Press "Enter" to skip to content

Sabatina do Barão | Política Internacional – Gabarito comentado #2

0

Futuras e futuros diplomatas,

Hoje é o dia da nossa sabatina de Política Internacional!

Quais são os itens certos e/ou errados na questão abaixo sobre a relação do Brasil-Europa?

.

QUESTÃO:

A relação do Brasil com os países europeus insere-se no chamado eixo assimétrico e sempre constituiu componente fundamental da sua política externa. Sobre o histórico desse relacionamento, assinale C ou E nas afirmativas abaixo:

I. O diálogo político com os países comunitários foi reforçado durante a década de 80 a partir de uma maior interação entre foros latino-americanos como o Grupo de Contadora e o Grupo do Rio e a Comunidade Europeia, interessada na estabilização da região.
II. Apesar da crise econômica, as exportações brasileiras para a Comunidade Europeia serão impulsionadas pela expansão dos benefícios concedidos ao Brasil no âmbito do Sistema Geral de Preferências (SGP) europeu e pelo tratamento mais benéfico dados as ex-colônias dos membros, dentre os quais já figuravam Espanha e Portugal.
III. Durante a década de 90, o interesse comunitário pelos processos de integração regional e a preferência por negociações inter-blocos fizeram da América Latina, especialmente o Mercosul, área importante para a União Europeia na discussão de temas como abertura comercial, combate ao narcotráfico e consolidação da democracia.
IV. A consagração de uma parceria estratégica em 2007, a realização de cúpulas periódicas e o avanço constante do comércio nos últimos anos confirmam o bom momento vivido pela relação entre Brasil e União Europeia.

.

Comentários do professor

No vídeo abaixo, vocês podem conferir as respostas e os comentários do nosso exímio professor Paulo Velasco sobre cada item da questão. Assistam e tomem nota das explicações!

.

GABARITO: CECE

.

Continuem treinando com orientações do professor, no modelo da prova objetiva de Política Internacional no CACD! 

.

Colaboração especial neste post:

Paulo Velasco

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, mestre em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio e bacharel em Direito pela UERJ. É professor de Política Internacional na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e nos demais cursos da área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *