Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 9 a 13 de agosto

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

.


🇧🇷 DIPLOMACIA BRASILEIRA 🇧🇷


Brasil na OCDE: Conversa do Ministro Carlos França com o Secretário-Geral da OCDE

O Ministro Carlos França conversou com o Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann. Trataram da ampla agenda de cooperação entre Brasil e OCDE, que inclui recuperação econômica, enfrentamento da pandemia e promoção do desenvolvimento sustentável. O Ministro reiterou o interesse do governo brasileiro em iniciar o processo de acessão à OCDE o mais rápido possível. O Brasil será convidado a participar, como key partner e prospective member, da próxima Reunião Ministerial do Conselho da OCDE em 5 e 6/10, cujas sessões serão presididas pelos EUA.

A OCDE constitui foro integrado por 38 países dedicado à promoção de padrões convergentes em vários temas: questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e ambientais. Suas reuniões e debates permitem troca de experiências e coordenação de políticas governamentais.

Veja o informativo oficial aqui


Integração entre o Amapá e a Guiana Francesa foram tema de conversa entre o Ministro Carlos França e o Senador Davi Alcolumbre

O Ministro Carlos França recebeu, em 11 de agosto, na Casa de Rio Branco – Itamaraty -, o Senador Davi Alcolumbre. Trataram dos problemas de integração entre o Amapá e a Guiana Francesa e do fluxo na Ponte Binacional Franco-Brasileira, no rio Oiapoque. Ainda, abordaram as questões do trânsito de cidadãos brasileiros e franceses na região, dos benefícios que a assinatura do Acordo Mercosul – União Europeia pode trazer e das perspectivas energéticas na Bacia da Foz do Amazonas.

Veja o informativo oficial aqui


Diplomacia da Saúde: Cooperação humanitária com Bolívia, Paraguai e Uruguai

Bolívia, Paraguai e Uruguai solicitaram cooperação humanitária do Brasil para que filiais brasileiras das empresas Air Liquide e White Martins fossem autorizadas a exportar oxigênio medicinal para aqueles países. À luz da situação sanitária nos países vizinhos, que passaram a enfrentar escassez de oxigênio devido ao agravamento da pandemia, o 

Itamaraty solicitou o apoio urgente da Anvisa e do Ministério da Saúde  para analisar a possibilidade de atendimento. Após consultas, e assegurado o abastecimento de oxigênio no Brasil, a Anvisa concedeu as autorizações solicitadas, o que foi rapidamente comunicado aos governos dos países vizinhos.

Veja o informativo oficial aqui


Realizada primeira reunião de Coordenadores do Grupo Mercado Comum sob a presidência “pro tempore” brasileira do Mercosul

Ocorreu, no dia 9 de agosto, a primeira reunião de Coordenadores do Grupo Mercado Comum sob a presidência “pro tempore” brasileira do Mercosul. No encontro, o Brasil indicou que priorizará avanços econômico-comerciais e ganhos concretos para os cidadãos. A presidência brasileira buscará impulsionar a agenda de acordos de livre comércio com parceiros externos, o processo de revisão da Tarifa Externa Comum (TEC) e os vínculos nos temas “não tarifários”, como comércio de serviços, investimentos e agenda digital.

Entre os temas da pauta de cidadania, o país priorizará a saúde, a recuperação pós-pandemia e as contribuições do bloco para as áreas de justiça e segurança, além de dar seguimento à comemoração dos 30 anos do Mercosul.

Veja o informativo oficial aqui


Itamaraty felicita a ASEAN pelos 54 anos de sua criação

O Brasil parabeniza a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e os 10 membros pelos 54 anos de sua criação. Em conjunto, a ASEAN já é a 5ª economia global e nosso 3º maior parceiro comercial. O governo brasileiro trabalha para aprofundar parcerias e expandir oportunidades de comércio e investimento com a ASEAN.

Veja o informativo oficial aqui


Brasil felicita o Japão pelo sucesso na realização dos Jogos Olímpicos

O Brasil felicita o Japão pelo sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio e deseja êxito para as Paralimpíadas. Parabéns aos nossos atletas pela melhor campanha brasileira na história das Olimpíadas, com 21 medalhas. Agora a torcida se volta para o Time Brasil  nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, entre 24/8 e 5/9. São 232 atletas que já começaram a chegar ao Japão, com a expectativa de superar limites e trazer muitas medalhas para o Brasil.

Veja o informativo oficial aqui


Visita da Vice-Presidente e Chanceler da Colômbia ao Brasil

Em 12 de agosto, a Vice-Presidente e Chanceler da Colômbia, Marta Lucía Ramírez Blanco, visitou o Brasil. Trata-se de sua primeira visita ao país desde que passou a acumular o cargo de chanceler com seu mandato de vice-presidente. A autoridade colombiana e sua delegação foram recebidas pelo Vice-Presidente Hamilton Mourão e pelo Ministro Carlos França, no Itamaraty. Abordaram temas da agenda bilateral, com ênfase em saúde, comércio, investimentos, turismo e cooperação fronteiriça, além de temas de política regional e multilateral.

A Colômbia constitui importante parceiro do Brasil na defesa de uma América do Sul democrática, próspera e segura. A visita da Vice-Presidente e Chanceler da Colômbia atesta o bom momento das relações diplomáticas entre duas das maiores economias sul-americanas e o dinamismo da agenda bilateral. 

Veja o informativo oficial e a nota oficial


Acordo entre Brasil e Quênia sobre trabalho para dependentes do pessoal diplomático é promulgado

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou decreto de promulgação do Acordo entre o Governo do Brasil e o Governo do Quênia sobre o exercício de atividades remuneradas por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico, assinado em Nairóbi, em 6 de julho de 2010. O Acordo é semelhante a diversos outros, assinados com mais de 60 países ao longo dos últimos anos. A medida fundamenta-se no princípio da reciprocidade e reflete a tendência de estender aos dependentes dos agentes das missões diplomáticas a oportunidade de trabalhar no exterior. Logo, o documento em exame inscreve-se na tendência contemporânea de cooperação entre o Brasil e a comunidade internacional.

Veja a nota oficial aqui

.


🌎 CENÁRIO INTERNACIONAL 🌍


Indígenas denunciam Bolsonaro por ‘crime contra a humanidade e genocídio’ no Tribunal Penal Internacional de Haia

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) deu entrada nesta segunda-feira (9) com uma denúncia no Tribunal Penal Internacional de Haia (TPI) visando o presidente Jair Bolsonaro. O coletivo alega que o chefe de estado cometeu crimes contra a humanidade e genocídio por ter incentivado invasão de terras indígenas por garimpeiros. Outras duas denúncias já foram apresentadas contra o Bolsonaro no TPI.

Em um comunicado, a Apib explica que escolheu a data que marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas para solicitar “que a procuradoria do tribunal de Haia examine os crimes praticados contra os povos indígenas pelo presidente Jair Bolsonaro, desde o início do seu mandato, janeiro de 2019, com atenção ao período da pandemia da Covid-19”.

Clique aqui para ver a notícia completa


Aquecimento global sem precedentes tem clara influência humana, diz ONU

Um novo relatório das Nações Unidas prevê que a temperatura global da superfície terrestre continue aumentando até pelo menos meados deste século, considerando todos os cenários de emissões. O relatório Mudança Climática 2021: a Base das Ciências Físicas, foi adotado pelos 195 membros do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O estudo realça a influência humana no aquecimento do planeta num ritmo sem precedentes pelo menos nos últimos 2 mil anos. Com isso, as consequentes mudanças na temperatura e nos extremos climáticos afetam todas as regiões do mundo.

O relatório é publicado após a atualização sobre a ciência e o clima de 2013, quando os governos se preparam para apresentar planos de redução de emissões na Cúpula do Clima, COP-26, agendada para novembro em Glasgow, na Escócia.

Clique aqui para ver a notícia completa


As preocupantes conclusões sobre o clima no Brasil no relatório da ONU

O Brasil não sai ileso das consequências apontadas no relatório. O texto prevê aumento de temperaturas na América do Sul em taxas maiores que a média global, mais chuvas no sul e sudeste do Brasil, mais seca no Nordeste e aumento de seca agrícola e ecológica. No país e em outros países da América do Sul e América Central, as “temperaturas médias provavelmente aumentaram e continuarão a aumentar em taxas maiores do que a média global”, diz um resumo do relatório do IPCC dividido por diferentes regiões do mundo.

Clique aqui para ver a notícia completa


Mídia internacional repercute desfile e menciona blindados ‘expelindo fumaça’ e ‘cenário Trump’

O desfile de tanques e veículos militares das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios repercutiu na imprensa internacional nesta terça-feira, 10. O evento, que reuniu cerca de 150 blindados e teve a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, foi descrito por jornais e agências pelo mundo como “pouco usual” e apontado como uma “desajeitada tentativa” de demonstração de força de Bolsonaro em meio à tramitação do projeto do voto impresso na Câmara.

O jornal britânico The Guardian destacou as críticas de opositores à tentativa de Bolsonaro, “ao estilo de uma república de bananas”, de demonstrar força perante os demais Poderes. A publicação também citou que a parada militar ocorreu em um momento de queda dos índices de popularidade do presidente pela “caótica resposta à pandemia de covid”.

Clique aqui para ver a notícia completa


Taleban conquista 2ª e 3ª maiores cidades do Afeganistão, e EUA temem queda de Cabul em 30 dias

O Taleban conquistou as duas maiores cidades do Afeganistão depois de Cabul, além de uma terceira capital regional muito próxima à capital, em um dia crítico para o governo do presidente Ashraf Ghani, que perde controle sobre o território em ritmo vertiginoso. Kandahar (sul) e Herat (oeste) caíram após intensos combates entre o grupo fundamentalista e as forças do governo entre a quinta (12) e a sexta-feira (13) locais (quinta-feira pelo horário de Brasília). Pouco antes, Ghazni, situada a 150 km de Cabul, também foi invadida.

Clique aqui para ver a notícia completa


Chile: entre o otimismo e o pânico

O Chile está mudando e isto não afetará apenas o sistema financeiro. O país admirado por sua estabilidade institucional e pelas políticas públicas implementadas nas últimas três décadas foi transformado em um país onde uma grande parte dos cidadãos quer reformar profundamente o modelo de desenvolvimento. “Não são 30 pesos, são 30 anos”, disse uma senhora quando perguntada sobre as causas do surto social de 18 de outubro de 2019.

O país sul-americano se encontra diante de um ponto de inflexão que muito provavelmente o levará a mudar sua estratégia de desenvolvimento e substituir os principais aspectos herdados da ditadura militar: a Constituição política e o modelo econômico baseado em um Estado subsidiário. Após a explosão social, o caminho para esta transformação tem sido marcado por três processos institucionais.

Clique aqui para ver a notícia completa


O que é o vírus de Marburg, doença ‘prima’ do Ebola que fez vítima na Guiné e preocupa a OMS

Autoridades de saúde da Guiné confirmaram o primeiro caso de Marburg na África Ocidental, uma doença altamente infecciosa da mesma família do vírus que causa o Ebola. A doença do vírus de Marburg é transmitida às pessoas por morcegos frugívoros e se espalha entre humanos por meio da transmissão de fluidos corporais. A diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, a botsuanense Matshidiso Moeti, disse que o vírus tem potencial para se “espalhar por toda parte”. Mas ela elogiou “o estado de alerta e a rápida ação investigativa dos profissionais de saúde da Guiné”. Autoridades tentam agora encontrar pessoas que possam ter estado em contato com o homem que morreu.

Clique aqui para ver a notícia completa


Sudão entregará ex-presidente Omar al Bashir ao Tribunal Penal Internacional

O governo do Sudão entregará ao Tribunal Penal Internacional (TPI) vários ex-dirigentes, entre eles o presidente deposto Omar al Bashir, procurado por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos no conflito na região de Darfur, informou nesta quarta-feira (11) o Ministério de Relações Exteriores do país. “O Conselho de Ministros decidiu entregar as pessoas procuradas ao Tribunal Penal Internacional”, declarou a ministra sudanesa das Relações Exteriores, Mariam al Mahdi, citada pela agência oficial de notícias Suna, em reunião com o novo procurador desta corte com sede em Haia, Karim Khan, que se encontra em Cartum.

Clique aqui para ver a notícia completa


Sicília, na Itália, registra 48,8°C, possível recorde europeu de temperatura

Autoridades da ilha de Sicília, no sul da Itália, registraram nesta quarta-feira (11) aquele que pode ser o recorde de temperatura no país e em toda a Europa. Os termômetros marcaram 48,8°C na cidade de Siracusa, no sudeste da região —até então, o maior número registrado havia sido 48,5°C, em 1999. Os números ainda precisam ser confirmados pelo serviço italiano de meteorologia e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada das Nações Unidas, mas já apontam para as consequências do agravamento da crise climática que têm sido registradas no hemisfério norte.

Clique aqui para ver a notícia completa


Em tentativa de isolar a China, Biden anuncia ‘cúpula pela democracia’

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reunirá em dezembro, por videoconferência, chefes de Estado e de governo para uma “cúpula pela democracia”, reunião alternativa ao tradicional G20 e que excluirá a China, hoje maior adversária comercial dos americanos. Segundo um comunicado da Casa Branca, a reunião será em 9 e 10 de dezembro e reunirá chefes de Estado e de governo, além de representantes da sociedade civil e do mundo econômico “de um diverso grupo de países democráticos”.

Clique aqui para ver a notícia completa


Alemanha prende britânico por suspeita de espionagem para a Rússia

A polícia alemã anunciou nesta quarta-feira (11) que prendeu um britânico que trabalhava na embaixada de seu país em Berlim sob suspeita de vender documentos ao serviço de inteligência da Rússia. O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) e o Serviço de Inteligência Externa não responderam aos pedidos de entrevista da agência Reuters. A Embaixada da Rússia na Alemanha se recusou a comentar o caso à agência de notícias russa Interfax.

As relações entre Reino Unido e Rússia passam pelo seu pior momento desde que o ex-agente duplo Serguei Skripal foi envenenado com Novitchok em Salisbury, na Inglaterra, em 2018. O Kremlin sempre negou qualquer participação no caso, mas o episódio desencadeou uma onda de expulsões de diplomatas de Londres e países aliados, respondida por Moscou, sem precedentes desde o fim da Guerra Fria.

Clique aqui para ver a notícia completa


Protestos em Cuba: as centenas de pessoas ainda detidas após um mês

No dia 11 de julho, Cuba viveu um dos maiores protestos de sua história recente. Milhares de pessoas por toda a ilha foram às ruas aos gritos de “liberdade” e “abaixo à ditadura”, num país onde manifestações contrárias ao governo estão proibidas. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, deu uma “ordem de combate” para calar os manifestantes, muitos dos quais, segundo grande número de testemunhos e fotografias, foram presos e duramente reprimidos.

Um mês depois, centenas deles continuam nas cadeias do país. Segundo dados da Cubalex, uma agência de representação legal independente que documentou as detenções após os protestos, mais de 800 pessoas foram presas em 11 de julho e em cercos organizados nos dias que se seguiram às manifestações.

Clique aqui para ver a notícia completa


Biden é pressionado por famílias de vítimas do 11 de Setembro, que não o querem nas homenagens do 20º aniversário dos atentados

A um mês do vigésimo aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, o presidente Joe Biden tenta aplacar um mal-estar com sobreviventes e famílias das vítimas. Numa carta assinada por 1.800 pessoas, ele foi solicitado a não aparecer nas homenagens, a menos que cumpra a promessa de campanha e libere documentos do FBI que demonstrem o envolvimento da Arábia Saudita nos ataques. O presidente americano cedeu à pressão e ordenou a revisão dos arquivos para determinar se é possível torná-los públicos, como defende o grupo de sobreviventes. Biden reforçou o compromisso pela transparência, mas dentro dos limites da lei.

Clique aqui para ver a notícia completa


Tribunal Penal Internacional critica Venezuela por não investigar crimes e abre possibilidade de ações judiciais contra o país

O governo da Venezuela se recusa a investigar supostos crimes contra a humanidade cometidos por suas forças de segurança, afirmou a procuradoria do Tribunal Penal Internacional (TPI) em um documento que pode abrir caminho para ações judiciais. 

O tribunal com sede em Haia (Holanda) iniciou uma investigação preliminar em 2018 sobre supostos abusos de direitos pelo regime de Nicolás Maduro, especialmente a repressão violenta aos protestos antigovernamentais de 2017.

Clique aqui para ver a notícia completa


Eleições para substituir presidente assassinado do Haiti são adiadas para 7 de novembro

As eleições do Haiti foram adiadas para 7 de novembro, de acordo com notícias de quarta-feira (11) da mídia local, na esteira do assassinato do presidente Jovenel Moise no mês passado, que mergulhou o país no caos político. Documentos aparentemente emitidos pelo governo que circularam nas redes sociais também na quarta-feira revelaram o adiamento das eleições presidencial e legislativa, além de um referendo constitucional, agendados inicialmente para 26 de setembro.

Clique aqui para ver a notícia completa


Nascida nos EUA, variante Lota chama a atenção pela letalidade

Os resultados de um novo estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Saúde e Higiene Mental da Cidade de Nova York e da Escola Mailman de Saúde Pública, da Universidade de Columbia, ambos nos Estados Unidos, surpreenderam os pesquisadores. O trabalho identificou que as taxas de transmissão, de mortalidade e a capacidade de escapar do sistema imunológico de uma variante do coronavírus chamada Lota é maior do que se previa inicialmente. A Lota foi identificada pela primeira vez em novembro de 2020, na cidade de Nova York, e não há casos registrados no Brasil.

Clique aqui para ver a notícia completa


Chile é o primeiro país da América do Sul a aplicar 3ª dose da vacina contra a covid-19

O Chile começou nesta quarta-feira a administrar a terceira dose das vacinas contra a covid-19, num plano de reforço focado inicialmente nos quase dois milhões de cidadãos maiores de 55 anos já vacinados duas vezes com o imunizante chinês Coronavac. O processo de vacinação em massa contra a covid-19 começou em fevereiro passado, e nestes seis meses 82,44% da população-alvo completou sua pauta de vacinação, em boa medida com a fórmula do laboratório Sinovac. O Governo chileno tomou a decisão logo depois de detectar que essa vacina continua demonstrando importantes sinais de efetividade contra casos de hospitalização, internação em UTI e morte, mas que sua eficácia para prevenir a doença sintomática caiu de 67% a 58,49%, segundo um estudo divulgado na semana passada pelo Ministério da Saúde, que incluiu milhões de pessoas.

Clique aqui para ver a notícia completa


Prisões na fronteira dos EUA com o México batem novo recorde em julho

A patrulha de fronteira americana realizou quase 200 mil prisões por entrada ilegal na fronteira dos EUA com o México no mês de julho, o mais alto número mensal registrado desde março de 2000, aprofundando a crise pela qual passa a gestão de Joe Biden. Esse tipo de detenção normalmente cresce nos meses de verão no hemisfério Norte (inverno no Brasil), e, em relação a junho, a quantidade de detenções cresceu mais de 12%. A gestão do democrata se vê sob pressão, com o maior fluxo na fronteira com o México em 20 anos. Números expressivos têm sido registrados mês a mês —de janeiro a junho, mais de um milhão de pessoas foram presas tentando atravessar a fronteira, número que supera todas as estimativas anuais de detenção registradas desde 2005.

Clique aqui para ver a notícia completa


Embaixador do Brasil ignora convite de Assembleia da França, que aponta falta de cooperação

O embaixador do Brasil em Paris, Luís Fernando Serra, ignorou um convite formal da Assembleia Nacional da França para comparecer a uma audiência que investiga o garimpo ilegal na Guiana Francesa. O gesto, de acordo com parlamentares do país europeu, comprova a falta de cooperação do Brasil com as autoridades francesas sobre o assunto.

A Assembleia Nacional equivale à Câmara dos Deputados no Brasil e organizou uma comissão de inquérito para traçar um diagnóstico de problemas da mineração ilegal no departamento ultramarino francês que faz fronteira com o Amapá.

Clique aqui para ver a notícia completa


O jogo político internacional por trás da condenação do canadense Robert Schellenberg à morte na China

Tensão máxima entre Canadá e China. Um dia depois de ratificar a sentença de morte por tráfico de drogas do canadense Robert Lloyd Schellenberg, em 10 de agosto, a Justiça chinesa condenou o empresário Michael Spavor, também canadense, a 11 anos de prisão por suposta espionagem. Spavor estava preso desde 2018, depois de ser detido junto com o ex-diplomata canadense Michael Kovrig.

Observadores internacionais interpretam as decisões como pressão da China sobre o Canadá, já que a Justiça canadense deve decidir se entregará a principal executiva da gigante de tecnologia Huawei, Meng Wanzhou, aos Estados Unidos para responder a acusações criminais. A China acredita que a prisão de Meng, agora em liberdade condicional, tenha motivação política.

Clique aqui para ver a notícia completa


Governo Ortega deixa sem papel e tira de circulação o principal jornal da Nicarágua

O jornal La Prensa, o mais antigo da Nicarágua, não chegará às bancas nesta sexta-feira, porque o Governo de Daniel Ortega e Rosario Murillo impôs um bloqueio alfandegário ao papel necessário para imprimi-lo. “O papel se encontra sequestrado”, alertou a edição digital do único jornal de alcance nacional que resta no país centro-americano. A medida reforça o blecaute informativo provocado pela escalada repressiva do regime sandinista através do Ministério Público, que persegue jornalistas com a chamada Lei dos Crimes Cibernéticos e manda para a prisão os opositores que se atrevem a dar declarações aos meios de comunicação independentes.

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA autorizam 3ª dose da vacina contra Covid para transplantados

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou na noite de quinta-feira (12) a aplicação de uma terceira dose das vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e da Moderna em pessoas imunossuprimidas e que receberam transplantes de órgãos. A FDA fez questão de destacar que “outras pessoas que estão totalmente vacinadas estão adequadamente protegidas e não precisam de uma dose adicional da vacina contra a Covid-19 neste momento”.

Clique aqui para ver a notícia completa


Há 60 anos era erguido o Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria

“Portão de Brandemburgo fechado”. Com essa manchete, nas primeiras horas de 13 de agosto de 1961 a agência de notícias Associated Press (AP) anunciava um acontecimento decisivo para a história mundial: a construção do Muro de Berlim. Nesse dia foi bloqueada a marca registrada da metrópole alemã, situada diretamente na junção entre o Leste e o Oeste. Simultaneamente, soldados do Exército Nacional do Povo (NVA) e tropas de operários da comunista República Democrata Alemã (RDA) obstruíam todos os demais caminhos para Berlim Ocidental, de início com arame farpado.

Clique aqui para ver a notícia completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *