrocarbonetos, como uma sócia importante —em especial agora, com a crise energética causada pela dependência da Rússia.”

Notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/04/6210-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post421123 

ONU alerta para cerco de países contra defensores de migrantes e refugiados

“”Houve um tempo em que ser gentil com as pessoas era visto como algo bom, mas a solidariedade agora vem sendo criminalizada.” Variações dessa frase têm sido reproduzidas por Mary Lawlor, relatora especial da ONU sobre defensores de direitos humanos, em todas as oportunidades possíveis nas últimas semanas. A irlandesa, que antes de ingressar no organismo multilateral fundou e dirigiu a ONG Front Line Defenders, diz estar preocupada com o que descreveu em recente relatório de 24 páginas como um processo de cerco jurídico e policial colocado em prática por diferentes países contra ativistas que ajudam refugiados e imigrantes.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/onu-alerta-para-cerco-de-paises-contra-defensores-de-migrantes-e-refugiados.shtml 

Marcha sobre Roma de Mussolini faz 100 anos com novos ecos na ultradireita

“A Marcha sobre Roma, iniciada exatos cem anos atrás, significou a chegada do fascismo de Benito Mussolini ao poder, mas não se reduziu à história italiana —visto que difundiu o desejo de emulação em muitos cantos da Europa— nem ao início do século passado. Elementos que levaram à ditadura de mais de duas décadas continuam a impulsionar a ultradireita contemporânea. Para além da efeméride óbvia, a data ganha especial atenção na Itália, que, por uma coincidência no calendário, viu tomar posse, nos últimos dias, no Executivo e no Parlamento, líderes cuja história política descende do regime fascista. Os olhos estarão voltados para a nova primeira-ministra, Giorgia Meloni, fundadora do partido Irmãos da Itália.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/marcha-sobre-roma-de-mussolini-faz-100-anos-com-novos-ecos-na-ultradireita.shtml

Israel e Líbano selam acordo marítimo, e Hizbullah encerra ameaça de ataque

“Israel e Líbano selaram nesta quinta-feira (27) um histórico acordo para resolver a antiga disputa sobre suas fronteiras marítimas. O documento não altera as relações bilaterais entre as duas nações que, tecnicamente, estão em guerra, mas tem potencial de desbloquear a exploração de gás no mar Mediterrâneo. A primeira consequência direta foi observada pouco depois: o grupo islâmico xiita Hizbullah, que nos últimos meses ameaçava atacar a infraestrutura israelense caso um pacto não fosse alcançado, anunciou o fim daquilo que chamava de “mobilização excepcional”. Hassan Nasrallah, líder do movimento, disse que o acordo representa uma grande vitória para o povo libanês e rechaçou que uma tratativa do tipo represente algum alívio da postura de Beirute contra Tel Aviv.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/israel-e-libano-selam-acordo-sobre-fronteira-maritima-em-raro-avanco-diplomatico.shtml 

Polônia derruba 4 monumentos soviéticos em reação à Guerra da Ucrânia

“A Polônia derrubou, nesta quinta-feira (27), quatro monumentos que celebravam a vitória de soldados soviéticos contra as forças nazistas na Segunda Guerra Mundial. O movimento segue uma onda de episódios semelhantes em ex-repúblicas da URSS, principalmente nos países bálticos, após a invasão da Rússia na Ucrânia. “Este é um monumento de mentiras”, disse Karol Nawrocki, chefe do Instituto de Memória Nacional, apontando para um estátua na cidade de Glubczyce, no sul da Polônia. “Os soviéticos não trouxeram a liberdade em 1945, eles trouxeram uma nova escravização”, acrescentou. As outras demolições aconteceram nos municípios de Byczyna, Staszow e Bobolic; este último no norte do país.”

Notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/04/6210-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post421122 

Eleições no Brasil: Escritório da ONU pede respeito por livre expressão dos eleitores

“Na preparação do segundo turno das eleições do Brasil, o Escritório da ONU para os Direitos Humanos pediu medidas para combate à desinformação, proteção da liberdade de expressão e garantia de que os eleitores possam exercer seu direito com segurança. No domingo, a votação presidencial em todos os estados e o Distrito Federal envolve os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Messias Bolsonaro. Em 12 estados também acontecerá a disputa para governador. Respondendo a um jornalista, em Genebra, a porta-voz do Escritório dos Direitos Humanos da ONU, Ravina Shamdasani, lembrou preocupações já levantadas junto a inquietações em relação à condução das campanhas. Ela indicou que às vésperas do segundo turno das eleições, neste domingo, é o momento de recomendar que os Estados e as autoridades públicas tenham a obrigação de garantir e respeitar a livre expressão da vontade dos eleitores.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/10/1804502

Governo Biden expressa confiança em 2º turno pacífico no Brasil

“Os Estados Unidos confiam que o segundo turno da eleição presidencial no Brasil será conduzido pelas autoridades com “o mesmo profissionalismo e o mesmo espírito pacífico e de dever cívico” que a primeira rodada do pleito, disse nesta sexta (28) o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price. Em meio a preocupações em setores de Washington acerca de ameaças golpistas do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), Price afirmou que “a população do Brasil, dos EUA e do mundo todo têm toda a confiança de que o país será capaz de organizar um segundo turno da mesma maneira” que o primeiro, “conduzido com credibilidade e transparência”.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/governo-biden-expressa-confianca-em-2o-turno-pacifico-no-brasil.shtml

Finlândia e Suécia pretendem entrar ‘de mãos dadas’ na Otan

“Finlândia e Suécia anunciaram nesta sexta-feira (28) que pretendem realizar simultaneamente a adesão à Otan, robustecendo uma frente de oposição à Turquia, que contestou a entrada dos países na aliança militar. Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia, relatou que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse a ela ser mais resistente à adesão da Suécia que à filiação de Helsinque. Ambos foram barrados pelo turco quando se candidataram a entrar na Otan maio —Ancara acusa os nórdicos de abrigarem grupos que considera terroristas; na prática, militantes curdos e opositores de Erdogan. À imprensa, Marin disse ser crucial que os vizinhos nórdicos “entrem de mãos dadas na Otan”, aceno que foi correspondido pelo recém-empossado premiê sueco, Ulf Kristersson.”

Notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/04/6210-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post421199

Rússia diz ter atingido marca de 300 mil reservistas e encerra mobilização

“A Rússia anunciou que encerrou nesta sexta-feira (28) sua polêmica mobilização de reservistas para lutar na Guerra da Ucrânia. Segundo o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, 300 mil homens foram convocados, atingindo a meta inicialmente informada pelo governo —duas semanas atrás, o próprio presidente, Vladimir Putin, havia dito que o esforço pararia em 222 mil homens. Shoigu ainda afirmou que, destes, mais de um quarto ou cerca de 80 mil reservistas já foram enviados ao front de batalha e que “não há planos” para uma nova mobilização. O anúncio encerra, assim, a controversa convocação que levou dezenas de milhares de homens russos a fugirem do país, principalmente para as ex-repúblicas soviéticas em seu entorno, e os primeiros protestos públicos contra a invasão da Ucrânia.”

Notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/04/6210-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post421198 

Rússia é ameaça aguda para EUA, e China é desafio sistêmico, diz Pentágono

“Oito meses após a invasão da Ucrânia pela Rússia e enquanto a China se esforça para ampliar suas forças nucleares, espaciais e cibernéticas, o Pentágono delineou uma nova estratégia abrangente na quinta-feira (27) que pede uma dissuasão mais firme neste momento de tensão crescente na segurança internacional. O documento, a Estratégia de Defesa Nacional, que inclui revisões do arsenal nuclear e das defesas antimísseis dos Estados Unidos, circula há meses de modo confidencial no Capitólio. A última Estratégia de Defesa Nacional, publicada em 2018 pelo governo Trump, foi a primeira desde o fim da Guerra Fria a renovar o foco das defesas dos EUA no que chamou de potências gêmeas “revisionistas”, China e Rússia.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/russia-e-ameaca-aguda-para-eua-e-china-e-desafio-sistemico-diz-pentagono.shtml

Putin arruinou esperança de união entre Rússia e Europa, diz presidente da Alemanha

“Depois de uma visita surpresa à Ucrânia esta semana —a primeira desde o início da guerra—, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, afirmou que a invasão de Kiev liderada pela Rússia fez a Europa mergulhar em uma era de insegurança que todos achavam ter sido superada. “Anos mais difíceis e duros vêm aí”, disse. Steinmeier ainda declarou que no governo liderado por Vladimir Putin “não há mais lugar para antigos sonhos”, referência às esperanças do ex-líder soviético Mikhail Gorbatchov da fundação de um “lar comum europeu” partilhado entre a Rússia e os demais países do continente. O presidente, cujo cargo é sobretudo ceremonial, é de uma ala do partido dos Sociais Democratas que por muitos anos defendeu estreitar os laços econômicos com Moscou.”

Notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/04/6210-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post421192 

Irã se recusa a liberar corpos de manifestantes mortos, diz ONU

“O Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU afirmou nesta sexta-feira (28) que o Irã se recusa a liberar corpos de alguns dos manifestantes mortos na onda de protestos que mobiliza o país desde a morte de Mahsa Amini, há pouco mais de um mês. A curda iraniana de 22 anos morreu sob custódia da polícia, após supostamente violar o rígido código de vestimenta do país. Sua morte motivou as maiores demonstrações vistas no país do Oriente Médio em anos —ONGs apontam que ao menos 250 pessoas morreram em confrontos com a polícia nos atos até agora, e que milhares foram presos.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/ira-se-recusa-a-liberar-corpos-de-manifestantes-mortos-diz-onu.shtml 

Xi Jinping se dedica a aprimorar relação com os EUA;

“Reconduzido ao terceiro mandato, Xi declarou estar disposto a cooperar com os EUA em iniciativas de benefício mútuo. O chinês enviou uma carta ao Comitê Nacional para as Relações EUA-China, sediado em Nova York. “O mundo de hoje não é pacífico. Como grandes potências, a China e os EUA devem fortalecer a comunicação e a cooperação para promover a paz e ajudar a proporcionar estabilidade ao mundo”, escreveu Xi. “A China está disposta a trabalhar em conjunto com os EUA por meio de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha, encontrando o caminho certo para ambos os países se darem bem na nova era, que não apenas beneficiará aos dois lados, mas também ao planeta”, concluiu.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/xi-jinping-se-dedica-a-aprimorar-relacao-com-os-eua-entenda.shtml

Projeção apócrifa em NY critica Bolsonaro em sete idiomas a 3 dias de eleição

“Bye. Adiós. Adeus. Uma projeção de 76 metros de altura no centro de Manhattan, em Nova York, estampou na madrugada desta quinta-feira (27) imagens do presidente Jair Bolsonaro (PL) intercaladas pela palavra “adeus” em sete línguas diferentes. A intervenção urbana, realizada a três dias do segundo turno da eleição brasileira, é obra de ativistas brasileiros e americanos que preferem se manter anônimos por receio de retaliações e de riscos à integridade física de integrantes do grupo. As imagens foram projetadas na empena cega do hotel Hilton. Além dos “adeus” a Bolsonaro, as projeções fizeram outras críticas ao presidente e a seus filhos políticos. Uma delas mostra fotos de Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro ao lado da expressão “crime family” —família criminosa, em tradução livre.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/projecao-em-ny-da-adeus-a-bolsonaro-em-sete-idiomas-a-tres-dias-de-eleicao.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *