Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 04 de junho a 10 de junho

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-Malta: Governo Brasileiro recebe o ministro das Relações Exteriores de Malta, Ian Borg 

“O Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do Ministro Carlos França, recebeu, no Palácio da Alvorada, o Ministro das Relações Exteriores de Malta, Ian Borg.

O Presidente Bolsonaro cumprimentou o Ministro Borg pela inauguração da Embaixada de Malta em Brasília, a 1ª do país na América Latina, e transmitiu votos de que essa abertura possa trazer bons resultados nas áreas de comércio, turismo e educação.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1533088138851131392

Itamaraty e Funag lançam a I jornada Wladimir Murtinho 

“O #Itamaraty e a @funagbrasil lançaram a I Jornada Wladimir Murtinho. O Ministro Carlos França, o Secretário-Geral Fernando Simas e o Embaixador Rubens Barbosa recordaram o diplomata e artista criador que dá nome ao evento e seu papel na transferência do Itamaraty para Brasília.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1533883892389888000

Desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips na Amazônia

“O Governo brasileiro tomou conhecimento, com grande preocupação, da notícia de que o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos na região do Vale do Javari, na Amazônia.

Mobilizado desde logo, o Departamento de Polícia Federal (PF) está atuando naquela região e tomando todas as providências para localizá-los o mais rápido possível. A PF fez repetidas incursões e tem contado com o apoio da Marinha do Brasil, que se somou aos esforços nos trabalhos de buscas de ambos os cidadãos.

O Governo brasileiro seguirá acompanhando as buscas com o zelo que o caso demanda e envidando os esforços necessários para encontrar prontamente o profissional da imprensa britânica e o servidor da Fundação Nacional do Índio.

Na hipótese de o desaparecimento ter sido causado por atividade criminosa, todas as providências serão tomadas para levar os perpetradores à Justiça.

Os familiares e colegas de trabalho dos desaparecidos serão mantidos a par do progresso das buscas.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/desaparecimento-do-indigenista-bruno-pereira-e-do-jornalista-britanico-dom-phillips-na-amazonia

Brasil-Argentina: O ministro Carlos França recebe o embaixador da Argentina, Daniel Scioli, que foi desginado  como novo Ministro do Desenvolvimento Produtivo do país vizinho 

“O Ministro Carlos França recebeu hoje o Embaixador da Argentina, Daniel Scioli, que se despede do Brasil após sua recente designação como novo Ministro do Desenvolvimento Produtivo do país vizinho.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1534570213630427136

Rússia amplia controle sobre áreas ocupadas na Guerra da Ucrânia 

“Ao mesmo tempo que trava a mais dura batalha da Guerra da Ucrânia até aqui, na região de Lugansk, a Rússia acelera seus planos de domínio dos territórios do vizinho que caíram sob seu controle militar. O governo da autoproclamada República Popular de Donetsk, área separatista pró-Kremlin no Donbass, anunciou que seu próximo premiê será o russo Vitali Khotsenko. Parece detalhe burocrático, mas não é. Durante os oito anos de guerra civil apoiada por Moscou na região, iniciados na esteira da anexação da Crimeia como resposta à derrubada do governo simpático a Vladimir Putin em Kiev, a Rússia sempre tentou disfarçar suas intenções ao dizer que apenas agia a pedido das populações russófonas locais.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/russia-amplia-controle-sobre-areas-ocupadas-na-guerra-da-ucrania.shtml 

Pesquisas apontam populista Hernández à frente de esquerdista Petro em eleição na Colômbia

“A duas semanas do segundo turno da eleição presidencial na Colômbia, pesquisas eleitorais apontam vantagem do populista Rodolfo Hernández sobre o esquerdista Gustavo Petro, que saiu vencedor na primeira rodada. O agregador de pesquisas do site La Silla Vacía, que reúne dados dos levantamentos de dez institutos colombianos, aponta uma vitória folgada de Hernández, com vantagem de 5 pontos percentuais —ele com 48% das intenções de voto, e Petro, com 43%. Os indecisos, porém, somam 6% dos entrevistados, e 3% afirmam que votarão em branco, de modo que a balança eleitoral ainda pode pender para qualquer um dos dois lados. Já uma sondagem dos institutos Guarumo e EcoAnalítica, publicada neste domingo (5) pelo jornal El Tiempo, indica o empate técnico entre os candidatos, com uma diferença de pouco mais de três pontos percentuais. O ex-prefeito de Bucaramanga tem 46,4% das intenções de voto, enquanto o candidato da aliança progressista Pacto Histórico tem 43,3%. A margem de erro é de 2,5 pontos.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/pesquisas-apontam-populista-hernandez-a-frente-de-esquerdista-petro-em-eleicao-na-colombia.shtml 

Boris Johnson escapa de voto de desconfiança e continua como premiê do Reino Unido

“Após meses de fritura com a revelação do escândalo conhecido como “partygate”, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, conseguiu nesta segunda (6) um importante alívio na maior crise de seu mandato. O político conseguiu vencer o voto de desconfiança que sua própria legenda, o Partido Conservador, convocou contra ele, e vai se manter no cargo de primeiro-ministro. Boris precisava do voto de 180 dos 359 parlamentares da sigla para permanecer no cargo —caso contrário, seria iniciado um processo de semanas para eleger um novo chefe de governo britânico. A votação nesta segunda terminou com 211 votos favoráveis ao premiê (59% dos assentos), contra 148 contrários. “Acho que é um resultado convincente, um resultado decisivo. E o que significa é que, como governo, podemos seguir em frente e nos concentrar nas coisas que realmente importam para as pessoas”, disse o primeiro-ministro após a divulgação do resultado. Ele também afirmou que não pretende antecipar eleições, manobra que poderia ser usada para reforçar sua autoridade”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/boris-johnson-escapa-de-voto-de-desconfianca-e-continua-como-premie-do-reino-unido.shtml 

Encontro de Bolsonaro com Biden opões líderes de Brasil e EUA com maiores divergências desde 2008 

“O encontro de Jair Bolsonaro (PL) com Joe Biden nesta quinta-feira (9), nos Estados Unidos, coloca frente a frente os líderes brasileiro e americano com as maiores divergências ideológicas desde Luiz Inácio Lula da Silva (PT, 2003-2011) e George W. Bush (2001-2009), que se reuniram pela última vez em 2008. Bolsonaro e Biden se encontraram à margem da Cúpula das Américas, em Los Angeles, em meio a uma relação diplomática conturbada, abalada por suspeitas levantadas pelo brasileiro ao sistema eleitoral americano e cobranças feitas por Washington em razão do desmatamento na Amazônia. Bolsonaro só aceitou viajar aos EUA depois de ouvir do ex-senador Christopher Dodd que Biden não criaria constrangimentos para seu governo durante o evento. Mas, nesta quarta (8), o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, pôs em dúvida essa versão ao dizer que o líder americano também falaria sobre assuntos espinhosos para o brasileiro, entre os quais questões ambientais e eleitorais.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/encontro-de-bolsonaro-com-biden-opoe-lideres-de-brasil-e-eua-com-maiores-divergencias-desde-2008.shtml 

Xangai volta a fechar distritos e reacende temor de lockdown 

“Pouco mais de uma semana após o relaxamento do lockdown que confinou de maneira rígida a população de Xangai por mais de dois meses, moradores do importante polo financeiro da China foram surpreendidos com novos bloqueios para deter a onda de contaminação pela Covid-19. O lockdown na cidade, um dos mais severos do mundo, levou infectados para centros de quarentena com pouca estrutura, provocou episódios de desabastecimento em algumas regiões e por certo tempo separou crianças de suas famílias. Os episódios espalharam ondas de indignação pela cidade, com movimentos organizados de protesto nas redes sociais chinesas e manifestações aos gritos pelas janelas de prédios. As autoridades chinesas, no entanto, não cederam à pressão e mantiveram a rigidez das regras até que o número de mortes voltasse a zero e a cifra de casos fosse controlada, tudo dentro da chamada política de Covid zero, em que a meta é neutralizar a doença.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/xangai-volta-a-fechar-distritos-e-reacende-temor-de-lockdown.shtml 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *