Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 14 a 20 de agosto

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

.


🇧🇷 DIPLOMACIA BRASILEIRA 🇧🇷


Brasil no Mercosul: Reunião de coordenadores do Foro de Consulta e Concertação Política

A presidência do Brasil no Mercosul realizou, no dia 12 de agosto, reunião informal de coordenadores do Foro de Consulta e Concertação Política (FCCP), com os demais estados partes do Mercosul, para traçar um cronograma e definir as prioridades para os trabalhos do semestre. O FCCP foi criado em 1998 para fortalecer a dimensão política do bloco. Entre os temas discutidos, destacam-se as questões de infraestrutura para a integração, saúde e recuperação pós-pandemia, assim como os 30 anos do bloco em temas de justiça e segurança pública.

Veja o informativo oficial aqui


Nota sobre o terremoto no Haiti

Ao tomar conhecimento com consternação do terremoto que atingiu o Haiti na manhã deste sábado, 14 de agosto, o governo brasileiro manifesta sua solidariedade ao povo haitiano e reafirma seu firme compromisso com a continuidade da ajuda humanitária prestada àquele país. Até o momento, não há registro de brasileiros vitimados pelo abalo sísmico. A comunidade brasileira no Haiti é estimada em 50 pessoas, a maioria de religiosos. O Itamaraty seguirá acompanhando a situação por meio da Embaixada em Porto Príncipe.

Veja a nota oficial aqui


Nota sobre a situação no Afeganistão

O Governo brasileiro expressa sua profunda preocupação com a deterioração da situação no Afeganistão e as graves violações dos direitos humanos. Manifesta, igualmente, apreensão com o aumento da instabilidade na Ásia Central e seu potencial impacto em outras regiões. O Brasil espera o rápido engajamento das Nações Unidas para o estabelecimento de canais de diálogo e espera que o Conselho de Segurança possa atuar para assegurar a paz na região. É essencial assegurar a atuação plena da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA).

Veja a nota oficial aqui


Reunião do Ministro Carlos França com a Asean e seus países-membros

O Ministro Carlos França reuniu-se, no dia 18 de agosto, com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e seus países-membros. Participaram, em nível ministerial, os chanceleres do Brunei, Presidente da Asean; de Singapura, Vivian Bala; e da Malásia. Também estiveram presentes o Secretário-Geral da Asean, vice-chanceleres e altos representantes de Camboja, Indonésia, Laos, Myanmar, Tailândia e Vietnã. Os dez países da ASEAN constituem, como bloco, o 3º maior parceiro comercial do Brasil.

O Brasil, primeiro país latino-americano a assinar o Tratado de Amizade e Cooperação no Sudeste Asiático, tem interesse em tornar-se parceiro de diálogo setorial do bloco. O pleito brasileiro foi bem recebido e será avaliado pela Associação e seus países-membros.

Veja o informativo oficial aqui


Webinário “A associação do Brasil à CERN: oportunidades e desafios”

O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), realizaram, em 19 de agosto, o webinário sobre a associação do Brasil à CERN, um dos maiores centros de pesquisa e laboratórios em física de altas energias e de partículas do mundo. As discussões em torno da retomada das negociações para acessão do Brasil à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), iniciadas em 2010, ganharam novo ímpeto, em junho de 2019, a partir de visita do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) à organização internacional e posterior apresentação de cronograma de procedimentos e ações internas ao Presidente da República, que permitiriam a entrada do País na organização como membro-associado.

Veja o informativo oficial aqui


Ministro Carlos França recebe o pesquisador em Relações Internacionais Walter Sotomayor

Walter Sotomayor, pesquisador em Relações Internacionais, esteve no Itamaraty 19 de agosto e entregou ao Ministro Carlos França exemplar de seu novo livro, “Relaciones Brasil-Bolivia: la construcción de vínculos”. A obra, publicada pela Plural Editores, trata da aproximação estratégica entre Brasil e Bolívia ao longo do século XX, fundamentada em interesses comuns e benefícios compartilhados.

Veja o informativo oficial aqui


Nota conjunta sobre o envio de Missão Humanitária ao Haiti

Governo brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), definida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar ao Haiti Missão Humanitária Multidisciplinar, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto. A missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, prevista para partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária.

Veja a nota oficial aqui

.


🌎 CENÁRIO INTERNACIONAL 🌍


OMS é absolutamente contrária à vacinação ser pré-requisito para viagens

Depois de mais de um ano e meio de pandemia de Covid-19, muitas pessoas estão ansiosas para poder retornar a uma vida normal e voltar a viajar. Vários países já estão autorizando a entrada de turistas que têm a vacinação completa. Mas a Organização Mundial da Saúde, OMS, é contra esta política, uma vez que o acesso aos imunizantes ainda está bastante desigual. De Genebra, a diretora-geral assistente para Medicamentos, Vacinação e Fármacos da OMS, Mariângela Simão, falou à ONU News sobre alternativas mais igualitárias que podem garantir a segurança das pessoas durante viagens.

Clique aqui para ver a notícia completa


Primeiro-ministro da Malásia renuncia após governo de 17 meses

O primeiro-ministro da Malásia, Muhyiddin Yassin, renunciou nesta segunda-feira (16) e seu governo chegou ao fim depois de passar apenas 17 meses no poder, o que abre um período de instabilidade política no país, em plena luta contra a pandemia de Covid-19. Os novos casos passam de milhares por dia e a economia sofreu o duro impacto dos confinamentos e das restrições em vigor pela pandemia. De acordo com o balanço oficial, o país registra até o momento 1,1 milhão de contágios e 12 mil mortes provocadas pelo coronavírus.

Clique aqui para ver a notícia completa


Condenação histórica na Argentina por crimes sexuais perpetrados no maior centro de detenção da ditadura

Pela primeira vez, um tribunal argentino condenou repressores da ditadura por crimes sexuais cometidos no maior centro clandestino de detenção que funcionou durante o regime, a Escola de Mecânica da Marinha (ESMA, na sigla em espanhol). Os ex-militares Jorge Tigre Acosta e Alberto González foram condenados a 24 e 20 anos de prisão ao serem declarados culpados de cometer violência sexual contra três mulheres que foram sequestradas e mantidas na ESMA entre 1977 e 1978. O Tribunal Oral Federal 5 de Buenos Aires os declarou culpados de “estupro agravado por ter sido cometido por duas ou mais pessoas, reiteradamente em pelo menos 10 oportunidades”, abuso desonesto, privação ilegítima da liberdade e suplícios, crimes que foram declarados imprescritíveis por ser de lesa-humanidade.

Clique aqui para ver a notícia completa


Venezuela libera opositor Freddy Guevara

A ditadura venezuelana colocou em liberdade condicional o ex-parlamentar Freddy Guevara, 35, dirigente do partido de oposição Voluntad Popular e braço direito do líder Juan Guaidó. Guevara havia sido preso em 12 de julho, quando teve seu carro interceptado em uma estrada perto de Caracas. Com o celular em mãos, ele fimou a própria prisão. Levado ao Helicóide, a prisão destinada a presos políticos, Guevara passou a responder a um processo que o acusa de estar vinculado a “grupos extremistas e paramilitares associados ao governo colombiano”, além de “terrorismo” e “traição à pátria”.

Clique aqui para ver a notícia completa


Movimento pró-democracia que levou milhões às ruas em Hong Kong anuncia dissolução

Um dos movimentos por trás dos gigantescos protestos pró-democracia em Hong Kong em 2019 anunciou sua dissolução neste domingo (15). O CHRF (sigla, em inglês, para Frente de Direitos Civis Humanos) disse que enfrenta “desafios sem precedentes”. O grupo foi fundado em 2002 defendendo a não violência e deu origem a diversos protestos organizados em Hong Kong pelo avanço dos direitos humanos. Em 2019, mobilizou milhões de pessoas nas ruas da cidade nos protestos pró-democracia.

Clique aqui para ver a notícia completa


O que esperar das negociações da Venezuela

Desde a última sexta-feira (13), a ditadura e a oposição venezuelanas estão conversando, na Cidade do México, tendo como mediadora a Noruega. A comitiva que representa o regime é liderada por Jorge Rodríguez, um dos homens mais poderosos do chavismo, ex-vice de Chávez e hoje presidente da Assembleia Nacional. A que reúne os interesses da oposição é comandada por Gerardo Blyde, ex-deputado que hoje dirige a coalizão anti-chavista Mesa da Unidade Democrática. Eles terão 180 dias para chegar a um acordo que possa tirar a Venezuela da crise econômica, política e humanitária em que está.

Clique aqui para ver a notícia completa


Irã ultrapassa os 100 mil mortos por Covid-19

O Irã ultrapassou, nesta quinta-feira (19), as 100 mil mortes causadas pela Covid-19, segundo informou o Ministério da Saúde do país. A marca foi atingida poucos dias depois de o governo adotar, na segunda (16), uma série de restrições para tentar frear a disseminação do vírus, incluindo a proibição de viagens de carro entre províncias e o fechamento de escritórios, bancos e serviços considerados não essenciais. País do Oriente Médio mais afetado pela pandemia, o Irã enfrenta um aumento de casos desde o início do mês (que o governo chamou de “quinta onda”) em razão do avanço da variante delta. Nas últimas 24 horas, as autoridades registraram mais de 31 mil novos casos e 564 óbitos.

Clique aqui para ver a notícia completa


O que Duque busca com a nova reforma tributária?

Em 20 de julho, o governo colombiano apresentou ao congresso um novo projeto de reforma tributária. Não só é um dos poucos governos latino-americanos que decide implementar uma reforma deste tipo em meio à pandemia, mas já em maio teve que retirar o controverso projeto de lei anterior que desembocou na maior onda de protestos na Colômbia nos últimos cem anos. O governo aprendeu sua lição. Esta nova reforma é muito mais modesta e o novo ministro da Fazenda, Juan Manual Restrepo – o anterior teve que renunciar – tentou chegar a um consenso com o setor privado e os setores políticos sobre seu conteúdo.

Clique aqui para ver a notícia completa


Número de mortos por terremoto no Haiti passa de 2.100; país registra novo abalo

Um terremoto de magnitude 4,9 atingiu o Haiti na noite desta quarta-feira (18), informou o UGSG, instituto dos Estados Unidos que monitora os tremores em todo o mundo. Os edifícios tremeram na cidade de Les Cayes, no sul do país. O Haiti ainda não se recuperou do potente terremoto de magnitude 7,2 de sábado (14) e da passagem do ciclone tropical Grace na segunda-feira (16). O governo informou que, com o novo fenômeno, o número de mortos subiu para 2.189; doze mil pessoas se feriram e outras 32 são consideradas desaparecidas. O primeiro-ministro, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

Clique aqui para ver a notícia completa


Brasil vai enviar remédios e bombeiros ao Haiti para auxílio após terremoto

O governo Jair Bolsonaro deve enviar um avião com ajuda humanitária ao Haiti, país atingido no último sábado (14) por um terremoto que deixou ao menos 1.941 mortos, segundo a contagem mais recente. Os preparativos da missão foram discutidos nos últimos dias. De acordo com o Itamaraty, a previsão é que um avião com equipe de bombeiros e medicamentos doados parta no fim de semana. Ainda segundo o ministério, os bombeiros que devem compor a equipe são peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas.

Clique aqui para ver a notícia completa


Chanceler peruano renuncia com menos de um mês no cargo, no primeiro revés para Castillo

O chanceler do Peru renunciou nesta terça-feira após ter causado indignação com comentários feitos sobre o Sendero Luminoso, grupo rebelde maoísta que matou dezenas de milhares de pessoas entre as décadas de 1980 e 1990, tornando-se o primeiro integrante do Gabinete peruano a cair no governo do presidente esquerdista Pedro Castillo. Héctor Béjar, um advogado e professor de Sociologia de 85 anos que na juventude participou do Exército de Libertação Nacional, movimento de guerrilha socialista no Peru, disse acreditar que o grupo rebelde surgiu em parte devido ao apoio da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA).

Clique aqui para ver a notícia completa


Cuba tipifica ‘subversão social’ como crime ao regular internet, e opositores reagem

Após os maiores protestos em décadas, Cuba publicou nesta terça (17) o primeiro regulamento de cibersegurança do país, no qual tipifica crimes como subversão social, divulgação de notícias falsas online e ciberterrorismo. A medida desencadeou uma onda de rejeição entre usuários do Twitter que pedem “direito à dissidência”. Para o diretor de cibersegurança do Ministério das Comunicações de Cuba, Pablo Domínguez, no entanto, a medida é a primeira norma jurídica do país a associar “incidentes de cibersegurança e tipificações que ultrapassam os limites da tecnologia”.

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA impõem sanções a autoridades cubanas pela quarta vez por repressão a protestos

Pela quarta vez, o governo americano anunciou sanções contra autoridades cubanas pela repressão aos protestos na ilha, que começaram em 11 de julho. Nesta quinta-feira, os alvos foram dois funcionários do Ministério das Forças Armadas Revolucionárias e outro do Ministério do Interior. Em comunicado, o Departamento do Tesouro dos EUA disse que tomou a ação de acordo com o programa Global Magnitsky Act, que congela os ativos de quem as autoridades americanas acreditam estarem envolvidos em abusos dos direitos humanos e impede que os americanos façam negócios com eles.

Clique aqui para ver a notícia completa


Estudantes são detidos em Hong Kong por apologia ao terrorismo

Quatro líderes estudantis da principal universidade de Hong Kong, a HKU, foram presos nesta quarta-feira (18) por apologia ao terrorismo. Eles têm entre 18 e 20 anos. As prisões foram feitas com base na Lei de Segurança Nacional, após uma declaração do grêmio estudantil que homenageou um homem que esfaqueou um policial e depois se matou. O agressor atacou o policial com uma faca em um movimentado bairro comercial de Hong Kong e depois se suicidou em 1º de julho. As autoridades disseram se tratar de ato de “terrorismo doméstico”.

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA voltam a registrar mais de mil mortes por dia por Covid pela primeira vez em cinco meses

Os Estados Unidos registraram 1.017 mortes pela Covid-19 na terça-feira, o equivalente a cerca de 42 óbitos por hora, de acordo com a contagem da Reuters, à medida que a variante Delta continua a devastar partes do país com baixas taxas de vacinação. As mortes relacionadas ao coronavírus aumentaram nos EUA no último mês, com uma média de 769 por dia, o maior número desde meados de abril. Ao todo, desde o início da pandemia, 623 mil americanos morreram por causa da doença, mais do que em qualquer outro país. A última vez que os EUA registraram mais de mil mortes diariamente foi em março.

Clique aqui para ver a notícia completa


Homem que dizia ter bomba em frente ao Capitólio se rende à polícia em Washington

Um homem que dizia ter uma bomba em frente ao Congresso dos Estados Unidos se rendeu à polícia do Capitólio após horas de negociações. O homem estava dentro de uma caminhonete parada em frente à Biblioteca do Congresso, e suas ameaças provocaram o esvaziamento de edifícios governamentais na área nesta quinta-feira. A ameaça perturbou visitantes e funcionários no Capitólio, oito meses depois de uma multidão de apoiadores de Trump invadir o prédio em 6 de janeiro, numa violenta tentativa de impedir o Congresso de certificar os resultados das eleições presidenciais americanos.

Clique aqui para ver a notícia completa


Vacinas contra Covid produzidas na África estão sendo exportadas para a Europa

A vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson’s estava prevista para ser uma das armas mais importantes da África na luta contra o coronavírus. A empresa americana concordou em vender doses suficientes de sua vacina, de baixo custo e dose única, para eventualmente imunizar um terço da população do continente. E ela seria produzida em parte por um fabricante na África do Sul, suscitando a esperança de que as doses fossem em pouco tempo destinadas a africanos. Não é o que vem acontecendo.

Clique aqui para ver a notícia completa


Em última visita à Rússia como líder da Alemanha, Angela Merkel defende o diálogo com Vladimir Putin

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, encontrou-se com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela última vez antes de deixar o poder, nos próximos meses. É a última viagem dela a Moscou antes das eleições alemãs. A viagem ocorre exatamente um ano depois do envenenamento, atribuído às autoridades russas, do opositor Alexei Navalny, que foi atendido e tratado na Alemanha, mas voltou para a Rússia, onde foi preso. “Embora tenhamos profundas divergências, conversamos. E isso deve continuar assim”, disse Merkel, que em seus 16 anos de mandato manteve uma relação complexa e ambígua com o presidente russo.

Clique aqui para ver a notícia completa


China aprova nova lei que permite até três filhos por casal

A China aprovou nesta sexta-feira a permissão para que casais tenham até três filhos no país. A revisão da Lei de Planejamento Populacional e Familiar foi avaliada em reunião do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo (NPC). A medida, que havia sido anunciada em maio, tenta conter a crise demográfica da população chinesa. Para tentar driblar a relutância dos casais em aumentar as famílias devido aos custos para criar filhos, a nova lei também prevê mais medidas de apoio social e econômico do governo. A lista inclui auxílio financeiro para arcar com impostos, seguros, educação, habitação e políticas de geração de empregos. Também foi cancelada a “taxa de manutenção social” — uma penalidade financeira que casais pagavam por terem filhos além do limite.

Clique aqui para ver a notícia completa


Variante delta se espalha em Israel, país pioneiro na vacinação

Com quase 60% de seus 9,3 milhões habitantes já tendo recebido a pauta completa da vacina Pfizer-BioNtech, os israelenses pareciam ter deixado a pandemia para trás no primeiro semestre, enquanto outros países ainda davam os primeiros passos na campanha de imunização. Não é mais assim. Israel sofre uma elevada taxa de contágios por coronavírus depois da propagação da variante delta. Apesar da campanha maciça, 15% dos cidadãos não quiseram se vacinar.

Clique aqui para ver a notícia completa

.


SEÇÃO ESPECIAL | Notícias sobre o Afeganistão 🇦🇫


Presidente do Afeganistão foge, e Talibã toma o poder no país

O governo do Afeganistão entrou em colapso neste domingo com a fuga do presidente, Ashraf Ghani, e a entrada do Talibã na capital, Cabul — marcando, na prática, a volta do grupo fundamentalista ao poder, 20 anos depois de sua expulsão pela invasão americana de 2001. Comandantes do Talibã anunciaram que tomaram o controle do palácio presidencial em Cabul, e depois a emissora al-Jazeera, do Qatar, informou que integrantes do grupo deram uma entrevista no local, dizendo que estavam garantindo a segurança na cidade para a volta de seus líderes que estão no exílio e fora da capital. No fim da tarde, o grupo divulgou um comunicado informando que estava assumindo o controle dos postos policiais que foram abandonados pelas forças do governo pró-Ocidente.

Clique aqui para ver a notícia completa


Biden defende saída do Afeganistão em discurso após vitória do Talibã: ‘Não repetirei os erros do passado’

Em seu primeiro discurso desde a tomada de Cabul pelo Talibã no domingo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a decisão de retirar as forças de combate dos Estados Unidos do Afeganistão, afirmando que os Estados Unidos “jamais tiveram o objetivo de construir um país” no Afeganistão. Para Biden, os EUA forneceram treinamento militar e recursos nas duas últimas décadas ao Afeganistão, mas não podem oferecer ao país “a vontade de lutar por seu futuro”. Por isso, afirmou que “não vai repetir os erros que cometemos no passado”

Clique aqui para ver a notícia completa


Afeganistão reacende pesadelo, e UE convoca reuniões de emergência

Com a memória ainda recente da crise de imigração vivida em 2015 e 2016 —quando recebeu quase 2 milhões de refugiados—, a União Europeia convocou três reuniões extraordinárias após a tomada de Cabul pelo Taleban no Afeganistão. Nesta segunda (16), o Conselho de Segurança do bloco discutiu como retirar do país conflagrado os cidadãos europeus e os funcionários afegãos de instituições da UE. A conversa interessa a todos, mas não será fácil: a política para imigrantes e refugiados é um dos temas mais polêmicos entre os 27 membros da União Europeia.

Clique aqui para ver a notícia completa


Conselho de Segurança da ONU pede ‘negociações inclusivas’ para criação de um novo governo no Afeganistão

O Conselho de Segurança da ONU pediu nesta segunda-feira negociações para a criação de um novo governo no Afeganistão e o fim das hostilidades e abusos após alertas do secretário-geral, António Guterres, sobre o retorno do Talibã ao poder no domingo, quase 20 anos depois de o regime fundamentalista ser derrubado pelos EUA. O conselho de 15 membros emitiu uma declaração, acordada por consenso, depois que Guterres apelou ao órgão para “usar todas as ferramentas à sua disposição para suprimir a ameaça terrorista global no Afeganistão e garantir o respeito dos direitos humanos básicos”.

Clique aqui para ver a notícia completa


Talibã diz que mulheres podem continuar a trabalhar, mas ativistas afirmam que retórica é operação de propaganda

O Talibã disse nesta terça-feira que permitirá, sob certas condições, que as mulheres continuem a trabalhar e que concedeu “anistia geral” a todos os funcionários do governo afegão. Para ativistas, contudo, a retórica não passa de uma operação de propaganda de um regime que busca o reconhecimento internacional. — Os talibãs já começaram a ir de casa em casa para buscar mulheres ativistas — disse ao jornal espanhol El País a jornalista e defensora dos direitos humanos Humira Saqib.

Clique aqui para ver a notícia completa


Guterres apela ao Talebã para proteger vidas e direitos de mulheres e meninas

O secretário-geral das Nações Unidas está acompanhando, com muita preocupação, a situação no Afeganistão. Neste domingo, António Guterres divulgou um comunicado, onde faz um “apelo ao Talebã e a todas as partes, para exercerem contenção máxima para proteger vidas e garantir que as necessidades humanitárias sejam atendidas.” Guterres lembra que o conflito já forçou dezenas de milhares de pessoas a abandonarem suas casas e há relatos de “sérios abusos de direitos humanos e de violações nas comunidades mais afetadas” pela violência. O secretário-geral da ONU “está especialmente preocupado com o futuro das mulheres e das meninas” e lembra ser preciso proteger os direitos delas, que foram duramente conquistados.

Clique aqui para ver a notícia completa


Sobrevivente de ataque do Taleban, Malala pede ‘cessar-fogo’ e ajuda humanitária ao Afeganistão

Sobrevivente de um ataque do Taleban, a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2014, Malala Yousafzai, disse estar “em choque” com a ofensiva do grupo radical no Afeganistão e convocou as potências globais a “exigir um cessar-fogo imediato” no país. Pelo Twitter, a ativista se disse “profundamente preocupada” com as mulheres, as minorias e os defensores dos direitos humanos.

Em 9 de outubro de 2012, Malala, na época com 15 anos, foi alvo de um ataque a tiros por membros do Taleban. Ela e outras meninas estavam em um ônibus e voltavam para casa após mais um dia de aula. A jovem era defensora do direito à educação para as meninas.

Clique aqui para ver a notícia completa


Talibã reage com violência aos primeiros protestos contra seu Governo

O Talibã intensificou, nesta quarta-feira, os contatos políticos com outros dirigentes afegãos para formar um Governo que, segundo promessas, será “islâmico e inclusivo”. No entanto, enquanto suas declarações e gestos tratam de projetar uma imagem distanciada da brutalidade que caracterizou a ditadura que exerceram entre 1996 e 2001, a realidade começa a colocar tudo à prova. Suas forças já reagiram com violência aos primeiros protestos: pelo menos três pessoas morreram e dez ficaram feridas ao serem alvejadas na cidade de Jalalabad depois de substituírem a bandeira do Emirado Islâmico pelo pavilhão oficial do Afeganistão.

Clique aqui para ver a notícia completa


Presidente do Afeganistão que fugiu do Taleban está exilado em Abu Dhabi

Auto-exilado do Afeganistão desde que a ofensiva militar do Taleban tomou a capital Cabul no domingo (15), o presidente Ashraf Ghani teve seu paradeiro revelado: ele está em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com a família, confirmou em comunicado nesta quarta-feira (18) o país do Golfo Pérsico, que justificou a acolhida devido a “motivos humanitários”. Ashraf Ghani, 72, comandava o Afeganistão desde 2014 e fugiu do país logo depois de o grupo fundamentalista islâmico cerca a capital. Com fortes ligações com os EUA, o economista com passagem pelo Banco Mundial, doutor pela Universidade de Columbia e ex-professor das universidades da Califórnia em Berkeley e Johns Hopkins, Ghani era visto como um fantoche das forças ocidentais que ocuparam o país com tropas militares por 20 anos e impuseram o sistema político que o levou ao poder.

Clique aqui para ver a notícia completa


FMI vai bloquear acesso do Afeganistão a fundo milionário após Talibã tomar o poder

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quarta-feira que o Afeganistão não poderá obter recursos do fundo, incluindo uma reserva milionária que estava programada para ser liberada ao país asiático na próxima semana. A decisão, feita após pressão dos EUA, foi tomada por não estar claro se os países-membros do FMI vão reconhecer o novo governo após o Talibã ter retornado ao poder no domingo.

O FMI é financiado por contribuições de seus 190 países-membros, tendo os Estados Unidos como maior acionista. O governo de Joe Biden vinha trabalhando para evitar o acesso do Talibã à quantia milionária, segundo o New York Times, citando um funcionário do Departamento do Tesouro.

Clique aqui para ver a notícia completa


Milhares de afegãos protestam nas ruas contra o Governo do Talibã pelo segundo dia

Sem se deixar abalar pelos mortos na quarta-feira em um protesto em Jalalabad, milhares de afegãos ousaram tremular a bandeira preta, vermelha e verde que os extremistas islâmicos substituíram pela preta e branca que os identifica. Sob o pretexto do Dia Nacional, que celebra a independência dos britânicos em 1919, as manifestações se espalharam por mais cidades, segundo se pôde ver nas redes sociais, onde muitos afegãos postaram vídeos e imagens dos protestos.

Clique aqui para ver a notícia completa


Brasil facilita refúgio e estuda visto humanitário para afegãos que fogem do Taliban

O Brasil facilitou o processo de pedido de refúgio para afegãos que venham para o país fugindo do grupo fundamentalista islâmico Taliban e estuda conceder um visto humanitário para pessoas dessa nacionalidade, a exemplo do que fez com os sírios que fogem da guerra. Atualmente, são poucos os refugiados afegãos em território brasileiro: no total, são 162 já reconhecidos e 49 processos em andamento, segundo dados atualizados do Ministério da Justiça. Mas com a recente tomada do poder pelo Taliban, espera-se um aumento no número de pessoas que saem do país, e o Brasil pode ser uma opção para algumas delas, especialmente para as que já têm familiares ou conhecidos por aqui.

Clique aqui para ver a notícia completa


Talibã declara Emirado Islâmico do Afeganistão; países aceleram retirada de cidadãos

O Talibã declarou nesta quinta-feira (19) que o Afeganistão passou a ser o Emirado Islâmico do Afeganistão, mesmo nome adotado no país quando o grupo extremista assumiu o poder pela primeira vez, em 1996. A declaração foi anunciada em um post do porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, o mesmo que na terça-feira concedeu uma entrevista coletiva, na qual afirmou que grupo teria atitudes mais moderadas desta vez.

Nesta quinta, porém, Waheedullah Hashimi, um dos principais comandantes do Talibã, afirmou que as leis no país devem ser semelhantes às que existiam da outra vez que o grupo extremista esteve no poder. Ele afirmou que não há possibilidade de o país adotar a democracia como sistema para escolher os líderes. O Afeganistão provavelmente será governado por um conselho que vai observar a sharia, a lei islâmica.

Clique aqui para ver a notícia completa


Crise afegã e retirada de tropas dos EUA reforçam aliança entre Israel e países árabes

Iniciativa diplomática mais relevante do Oriente Médio em décadas, os Acordos de Abraão, normalização de relações entre Israel e quatro países árabes, completaram um ano e receberam, ao mesmo tempo, impulso como um reflexo da crise afegã. A tragédia em Cabul evidenciou elemento fundamental a aproximar antigos inimigos médio-orientais: a diminuição da presença dos EUA na região. Avaliações de um ano dos Acordos de Abraão evidenciam aproximação entre seus signatários, Israel, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Marrocos e Sudão. Como exemplo, o histórico desembarque do chanceler israelense, Yair Lapid, a 11 de agosto, em solo marroquino.

Clique aqui para ver a notícia completa


Talibã coloca grupo terrorista para cuidar da segurança de Cabul

O Talibã colocou a segurança de Cabul sob responsabilidade de uma dos mais perigosos grupos associados ao movimento fundamentalista islâmico que retomou o controle do Afeganistão no domingo (15), a rede Haqqani. A decisão ocorreu em meio ao caos vigente na região do aeroporto da cidade, única rota de saída aérea da região, que já deixou ao menos 12 mortos e que nesta sexta registrou o primeiro ocidental ferido a bala —um civil alemão.​

Clique aqui para ver a notícia completa


Avião militar que decolou com superlotação do Afeganistão levava 823 passageiros, afirma Pentágono

A aeronave militar dos EUA cuja foto rodou o mundo, devido ao número de afegãos que fugiram amontoados em seu interior após a tomada de Cabul pelo Talibã no domingo, transportava 823 passageiros, disse o Pentágono nesta sexta-feira. O comando aéreo militar americano explicou que a estimativa inicial de 640 afegãos que fugiram sentados no chão duro do gigante C-17 Globemaster III — normalmente usado para carregar cerca de 100 pessoas — omitiu as crianças a bordo. A contagem inicial foi feita tomando como referência o número de assentos ocupados nos ônibus que levavam passageiros ao C-17 e deixavam de lado todas as crianças sentadas no colo dos adultos, explicou no Twitter.

Clique aqui para ver a notícia completa


Biden promete todos os esforços para tirar americanos e aliados do Afeganistão, mas diz que não pode garantir ‘resultado final’ da operação

O presidente americano Joe Biden enfatizou nesta sexta-feira (20), em pronunciamento na Casa Branca, que a prioridade americana neste momento no Afeganistão é tirar seus cidadãos e os aliados locais do país, para garantir sua segurança em meio à rápida tomada do poder pelo grupo extremista Talibã. Ele prometeu que todo norte-americano que quiser será retirado do Afeganistão.

Clique aqui para ver a notícia completa


Agências humanitárias prometem permanecer no Afeganistão

Se depender das agências humanitárias e outras organizações de assistência, os afegãos deverão continuar recebendo apoio e proteção. Este é o foco de um comunicado conjunto firmado por 16 agências da ONU, unidades parceiras e pela relatora especial dos direitos de deslocados internos, Cecilia Jimenez-Damary. O representante do Unicef deixou claro que a agência vai continuar no país. No comunicado, as agências humanitárias dizem que “mais do que nunca o povo do Afeganistão precisa do apoio”. As entidades se comprometeram em ajudar e proteger os afegãos continuando no país e fornecendo o auxílio necessário.

Clique aqui para ver a notícia completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *