Sabatina do Barão | História Mundial – Gabarito comentado #1

Estimadas e estimados aspirantes a diplomata,

Chegou a vez da nossa sabatina de História Mundial!

Quais são os itens certos e/ou errados na questão abaixo sobre o período da Guerra Fria?

QUESTÃO:

Sobre a Guerra Fria, julgue as sentenças em C (certa) ou E (errada):

I. Na Guerra Fria Clássica, a definição da bipolaridade ocorreu com a criação de instituições como a OTAN e o Pacto de Varsóvia, o Plano Marshall e a Comecon, e a Aliança para o Progresso e o Comintern, em fins dos anos 1940 e começo da década de 1950.
II. Sob Stalin, com a doutrina do “socialismo num só país”, o bloco socialista conteve seu ímpeto expansionista, construindo as bases da chamada “coexistência pacífica”.
III. Kissinger foi o principal responsável pela “vietnamização” da guerra no sudeste asiático, promovendo a retirada das tropas dos EUA, o que abriu caminho para a unificação do país sob o socialismo na década de 1970.
IV. Na Nova Guerra Fria, Reagan soube muito bem tirar propósito da fragilidade soviética, visto que o regime comunista se mostrou incapaz de promover quaisquer reformas na política e na economia.

 

Comentários do professor

No vídeo abaixo, vocês podem conferir as respostas e os comentários do caríssimo mestre Marcus Dezemone sobre cada item da questão. Confiram e aproveitem todas as explanações!

 

GABARITO: EECE

 

Continuem treinando com orientações do professor, no modelo da prova objetiva de História Mundial no CACD! 

 

Colaboração especial neste post:

Marcus Dezemone – Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professor adjunto de História do Brasil República da UFF, professor adjunto de História do Brasil da UERJ, e professor de História nos cursos da área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *