Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 14 a 20 de maio

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-Argentina: SG-MRE Fernando Simas recebe o Secretário da ABACC

“O Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães, recebeu hoje (17/05) no Itamaraty o Secretário da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), Dr. Marco Marzo, e a Secretária-Adjunta, Sra. Elena Maceiras. O Secretário Geral reiterou a importância da ABACC, peça central do modelo de salvaguardas nucleares aplicável ao Brasil e à Argentina. Os Secretários da Agência ressaltaram o profissionalismo e a dedicação dos inspetores mesmo diante das restrições impostas em razão da pandemia. A ABACC, única agência bilateral de salvaguardas nucleares no mundo, é resultado de uma complexa e bem-sucedida engenharia técnica e diplomática, com base na cooperação e na construção de confiança.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1526700744220594178 

Brasil-OCDE: Webinários sobre “Integração Sustentável à Economia Global – Nivelando o Campo de Jogo”

“Em preparação para a IV Ministerial de Produtividade do Programa da OCDE para a América Latina e o Caribe (Programa LAC), foi concluída série de Webinários conjuntos Brasil-OCDE sobre “Integração Sustentável à Economia Global – Nivelando o Campo de Jogo”. O primeiro webinário focou em indústria e agricultura. Na abertura, o Secretário da área econômica do MRE, Emb. Sarquis Sarquis, ressaltou a importância, para o desenvolvimento sustentável global, de eliminar subsídios distorcivos nesses setores. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=aSEB1Vq2vxs 

O segundo seminário focou no setor de serviços. Em sua intervenção, o Emb. Sarquis enfatizou a importância crescente desse setor, a necessidade de maior liberalização comercial para seu desenvolvimento, bem como as inovações do agro brasileiro. Assista: https://bit.ly/3vZ1waI. Consulte mais informações sobre a IV Ministerial de Produtividade do Programa LAC (Brasília, 23-24/6) em https://oecd-events.org/lac-productivity.” 

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1526641136437284867 

Ministro Carlos França participa da abertura de reunião do Parlamento Amazônico – Parlamaz

“O Ministro Carlos França participou hoje (18/05), juntamente com o Senador Nelsinho Trad e a Secretária Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Alexandra Moreira, da cerimônia de abertura de reunião do Parlamento Amazônico (Parlamaz) em Brasília. O PARLAMAZ reúne parlamentares de oito países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e tem como objetivos estabelecer políticas integradas e promover a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região. Durante a reunião em Brasília, foi adotada declaração política em favor da institucionalização do PARLAMAZ no âmbito da OTCA. A declaração insta as Chancelarias dos países amazônicos a negociarem um Protocolo Adicional que incorpore o Parlamento à estrutura da OTCA. Segundo o Ministro França, a incorporação do PARLAMAZ fortalecerá a Organização e facilitará a articulação de políticas públicas nacionais e a internalização de acordos alcançados no âmbito da OTCA.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1527038019102023682 

BRICS: Reunião de Chanceleres e Nota Conjunta sobre cooperação e respostas às “novas Características e Desafios da Situação Internacional”

“O Ministro Carlos França participou hoje (19/05), por videoconferência, da reunião de Chanceleres do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro teve dois segmentos. No primeiro, reuniram-se os chanceleres dos países membros do BRICS. No segundo, somaram-se ministros de países convidados pela presidência de turno do agrupamento. Os chanceleres manifestaram preocupação com a continuidade da pandemia de COVID19 e demonstraram satisfação com o lançamento, este ano, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas do BRICS.

O Brasil reiterou seu apoio à cooperação intra-BRICS, destacando áreas que têm apresentado resultados concretos, como economia e finanças. Sublinhou, nesse sentido, a criação do Novo Banco de Desenvolvimento. Os ministros também trataram da situação na Ucrânia e expressaram suas posições nacionais, conforme defendidas nos foros pertinentes, como a Assembleia Geral (AGNU) e o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O Brasil defendeu a cessação das hostilidades, a solução pacífica do conflito, o enfrentamento da crise humanitária e o respeito ao Direito Internacional, em particular à Carta da ONU. O país também manifestou preocupação com os impactos econômico-comerciais do conflito. Os ministros apoiaram a reforma e o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a promoção do comércio internacional livre, inclusivo e baseado no direito internacional.”

Ao final do encontro, os Chanceleres adotaram documento conjunto: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/declaracao-conjunta-do-brics-sobre-o-tema-201cfortalecer-a-solidariedade-e-a-cooperacao-do-brics-responder-as-novas-caracteristicas-e-desafios-da-situacao-internacional201d

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1527312429130326016 

Lançamento Funag: “Cadernos do CHDD – ano 20 • número 39”

“A FUNAG lança o 39º número dos “Cadernos do CHDD”, dando continuidade às transcrições de documentos sobre a diplomacia no Prata na primeira metade do século XIX e às Conferências Internacionais dos Estados Americanos.

Este número segue com a publicação das transcrições de documentos sobre a diplomacia no Prata na primeira metade do século XIX, com foco nos despachos e cartas do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulino Soares de Souza, mais tarde Visconde de Uruguai, para a legação em Montevidéu. Além disso, esta edição também dá sequência às transcrições dos documentos referentes às Conferências Internacionais dos Estados Americanos. Os documentos relacionados ao Prata tratam da preparação para o conflito, considerando as correspondências de Montevidéu às vésperas da guerra contra Oribe e Rosas, enquanto os das Conferências abordam a preparação para a promoção da paz regional, com foco nas reuniões no México, em 1902, e no Rio de Janeiro, em 1906.”

Faça o 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito da obra em: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1175 

Evento Funag: Seminário internacional “Memória e futuro – 200 anos da Independência do Brasil”

“O Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), com o apoio da Academia Portuguesa da História, convidam para o seminário internacional “Memória e futuro – 200 anos da Independência do Brasil”, que será realizado no período de 16 a 20 de maio, a partir das 10h da manhã (horário de Brasília). O seminário será composto por mesas de debates nas quais serão discutidas perspectivas historiográficas, culturas políticas, formas de estado nacional, entre outros assuntos pertinentes aos dois séculos de história do Brasil.”

Veja a íntegra do evento em: https://www.youtube.com/c/FunagBrasil/videos 

EUA e Canadá prometem aprovação rápida da adesão de Finlândia e Suécia à Otan

“Durante visita à Finlândia nesta segunda (16), o líder republicano no Senado americano, Mitch McConnell, afirmou que o Congresso dos EUA deve ratificar antes de agosto o apoio ao pedido do país para se juntar à Otan. McConnell teve um encontro com o presidente finlandês, Sauli Niinisto, na capital Helsinque. Outros três senadores também estiveram presentes na visita. O líder republicano afirmou que há amplo apoio bipartidário para a adesão da Finlândia à aliança militar ocidental. “A votação, claro, não será unânime, mas terá tamanho muito significativo”, disse a repórteres. O Canadá, outro membro da aliança de 30 países à qual Finlândia e Suécia querem se somar, também prometeu uma aprovação rápida. A chanceler Melanie Joly afirmou, durante reunião com diplomatas da União Europeia (UE) em Bruxelas, que levaria apenas alguns dias para apoiar a adesão.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416334

China diz que adesão da Finlândia à Otan adiciona ‘novo fator’

“De forma cifrada, a China comentou nesta segunda (16) o pedido de adesão da Finlândia à Otan (aliança militar ocidental). “A China soube da proposta da Finlândia de entrar na Otan. As relações sino-finlandesas sempre foram amigáveis. O pedido irá, claro, adicionar um novo fator nas relações bilaterais”, disse o porta-voz da chancelaria Zhao Lijian. Questionado por um repórter, ele não elaborou, mas disse que “a China foi bem clara sobre a Otan e a expansão a leste da aliança”. Ao longo dos anos, Pequim, aliada de Moscou, sempre criticou o movimento ocidental. O jornal nacionalista estatal Global Times foi mais direto, dizendo em editorial que a expansão “arrisca tornar a Europa um barril de pólvora”. A China, principal amiga de Vladimir Putin no cenário global, tem defendido a paz na Ucrânia, mas sem criticar a ação de Moscou e fazendo duras reservas às sanções ocidentais aplicadas ao Kremlin.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416341

O impacto das alterações climáticas na inflação global

“O último relatório do FMI destaca os efeitos recessivos gerados pela invasão à Ucrânia sobre a economia mundial, assim como uma série de choques de oferta que vêm a marcar uma nova era inflacionária global. Se a inflação que desencadeou a pandemia foi considerada transitória, a pressão inflacionária que se detecta agora evidencia um caráter estrutural. A economia global entra em uma nova etapa, de maior inflação. Para certos especialistas, isto representa um déjà vu da crise petrolífera dos anos 70 que transformou a economia e as finanças internacionais. A crise marcou o declínio do keynesianismo do pós-guerra e o monetarismo surgiu como a visão dominante. Ao mesmo tempo, crescia também um interesse pelas questões ecológicas, o meio ambiente e se começou a pensar no desenvolvimento sustentável. Pouco tempo depois, a comunidade científica começava a alertar para o problema do aquecimento global.” (Leonardo Stanley, Folha)

Veja o artigo completo em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/latinoamerica21/2022/05/o-impacto-das-alteracoes-climaticas-na-inflacao-global.shtml 

ELN anuncia cessar-fogo para eleições presidenciais da Colômbia

“O ELN (Exército de Libertação Nacional), considerada a última guerrilha da Colômbia, anunciou nesta segunda (16) um cessar-fogo unilateral de dez dias para a eleição presidencial, cujo primeiro turno ocorre no dia 29. O grupo também reiterou a disposição de realizar negociações de paz com o futuro governo. De acordo com a guerrilha, suas atividades serão suspensas entre 25 de maio e 3 de junho, para garantir “tranquilidade a quem quiser votar”. O grupo armado afirmou ainda que a decisão responde ao interesse de gerar “um ambiente político melhor, antes de saber quem poderá ser o candidato vencedor”. A medida, porém, não inibe que seus membros reajam a eventuais operações das forças de segurança do país, destaca o comunicado. Decisão semelhante foi tomada em março, durante o pleito legislativo.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/eln-anuncia-cessar-fogo-para-eleicoes-presidenciais-da-colombia.shtml

Cuba diz que flexibilização dos EUA é ‘pequeno passo’, mas não modifica embargo

“Os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira (16) a flexibilização de uma série de restrições a Cuba, impostas durante o governo de Donald Trump. Havana comemorou a decisão, mas lembrou que ela não modifica o embargo em vigor desde 1962. “O anúncio do governo americano é um pequeno passo na boa direção”, tuitou o ministro cubano das Relações Exteriores, Bruno Rodriguez. No entanto, “nem os objetivos, nem os principais instrumentos da política dos Estados Unidos contra Cuba, que é um fracasso, mudam”, reiterou. Para a diplomacia cubana, “as medidas são positivas, mas têm alcance muito limitado”. Um comunicado publicado na página do Ministério das Relações Exteriores do país afirma que a decisão compreende “algumas promessas do presidente [Joe] Biden durante a campanha eleitoral de 2020 para aliviar as decisões desumanas tomadas pelo governo do presidente [Donald] Trump, que levaram o embargo a níveis sem precedentes, uma política de pressão máxima”.” (Uol/RFI)

Veja a notícia completa em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2022/05/17/para-cuba-retirada-de-sancoes-americanas-e-pequeno-passo-na-boa-direcao-mas-nao-modifica-embargo.htm 

Governo britânico anuncia plano unilateral para modificar protocolo da Irlanda do Norte

“Em uma tentativa de pressionar a União Europeia (UE) para obter uma renegociação e acalmar os unionistas da Irlanda do Norte para que desbloqueiem as instituição regionais, o governo britânico apresentou nesta terça-feira (17) o plano unilateral de modificação dos controles pós-Brexit. Em um discurso muito aguardado na Câmara dos Comuns, a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, anunciou a “intenção de apresentar uma legislação nas próximas semanas para estabelecer mudanças ao protocolo” norte-irlandês. “Nossa preferência continua sendo uma solução negociada com a UE e, paralelamente à legislação que será apresentada, continuamos abertos a novas conversações, se conseguirmos alcançar o mesmo resultado por meio de um acordo negociado”, acrescentou, ao pressionar Bruxelas para que mude de opinião e com a esperança de não provocar uma guerra comercial com os ex-sócios europeus.” (G1)

Veja a notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/17/governo-britanico-anuncia-plano-unilateral-para-modificar-protocolo-da-irlanda-do-norte.ghtml

Negociações entre Rússia e Ucrânia estão totalmente paralisadas, diz Moscou

“O Ministério de Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta terça-feira (17) que as negociações de paz com a Ucrânia não estão acontecendo “de nenhuma forma”, segundo a agência de notícias russa Interfax. De acordo com a agência, o vice-ministro de Relações Exteriores, Andrey Rudenko, culpou a Ucrânia pela paralisação das conversas de paz. “As negociações não estão acontecendo. A Ucrânia praticamente se retirou do processo de negociação”, afirmou Rudenko à Intefax. Kiev ainda não se pronunciou. A última conversa presencial entre os negociadores aconteceu há mais de um mês e meio, quando representantes de ambas as partes se reuniram em Istambul, na Turquia. Na ocasião, a Ucrânia se comprometeu a adotar a neutralidade – o que na prática significa que o país não pode aderir a alianças militares como a Otan.” (G1)

Veja a notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/05/17/negociacoes-entre-russia-e-ucrania-estao-totalmente-paralisadas-diz-moscou.ghtml

EUA aumentam pressão contra Turquia para ter Suécia e Finlândia na Otan

“Os Estados Unidos aumentaram nesta terça (17) a pressão política sobre a Turquia para que a Otan, aliança militar ocidental da qual Ancara faz parte, aceite rapidamente a adesão da Suécia e da Finlândia. Ambos os países nórdicos declararam a intenção de entrar na Otan e abandonar décadas de neutralidade dedicada a apaziguar a Rússia após Vladimir Putin invadir a Ucrânia, em fevereiro. O pedido será entregue nesta quarta (18). Os turcos, que mantêm relação próxima tanto de Kiev quanto de Moscou, são contra. O presidente americano, Joe Biden, receberá seu colega finlandês, Sauli Niinistö, e a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, nesta quinta-feira (19) em Washington. De acordo com a Casa Branca, os EUA estão “confiantes” em uma solução rápida para o entrave turco.” (Igor Gielow, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/eua-aumentam-pressao-contra-turquia-para-ter-suecia-e-finlandia-na-otan.shtml

Presidente da Finlândia diz que irá resolver impasse com a Turquia

“O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, disse nesta terça-feira (17) que seu país e a Suécia conseguirão chegar a um acordo com a Turquia sobre suas objeções aos planos dos dois países nórdicos de ingressar na aliança da Otan. “As declarações da Turquia mudaram muito rapidamente e se tornaram mais difíceis nos últimos dias. Mas tenho certeza de que, com a ajuda de discussões construtivas, resolveremos a situação”, disse o presidente durante um discurso ao parlamento da Suécia. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira que seu país não irá aprovar a entrada da Suécia e Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) —para que um novo integrante seja admitido é preciso que todos os atuais membros concordem com o ingresso do país requerente.” (G1)

Veja a notícia completa em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/17/presidente-da-finlandia-diz-que-ira-resolver-impasse-com-a-turquia.ghtml

Chile: a convenção, o plebiscito e a aversão à perda

“Muitos pensavam que o contundente resultado da aprovação (78,27%) no plebiscito de outubro de 2020 do Chile assegurava o êxito do plebiscito de saída. Outros, mais críticos, apostaram que a má concepção de todo o processo resultaria na construção de uma constituição do tipo “árvore de Natal”, cheia de direitos e gestos para todas as sensibilidades presentes no ambiente, o que tornaria quase impossível rejeitá-la. Alguns também assinalaram que seria muito difícil que alguém se atrevesse a elaborar e a desfraldar a bandeira intelectual da rejeição. No entanto, os resultados das diferentes pesquisas das últimas semanas mostram um aumento considerável de rejeição, inclusive superando a aprovação em algumas, ao qual somam-se as expressões de desencanto e preocupação nos meios de comunicação e nas redes sociais. Por conseguinte, as auspiciosas previsões iniciais devem, pelo menos, ser postas em espera.” (Juan Carlos Arellano, Folha)

Veja o artigo completo em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/latinoamerica21/2022/05/chile-a-convencao-o-plebiscito-e-a-aversao-a-perda.shtml

Zelenski conversa com premiê da Alemanha, pede mais ajuda e apoio para entrar na UE

“O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e o premiê da Alemanha, Olaf Scholz, conversaram por telefone nesta terça (17) sobre a situação militar e humanitária ucraniana, informou um porta-voz do alemão. Os chefes de Estado teriam concordado que um possível acordo diplomático entre Ucrânia e Rússia só poderia ser selado se houvesse o fim imediato dos ataques por parte de Moscou e a retirada das tropas russas da Ucrânia. Mais cedo, o vice-chanceler russo afirmou que as negociações de paz estariam estagnadas e que Kiev teria se retirado das tratativas. Zelenski, em uma rede social, disse brevemente ter discutido com Scholz o aumento de sanções contra a Rússia. “Contamos com mais assistência para a Ucrânia até a plena adesão à União Europeia”, disse.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416367

ONU alerta para nível catastrófico de desnutrição infantil devido à Guerra da Ucrânia

“Somada às consequências da pandemia de Covid, a Guerra da Ucrânia pode levar ao aumento de 16% no custo do tratamento para salvar vidas de crianças severamente desnutridas ao redor do mundo, mostram estimativas das Nações Unidas divulgadas nesta terça (17). A alta pode fazer com que 600 mil crianças percam acesso ao tratamento nos próximos seis meses, levando a um cenário “catastrófico de desnutrição”, disse o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O principal entrave está nos ingredientes para produção do RUTF, sigla em inglês para o grupo de alimentos terapêuticos usados no tratamento de desnutrição aguda, como óleo e açúcar. De acordo com o Unicef, serão necessários cerca de US$ 25 milhões (R$ 124 milhões) adicionais para cobrir o aumento dos custos.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416363

Rússia expulsa dois diplomatas da Finlândia após país pedir para entrar na Otan

“O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou nesta terça (17) a expulsão de dois diplomatas da embaixada da Finlândia em Moscou. A medida é uma retaliação a ação semelhante tomada por Helsinque no início de abril, quando tirou do país dois membros da embaixada russa e suspendeu a renovação do visto de um terceiro. À época o governo finlandês justificou, em comunicado, que “a medida estava em consonância com as ações tomadas por outros Estados-membros da União Europeia (UE)”. Na declaração desta terça, a chancelaria russa critica novamente o que descreve como um “trajeto de confronto da Finlândia em relação à Rússia”, referindo-se ao pedido de Helsinque para se juntar à aliança militar ocidental, a Otan.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416360

EUA flexibilizam sanções contra Venezuela para promover diálogo político

“Após aliviar restrições anteriormente impostas a Cuba, os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (17) a flexibilização de algumas sanções contra a Venezuela de Nicolás Maduro. De acordo com a agência AFP, que citou um alto funcionário do governo americano, o objetivo do alívio nas restrições é promover o diálogo político entre a ditadura venezuelana e o governo de Joe Biden. A repórteres ele disse esperar que uma das consequências principais do anúncio seja encorajar a retomada das negociações no México entre a ditadura e a oposição, sob mediação da Noruega. À agência de notícias Associated Press dois funcionários que falaram sob condição de anonimato disseram que as mudanças permitirão à americana Chevron Corp, do ramo energético, negociar com a estatal petrolífera PDVSA —o que não autorizaria exportar petróleo de origem venezuelana.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/eua-flexibilizam-sancoes-contra-venezuela-para-promover-dialogo-politico.shtml

Timor Leste, único lusófono do Sudeste Asiático, quer maior cooperação com Brasil

“Uma das primeiras recordações que o atual embaixador do Timor Leste em Brasília, Olímpio Miranda Branco, 68, tem do Brasil são as páginas da revista Manchete, surrupiada por ele e por colegas de suas tias que tinham em mãos a extinta publicação semanal brasileira. Na década de 1970, afinal, o Brasil era uma espécie de irmão mais velho que havia muito tinha alcançado a independência em relação a Portugal. Já o país do Sudeste Asiático se separaria em 1975, mas logo veria a Indonésia invadi-lo, numa ocupação que durou duas décadas. ​Hoje, o diplomata enxerga no Brasil um potencial parceiro para ajudar a solucionar o principal entrave da economia timorense: a falta de diversificação. A maior parte das finanças do país vem do petróleo, e o desejo é investir na produção de bens de primeira necessidade, para aproveitar o potencial agrícola.” (Mayara Paixão, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/timor-leste-unico-lusofono-do-sudeste-asiatico-quer-maior-cooperacao-com-brasil.shtml

Biden recebe líderes de Finlândia e Suécia para discutir adesão à Otan

“O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu, nesta quinta-feira (19), a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, e o presidente finlandês, Sauli Niinistö, para mostrar mais uma vez seu apoio à adesão de ambos os países à Otan, aliança militar ocidental. “Eles atendem a todos os requisitos da Otan e mais alguns”, disse Biden, oferecendo o “apoio total e completo dos Estados Unidos”. Os dois países nórdicos apresentaram suas candidaturas após a Rússia invadir a Ucrânia, no final de fevereiro, rompendo com sua tradição de não alinhamento militar. Biden afirmou que deve submeter os papéis de Suécia e Finlândia ao Congresso americano ainda hoje. A autorização do Congresso americano deve ser mera formalidade, já que não há divergências entre a classe política neste caso.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416457

Alemanha critica possível ‘atalho’ para adesão da Ucrânia à UE, e chanceler reage

“O premiê da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou nesta quinta (19) não ser favorável a conceder à Ucrânia o que chamou de “atalho” para uma adesão à União Europeia (UE). Kiev pede para se unir ao bloco europeu desde o início da guerra. “O fato de não existir atalho no caminho de adesão à UE é um imperativo de equidade para todos os países dos Bálcãs que há muito tempo desejam entrar para o bloco europeu”, seguiu Scholz, que nesta semana conversou por telefone com o ucraniano Volodimir Zelenski. Fazendo coro a falas do presidente da França, Emmanuel Macron, disse ainda que o processo de entrada na UE “não é um assunto para alguns meses ou alguns anos”, indicando a demora da avaliação. O chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba, reagiu. Em uma rede social, escreveu que “a ambiguidade praticada por alguns países da UE em relação à perspectiva europeia da Ucrânia deve acabar”.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416438

Guerra na Ucrânia aprofunda quadro de fome global

““Quando há guerra, as pessoas passam fome”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, ao Conselho de Segurança durante uma sessão sobre conflito e segurança alimentar, nesta quinta-feira. No debate presidido pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o chefe da ONU destacou que cerca de 60% das pessoas desnutridas do mundo vivem em áreas afetadas por conflitos. E segundo ele, “nenhum país está imune”. Guterres disse que, no último ano, a maioria das 140 milhões de pessoas que sofrem de fome aguda em todo o mundo estava concentrada em 10 países: Afeganistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Haiti, Nigéria, Paquistão, Sudão do Sul, Sudão, Síria e Iêmen. O líder das Nações Unidas afirmou que quando o Conselho de Segurança debate conflitos, também debate a fome, explicando que todas as decisões tomadas sobre a manutenção da paz e missões políticas, têm impacto direto na segurança alimentar mundial.” (ONU News)

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/05/1789812

Total de deslocados no mundo atinge recorde de 59,1 milhões

“O número de deslocados em seu próprio país em 2021 chegou ao recorde de 59,1 milhões. Conflitos e desastres naturais ocorridos no período forçaram 38 milhões de pessoas a deixar suas casas. Os dados foram publicados esta quinta-feira no Relatório Global sobre Deslocamento Interno. A parceria apoiada pela ONU envolve o Centro de Monitoramento do Deslocamento Interno e o Conselho Norueguês de Refugiados, NRC. A previsão é que 2022 tenha um novo recorde de deslocados em meio a movimentações em massa na Ucrânia. A situação já desalojou mais de 8 milhões de pessoas no país desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro. Mais de 6 milhões buscam refúgio além-fronteiras. O Brasil está em 9º lugar global de deslocados por desastres naturais. Foram  449 mil pessoas que deixaram seus lares durante todo o ano passado. China lidera o grupo de nações, seguida por Vietnã, Índia, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, República Democrática do Congo e Sudão do Sul.” (ONU News)

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/05/1789712

Petróleo e conflito geracional desafiam Timor Leste 20 anos após independência

“Ex-colônia de Portugal, o único país lusófono da região se tornou independente em 1975, pouco após a Revolução dos Cravos, que pôs fim à ditadura salazarista. Dias depois, porém, foi ocupado pela Indonésia do ditador Suharto, que alegava a missão de reprimir o comunismo na vizinhança para começar um novo domínio que duraria 24 anos e acabaria por meio de um referendo em 1999. Dali até a restauração da independência, viriam mais de dois anos de uma missão da ONU que ajudou o Timor Leste a construir as bases de um Estado soberano e a entender o que poderia ser feito para ter uma economia doméstica. Nesta sexta (20), a primeira nação a se tornar independente no século 21 completa 20 anos de liberdade. (…) Vinte anos após retomar a independência, o Timor Leste, com seu 1,3 milhão de habitantes, assiste a desafios que não chegam a surpreender —notadamente a urgência de diversificar a economia, hoje assentada no petróleo e no gás, e um embate de gerações. Mas também foi capaz de erguer uma democracia elogiada e de apresentar saltos em índices que atestam desenvolvimento humano.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/petroleo-e-conflito-geracional-desafiam-timor-leste-20-anos-apos-independencia.shtml#erramos 

Sahel está perto de recorde de sete anos de casos de pessoas com fome

“Até 18 milhões de pessoas enfrentarão grave insegurança alimentar no próximo trimestre na região africana do Sahel. Nesta sexta-feira, o Escritório das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários, Ocha, alertou que o número é o mais alto desde 2014. Prevê-se que a situação da desnutrição afete  7,7 milhões de crianças menores de cinco anos. No momento, existem 1,8 milhão em estado grave. O Ocha alerta que esse número pode chegar a 2,4 milhões se não houver mais ajuda até o final do ano. O subsecretário-geral para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, advertiu sobre o cenário onde “famílias inteiras estão à beira da fome”. O também coordenador da Ajuda de Emergência  apontou como motivos a combinação de violência, insegurança, pobreza profunda e preços recordes de alimentos que acentuam a desnutrição e levam milhões de habitantes à margem da sobrevivência.” (ONU News)

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/05/1789922

Portugal está aberto a receber mais ucranianos ainda este ano

“Portugal já recebeu 37 mil pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, quando a Rússia atacou o país vizinho. Desde então mais de 4 mil crianças ucranianas passaram a estudar nas escolas portuguesas e 2 mil adultos firmaram um contrato de trabalho em Portugal. “As pessoas chegaram sem nada”. A informação é da ministra adjunta de Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que contou que o país está disposto a receber mais ucranianos até o fim do ano. Ela falou à ONU News durante sua participação no Fórum de Revisão do Pacto Global para Migração, nas Nações Unidas, em Nova Iorque. (…) Atualmente, Portugal tem mais de 680 mil migrantes vivendo num país com mais de 10,5 milhões de habitantes. Uma das ações recentes do governo foi a vacinação em massa contra a Covid-19, que segundo a ministra alcançou 600 mil migrantes.” (ONU News)

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/05/1789762

Rússia anuncia corte do fornecimento de gás à Finlândia após pedido de adesão à Otan

“Poucos dias após a Finlândia formalizar o pedido de ingresso na Otan, a aliança militar ocidental, a Rússia comunicou que deixará de fornecer gás natural ao país nórdico a partir deste sábado (21). O anúncio foi confirmado pela Gasum, principal empresa do setor em Helsinque, nesta sexta (20), e o corte tem início à 1h (em Brasília). O diretor da companhia, Mika Wiljanen, chamou a decisão de lamentável —Moscou diz que o corte se deve à recusa finlandesa em pagar em rublos, a moeda russa, pelo produto. A notícia não pegou ninguém de surpresa. A própria Gasum, que também atua na Suécia e na Noruega, já havia dito que o risco de as importações serem cortadas era muito provável e acrescentou que vai buscar suprir a demanda doméstica por meio do gasoduto Balticconnector, que liga a Finlândia à Estônia.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/russia-anuncia-corte-do-fornecimento-de-gas-a-finlandia-apos-pedido-de-adesao-a-otan.shtml 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *