Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 12 a 18 de novembro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Ataque terrorista em Istambul – Nota do Itamaraty

“O Governo brasileiro condena veementemente o atentado ocorrido domingo, 13 de novembro, em Istambul, que resultou em vários feridos e vítimas fatais. O Brasil reitera sua condenação a todo e qualquer ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação, ao mesmo tempo em que expressa, consternado, seu sentimento de pesar às famílias das vítimas e estende votos de plena e rápida recuperação aos feridos. Até o presente momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas. O Consulado-Geral do Brasil em Istambul segue monitorando de perto a situação.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/ataque-terrorista-em-istambul 

Brasil-Indonésia-Congo: Comunicado conjunto sobre Cooperação em Florestas Tropicais e Ação Climática

“NÓS, o Ministério Coordenador para Assuntos Marítimos e Investimentos da República da Indonésia, o Ministério do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil e o Vice-Primeiro-Ministro / Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da República Democrática do Congo: DESEJAMOS promover a cooperação mútua entre os três países na área de florestas tropicais e ação climática baseada na igualdade e no benefício mútuo; DESEJAMOS equilibrar a conservação e recuperação de florestas tropicais para o clima com os nossos compromissos climáticos individuais, conforme definidos por cada país em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), bem como o potencial de um ecossistema de carbono justo, tomando também em conta nossos compromissos;

RECORDAMOS a reunião trilateral entre Indonésia, Brasil e Congo realizada, em novembro de 2021, em Glasgow, para estabelecer a iniciativa Poder da Floresta para a Ação Climática (“Forest Power on Climate Action”), a fim de buscar soluções a respeito das contribuições da floresta tropical para assuntos climáticos, incluindo o fortalecimento da influência dos países tropicais na área de negociações sobre o clima. (…)”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/comunicado-conjunto-do-ministerio-coordenador-para-assuntos-maritimos-e-investimentos-da-republica-da-indonesia-e-do-ministerio-do-meio-ambiente-da-republica-federativa-do-brasil-e-do-ministerio-do-meio-ambiente-e-desenvolvimento-sustentavel-da-republica 

Reunião do Ministro de Estado com a Diretora-Geral da OMC

“O Ministro das Relações Exteriores, Chanceler Carlos França, reuniu-se hoje (15/11) com a Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, à margem da Cúpula do G20 em Bali, Indonésia. O Chanceler Carlos França reiterou à Diretora-Geral a alta prioridade atribuída pelo Brasil a um sistema multilateral de comércio justo e estável, baseado no direito internacional e capaz de promover o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico. O Ministro França enfatizou a importância de a OMC contribuir para a segurança alimentar mundial em momento de instabilidade de cadeias de produção e distribuição de alimentos. O Brasil será parte da solução para esse importante desafio. O Chanceler ressaltou o apoio do Brasil à reforma da OMC. Enfatizou a importância de revigorar o diálogo e as negociações da OMC via reuniões ministeriais anuais. Coincidiram na necessidade de dinamizar os debates sobre comércio agrícola, como subsídios e acesso a mercados. A DG-OMC visitou o Brasil em abril. Foi recebida pelo Presidente Jair Bolsonaro e pelo Chanceler, proferiu palestra no Instituto Rio Branco e reuniu-se com lideranças da Frente Parlamentar da Agropecuária, com representantes do setor privado e com mulheres empreendedoras.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1592521764407771137 

Brasil no G20: Participação na Cúpula de Líderes 2022

“Terminou, em Bali, na Indonésia, a Cúpula de Líderes do G20, principal foro de cooperação econômica e financeira mundial. O Brasil foi representado pelo Chanceler Carlos França. Os membros do G20 respondem por mais de 80% do PIB, 75% do comércio e 60% da população do mundo. O Brasil defendeu o comércio desimpedido de alimentos e insumos agrícolas, como forma de garantir a segurança alimentar mundial. Também defendeu uma recuperação econômica inclusiva e atenta aos desafios da mudança do clima e da transformação digital, no período pós-pandemia. A Cúpula de Bali marca o término da presidência indonésia do G20 e o início da indiana. O Brasil presidirá o G20 em 2024, marcando uma sequência de três grandes países em desenvolvimento à frente do grupo Brasil-Índia-Indonésia.

Na declaração adotada ao final do encontro, os líderes do G20 concordaram em tomar medidas para promover a segurança alimentar e energética e o aumento do comércio e de investimentos em cadeias sustentáveis de produção e fornecimento de energia e fertilizantes. O texto integral da Declaração de Líderes do G20, que contou com o engajamento construtivo do Brasil, pode ser encontrada em: https://linktr.ee/mediacenterg20

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1592873996328275969

Brasil-EUA: Seminário AgriTalks Washington – 2ª Edição

“Ocorreu hoje (16/11) a segunda edição do seminário “AgriTalks” Washington, na Embaixada do Brasil naquela cidade. O tema do evento foi a sustentabilidade da pecuária bovina brasileira. Realizado em parceria com a Apex Brasil, o seminário inaugura uma série de eventos que ocorrerão em Nova York, Los Angeles e São Francisco. Participaram representantes de organizações públicas e privadas, com atuação destacada na área de sustentabilidade agrícola, com painelistas das seguintes instituições: Ministério da Agricultura, Embrapa, Fazenda Santa Brígida, JBS e Marfrig.

Brasil e Estados Unidos são parceiros tradicionais no comércio de produtos agrícolas. O seminário “AgriTalks” Washington busca reforçar essa parceria, ao apresentar ao público americano iniciativas que contribuem para a sustentabilidade da produção brasileira de carne bovina.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1592982203558162432

Brasil-EUA: Seminário AgriTalks Nova York – 1ª Edição

“Ocorreu hoje (17/11) a primeira edição do seminário “AgriTalks” Nova York, no Consulado do Brasil naquela cidade. O tema do evento foi Finanças Verdes. O “AgriTalks” Nova York tratou de (i) novos instrumentos e regulamentos para finanças verdes; e (ii) investimento em finanças verdes no Brasil. Participaram Ministério da Agricultura, Natixis Research, Feijó Lopes, Fazenda Santa Brígida, UBS, JBS e UNICA. Os Estados Unidos são tradicionais investidores na agricultura brasileira. O “AgriTalks” Nova York busca reforçar essa parceria histórica, ao apresentar ao público americano iniciativas que estruturam o financiamento ambientalmente sustentável da agricultura brasileira.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1593368649372520448 

Brasil-Suriname: 2ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Migração e Assuntos Consulares

“Foi realizada hoje (17/11) em Brasília a segunda reunião do Grupo de Trabalho sobre Migração e Assuntos Consulares Brasil-Suriname. A delegação brasileira foi presidida pelo Secretário de Assuntos Consulares, Cooperação e Cultura do MRE. O lado surinamês foi chefiado pelo Secretário Permanente para Assuntos Administrativos e Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Suriname, Emb. Luziano Truideman. O encontro discutiu a implementação de acordos de cooperação judiciária e demandas da comunidade brasileira residente no Suriname. Foi apresentada proposta de negociação de acordo bilateral sobre cooperação jurídica em matéria civil. O Brasil destacou a importância de se assegurar regularização migratória aos brasileiros no Suriname e ofereceu cooperação em matérias afins.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1593370232063758336

Brasil-Reino Unido: Assinatura de Memorando de Entendimento com o Reino Unido na OMC decorrente do “BREXIT”

“O Brasil e o Reino Unido assinaram hoje, dia 17 de novembro, na Organização Mundial do Comércio (OMC), Memorando de Entendimento que conclui as negociações referentes à repartição do volume das quotas tarifárias de importação (TRQs) da União Europeia (UE) entre o bloco europeu e o Reino Unido, em decorrência da saída do Reino Unido do bloco (“Brexit”). Após mais de quatro anos de negociações, o acordo proporcionará ajustes com relação à repartição aplicada provisoriamente por UE e Reino Unido desde 2021. Esses ajustes garantirão que o “Brexit” não prejudicará os fluxos comerciais regulares do Brasil com a UE e com o Reino Unido, de produtos agrícolas e não agrícolas. Os volumes negociados levaram em consideração as exportações de períodos anteriores do Brasil para os países europeus.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/nota-conjunta-do-ministerio-das-relacoes-exteriores-do-ministerio-da-economia-e-do-ministerio-da-agricultura-pecuaria-e-abastecimento-assinatura-de-memorando-de-entendimento-com-o-reino-unido-na-omc-decorrente-do-201cbrexit201d 

Brasil-Guatemala: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Chanceler Carlos França conversou ao telefone com o Chanceler da Guatemala, Mário Búcaro Flores. Na ocasião, agradeceu o apoio do Brasil à candidatura da Semana Santa guatemalteca à categoria de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Os Chanceleres também trataram de temas hemisféricos, como  a candidatura de Ilan Goldfajn à presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os Ministros saudaram ainda o excelente estado das relações bilaterais. Em 2021, o comércio bilateral alcançou US$ 417 milhões, a maior cifra registrada. A Guatemala figura como o terceiro destino das exportações do Brasil para a região da América Central e do Caribe.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1593746069300690944 


Eslovênia elege mulher presidente pela primeira vez

“A advogada Natasa Pirc Musar venceu neste domingo (13) o segundo turno da eleição presidencial da Eslovênia e será a primeira mulher a ser chefe de Estado no país, apontam os resultados preliminares da apuração. Dados da comissão eleitoral do país, com 86,7% das urnas contabilizadas, apontam que Pirc Musar, 54, recebeu 53,8% dos votos, contra 46,2% de seu adversário, o direitista Andze Logar, ex-ministro das Relações Exteriores. O comparecimento foi de 49,9% do eleitorado. Candidata independente, mas apoiada pelas forças de centro-esquerda que hoje lideram o país, a vencedora havia ficado atrás do ex-chanceler no primeiro turno, disputado em 23 de outubro. Ela pediu unidade e disse que sua primeira ação será “convidar todos os líderes dos partidos políticos ao palácio presidencial”.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/eslovenia-elege-mulher-presidente-pela-primeira-vez.shtml

Brasil passa por avaliação no Conselho de Direitos Humanos da ONU

“O histórico de direitos humanos do Brasil foi examinado pelo Grupo de Trabalho da Revisão Periódica Universal, RPU, do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas pela quarta vez nesta segunda-feira. O Brasil é um dos países analisados na 41ª sessão do Conselho, que segue até 18 de novembro. O país já foi avaliado anteriormente em 2008, 2012 e 2017. Os documentos em que se baseiam as revisões são o relatório nacional, com informações fornecidas pelo país visado, por especialistas e grupos independentes de direitos humanos, conhecidos como Procedimentos Especiais. O processo considera dados de órgãos de tratados de direitos humanos e outras entidades da ONU e informações fornecidas por outras partes interessadas, incluindo instituições nacionais de direitos humanos, organizações regionais e grupos da sociedade civil.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805337

População mundial atinge 8 bilhões de pessoas

“A população mundial deve chegar a 8 bilhões nesta terça-feira, de acordo com as Nações Unidas. O secretário-geral, António Guterres, ressalta que atingir o marco é uma prova de avanços científicos e melhorias em questões como nutrição, saúde pública e saneamento. No entanto, o líder da ONU adverte, em artigo de opinião, que à medida que a família humana cresce, também está ficando mais dividida. O chefe das Nações Unidas aponta a existência de bilhões de pessoas em dificuldades, centenas de milhões enfrentando fome e números recordes de habitantes do planeta fugindo de casa em busca de ajuda, além de questões como “dívidas, dificuldades, guerras e desastres climáticos”. Para Guterres, a menos que seja superada a lacuna entre os que têm e os que não têm recursos, o mundo está se preparando para um ser um lugar “cheio de tensões e desconfiança, crise e conflito”.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805342

ONU e parceiros lançam apelo humanitário de US$ 145,6 milhões para ajudar o Haiti

“O governo do Haiti, as Nações Unidas e parceiros lançaram, nesta terça-feira, um apelo de US$ 145,6 milhões para apoiar a resposta de emergência do país ao surto de cólera e fornecer assistência a 1,4 milhão de pessoas que vivem nas áreas mais afetadas. Em 2 de outubro de 2022, após mais de três anos sem nenhum caso relatado de cólera no Haiti, as autoridades nacionais informaram sobre dois novos pacientes confirmados na área metropolitana de Porto Príncipe. Em 14 de novembro, o Ministério da Saúde Pública e População anunciou 8.708 casos suspeitos, 802 casos confirmados e 161 mortes em todo o país. A crise do cólera atingiu mais duramente as populações já vulneráveis. A mais recente análise de segurança alimentar do Haiti mostra que 4,7 milhões de pessoas, quase metade da população, estão passando por altos níveis de insegurança alimentar, com 19,2 mil pessoas em situação de desastre, pela primeira vez na história recente.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805397

Autoridades de Cuba e EUA se reúnem em Havana para discutir migração

“Uma delegação chefiada por uma alta funcionária do Departamento de Estado dos Estados Unidos chegará a Havana nesta terça-feira (15) para conversar sobre migração com autoridades da ilha, em um momento em que Cuba vive um êxodo de emigrantes. “A realização de negociações sobre migração em Havana entre #Cuba e #EUA corresponde ao compromisso mútuo de promover uma migração ordenada, legal e segura”, disse o chanceler Bruno Rodríguez em sua conta no Twitter. A delegação dos Estados Unidos será chefiada por Emily Mendrala, subsecretária adjunta do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental e Migração do Departamento de Estado, enquanto o vice-chanceler cubano, Carlos Fernández de Cossío, liderará a representação cubana.”

Notícia completa em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/11/15/autoridades-de-cuba-e-eua-se-reunem-em-havana-para-discutir-migracao.htm

ONU quer investigação completa após explosão de míssil na Polônia

“O secretário-geral das Nações Unidas disse estar “muito preocupado” com os relatos da explosão de um míssil em território polonês. Agências de notícias informaram que projétil caiu na terça-feira na parte exterior da vila rural de Przewodow, matando duas pessoas a cerca de 6,4 quilômetros a oeste na fronteira com a Ucrânia. A situação levou a convocação de um encontro de líderes que estão reunidos na cúpula das 20 maiores economias do mundo, G20, em Bali na Indonésia. De acordo com os relatos das agências, ainda não são conhecidas as circunstâncias do incidente. Pela primeira vez um país vizinho é atingido diretamente durante o conflito que já dura quase nove meses. A nota emitida pelo porta-voz do secretário-geral ressalta que “é absolutamente essencial evitar a escalada da guerra na Ucrânia.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805437

Discurso de Lula na COP27 repercute na imprensa internacional

“O discurso desta quarta-feira do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP27, a conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima, repercutiu na imprensa internacional. Os veículos estrangeiros destacaram as promessas de mudança na postura do governo brasileiro quanto ao meio ambiente. “Expectativas altas com Lula exuberante falando na Cúpula do Clima”, escreveu o jornal americano The New York Times, que afirmou ainda que o brasileiro “eletrizou o encontro”. O texto do jornal comparou ainda as promessas de Lula com a posição do atual governo de Jair Bolsonaro (PL) quanto ao meio ambiente: “Recentemente, ele derrotou Jair Bolsonaro, um homem que os ambientalistas brasileiros descrevem como um ‘pesadelo’ por presidir quatro anos de desmatamento desenfreado (…)””

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/11/discurso-de-lula-na-cop27-repercute-na-imprensa-internacional.ghtml

EUA e China retomam negociações climáticas formais na COP27

“O enviado climático dos EUA, John Kerry, confirmou à CNN que as negociações climáticas formais com a China foram reiniciadas na cúpula da COP27 da ONU no Egito, suspendendo um congelamento de meses nas negociações. O encontro mostra um sinal precoce de resultados concretos de uma reunião entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e seu homólogo chinês Xi Jinping, em Bali, no início desta semana. Solicitado a confirmar se as negociações formais entre os EUA e a China foram retomadas, Kerry disse: “Sim, estamos conversando”. As nações são os dois maiores poluidores do mundo e sua cooperação é crucial se o mundo quiser evitar mudanças climáticas catastróficas. Quando Kerry e seu homólogo chinês, Xie Zhenhua, anunciaram que seus países trabalhariam juntos para reduzir as emissões de gases do efeito estufa na cúpula da COP26 em Glasgow no ano passado, foi uma rara boa notícia no espaço climático outrora muito sombrio.”

Notícia completa em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-e-china-retomam-negociacoes-climaticas-formais-na-cop27

Índia assume presidência do G20 e sedia próxima cúpula

“O presidente da Indonésia Joko Widodo entregou nesta 4ª feira (16.nov.2022) a Presidência do G20 à Índia, país selecionado para conduzir a cúpula a partir de 2023, na capital Nova Déli. A reunião do G20 neste ano foi realizada na ilha de Bali. Integrante do grupo, em 2024, o Brasil será responsável por presidir a cúpula, durante o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, a cidade-sede ainda não foi definida. Na edição deste ano, o Brasil foi representado pelo ministro das Relações Exteriores Carlos França. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu ao evento. O G20 é um grupo formado pelas maiores economias do mundo: a União Europeia e outros 19 países fora do bloco.”

Notícia completa em: https://www.poder360.com.br/internacional/india-assume-presidencia-do-g20-e-sedia-proxima-cupula/

G20 volta a condenar ações da Rússia na guerra contra a Ucrânia

“O G20 —  grupo formado pelas 19 maiores economias do planeta mais a União Europeia — encerrou ontem sua cúpula, na ilha indonésia de Bali, com uma condenação majoritária à Rússia e apelos renovados pelo fim da guerra na Ucrânia. A reunião foi impactada pela onda de bombardeios russos contra Kiev e pela queda de um míssil na Polônia. (…) O comunicado final do G20 reconhece “outros pontos de vista”, mas afirma que “a maioria dos membros condena de maneira veemente a guerra na Ucrânia e destaca que está provocando um imenso sofrimento humano”. Também aponta que o conflito “afetou de maneira ainda mais negativa a economia global” e considera “inadmissível” o uso de armas nucleares ou a ameaça de recorrer a este tipo de armamento, como o fez de maneira velada o presidente russo, Vladimir Putin.”

Notícia completa em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/11/5052269-g20-volta-a-condenar-acoes-da-russia-na-guerra-contra-a-ucrania.html 

Junta militar de Mianmar liberta quase 6 mil presos políticos; jornalista japonês é recebido em Tóquio

“Libertado pela junta militar que governa Mianmar, o jornalista japonês Toru Kubota foi recebido por um grupo de amigos no aeroporto de Haneda, em Tóquio. Ele é um dos quase seis mil presos políticos anistiados ontem, num raro gesto de distensão dos militares, que chegaram ao poder por meio de um golpe de Estado em 1º de fevereiro de 2021, derrubando o governo democraticamente eleito de Aung San Suu Kyi, vencedora do Nobel da Paz. Milhares de pessoas foram presas na sangrenta repressão que se seguiu ao golpe. Além de Toru Kubota, entre os prisioneiros liberados nesta quinta-feira estão a ex-embaixadora britânica Vicky Bowman e o assessor econômico australiano Sean Turnell. Em comunicado, a junta informou que os três estrangeiros “foram indultados e deportados”, posteriormente embarcando em um avião comercial com destino a Bangcoc, capital da Tailândia.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/11/junta-militar-de-mianmar-liberta-quase-6-mil-presos-politicos-incluindo-estrangeiros.ghtml

Fim da COP27 é adiado em meio a pedidos de “máxima ambição”

“A 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP27, terá um dia a mais do que previsto. Nesta sexta-feira, o presidente da cúpula, o chanceler egípcio Sameh Shoukry, informou aos representantes internacionais que “continua apreensivo com o número de questões pendentes, incluindo mitigação financeira, adaptação, perdas e danos e suas interligações”. No Centro Internacional de Convenções de Sharm el-Sheik, Shoukry pediu urgência das partes na atuação conjunta para resolver as questões pendentes o mais rápido possível. Ele revelou a expectativa de se finalizar a conferência até sábado e foi ovacionado por todos os presentes. O secretário-geral António Guterres pediu aos negociadores que busquem a “ambição máxima” em relação às questões das perdas e danos e da redução de emissões.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805622

Líderes da China e Japão se reúnem em cúpula da Apec após novo lançamento norte-coreano

“O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, expressou “sérias preocupações” sobre questões de segurança regional ao presidente chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira (17), entre elas, a da Coreia do Norte, durante o fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em Bangcoc. Xi Jinping reuniu-se durante 40 minutos, segundo a imprensa japonesa, com Fumio Kishida, no primeiro encontro presencial com um líder do governo japonês desde Shinzo Abe em 2019. Kishida expressou preocupação com “as atividades militares da China, incluindo lançamentos de mísseis balísticos” de seu território no Mar da China Oriental, disse ele a jornalistas. A atividade marítima chinesa em torno das Ilhas Senkaku, administradas por Tóquio, mas reivindicadas por Pequim, continua sendo uma questão espinhosa entre os dois países.”

Notícia completa em: https://www.folhape.com.br/noticias/lideres-da-china-e-japao-se-reunem-em-cupula-da-apec-apos-novo/247336/

ONU marca Dia Mundial contra abuso e violência sexual infantil pela primeira vez

“Neste 18 de novembro, as Nações Unidas marcam pela primeira vez o Dia Mundial para a Prevenção e Cura da Exploração, Abuso e Violência Sexual Infantil. A data foi aprovada pela Assembleia Geral neste mês, com uma resolução proposta por Serra Leoa. Quem apresentou o texto foi a primeira-dama do país, Fatima Maada Bio. Em seu discurso ao órgão da ONU, ela disse que os casos de abuso sexual infantil contribuem, para a carga global de doenças e afetam o desenvolvimento econômico e social, especialmente nos países em desenvolvimento. Na data, a ONU deve enfatizar a necessidade de prevenção dos crimes e atuar para que os responsáveis pelos atos sejam levados à justiça, bem como para que as vítimas tenham voz como parte do longo processo de cura.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805567

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *