Biblioteca Funag: livros e publicações valiosas para os estudos!

Biblioteca Funag: livros e publicações valiosas para os estudos!

Caros estudiosos e estudiosas,

A Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), instituída pela Lei 5.717 de 1971. Seu objetivo principal consiste na realização de debates e na difusão de conhecimento sobre a política externa brasileira, temas de relações internacionais e da história da diplomacia brasileira. Atualmente, essas atividades são realizadas pelos dois órgãos principais que compõem a instituição: o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), fundado em 1987, e o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), criado em 2002.

A biblioteca da Funag possui um riquíssimo acervo de livros e materiais diversos, que podem ser bastante proveitosos na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e em pesquisas de modo geral. Portanto, vale a pena fazer um passeio virtual por lá de vez em quando, meus caros!

Todas as publicações podem ser adquiridas no formato digital (PDF) sem custos. Mas se vocês são daquelas pessoas que preferem estudar à moda antiga (como este velhinho que vos fala 😄), parte dos livros também são disponibilizados em versões físicas para compra. Vejam, a seguir, alguns dos conteúdos disponíveis no site.

Clássicos IPRIA coleção tem o objetivo de facilitar ao público interessado o acesso a obras consideradas fundamentais para o estudo das relações internacionais em seus aspectos histórico, conceitual e teórico. Destina-se especialmente ao meio universitário, que tem registrado, nos últimos anos, um expressivo aumento no número de cursos de graduação e pós-graduação na área de Relações Internacionais.

Cadernos de Política ExteriorPublicação semestral do IPRI, que busca retomar o trabalho iniciado nos anos 1980, com os Cadernos do IPRI, publicados entre 1988 e 1994. A nova revista, criada em 2015, tem como objetivo trazer uma contribuição ao debate sobre temas ligados às relações internacionais e à política externa brasileira.

Cadernos do CHDDRevista semestral, iniciada no segundo semestre de 2002, que publica documentos e estudos sobre a história das relações internacionais do Brasil. Números especiais, organizados em torno de um tema, são eventualmente incluídos na série, que já contemplou o tema Atlântico, escravidão e liberdade, em 2005, e as relações Brasil-Uruguai, em 2007.

 

Manuais do Candidato – CACD

A série “Manual do Candidato” da Funag é composta por livros que versam sobre os conteúdos das disciplina abordadas no CACD, produzidos por especialistas das respectivas áreas do conhecimento. Os manuais configuram uma importante referência teórica, analítica e bibliográfica e permitem aos candidatos a imersão nas matérias com o nível de profundidade e reflexão crítica que são requeridos pelo processo seletivo. É importante ressaltar que esses materiais por si só não esgotam as leituras necessárias para a adequada preparação do candidato. Todavia, eles podem ser considerados um excelente ponto de partida para os estudos e até mesmo um instrumento oportuno para a revisão dos temas do edital.

Ao todo, são dez edições dos manuais, atualizadas a partir de 2012 – a disciplina de Língua Portuguesa é a única que foge a essa regra e suas últimas publicações datam de 2001, 2009 e 2010. Até o ano passado, os manuais podiam ser encontrados no site da Funag para aquisição em versões digital e física. Atualmente, não há registros dos materiais na página da Fundação. Porém, após vasculhar meus guardados, encontrei os arquivos e consegui disponibilizá-los aqui, especialmente para vocês, pupilos! 😉

Eis a lista para download de todos os volumes:

 

Aproveitem o acesso a esses materiais para incrementar seus estudos e pesquisas, meus queridos!

Sebo nas canelas, e foco nas leituras! 🤓📖

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?