De Olho na Banca: CACD – Direito Internacional

De Olho na Banca: CACD – Direito Internacional

Estimados e estimadas CACDistas,

Dando prosseguimento a nossa análise sobre a banca do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), hoje vamos falar sobre as particularidades da disciplina de Direito Internacional Público (DIP). Tendo em vista que seu conteúdo é cobrado na primeira e na terceira fase do certame com intensidades diferentes, é importante reservar um espaço proporcional no planejamento de estudos para se dedicar a essa matéria em cada um dos momentos.

Os temas de Direito Internacional não são cobrados de forma “isolada” no concurso. Há uma prova única de Direito intitulada “Noções de Direito e Direito Internacional Público” em ambas as etapas. Na primeira fase, a prova objetiva é composta por seis questões no modelo “certo ou errado”, das quais três são relativas a DIP e as outras três, a Direito Interno. Já na terceira etapa, os candidatos e candidatas precisam responder a quatro questões discursivas, sendo predominante nessas o conteúdo de Direito Internacional – quando abordados, os assuntos de Direito Interno também possuem alguma relação com o DIP.

Para deixar nosso entendimento sobre a prova ainda mais claro, no vídeo abaixo, nosso querido mestre Guilherme Bystronski explica mais sobre os aspectos específicos do Direito Internacional no contexto do CACD. O professor também dá algumas dicas de ouro, que podem ajuda-los (as) a enfrentar o desafio da prova com mais segurança e tranquilidade, pupilas e pupilos!

Não deixem de assistir e tomar nota! 😉

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Guilherme Bystronski

Mestre em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor de Direito Internacional Público na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?