Press "Enter" to skip to content

O Internacional em Debate #2: Saúde pública e economia brasileira pós-Operação Carne Fraca

0

Minhas caras e meus caros,

No segundo vídeo da nossa série de debates, abordamos a influência da Operação Carne Fraca na política doméstica, no comércio exterior e na reputação internacional do Brasil, com potenciais repercussões para a saúde global. Deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira, dia 17 de março, a Operação Carne Fraca expôs um esquema de corrupção envolvendo empresas do setor alimentício, incluindo gigantes exportadoras de carne e de proteína animal que ajudaram a posicionar o Brasil como um dos grandes produtores do planeta.

Para além da discussão nacional sobre mais um episódio de corrupção, a Operação desencadeou um crescente escândalo, inspirando reportagens nos principais veículos de mídia e justificando o banimento temporário de importações de proteína animal brasileira na China, no Chile e na Coreia do Sul. Na União Europeia, a divulgação das descobertas sobre as más condições sanitárias da carne brasileira já tem inspirado pressões do setor pecuário irlandês (nosso principal competidor naquele continente) por mais um banimento significativo. As consequências para a economia brasileira já se sentem, com ações de grandes empresas despencando, e prometem se acirrar.

img_20170324_184200

Enquanto isso, especialistas em saúde pública e em segurança alimentar observam alarmados e exigem maiores informações sobre os desdobramentos dos procedimentos de adulteração de produtos impróprios para uso para o bem-estar de humanos e animais que os vêm consumindo. Descontando possíveis narrativas de pânico, a confirmação desses riscos cria oportunidades para um debate mais profundo sobre sustentabilidade na cadeira produtiva brasileira.

Neste episódio de O Internacional em Debate, os mestres Daniel Sousa e Manoela Assayag explicam as consequências da Operação da Polícia Federal no que diz respeito à economia brasileira e à saúde pública internacional. Confira, abaixo, essa discussão importante e que nos ajuda entender em que medida um procedimento interno de um país pode afetar diretamente as suas relações exteriores.

 

Participações especiais neste post:

avatar_sousaDaniel Sousa – Professor de Economia de Carreiras Internacionais do Clio/Damásio. Possui mestrado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialização em Innovation in Business Learning por Boston College. Seus principais objetos de estudo são análise de investimentos, regulamentação e avaliação econômica.

 

avatar_manoela

Manoela Assayag – Professora de Língua Inglesa de Carreiras Internacionais do Clio/Damásio. Doutora em Relações Internacionais e Ciência Política e Mestre em Estudos Internacionais e Ciência Política pelo Institut de Hautes Études Internationales et du Développement (IHEID), Genebra, Suíça. Seus principais objetos de estudo são governança global, desenvolvimento sustentável, saúde global e meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *