Estimadas e estimados CACDistas,
Hoje é o dia da edição especial da nossa sabatina de História do Brasil!
A seguir, vocês podem conferir as questões objetivas da disciplina e, logo abaixo, podem acessar à live de correção e explicações do mestre Daniel Araújo sobre cada item e os temas abordados. Assistam e aproveitem bem as orientações e dicas para seus estudos.
QUESTÃO 01
“O descontentamento andava por toda a parte e não era privilégio de um só grupo social. Na verdade, os anos 1920 abriram uma agenda de mudanças e inaugurações no país hábitos, procedimentos e diagnósticos que orientariam várias gerações. Se nesse momento se generalizou um sentimento de decepção com relação à República, foi também nele que se imaginou um Brasil moderno.”
(SCWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma Biografia)
Considerando a sociedade brasileira no período conhecido como República Velha, julgue (C ou E) os itens a seguir.
I. Para muitos historiadores, a Semana de Arte Moderna é identificada como o momento inaugural, uma espécie de marco zero, para entender a reação de toda uma geração que rompeu com os padrões vigentes, muito vinculados à cultura bacharelesca dado pela Academia Brasileira de Letras, fundada em 1897.
II. Seguindo o modelo da matriz estadunidense, a Academia Brasileira de Letras reunia um colegiado de homens públicos e intelectuais do calibre de Cândido Rondon, Sérgio Buarque de Holanda, Mário de Andrade, Carlos Chagas e Villa-Lobos que representavam uma espécie de “arcabouço intelectual, moral e político” da nação nos primórdios da República.
III. Movimento plural que correspondia a entrada de uma nova linguagem e visão no Brasil, o movimento modernista teve na Semana de Arte Moderna um evento catalizador, que teve imediata repercussão e aceitação da intelectualidade nacional.
IV. O Modernismo buscava renovar o ambiente artístico e cultural, adotando experiências estéticas de vanguardas que ocorriam na Europa – como o futurismo italiano, o cubismo, o expressionismo – mas fazendo uso de uma régua brasileira.
QUESTÃO 02
“Eu El Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que vendo eu quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as Capitanias e povoações das terras do Brasil e dar ordem e maneira com que melhor e mais seguramente se possam ir povoando, para exalçamento da nossa Santa Fé e proveito de meus Reinos e Senhorios, e dos naturais deles, ordenei ora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte, em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações e se ministrar justiça e prover nas cousas que cumprirem a meu serviço e aos negócios de minha Fazenda e a bem das partes.”
(Fonte: Regimento que levou Tomé de Sousa Governador do Brasil, Almerím,17/12/1548. Lisboa, Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), códice 112, fls 1-9)
Considerando as dimensões econômica, social e política da América portuguesa, julgue (C ou E) os itens a seguir.
I. A pretensão do governo português em promover a colonização efetiva do território brasileiro e de estimular a produção colonial, sendo um dos seus primeiros atos a construção de urna cidade para ser a capital da colônia, concretizada por Tomé de Sousa com a fundação de São Salvador em 1549.
II. Após o período da ocupação holandesa, a região do Nordeste açucareiro abandonou o tráfico de escravizados e promoveu a expansão da rede urbana ao interior do território, processo histórico que se desenvolveu sem interferência do tráfico de africanos escravizados na economia colonial.
III. Tanto a Conjuração Mineira como a Conjuração Baiana pregavam a independência regional em relação a Portugal, mas o movimento liberal mineiro contou com maior participação da elite enquanto na Revolta dos Búzios houve maior participação popular.
IV. Base da economia colonial, a escravidão negra africana apresenta algumas peculiaridades, tais como a ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, singular por desenvolver uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores de engenho.
CORREÇÃO E COMENTÁRIOS DO PROFESSOR:
GABARITO:
Questão 1: CEEC
Questão 2: CECC
Colaboração especial neste post:
Daniel Araújo
Mestre em História Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Possui graduação em História pela UFF e pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil pela UCAM. É professor de História na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e nos demais cursos da área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.
Continuem treinando com orientações do professor, no modelo da prova, para a 1ª Fase do CACD!
É possível realizar a matrícula no curso de duas formas: pelo site ou pelas unidades.