Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 20 a 24 de março

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

Concessão de agrément ao Embaixador designado do Brasil na Romênia

“O governo brasileiro informa, com satisfação, que o Governo da Romênia concedeu agrément ao Embaixador Ricardo Guerra de Araújo como Embaixador Plenipotenciário do Brasil naquele país.

Atualmente Embaixador na Nigéria, Ricardo Guerra de Araújo foi ministro-conselheiro nas Embaixadas em Paris (2008-2014) e Sófia (2014-2018).

De acordo com a Constituição, a designação será submetida à apreciação do Senado Federal.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/concessao-de-agrement-ao-embaixador-designado-do-brasil-na-romenia

Terremoto no Afeganistão e Paquistão

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, do terremoto ocorrido nas proximidades da cidade de Jurm, no Afeganistão, nesta terça-feira, 21 de março. Dada sua magnitude, o tremor também afetou outros países da região e causou danos graves na província de Khyber-Paskhtunkhwa, no Paquistão. Até o momento, foram registrados ao menos 13 óbitos e 114 feridos em regiões do Afeganistão e do Paquistão. Não há registro de brasileiros afetados. Neste momento de grande consternação pelas perdas humanas e materiais decorrentes do abalo sísmico, o governo brasileiro manifesta suas condolências aos familiares das vítimas, seus votos de plena recuperação aos feridos e sua solidariedade aos povos do Afeganistão e do Paquistão.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/terremoto-no-afeganistao-e-paquistao

Visita de Estado do Senhor Presidente da República aos Emirados Árabes Unidos

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará visita aos Emirados Árabes Unidos em 31 de março, a convite do Presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Em dezembro de 2003, o Presidente Lula foi o primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar aquele país.

Em Abu Dhabi, está previsto encontro entre os mandatários, ocasião em que serão tratados temas da pauta bilateral, incluindo comércio, investimentos, transição energética, mudança climática e segurança mundial, além da atuação de Brasil e Emirados Árabes Unidos no Conselho de Segurança das Nações Unidas, como membros não permanentes.

O avanço da agenda política entre Brasil e Emirados Árabes Unidos ao longo das últimas décadas foi acompanhado pelo aprofundamento das relações econômicas. Desde 2008, os EAU constam entre os três principais parceiros do Brasil no Oriente Médio. Em 2022, o país foi o principal destino das exportações brasileiras entre os países árabes.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/visita-de-estado-do-senhor-presidente-da-republica-aos-emirados-arabes-unidos

Reabertura do mercado chinês à carne bovina brasileira

“O governo brasileiro recebeu com satisfação a notícia da reabertura do mercado da China para a carne bovina brasileira. O Brasil havia suspendido as exportações do produto para a China em 23 de fevereiro, em razão da ocorrência de caso isolado da forma atípica de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no Brasil, conforme previsto no protocolo sanitário bilateral assinado em 2015.

Diferentemente da forma clássica da enfermidade – conhecida como “mal da vaca louca” -, a forma atípica é de ocorrência natural no rebanho bovino, e não representa risco à saúde pública, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Em 2 de março, teste no laboratório de referência da OMSA já havia comprovado tratar-se de EEB atípica.

A reabertura do mercado chinês deu-se após intensas gestões diplomáticas, seguidas da visita do Ministro da Agricultura e Pecuária à China.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/reabertura-do-mercado-chines-a-carne-bovina-brasileira

Reunião ministerial da XXVIII Cúpula Ibero-americana

“O Ministro Mauro Vieira representa o Brasil na reunião ministerial da XXVIII Cúpula Ibero-americana, que começa hoje na República Dominicana . Amanhã, o Ministro representará o Presidente Lula na reunião de Chefes de Estado e Governo.”

Veja o informativo completo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1639287602867064839

_____________________________________________________________________________________

Coreia do Norte segue ativamente usando programa de armas nucleares, diz ONU

“O Conselho de Segurança realizou nesta segunda-feira (20/03), uma sessão sobre não-proliferação de armas nucleares na Coreia do Norte. O encontro aconteceu após o lançamento de um míssil balístico de curto alcance contra o mar, no domingo.

Na reunião, o secretário-geral assistente para a Europa, Ásia Central e Américas, Miroslav Jenca, sinalizou que um sétimo teste nuclear violaria de forma clara as resoluções do órgão e prejudicaria a norma internacional contra o tipo de testes.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/03/1811662

Chefe da ONU pede à União Europeia que ajude mundo a “voltar aos trilhos”

“O secretário-geral da ONU, António Guterres, participou de uma cúpula da União Europeia em Bruxelas, Bélgica, nesta quinta-feira (23/03).

Ele está buscando apoio para ações sobre mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e abordando os desafios relacionados à invasão da Ucrânia pela Rússia.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/03/1811822

Venezuela: peritos da ONU alertam sobre ataques a jornalistas e sociedade civil

“O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas* recebeu, neste 22 de março, um relatório da Missão de Apuração dos Fatos sobre a Venezuela.

Segundo o grupo, o governo do país segue perseguindo e atacando quem critica o regime e prendendo integrantes da sociedade civil por motivos políticos.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/03/1811762

Xi Jinping se encontra com Putin na Rússia em meio a tensões com os EUA

“O presidente da China, Xi Jinping, chegou nesta segunda-feira (20) à Rússia, em uma viagem que acirra as tensões com o Ocidente, que acusa Pequim de fornecer armas ao Exército russo.

Esta é a primeira visita do presidente chinês à Rússia desde o início da guerra na Ucrânia.

Xi chegou pela manhã no aeroporto de Moscou e se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, no início da tarde no Kremlin. Putin, que chamou Xi de “velho amigo”, disse ter uma “pequena inveja” do crescimento da economia chinesa da última década. Sobre Ucrânia, o líder russo disse que os dois debaterão a proposta de paz que Pequim fez para a guerra na Ucrânia.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/20/xi-jinping-chega-a-russia-em-meio-a-tensoes-com-os-eua.ghtml

UE aprova plano de 2 bilhões de euros para fornecer munição à Ucrânia

“Ministros das Relações Exteriores de países da União Europeia (UE), reunidos em Bruxelas nesta segunda-feira (20), chegaram a um acordo para desbloquear 2 bilhões de euros (R$ 11 bilhões) para fornecer o enorme volume de munição solicitado pela Ucrânia e aumentar a produção no bloco, disseram diplomatas.

Os ministros aprovaram um plano de três etapas para entregar um milhão de munições de 155 mm à Ucrânia, restaurar estoques estratégicos nacionais e expandir a capacidade de produção da indústria de defesa do bloco, de acordo com diplomatas de cinco países.

O governo ucraniano já havia alertado repetidamente que suas tropas devem racionar seu poder de fogo, em um momento marcado pelo desgaste da guerra.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2023/03/20/ue-aprova-plano-de-2-bilhoes-de-euros-para-fornecer-municao-a-ucrania.ghtml

Biden aprova lei que exige liberação de informações confidenciais sobre origem da Covid-19

“O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou nesta segunda-feira (20) uma lei que exige a liberação de informações sigilosas relacionadas à origem da Covid-19, informou a Casa Branca. O projeto de lei, apresentado em janeiro e agora assinado por Biden, pede que o diretor do Departamento de Inteligência dos EUA (DNI, na sigla em inglês) retire a classificação de sigilo de documentos que tragam informações sobre a origem da doença.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/20/biden-aprova-lei-que-exige-liberacao-de-informacoes-confidenciais-sobre-origens-da-covid-19.ghtml

Tribunal Penal Internacional recebe mais dinheiro para seguir com investigações de crimes na Ucrânia

“O Tribunal Penal Internacional ganhou mais dinheiro e mais recursos técnicos para prosseguir com as investigações sobre supostos crimes de guerra na Ucrânia nesta segunda-feira (20).

O dinheiro é de um grupo de 40 países, cujos ministros da Justiça estão reunidos em Londres.

O TPI emitiu uma ordem de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, há três dias.

Dominic Raab, ministro britânico da Justiça, afirmou que “após a acusação contra o presidente Putin na sexta (17), era muito importante mostrar nosso apoio concreto ao TPI.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/20/tribunal-penal-internacional-obtem-novos-recursos-para-seguir-com-investigacoes-de-crimes-na-ucrania.ghtml

Ministro do Petróleo da Venezuela renuncia, e polícia prende autoridades em operação contra corrupção

“O ministro do Petróleo da Venezuela, Tareck El Aissami, anunciou nesta segunda-feira (20) que irá renunciar ao cargo, e pelo menos seis autoridades foram presas pela polícia após investigações de corrupção, inclusive na empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

“À luz das investigações que começaram sobre ocorrências graves de corrupção na PDVSA, tomei a decisão de apresentar minha demissão como ministro do Petróleo, com a intenção de acompanhar e apoiar totalmente esse processo”, afirmou no Twitter El Aissami, que era ministro desde 2020.

A polícia anticorrupção venezuelana prendeu um prefeito, dois juízes e três funcionários do governo, pelo menos dois dos quais estão conectados com a PDVSA, informaram a emissora de televisão estatal e fontes familiarizadas com o assunto na segunda-feira.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/20/ministro-do-petroleo-da-venezuela-renuncia-e-policia-prende-autoridades-em-operacao-contra-corrupcao.ghtml

Com viagem à China, Lula busca ampliar relações e marcar nova fase da política externa brasileira

“A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, no fim de semana, representa ao mesmo tempo uma busca por ampliação das relações comerciais e também a consolidação da estratégia da política externa do governo.

Ao vencer as eleições, no discurso da vitória, Lula dedicou grande parte do tempo para falar de relações internacionais e que uma de suas prioridades seria “recolocar o Brasil no mundo”. Lula fazia referência ao que considera o “isolacionismo” de seu antecessor, Jair Bolsonaro, no cenário externo.

Os três maiores parceiros comerciais do Brasil são China, Estados Unidos e Argentina. EUA e Argentina já foram visitados por Lula. Com a ida à China, ele terá cumprido agenda oficial nos três maiores parceiros nos três primeiros meses de governo.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/21/com-viagem-a-china-lula-busca-ampliar-relacoes-e-marcar-nova-fase-da-politica-externa-brasileira.ghtml

Primeiro-ministro do Japão visita Ucrânia para rejeitar ‘agressão da Rússia’ e expressar solidariedade

“O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, fará uma visita à Ucrânia nesta terça-feira (21), onde se reunirá com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. A viagem do líder japonês acontece no mesmo momento em que o presidente da China visita a Rússia.

Em um comunicado publicado nesta terça, o Ministério das Relações Exteriores do Japão afirmou que Kishida irá para a Ucrânia para rejeitar a “agressão da Rússia” e expressar solidariedade e apoio aos ucranianos.

Kishida deve participar de uma reunião com Zelensky em Kiev, onde irá “defender a ordem internacional baseada no Estado de direito”, segundo o comunicado do governo japonês.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/21/primeiro-ministro-do-japao-visita-ucrania-para-rejeitar-agressao-da-russia-e-expressar-solidariedade.ghtml

Putin ameaça revidar se Reino Unido entregar à Ucrânia munição de urânio empobrecido

“O presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou nesta terça-feira (21) “responder”, se Londres fornecer à Ucrânia munições carregadas com urânio empobrecido, após declarações nesse sentido de uma autoridade britânica.

“Hoje soubemos que o Reino Unido anunciou não apenas a entrega de tanques à Ucrânia, mas também projéteis com urânio empobrecido. Se isso acontecer, a Rússia se verá obrigada a responder”, disse Putin.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/21/putin-ameaca-revidar-se-reino-unido-entregar-a-ucrania-municao-de-uranio-empobrecido.ghtml

Primeiro-ministro da Grécia convoca eleições para maio após desastre ferroviário

“O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou, nesta terça-feira (21), a convocação de eleições gerais para maio, três semanas após uma catástrofe ferroviária que causou indignação no país.

“Posso dizer com certeza que as eleições serão realizadas em maio”, afirmou Mitsotakis, líder do partido conservador Nova Democracia, em declarações ao canal Alpha.

Em 28 de fevereiro, a colisão entre dois trens deixou 57 mortos e provocou uma onda de protestos na Grécia contra o governo.

O mandato do governo conservador, no poder há quase quatro anos, termina em julho.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/21/primeiro-ministro-da-grecia-convoca-eleicoes-para-maio-apos-desastre-ferroviario.ghtml

Macron compara violência de protestos em Paris com 8 de janeiro no Brasil

“O presidente francês, Emmanuel Macron, comparou, nesta quarta-feira (22), os distúrbios nas manifestações contra a contestada reforma das aposentadorias com a invasão à sede dos Três Poderes no Brasil, em 8 de janeiro, e ao Capitólio nos Estados Unidos. O chefe de estado defendeu a nova lei e afirmou que ela deve entrar em vigor até o fim deste ano. 

Em uma entrevista à televisão para falar sobre a decisão do governo francês de ter adotado a reforma da Previdência sem a votação dos deputados, Emmanuel Macron criticou as manifestações recentes com “grupos que usam a violência” e, em um tom duro, afirmou que nenhuma violência será tolerada. “Não podemos aceitar nem os subversivos, nem as facções”, afirmou.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/22/macron-compara-violencia-de-protestos-em-paris-com-8-de-janeiro-no-brasil.ghtml

Dilma é confirmada como nova presidente do banco do Brics; mandato vai até julho de 2025

“A ex-presidente Dilma Rousseff foi oficializada no comando do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como “banco do Brics”, nesta sexta-feira (24). Dilma foi indicada pelo governo Lula ao cargo.

O mandato de Dilma como presidente do banco do Brics vai até julho de 2025. Cabia ao Brasil indicar um novo nome para comandar o banco.

O nome de Dilma foi aprovado por um comitê da instituição após a ex-presidente passar por uma espécie de sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do bloco – África do Sul, China, Índia e Rússia.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/24/dilma-sera-nova-presidente-do-banco-do-brics-mandato-vai-ate-julho-de-2025.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *