Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 14 a 20 de janeiro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Fundação da Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB)

“A Secretária-Geral Maria Laura da Rocha discursou hoje na Assembleia de Fundação da Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB). Destacou a relevância de atrair mais mulheres para a carreira diplomática, para formar um Itamaraty mais representativo e plural. Ao recordar que não há respostas fáceis, mas que há respostas possíveis para um ambiente de trabalho livre de discriminação, a Secretária-Geral apresentou a intenção de criar canais de diálogo sobre gênero, raça, pessoas com deficiência e pessoas idosas no Itamaraty.

O Ministro Mauro Vieira compareceu ao lançamento. A Secretária-Geral afirmou que acompanhará o tema em coordenação estreita com o Gabinete do Ministro. Como o fez o Ministro Mauro Vieira em seu discurso de posse, a Secretária-Geral prestou especial homenagem a Maria José de Castro Rebello Mendes, primeira mulher a ingressar no Itamaraty, em 1918.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1615112152372715520

Desligamento do Brasil do Consenso de Genebra – Nota Conjunta

“O Governo brasileiro decidiu atualizar o posicionamento do país em fóruns e mecanismos internacionais que tratam da pauta das mulheres, com o objetivo de melhor promover e defender os mais altos padrões dos direitos humanos e liberdades fundamentais, em linha com a legislação brasileira e os compromissos assumidos pelo país no plano regional e multilateral. Nesse sentido, o Governo brasileiro decidiu desligar-se da Declaração do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família. O Brasil considera que o referido documento contém entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo reitera o firme compromisso de promover a garantia efetiva e abrangente da saúde da mulher, em linha com o que dispõem a legislação nacional e as políticas sanitárias em vigor sobre essa temática, bem como o pleno respeito às diferentes configurações familiares.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/desligamento-do-brasil-do-consenso-de-genebra

Designação do Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York

“O Governo brasileiro comunica, com satisfação, a designação do Embaixador Sérgio França Danese como Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York. Sérgio Danese ocupa atualmente o cargo de Embaixador do Brasil no Peru. Foi Secretário-Geral das Relações Exteriores (2015-2016), e chefiou as Embaixadas do Brasil na Argélia (2005-2009), na Argentina (2016-2020) e na África do Sul (2021). De acordo com a Constituição, a designação será submetida à apreciação do Senado Federal.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/designacao-do-representante-permanente-do-brasil-junto-as-nacoes-unidas-em-nova-york

Brasil-Venezuela: Envio de missão diplomática brasileira a Caracas

“Chegou ontem, 18 de janeiro, a Caracas, missão diplomática brasileira com o objetivo de dar início às providências para a reabertura da Embaixada do Brasil na Venezuela. Liderada pelo Embaixador Flávio Macieira, a missão deverá avaliar as condições dos imóveis e tomar as primeiras medidas com vistas ao pleno funcionamento da representação brasileira, inicialmente em nível de Encarregado de Negócios. O envio da missão reflete a decisão do Governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, permitindo a retomada de tratativas com o Governo venezuelano sobre os diferentes temas que compõem a agenda entre os dois países. O diálogo com a Venezuela, país com o qual o Brasil compartilha laços históricos de amizade e de cooperação, além de extensa fronteira, é fundamental não apenas para o adequado seguimento da pauta bilateral, mas também para a revitalização da integração regional.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/envio-de-missao-diplomatica-brasileira-a-caracas

Apoio do Brasil à reeleição de Rafael Grossi à Direção-Geral da AIEA

“O Governo brasileiro expressa seu respaldo à candidatura do Sr. Rafael Grossi à reeleição ao cargo de Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para o período 2024-2027. Rafael Grossi assumiu a Direção-Geral da AIEA em dezembro de 2019. Primeiro latino-americano a ocupar o mais alto cargo da Agência, Grossi tem comprovado conhecimento e experiência na área nuclear. Durante sua gestão, a AIEA reforçou seu papel de cooperação e de promotor dos usos pacíficos da energia nuclear para o desenvolvimento sustentável e para o bem estar humano, e desempenhou papel crucial no enfrentamento de crises relacionadas à não proliferação e à segurança nuclear.

Ademais do reconhecimento de suas robustas credenciais e de sua exitosa gestão à frente do secretariado da AIEA, o apoio brasileiro à candidatura do DG Rafael Grossi inscreve-se no contexto da parceria estratégica bilateral entre Brasil e Argentina na área nuclear, cuja expressão mais eloquente é a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC).”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/apoio-do-brasil-a-reeleicao-de-rafael-grossi-a-direcao-geral-da-aiea

Brasil-EUA: Conversa entre a SG-MRE e a Vice-Secretária de Estado

“A Secretária-Geral, Embaixadora Maria Laura da Rocha, recebeu telefonema da Vice-Secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman. Conversaram sobre temas da agenda bilateral e sobre políticas de promoção da diversidade e da igualdade de gênero nas duas chancelarias. A Embaixadora Maria Laura da Rocha e a Embaixadora Wendy Sherman são as primeiras mulheres a ocuparem seus respectivos cargos no Itamaraty e no Departamento de Estado.

No campo ambiental, Brasil e EUA destacam-se pelo compromisso de combate à mudança do clima. Recentemente, o Brasil formalizou a candidatura da cidade de Belém, no Pará, como sede da COP30, a ser realizada em 2025. Na esfera econômica, os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil e a principal origem de investimentos diretos estrangeiros no país, com estoque de USD 123 bilhões. No ano de 2022, a corrente de comércio atingiu nível inédito, totalizando USD 88,7 bilhões.”

Veja a nota oficial em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1616156486161268736


Emirados serão 1º país árabe a ensinar história do Holocausto em escolas

“Em um gesto inédito, o governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou no início deste mês que vai incluir a história do Holocausto em seu currículo escolar. É raro que países no Oriente Médio ensinem —ou mesmo reconheçam— que a Alemanha nazista matou 6 milhões de judeus na Segunda Guerra (1939-1945). Alguns deles trabalham inclusive para questionar esse fato inquestionável, caso de Irã e outros. O anúncio foi feito no último dia 5 pela embaixada dos Emirados em Washington. Em uma rede social, o governo situou essa excepcional decisão no contexto amplo de sua aproximação recente com Israel. Desde sua fundação, em 1948, Israel é o principal antagonista de regimes da região. Sua criação envolveu guerras com os vizinhos e a expulsão e a fuga de mais de 700 mil palestinos. Conflitos foram travados desde então, levando à ocupação de territórios como a Cisjordânia, as colinas de Golã e a Faixa de Gaza.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/01/emirados-serao-1o-pais-arabe-a-ensinar-historia-do-holocausto-em-escolas.shtml

Alemanha nomeia novo ministro da Defesa e sinaliza mais militarização

“Em meio a negociações para o envio de tanques e armamentos pesados à Ucrânia, o governo da Alemanha nomeou nesta terça-feira (17) um novo ministro da Defesa sinalizando que fortalecerá as Forças Armadas do país. A ex-titular da pasta Christine Lambrecht renunciou na segunda-feira (16) após uma série de escândalos e acusações de má gestão da pasta, que tem sido pressionada a fornecer mais equipamentos militares para a Ucrânia. O atual ministro do Interior do estado da Baixa Saxônia, Boris Pistorius, assumirá a pasta no lugar de Lambrecht. Pistorius, de 62 anos, completou o serviço militar no início dos anos 1980 e trabalhou com as Forças Armadas. “Quero tornar as Forças Armadas fortes para o futuro”, disse Pistorius em uma breve declaração antes de ser formalmente nomeado na quinta-feira.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/17/alemanha-nomeia-novo-ministro-da-defesa-e-sinaliza-nova-militarizacao.ghtml

Suprema Corte de Israel ordena demissão de ministro e agrava crise com Netanyahu

“A Suprema Corte de Israel determinou nesta quarta-feira (18) que o premiê Binyamin Netanyahu demita um dos ministros mais importantes do gabinete, Aryeh Deri, devido a uma condenação anterior por fraude fiscal —o político confessou o crime no ano passado, como parte de um acordo judicial para escapar da prisão. Titular das pastas do Interior e da Saúde, Deri também é líder do partido ultrarreligioso Shas. Mais do que representar um revés para o governo de ultradireita recém-empossado, a decisão se insere em um contexto de tensão crescente entre o primeiro-ministro e o Judiciário. Netanyahu propôs uma controversa reforma judicial que permitiria, entre outras medidas, que o Knesset, o Parlamento israelense, derrubasse decisões da Suprema Corte por meio de uma votação com maioria simples —algo que a coalizão que o elegeu, por exemplo, possui.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/01/suprema-corte-de-israel-ordena-demissao-de-ministro-e-agrava-crise-com-netanyahu.shtml

Em Davos, Guterres diz que mundo está no olho de um grande furacão

“O secretário-geral António Guterres discursou, nesta quarta-feira, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O evento anual reúne líderes empresariais e governamentais de todo o mundo. O chefe das Nações Unidas disse que “estamos contemplando o olho de um furacão de categoria 5”, ao descrever uma crise econômica global a curto prazo e perspectivas sombrias para o mundo. António Guterres citou a recessão, que muitos países estão enfrentando, e a desaceleração global. Ele destacou o aprofundamento das desigualdades e a crise do custo de vida que afeta principalmente mulheres e meninas. O secretário-geral citou as interrupções na cadeia de suprimentos, a crise de energia, os preços crescentes, aumento das taxas de juros e inflação.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/01/1808297

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, anuncia que vai renunciar ao cargo

“A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou na TV de seu país na quinta-feira (19) – ainda noite de quarta-feira (18) no Brasil – que ela não vai se candidatar à reeleição e que deverá renunciar até o começo de fevereiro. Ardern disse que ainda acredita que o Partido Trabalhista da Nova Zelândia vencerá as próximas eleições, marcadas para outubro deste ano. “Embora eu não vá disputar a eleição, sei que as questões que mais afetam os neozelandeses continuarão sendo o foco do governo durante este ano e nas eleições”, disse Ardern. Ela afirmou que já não tem mais combustível para seguir na carreira. A política de 42 anos disse que o tempo em que ela esteve no cargo (quase seis anos) foram desafiadores e cobraram um preço.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/18/jacinda-ardern-primeira-ministra-da-nova-zelandia-anuncia-que-vai-renunciar-ao-cargo.ghtml

Queda de helicóptero mata ministro do Interior da Ucrânia

“Ao menos 14 pessoas, incluindo o ministro do Interior da Ucrânia, morreram em uma queda de helicóptero na periferia de Kiev nesta quarta-feira (18). O governo do país invadido pela Rússia em fevereiro passado não descarta sabotagem no aparelho. Denis Monastirski estava na aeronave com outras autoridades de sua pasta quando ela caiu em Brovari, cerca de 20 km a nordeste da capital. O veículo atingiu um jardim de infância, e ao menos 1 das 14 vítimas identificadas é uma criança que estava em solo. Há também 29 feridos, 15 dos quais alunos da escola. (…) Se comprovada a tese de sabotagem, Monastirski será a mais alta autoridade assassinada desde que as forças de Vladimir Putin atacaram o país vizinho, há quase 11 meses.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/01/queda-de-helicoptero-mata-ministro-do-interior-da-ucrania.shtml

Parlamento Europeu aprova resolução condenando atos criminosos no Brasil

“O Parlamento Europeu aprovou na manhã desta quinta-feira (19) uma resolução condenando os ataques criminosos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro e defendendo a democracia brasileira. Os deputados europeus também demonstraram seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e às instituições democráticas do país. A resolução rejeitou ainda “nos termos mais veementes as ações criminosas perpetradas por partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro”. O voto no Parlamento Europeu é mais uma forte demonstração internacional de apoio às instituições democráticas do Brasil. Os deputados europeus também ressaltaram o apoio aos esforços para uma investigação rápida e imparcial para identificar e processar os envolvidos e as instituições que não agiram para impedir os crimes.”

Notícia completa em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/parlamento-europeu-aprova-resolucao-condenando-atos-criminosos-no-brasil/

Aiea inicia presença permanente de especialistas em usinas da Ucrânia

“A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, iniciou esta semana a instalação permanente de especialistas em usinas nucleares da Ucrânia. Falando em Chernobyl, o diretor-geral da agência, Rafael Mariano Grossi, destacou que o tipo de missão pretende fornecer assistência em segurança e proteção nuclear. Na segunda-feira, o chefe da Aiea revelou que a agência estava dando início a um programa muito amplo de assistência em segurança e proteção da instalação nuclear local. Ele disse ter recebido uma atualização sobre a situação na instalação nuclear e que os especialistas estavam se preparando para passar para a fase seguinte. As instalações localizadas a norte do país tiveram um acidente considerado o pior desastre nuclear da história em 1986.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/01/1808362

Em Davos, Marina retoma conversas sobre acordo bilateral entre Mercosul e UE e negocia contrapartida

“Em uma reunião com o comissário europeu de Meio Ambiente, Oceano e Pesca, Virginijus Sinkevicius, a ministra Marina Silva começou conversas para retomar o acordo bilateral entre Mercosul e União Europeia (UE). No encontro de quinta-feira no Fórum Econômico Mundial, a ministra do Meio Ambiente reforçou o compromisso do Brasil com desmatamento zero até 2030 e a agenda de sustentabilidade. Marina Silva, contudo, negocia uma contrapartida com o bloco europeu numa possível revisão do acordo. Ela discutiu com o representante europeu ter acesso a mercado aos produtos brasileiros que possam fortalecer a bioeconomia. Fontes de Brasília avaliam que as negociações com o bloco em 2019 foram conduzidas “de forma desequilibrada, uma vez que eles entendem que o governo de Jair Bolsonaro teria cedido em todos os pontos, sem exigir contrapartida”.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/01/em-davos-marina-retoma-conversas-sobre-acordo-bilateral-entre-mercosul-e-ue-e-negocia-contrapartida.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *