Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 1 a 6 de janeiro

0

Está no ar a 1ª edição do Clio News em 2023!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite o conteúdo para aperfeiçoar seus estudos!

 

Posse do Chanceler Mauro Vieira no cargo de Ministro das Relações Exteriores

“Ocorreu, ontem (02/01), no Palácio Itamaraty, a transmissão de cargo de Ministro das Relações Exteriores para o Chanceler Mauro Vieira. Em seu discurso, recordou a prioridade conferida à política externa pelo Presidente Lula, em seus dois primeiros mandatos. É a segunda vez que o Chanceler Mauro Vieira está à frente do Itamaraty. Ontem, o Chanceler ressaltou a necessidade de reconstruir a inserção do Brasil no mundo e na região, em conformidade com nossos valores e interesses. O Chanceler destacou como prioridades o manejo de questões energéticas e climáticas, a necessidade de atração de investimentos e prioridade do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões, bem como a defesa da paz e segurança internacionais. O combate à fome retorna à centralidade, por meio do fortalecimento das cadeias de suprimentos e da abertura dos mercados agrícolas. 

A ABC (Agência Brasileira de Cooperação)  voltará a ter atuação expressiva em parceiros da América Latina e Caribe, bem como na África e em países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Mercosul, Unasul e CELAC voltarão a ser foros de diálogo prioritários com nossos parceiros regionais.”

Confira a íntegra do discurso em: https://bit.ly/3Gpl4u8

Vídeo da cerimônia de transmissão do cargo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ipKD_j2aaEM

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1610300213008138241

Primeiras reuniões bilaterais do Ministro Mauro Vieira

“Além das reuniões de ontem (02/01) com autoridades de Japão e Espanha, o Chanceler Mauro Vieira avistou-se com o Presidente do Conselho de Ministros do Peru e com os Ministros de Relações Exteriores de Gabão e Angola, bem como com o Vice-Ministro de Relações Exteriores de Singapura. Também o Secretário-Geral da CPLP visitou, hoje (03/01), o Chanceler Mauro Vieira.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1610310935725641728

Brasil-EUA: Conversa entre o Ministro Mauro Vieira e o Secretário de Estado Antony Blinken

“O Chanceler Mauro Vieira conversou, hoje (03/01), com o Secretário de Estado Antony Blinken, para tratar de temas de interesse mútuo da agenda bilateral do Brasil e dos Estados Unidos.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1610326365802209280

Incursão de Ministro Israelense na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém – Nota do Itamaraty

“O Brasil acompanhou com grande preocupação a incursão do Ministro de Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, na Esplanada das Mesquitas (“Haram-El-Sharif”), em Jerusalém, na manhã de hoje, 03/01. À luz do direito internacional e tendo presente o status quo histórico de Jerusalém, o governo brasileiro considera fundamental o respeito aos arranjos estabelecidos pela Custodia Hachemita da Terra Santa, responsável pela administração dos lugares sagrados muçulmanos em Jerusalém, tal como previsto nos acordos de paz entre Israel e a Jordânia, em 1994.

O Brasil reitera o seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz, em segurança e dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas. Com esse propósito, o governo brasileiro exorta ambas as partes a se absterem de ações que afetem a confiança mútua necessária à retomada urgente do diálogo com vistas a uma solução negociada do conflito.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/incursao-de-ministro-israelense-na-esplanada-das-mesquitas-em-jerusalem

Brasil-Angola: Encontro com o Ministro Téte António

“O Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira reuniu-se, na manhã de hoje (03/01), com o Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Téte António, que integra a comitiva à posse do Senhor Presidente da República, chefiada pelo Presidente João Lourenço. No encontro, os dois chanceleres intercambiaram visões a respeito da Parceria Estratégica, firmada por Brasil e Angola em 2010, e manifestaram a intenção de realizar, ainda neste semestre, a sétima edição da Comissão Mista Brasil-Angola. Na oportunidade, o Ministro de Estado felicitou o chanceler Téte António pela presidência de turno de Angola à frente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e renovou o apoio do Brasil ao estabelecimento de novo pilar econômico da Comunidade, proposto pelo Governo angolano.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/encontro-com-o-ministro-tete-antonio

Posse da Embaixadora Maria Laura da Rocha no cargo de Secretária-Geral das Relações Exteriores

“A Embaixadora Maria Laura da Rocha tomou posse ontem (04/01) como Secretária-Geral das Relações Exteriores, em cerimônia presidida pelo Chanceler Mauro Vieira, com a presença dos Embaixadores Celso Amorim e Fernando Simas, que a antecedeu no cargo. Ao saudar a nova Secretária-Geral, o Chanceler recordou a importância das mulheres na Diplomacia e a elaboração de uma política de diversidade e inclusão no Itamaraty, ao defender que um corpo de funcionários diverso e inclusivo aumenta a excelência do trabalho diplomático.

Em seu discurso, a Secretária-Geral destacou a necessidade de reinserir o Brasil nas Américas e no mundo, de reconstruir pontes e imprimir nova dinâmica ao relacionamento com países e organismos internacionais, além de renovar a centralidade do atendimento aos brasileiros no exterior. A Embaixadora Maria Laura da Rocha é a 1ª mulher na história do MRE a ocupar o cargo de Secretária-Geral e ressaltou seu compromisso com a valorização da diversidade dos quadros no Itamaraty. Destacou, ainda, a prioridade da igualdade de gênero e igualdade racial na atual gestão. Ao final da cerimônia, a Secretária-Geral recebeu os cumprimentos dos servidores do Itamaraty, com destaque para as integrantes da futura Associação das Mulheres Diplomatas do Brasil, que comemoraram a posse histórica com uma Onda Lilás.”

Confira a íntegra do discurso em: https://bit.ly/3ikZtLj

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1611080173327114250

Retorno do Brasil ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular

“O Governo brasileiro comunicou, hoje (05/01), ao Secretário-Geral das Nações Unidas, ao Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), aos Presidentes da Assembleia Geral da ONU e do Conselho da OIM e ao Chefe do Secretariado da Rede das Nações Unidas sobre Migrações sua decisão de reintegrar o País ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular. O Brasil deixou de participar de iniciativas sobre a implementação do documento em 2019.

O Pacto Global para Migração, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 2018, estabelece parâmetros para a gestão de fluxos migratórios. O documento contém compromissos já contemplados pela Lei de Migração brasileira, considerada uma das mais avançadas do mundo, como a garantia do acesso de pessoas migrantes a serviços básicos.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/retorno-do-brasil-ao-pacto-global-para-migracao-segura-ordenada-e-regular

Retorno do Brasil à CELAC

“O Governo brasileiro comunicou hoje, 5 de janeiro, aos países membros da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), pelos canais diplomáticos adequados, a reincorporação do Brasil, de forma plena e imediata, a todas as instâncias do mecanismo, tanto as de caráter político como as de natureza técnica. Os sócios extrarregionais com os quais a CELAC mantém diálogo regular, entre os quais a União Europeia, China, Índia, ASEAN e União Africana, foram igualmente informados sobre o regresso do país ao mecanismo de concertação regional.

Formalmente estabelecida em fevereiro de 2010, durante a Cúpula da Unidade, em Cancún, a CELAC está integrada por todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. Dedica-se à promoção do diálogo político, da concertação e da cooperação regional em um conjunto amplo de temas, entre os quais segurança alimentar e energética, saúde, inclusão social, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura para a integração.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/retorno-do-brasil-a-celac

Brasil-Índia: Conversa entre os Ministros de Estado

“Em telefonema com o Ministro dos Negócios Estrangeiros Dr. S. Jaishankar, o Chanceler Mauro Vieira aceitou o convite da Índia para participar da reunião ministerial do G20 que ocorrerá em Nova Délhi, nos dias 1º e 2 de março próximo.”

Veja a nota oficial em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1611031705174872070

Itamaraty volta a ter secretarias de América Latina e Meio Ambiente, extintas por Bolsonaro

“Agora sob o comando do chanceler Mauro Vieira, o Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta segunda-feira a sua nova estrutura organizacional, trazendo de volta funções de chefia extintas durante o governo de Jair Bolsonaro, incluindo uma secretaria para a América Latina e outra para o Meio Ambiente. Tradicionalmente, a hierarquia do Itamaraty tem na liderança o Gabinete do chanceler, imediatamente abaixo dele a Secretaria Geral — órgão central de direção, que pela primeira vez será ocupado por uma mulher, a embaixadora Maria Laura Rocha — e, abaixo, diversas secretarias e assessorias. Durante anos, houve nove secretarias. Quando Ernesto Araújo assumiu em 2019, diminuiu este número para sete, quantidade mantida por seu sucessor, Carlos França. Já Vieira e Rocha, segundo decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial, terão sob seu comando 10 secretarias.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/01/itamaraty-volta-a-ter-secretarias-de-america-latina-e-meio-ambiente-extintas-por-bolsonaro.ghtml


Lula tem reuniões bilaterais com 15 líderes internacionais nesta segunda

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne ao longo desta segunda-feira (2) com 15 chefes de Estado que participaram das cerimônias de posse no domingo (1º). As reuniões acontecem a partir das 9h30 na sede do Ministério das Relações Exteriores, que fica a poucos metros do Palácio do Planalto. Segundo o Itamaraty, a posse deste domingo contou com o maior número de delegações estrangeiras da história – superando até eventos como as Olimpíadas 2016 no Rio. (…) Também nesta segunda, ministros do novo governo que foram empossados por Lula neste domingo fazem cerimônias para assumir os cargos – nas quais também podem assinar as primeiras medidas. Os eventos são apenas formalidades, já que a nomeação dos 37 ministros já foi publicada no “Diário Oficial da União”.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/01/02/lula-tem-reunioes-bilaterais-com-15-chefes-de-estado-nesta-segunda-primeiro-dia-util-do-governo.ghtml

Venezuela e Colômbia completam reabertura de fronteira

“Venezuela e Colômbia completaram, neste domingo (1º), a reabertura de sua fronteira, quando abriram a última passagem entre as nações que permanecia fechada, após o restabelecimento no ano passado das relações diplomáticas bilaterais rompidas em 2019 por diferenças políticas. A inauguração da ponte de Tienditas, rebatizada de Atanasio Girardot e que liga as cidades de Ureña (estado de Táchira, na Venezuela) e Cúcuta (departamento de Norte de Santander, na Colômbia), é simbólica. Construída em 2016, esta ponte nem chegou a ser inaugurada e foi bloqueada por gigantescos contêineres metálicos instalados por militares venezuelanos como uma barricada. “Continuamos dando passos firmes para a normalização fronteiriça com a irmã Colômbia. Avançamos pelo bem-estar e pela prosperidade dos nossos povos”, celebrou no sábado (31) o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em mensagem no Twitter.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/01/venezuela-e-colombia-completam-reabertura-de-fronteira-entre-paises.ghtml

Croácia adota euro como moeda e entra no Espaço Schengen de livre circulação

“À meia-noite de domingo (20h de sábado, em Brasília), os croatas se despediram não apenas de 2022, mas também de sua moeda, a kuna. A Croácia adotou o euro como moeda e se integrou ao Espaço Schengen de livre circulação, dois grandes passos para este pequeno país dos Bálcãs, que entrou na União Europeia (UE) há cerca de uma década. O país se tornou, assim, o 20º país da zona do euro, dos 27 que formam a UE. Também passou a ser o 27º Estado a aderir ao Espaço Schengen, uma ampla região com mais de 400 milhões de europeus que podem viajar livremente, sem controles nas fronteiras internas. Este espaço é integrado principalmente por países da UE, além de Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/01/croacia-adota-euro-como-moeda-e-entra-no-espaco-schengen-de-livre-circulacao.ghtml

Egito envia mensagem ao Sudão para fortalecer laços bilaterais

“O chefe do Conselho Soberano do Sudão, tenente-general Abdel Fattah al-Burhan, recebeu uma mensagem do presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi, nesta segunda-feira (2), sobre estratégias para desenvolver as relações entre os países vizinhos. As informações são da agência de notícias Anadolu, conforme nota do Conselho Soberano. Burhan, junto de seu diretor de inteligência, Ahmed Ibrahim Mufaddal, recebeu o major Abbas Kamel, diretor de inteligência geral do Egito, na capital sudanesa Cartum. Segundo o comunicado, Kamel encaminhou a mensagem de Sisi a Burhan, para abrir caminho a laços bilaterais ainda mais próximos e para promover a cooperação em diversos campos.”

Notícia completa em: https://www.monitordooriente.com/20230103-egito-envia-mensagem-ao-sudao-para-fortalecer-lacos-bilaterais

Ministro extremista de Israel vai a local sagrado em Jerusalém e gera crise diplomática

“O recém-empossado ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, esteve nesta terça-feira (3) no complexo da mesquita Al-Aqsa, em Jerusalém. A visita desencadeou uma crise diplomática e uma onda de declarações contrárias —inclusive do Brasil, refletindo a mudança de tom na diplomacia do novo governo— ao que foi visto como provocação aos palestinos. “O governo israelense do qual sou membro não se renderá a uma organização assassina vil”, escreveu Ben-Gvir no Twitter. (…) A imagem escolhida pelo ministro para as redes sociais não mostra, mas durante os 15 minutos em que ele caminhou pelo complexo, esteve cercado por uma equipe de segurança com dezenas de agentes. Isso porque a Esplanada das Mesquitas, além de sagrada para judeus e muçulmanos, é tradicionalmente uma região sensível para a delicada relação entre israelenses e palestinos.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/01/ministro-extremista-de-israel-vai-a-local-sagrado-em-jerusalem-e-gera-crise-diplomatica.shtml

Multidão homenageia curdos assassinados em ataque racista em Paris

“Aos gritos de “Mártires são eternos”, milhares de membros da comunidade curda na Europa prestaram homenagens na França, nesta terça-feira, aos três curdos mortos na véspera de Natal em um ataque racista no Centro de Paris. Os caixões com os corpos de de Abdurrahman Kizil, frequentador do centro cultural onde ocorreu o ataque, Mir Perwer, cantor curda e refugiado político, e Emine Kara, líder do Movimento das Mulheres Curdas na França, atravessaram uma multidão em Villiers-le-Bel, no subúrbio de Paris. Cobertos com as bandeiras do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e do território curdo de Rojava, na Síria, eles foram levados até um salão, onde foi realizado o funeral.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/01/multidao-homenageia-curdos-assassinados-em-ataque-racista-em-paris.ghtml

Oposição busca novo líder na Venezuela após EUA retirarem apoio a Guaidó

“Pela primeira vez, o Departamento de Estado americano anunciou não reconhecer a presidência interina de Juan Guaidó. O líder de oposição contava com o apoio dos EUA desde janeiro de 2019, quando o jovem político se autoproclamou presidente da Venezuela. Guaidó, que chegou a ser reconhecido por dezenas de países como o verdadeiro dirigente da Venezuela, prometia o fim da usurpação de poder, um governo de transição e eleições livres. Porém, a meta de tirar Nicolás Maduro do comando não funcionou. Por 72 votos a favor, 29 contra e oito abstenções, a oposição – liderada pelos partidos Primeiro Justiça, Ação Democrática e Um Novo Tempo – decidiu na última quinta-feira (29) que Juan Guaidó não continuará à frente da presidência interina da Venezuela. “

Notícia completa em: https://www.rfi.fr/br/podcasts/linha-direta/20230104-oposi%C3%A7%C3%A3o-busca-novo-l%C3%ADder-na-venezuela-depois-dos-eua-retirarem-apoio-a-guaid%C3%B3

Equador anuncia conclusão de acordo de livre comércio com a China

“O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou na terça-feira que as negociações de acordo de livre comércio com a China foram concluídas com sucesso, tornando o país o quarto da América Latina a estabelecer tal parceria com Pequim. A China já tem acordos do tipo com Peru, Costa Rica e Chile, e negocia com Uruguai e El Salvador. “Boas notícias para começar 2023. A negociação do acordo de livre comércio entre a China e o Equador foi concluída com sucesso”, publicou o presidente, que também procura um acordo semelhante com os Estados Unidos, no Twitter. “As nossas exportações terão acesso preferencial ao maior mercado do mundo, as nossas indústrias poderão adquirir máquinas e insumos a custos mais baixos”, acrescentou ele. As negociações para o acordo, que serão assinadas uma vez concluídas as formalidades, começaram em fevereiro de 2022, durante uma visita da Lasso a Pequim para os Jogos Olímpicos de Inverno.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/01/equador-anuncia-conclusao-de-acordo-de-livre-comercio-com-a-china.ghtml

Colômbia suspende cessar-fogo com ELN após guerrilha desmentir acordo

“O governo da Colômbia suspendeu nesta quarta-feira (4) o cessar-fogo que havia declarado com o ELN (Exército de Libertação Nacional), como parte de um acordo envolvendo outros quatro grupos armados do país anunciado na virada do ano. De acordo com o ministro do Interior, Alfonso Prada, a decisão se dá diante da recusa da guerrilha em interromper suas operações ofensivas —na terça-feira (3), o grupo afirmou não ter debatido nenhuma proposta bilateral de trégua com a gestão de Gustavo Petro e chamou o acordo de unilateral. Com validade de seis meses, de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, o cessar-fogo incluía ainda os grupos armados Segunda Marquetalia, Estado-Maior Central, Autodefesas Unidas da Colômbia e Autodefesas de Serra Nevada —com os quais, segundo o titular do Interior, o pacto continua em vigor.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/01/colombia-suspende-cessar-fogo-com-eln-apos-guerrilha-desmentir-acordo.shtml

ONU nomeia novo general brasileiro para comandar tropas de paz na RD Congo

“As Nações Unidas nomearam um general brasileiro para comandar a Missão da ONU para Estabilização na República Democrática do Congo, Monusco. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira em Nova Iorque pelo porta-voz do secretário-geral António Guterres. O general Otávio Rodrigues de Miranda Filho vai substituir outro militar brasileiro, o general Marcos de Sá Affonso da Costa, que terminará o mandato em 28 de fevereiro. Guterres expressou sua gratidão ao atual comandante pela importante contribuição e serviço à Monusco. O general nomeado, Miranda Filho, tem vários anos de experiência em estruturas de comando e controle do Exército Brasileiro. Desde agosto de 2021, ele serve como comandante militar regional no norte do país. Ali, ele é responsável por uma grande estrutura logística e administrativa que fornece suporte a 32 organizações militares na Amazônia legal.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/01/1807617

Presidente da Argentina pede ao Congresso que abra processo de impeachment de juízes da Corte Suprema

“O presidente da Argentina, Alberto Fernández, deu início nesta quarta-feira aos trâmites parlamentares para começar um julgamento político, cujo sucesso parece incerto, contra os quatro juízes que compõem a Corte Suprema do país. A já tensa relação entre Executivo e Judiciário piorou no fim de dezembro, quando os magistrados emitiram um veredicto que obriga a Casa Rosada a aumentar os repasses para Buenos Aires, distrito mais rico do país e governado por um presidenciável de oposição. Na terça-feira, o presidente conseguiu o apoio de 11 dos 23 governadores, menos que o esperado, para entregar o projeto de impeachment ao chefe do bloco governista da Câmara dos Deputados, Germán Martínez, e à presidente da Comissão de Julgamento Político, Carolina Gaillard, a quem solicitou celeridade, informou o governo. Caberá à comissão dar um parecer sobre o processo de destituição, que tem 35 páginas.”

Notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/01/presidente-da-argentina-pede-impeachment-da-corte-suprema.ghtml

Rússia ordena 1º cessar-fogo da guerra; Ucrânia rejeita e vê hipocrisia

“O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou o primeiro cessar-fogo desde que suas forças invadiram a Ucrânia, em fevereiro de 2022, e sugeriu o mesmo a Kiev —que rejeitou a proposta, considerada hipócrita. Segundo o Kremlin, os ataques ao longo das frentes de batalha serão suspensos por 36 horas, a partir do meio-dia (6h em Brasília) desta sexta (6), visando facilitar a celebração do Natal ortodoxo, no sábado (7). Putin afirma ter seguido orientação do patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Cirilo, seu aliado político que sofreu diversas críticas por apoiar a ação militar contra os ucranianos. (…) Tanto Rússia quanto Ucrânia são países majoritariamente cristãos ortodoxos, embora Kiev tenha deixado de aceitar a autoridade de Cirilo em 2019, no maior cisma do cristianismo desde a reforma protestante do século 16.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/01/putin-ordena-1o-cessar-fogo-da-guerra-ucrania-rejeita-e-ve-hipocrisia.shtml

Conselho de Segurança avalia novas tensões na cidade de Jerusalém

“O Conselho de Segurança se reuniu nesta quinta-feira para debater a questão palestina após a visita de um ministro israelense à mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém. A reunião foi solicitada por Emirados Árabes Unidos e China. O secretário-geral assistente para o Oriente Médio, Ásia e Pacífico, Khaled Khiari, explicou aos membros que a presença do novo ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, em 3 de janeiro, ao local foi vista como “particularmente inflamatória”. Sua passagem ao local foi a primeira por um ministro israelense desde 2017. Segundo Khiari, a presença foi duramente condenada pela Autoridade Palestina e muitos outros em toda a região, bem como pela comunidade internacional. Ele adicionou que o ato foi avaliado como “uma provocação que arrisca causar mais derramamento de sangue”.”

Notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2023/01/1807687

EUA vão barrar imigrantes ilegais de Cuba, Haiti e Nicarágua

“O governo Biden anunciou nesta quinta-feira (5) que começaria imediatamente a barrar cubanos, haitianos e nicaraguenses que cruzam a fronteira dos EUA com o México de forma ilegal, uma ampliação significativa de uma medida que já era usada para impedir venezuelanos entrem no país. A administração democrata aceitará 30 mil pessoas por mês dos quatro países por dois anos e oferecerá a possibilidade de trabalho regularizado, desde que entrem legalmente, tenham patrocinadores e passem por verificações e checagens de antecedentes. Estes quatro países afetados são aqueles para os quais as migrações fronteiriças aumentaram mais rapidamente, sem uma maneira fácil de devolver rapidamente os migrantes aos seus países de origem.”

Notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/05/eua-vao-barrar-imigrantes-ilegais-de-cuba-haiti-e-nicaragua.ghtml

Primeiro cessar-fogo da Rússia na Ucrânia começa sob suspeitas

“O primeiro cessar-fogo da Rússia desde que Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado, começou às 11h em Kiev (6h em Brasília) desta sexta (6) sob fortes críticas. Tanto na capital ucraniana quanto nas principais potências do Ocidente, o anúncio russo de guardar 36 horas para a celebração do Natal da Igreja Ortodoxa, comemorado de acordo com o antigo calendário juliano no sábado (7), é uma peça de propaganda —ou, pior, um diversionismo militar. A trégua foi proposta por um dos mais influentes aliados de Putin, o patriarca da igreja na Rússia, Cirilo. Kiev segue uma denominação ortodoxa própria, nascida de um cisma temperado pela disputa entre os países em 2019. Passadas mais de duas horas da medida em vigor, os canhões pareciam ter silenciado ao longo das frentes de batalha.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/01/primeiro-cessar-fogo-de-putin-na-ucrania-comeca-sob-suspeitas.shtml

Talibã fecha acordo para que China explore petróleo no norte do Afeganistão

“Afeganistão e China anunciaram nesta quinta (5) um acordo de exploração de petróleo na bacia de Amu Daría, no norte do país da Ásia Central. Trata-se do primeiro grande acordo público do tipo firmado pelo regime fundamentalista Talibã, que voltou ao poder em agosto de 2021. Segundo informaram autoridades em Cabul, o acordo permitirá que a empresa chinesa Xinjiang Central Asia Petroleum and Gas explore petróleo na região. O investimento inicial é de US$ 150 milhões (R$ 784 mi), mas espera-se que chegue a US$ 540 milhões em três anos. O contrato tem validade de 25 anos. O regime talibã terá participação de 20% no projeto, disse o porta-voz Zabihullah Mujahid em uma rede social. A expectativa é de que, em breve, a porcentagem suba para 75%.”

Notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/01/taliba-fecha-acordo-para-que-china-explore-petroleo-no-norte-do-afeganistao.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *