O Mundo em 3 Minutos: Prosul e Mercosul: relações sul-americanas em foco

O Mundo em 3 Minutos: Prosul e Mercosul: relações sul-americanas em foco

Minhas caras e meus caros,

Em março deste ano, o Mercado Comum do Sul (Mercosul), formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, completou vinte e oito anos de existência. Após ter passado por um período de expressivos avanços na integração econômica, política e social, sobretudo durante a primeira década deste século, o bloco regional vive hoje um momento de maior foco na área comercial.

Nesse contexto, o grupo tem direcionado seus objetivos também para o intercâmbio com parceiros externos. Em um comunicado recente, o Governo brasileiro confirmou a decisão de rever a Tarifa Externa Comum (TEC) até o final de 2019, possibilitando a redução da tarifa de produtos importados de fora da América do Sul pelos consumidores do bloco. Ademais, a nota informa que, atualmente, o Mercosul possui negociações de comércio em andamento com a União Europeia, o Canadá, a Coreia do Sul e com a Associação Europeia de Livre Comércio, composta por Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia.

Ao mesmo tempo, outras mudanças importantes ocorreram no cenário sul-americano. Há algumas semanas, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru formalizaram sua intenção de lançar o Foro para o Progresso da América do Sul (PROSUL), por meio da “Declaração Presidencial sobre a Renovação e o Fortalecimento da Integração da América do Sul”. A iniciativa visa substituir o papel da UNASUL (União de Nações Sul-Americanas), da qual o mesmo grupo de países, exceto Equador e Guiana, decidiu conjuntamente suspender sua participação em abril. A justificativa apresentada para essa decisão foi a existência de uma “prolongada crise no organismo”.

Vejam, a seguir, os principais informativos do Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre os eventos aqui mencionados.

Redução tarifária do MERCOSUL

PROSUL – Foro para o Progresso da América do Sul

Declaração Presidencial sobre a Renovação e o Fortalecimento da Integração da América do Sul

Denúncia do Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)

Diante desses acontecimentos, nosso mestre de Política Internacional Paulo Velasco fez uma análise da atual conjuntura das relações sul-americanas, com destaque para as questões recentes sobre o PROSUL e o Mercosul. Assistam abaixo e fiquem por dentro!

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Paulo Velasco

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, possui mestrado em Relações Internacionais pelo IRI – PUC Rio e graduação em Direito pela UERJ. Professor-adjunto do Departamento de Relações Internacionais da UERJ. Leciona a disciplina de Política Internacional nos cursos da área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Damásio - Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?