Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 4 a 10 de setembro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

.

Acolhida humanitária de pessoas afetadas pela situação no Afeganistão – Nota Conjunta

“O Ministro das Relações Exteriores e o Ministro da Justiça e Segurança Pública assinaram hoje portaria interministerial que regulamenta a concessão do visto temporário e de autorização de residência para fins de acolhida humanitária para nacionais afegãos, apátridas e pessoas afetadas pela situação de grave ou iminente instabilidade institucional ou de grave violação de direitos humanos ou do Direito Internacional Humanitário no Afeganistão. A medida é baseada nos fundamentos humanitários da política migratória brasileira, conforme estipulado na Lei n° 13.445, de 24 de maio de 2017, e que oferece mecanismo de proteção, reafirmando o compromisso brasileiro com o respeito aos direitos humanos e com a solidariedade internacional.”

Veja a nota oficial aqui


Brasil-Guatemala: Conversa entre os Ministros das Relações Exteriores

O Ministro Carlos França e o Ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Pedro Brolo, conversaram no dia 6 de setembro por telefone. “Além do diálogo remoto, os ministros haviam se encontrado pessoalmente em maio, à margem da posse presidencial no Equador. A sequência de encontros de alto nível revela o bom momento da relação bilateral, que esteve no centro da agenda de hoje. Outros assuntos discutidos foram o combate à pandemia, os preparativos para a 51ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e medidas de estímulo ao comércio bilateral.”

Veja o informativo oficial aqui


Embaixada do Brasil em Londres promove concerto comemorativo do 7 de setembro

“A Embaixada do Brasil em Londres promoveu, no dia 7 de setembro, concerto comemorativo da Data Nacional com a participação de jovens músicos, brasileiros e britânicos, da Royal Academy of Music. Em seu pronunciamento, o Embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda, ressaltou os laços de amizade que unem brasileiros e britânicos e indicou que o concerto marcou, no Reino Unido, o início da contagem regressiva para o Bicentenário da Independência do Brasil, o qual será celebrado, sobretudo, com música brasileira, ao longo dos meses que antecedem o 7 de setembro de 2022.”

Veja o informativo oficial aqui


Embaixada do Brasil em Santiago promove site em comemoração à data nacional brasileira

“No contexto do 7 de setembro, a Embaixada do Brasil em Santiago organizou comemoração virtual em página dedicada à Data Nacional. O site comemorativo, criado com patrocínio local, disponibiliza, entre outros assuntos, eventos culturais e gastronômicos, feira virtual com empresas locais que oferecem produtos brasileiros e informações sobre o Centro Cultural Brasil-Chile. Também está disponível na página edição especial do jornal local “El Mercurio”, contendo artigos do Embaixador do Brasil, do chanceler do Chile, e dos Ministros da Saúde, de Minas e Energia e das Comunicações do Brasil, além de matéria sobre o Sítio Burle Marx.”

Veja o informativo oficial aqui


XIII Cúpula do BRICS – Declaração de Nova Delhi

Os líderes do BRICS – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – realizaram, em formato virtual, a 13ª Reunião de Cúpula no dia 9 de setembro, sob a Presidência da Índia. O ano de 2021 marca os quinze anos do bloco e os dez anos de trajetória comercial, e o tema desta edição da reunião foi “BRICS @ 15: Cooperação Intra-BRICS para a Continuidade, a Consolidação e o Consenso”. Ao fim do evento, foi emitida a Declaração de Nova Delhi, na qual os chefes de Estado reiteraram o compromisso com o aprimoramento da cooperação intra-BRICS com base em três pilares – política e segurança, economia e finanças e cultura e intercâmbios interpessoais. Ademais, o documento registra a posição do bloco em grandes tópicos de relevância, como desafios de saúde global e COVID-19, fortalecimento e reforma do sistema multilateral, cooperação em paz, segurança e no combate ao terrorismo, entre outros.

Veja a declaração completa aqui


“A Diplomacia da Inovação” – Palestra do Ministro Carlos França no II Ciclo de Conferências sobre a PEB

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), do Itamaraty, promoveu em 10 de setembro a sessão inaugural do II Ciclo de Conferências sobre a Política Externa Brasileira, com a palestra realizada pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, sobre o tema “ A Diplomacia da Inovação”. O ciclo de conferências é uma parceria do Ministério das Relações Exteriores e da FUNAG com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). A íntegra da palestra está disponível no canal da FUNAG no Youtube (youtube.com/watch?v=N9mxQPUjlQo).

Veja o informativo oficial aqui


Brasil-Peru: Conversa do Ministro Carlos França com o novo Chanceler peruano

“O Ministro Carlos França conversou ontem (08/09), por telefone, com Óscar Maúrtua de Romaña, novo Ministro de Relações Exteriores do Peru, ocasião em que o felicitou pela assunção do cargo. Os chanceleres trataram das agendas bilateral e regional, com destaque para integração fronteiriça, enfrentamento da pandemia de #COVID19 e as candidaturas dos dois países a organismos internacionais. Brasil e Peru mantêm Aliança Estratégica desde 2003.”

Veja o informativo oficial aqui


Brasil-África do Sul: Conversa entre os Ministros das Relações Exteriores

“O Ministro Carlos França manteve telefonema com a Ministra de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor. Na ocasião, foram projetadas novas perspectivas para intensificar ainda mais as relações entre Brasil e África do Sul. Os ministros trataram do estado das relações bilaterais e conversaram sobre a próxima edição da Comissão Mista Bilateral Brasil-África do Sul (Comista), em Brasília, que contará com a presença da Ministra Naledi Pandor. A Comista marcará os 10 anos de parceria estratégica com a conclusão de importantes acordos bilaterais em áreas como cooperação jurídica, defesa, ciência e tecnologia, e meio ambiente.”

Veja o informativo oficial aqui

.

Chefe humanitário da ONU encontra-se com líderes do Talibã

“O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários esteve reunido com Mullah Baradar e outros líderes do movimento Talibã no domingo, em Cabul. A ida de Martin Griffiths à capital do Afeganistão aconteceu a pedido do secretário-geral António Guterres. A entrega de ajuda humanitária ao país esteve no centro do encontro com os talibãs. O representante da ONU pediu a proteção de todos os civis, em especial de mulheres, de meninas e das minorias, e fez ainda um apelo ao movimento “para garantir seus direitos e bem-estar”. (…) O Talibã teria confirmado ainda estar comprometido em cooperar com a comunidade humanitária para garantir que a assistência seja entregue ao povo afegão.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


OIM preocupada com péssimas condições de migrantes na fronteira entre UE e Belarus

A Organização Internacional para Migrações, OIM, está extremamente preocupada com as “condições terríveis” enfrentadas por migrantes nas fronteiras da União Europeia com a Belarus. Há relatos de pessoas sendo retidas nas fronteiras, incluindo famílias e crianças, além da falta de acesso adequado ao asilo para civis que buscam proteção internacional. Segundo a OIM, a falta de abrigo e de assistência também são alarmantes. A organização está monitorando a situação de perto e destaca que os migrantes não devem ser “instrumentalizados”, pois sua proteção e o respeito aos direitos humanos devem estar no centro da resposta de qualquer país.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Cuba começa a vacinar crianças a partir de 2 anos contra a Covid-19

“Cuba começou nesta segunda-feira (6) a vacinar crianças a partir de 2 anos contra a Covid-19. Embora outras nações como China, Emirados Árabes Unidos e Venezuela também tenham anunciado planos de imunizar a população infantil, Cuba é a primeira a colocá-los em prática. Depois de realizar ensaios clínicos em menores de idade, a campanha de imunização infantil, com as vacinas cubanas Abdala e Soberana, começou na sexta-feira (3) com os maiores de 12 anos e continua com crianças de 2 a 11 anos, que nesta segunda-feira começaram a ser vacinadas na província de Cienfuegos.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Militares da Guiné proíbem funcionários do governo de deixar o país após golpe de Estado

“Os militares que tomaram o poder na Guiné e capturaram o presidente Alpha Condé proibiram nesta segunda-feira (6) autoridades do governo derrubado de deixar o país por tempo indeterminado, um dia depois de aplicarem um golpe de Estado alvo de críticas da comunidade internacional. Entre outras medidas anunciadas nesta segunda, as fronteiras terrestres e aéreas, que haviam sido fechadas na véspera, foram reabertas. Doumbouya também suspendeu um toque de recolher nas minas de bauxita. A Guiné tem as maiores reservas do mundo desse minério, utilizado na produção de alumínio. A instabilidade política no país da África ocidental fez o preço da bauxita disparar no mercado internacional e atingir o maior valor em dez anos, embora não haja informações sobre uma eventual interrupção no fornecimento do elemento.” (Reuters e AFP/Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Furacão Ida causou vazamento de óleo no Golfo do México, diz Guarda Costeira

“Sistemas de contenção foram instalados no Golfo do México, perto da costa do estado de Louisiana, para conter uma contaminação por petróleo descoberta após a passagem do furacão Ida, informou a Guarda Costeira dos Estados Unidos neste domingo (5). Rebaixado para a categoria de tempestade tropical, o Ida continuou seu caminho pelos EUA e atingiu o nordeste do país. A destruição deixou ao menos 13 mortes em Louisiana. No estado de Nova York e em regiões próximas, a contagem chegou a ao menos 50 pessoas neste domingo (5), segundo a agência Reuters. Ao comentar a destruição, Biden classificou o Ida como o quinto maior furacão da história americana.” (Reuters e AFP/Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


PMA enfrenta crise sem precedentes na Etiópia, com 7 milhões passando fome

“O Programa Mundial de Alimentos, PMA, está enfrentando uma lacuna sem precedentes de US$ 426 milhões para suas operações na Etiópia. Nesta terça-feira, a agência fez um apelo financeiro para poder alcançar 12 milhões de pessoas ainda este ano. O PMA lembra que o conflito no norte da Etiópia já levou 300 mil pessoas a abandonarem suas casas e colocou 1,7 milhão a mais de civis à beira da fome nas províncias de Afar e Amhara. São mais de 13,6 milhões de etíopes enfrentando insegurança alimentar devido aos efeitos prolongados da seca, das cheias, das invasões de gafanhotos, da alta do preço nos alimentos e da pandemia de Covid-19.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


África prepara chegada de 10 milhões de vacinas com o apoio da França

“Os Estados-membros da União Africana vão receber mais 10 milhões de doses de vacina Covid-19 próximos três meses através de uma nova parceria com o Governo da França. Os produtos fabricados pelas farmacêuticas AstraZeneca e Pfizer serão alocados e distribuídos pela iniciativa de aquisição de vacinas, Avat, e pela parceria global Covax liderada pela a Organização Mundial da Saúde, OMS. A Avat foi instituída como um mecanismo de aquisição conjunta para os membros da União Africana. O objetivo é permitir a compra de vacinas suficientes para pelo menos metade das necessidades nacionais.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Julgamento de réus do 11 de Setembro é retomado às vésperas dos 20 anos dos atentados

“O processo contra Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser o autor intelectual dos atentados do 11 de Setembro, e outros quatro homens foi retomado nesta terça (7), pelos EUA, às vésperas dos 20 anos dos ataques terroristas. Os réus compareceram ao tribunal na base naval americana na Baía de Guantánamo, em Cuba, após uma pausa de 18 meses da ação judicial devido à pandemia de Covid-19. Os cinco acusados, detidos em Guantánamo há quase 15 anos, podem ser condenados à morte por acusações de assassinato e terrorismo. Com o processo ainda em sua fase preliminar nove anos após o início —marcado ainda por acusações de tortura que os réus sofreram sob a custódia da CIA—, não se vislumbra um fim imediato.” (Paul Handle, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Suprema Corte do México descriminaliza o aborto no país

“A Suprema Corte do México descriminalizou o aborto no país em um julgamento nesta terça-feira (7). Os magistrados decidiram, de forma unânime, que é inconstitucional o uso de artigos do Código Penal para condenar a interrupção voluntária da gravidez de acordo com a vontade da mulher. A prática já é legalizada nos estados de Oaxaca, Veracruz e Hidalgo e na capital federal, a Cidade do México —nos quatro casos, até a 12ª semana de gestação. Nos demais, só é permitido realizar o aborto em casos de estupro e risco de morte da mãe. Na prática, a decisão desta terça permite que os demais estados também legalizem o procedimento.” (Sylvia Colombo, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Talibã anuncia formação de governo interino em meio a manifestações no Afeganistão

“O Talibã anunciou nesta terça-feira (7) a nomeação do mulá Hassan Akhund, um dos fundadores do grupo radical islâmico, como chefe do novo governo interino do Afeganistão. Abdul Ghani Baradar, que se tornou a face pública da facção ao chefiar a delegação que negociou o acordo com os americanos em Doha, em 2020, foi indicado como o número 2 do regime. As informações foram dadas em uma entrevista coletiva pelo porta-voz Zabihullah Mujahid. A decisão de escolher Akhund para ser o comandante do arranjo interino foi uma surpresa, já que Baradar era o principal nome do Talibã ao menos desde 2001, quando o grupo foi tirado do poder pela ofensiva ocidental liderada pelo EUA na esteira da reação aos ataques terroristas do 11 de Setembro.” (Reuters e AFP/Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Negociação entre oposição e regime da Venezuela chega a pré-acordo contra a pandemia

“Ao final da segunda rodada de negociações entre a oposição venezuelana e a ditadura de Nicolás Maduro, ambos os lados chegaram a pré-acordos para destravar a entrada de ajuda humanitária no país e ratificar a soberania do território de Esequibo —uma zona de disputa entre a Venezuela e a Guiana. Segundo comunicado conjunto, emitido na noite desta segunda (6), “as partes entraram em acordo para estabelecer mecanismos para a entrada de recursos que atendam às necessidades da pandemia de Covid, incluindo aqueles de organismos multilaterais”. Num primeiro momento, haverá a formação de uma mesa, com integrantes de ambos os lados, além de médicos e representantes da sociedade, para criar soluções.” (Sylvia Colombo, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


ONU quer “ação conjunta em harmonia” para ação climática nas América

“O secretário-geral das Nações Unidas participou, nesta quarta-feira, do Diálogo de Alto Nível das Américas sobre Ação Climática ao lado de chefes de Estado, e representantes de diferentes setores da América Latina e do Caribe. A menos de 60 dias para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, COP-26, António Guterres diz que é preciso “agir de forma conjunta, em harmonia, para superar o atual impasse”. Em primeiro lugar, ele pediu que se mantenha a meta de 1,5 grau mesmo que, no momento, o mundo esteja muito longe de alcançá-la. Em segundo lugar, é preciso um avanço na adaptação e resiliência. O chefe das Nações Unidas quer que doadores e bancos multilaterais aloquem pelo menos 50% de seus apoios para o clima.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Clima de medo cresce no Iêmen, alertam especialistas em direitos humanos

“Um painel independente da ONU com especialistas em direitos humanos está fazendo um alerta para o aumento do clima de medo entre os civis do Iêmen. O grupo apresentou esta quarta-feira um relatório que faz um balanço dos últimos 12 meses de confronto. O painel condena as violações de direitos humanos que continuam acontecendo no país, que já enfrenta seis anos de conflito. Segundo os especialistas, todos os lados são culpados: os Houthis, que atacam os civis, e a coalizão internacional liderada pelos sauditas, que apoiam o governo e que tem realizado ataques aéreos no Iêmen. No documento “Uma Nação Abandonada: Um Pedido à Humanidade para Acabar com o Sofrimento no Iêmen”, o grupo de especialistas também cita o Conselho de Transição do Sul como sendo responsável por violações, principalmente na cidade de Aden.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Ausência de mulheres em novo governo afegão desaponta agência da ONU

“Após as notícias de que o Talibã excluiu as mulheres do novo governo, a diretora interina da ONU Mulheres, Pramila Patten, expressou sua decepção, destacando que a decisão “coloca em questão os compromissos que o movimento fez sobre proteção e respeito aos direitos das mulheres e meninas”. A chefe interina lembrou que os civis têm o direito de participar da vida pública e política, além do direito à reunião pacífica. Negar isso é uma séria violação dos direitos humanos. Patten fez um apelo aos líderes do Talibã: para cumprirem com suas obrigações e tomarem todas as medidas para não haver mais nenhum tipo de ato violento contra as mulheres do Afeganistão.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Talibã vai proibir mulheres de praticar esportes no Afeganistão

“Em mais um sinal de que as promessas de moderação são para ocidental ver, o Talibã disse nesta quarta (8) que mulheres não poderão praticar esportes “nos quais elas sejam expostas”. A informação foi dada por um dos chefes da comissão cultural do grupo fundamentalista, que retomou o poder no Afeganistão em 15 de agosto e acaba de formar um governo provisório, à rede australiana SBS. Não houve nenhum decreto formal sobre o tema, mas o comentário vai em linha com o anúncio do novo governo afegão: radicais de velha guarda ocupam boa parte dos cargos, sem presença feminina.” (Igor Gielow, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Crise no Afeganistão eleva risco de terrorismo na Europa, dizem analistas

“A tomada de poder pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã no Afeganistão aumenta o risco de terrorismo na Europa, mas as ações devem ser mais pontuais que as das décadas passadas, afirmam especialistas em atividades extremistas e na prevenção de atentados. A possibilidade de que grandes operações sejam preparadas no país da Ásia Central e realizadas na Europa “parece estar excluída”, principalmente porque as agências antiterrorismo se fortaleceram muito após os atentados do 11 de Setembro, segundo o ex-agente de inteligência francês Claude Moniquet, que dirige o Centro Europeu de Inteligência Estratégica e Segurança.” (Ana Estela de Sousa, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Começa julgamento de atentado que deixou 130 mortos em Paris em 2015

“Começa nesta quarta (8) em Paris o julgamento de 20 acusados do ataque terrorista de novembro de 2015, reivindicado pelo Estado Islâmico e que deixou 130 mortos e cerca de 500 feridos na casa de shows Bataclan, numa esplanada de bares e restaurantes em Paris e no Stade de France, em Saint-Denis. Com duração prevista de nove meses, esse deve ser o maior julgamento criminal já realizado na França, após uma investigação que envolveu 19 países e durou quatro anos e meio. O julgamento também deve reacender uma discussão sobre a ameaça de terrorismo islâmico, segundo o especialista em contraterrorismo Alain Grignard, professor de ciência política e criminologia da Universidade de Liège, na Bélgica.” (Ana Estela de Sousa, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA buscam prevenir radicalização de militares para conter terrorismo doméstico

“O Congresso dos EUA foi um possível alvo dos ataques de 11 de setembro de 2001, mas passou incólume naquela data. O prédio, porém, foi invadido em 6 de janeiro de 2021 por um grupo que reunia ativistas de extrema direita, apoiadores do ex-presidente Donald Trump e ao menos 31 veteranos do Exército dos EUA. Além de deixar cinco mortos e atrair o espanto global diante da demonstração antidemocrática, o ataque ao Capitólio jogou luz sobre uma mudança ocorrida nos últimos anos: o terrorismo doméstico de extrema direita se tornou uma ameaça maior do que o radicalismo islâmico. Depois do 11 de Setembro, morreram 114 pessoas nos EUA devido a ações terroristas ligadas à extrema direita e 107 em atos de radicais islâmicos, segundo o centro de estudos New America.” (Rafael Balago, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Terremoto no México causa 1 morte, destruição e ‘luzes do apocalipse’

“Um terremoto de magnitude 7 atingiu o sudoeste do México, na região de Acapulco, nesta terça-feira (7), matando ao menos um homem, esmagado por um poste, e causando danos a dezenas de edifícios. Com epicentro a cerca de 18 km da cidade conhecida por ser um dos pontos turísticos mais famosos do país, o tremor derrubou árvores e provocou deslizamentos de rochas nas estradas, além de levar a cortes no fornecimento de energia em várias localidades. A torre de controle de um aeroporto foi danificada, paredes de um hospital que atendia pacientes com Covid-19 racharam e houve vazamentos de gás em hotéis da região. Apesar dos danos materiais, as autoridades consideraram que o terremoto não causou grande destruição.” (Reuters/Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA removem uma das maiores estátuas confederadas em meio a debates sobre racismo

“Em meio às discussões sobre monumentos que homenageiam figuras controversas da história, uma estátua do general Robert E. Lee, que defendeu os confederados na Guerra Civil dos EUA (1861-1865), foi removida nesta quarta-feira (8) de Richmond, na Virgínia, após uma batalha legal que durou um ano. Trata-se de uma das maiores estátuas ainda de pé em homenagem aos confederados, com 6,4 metros de altura e sobre um pedestal de granito de 12,2 metros. Os confederados, grupo derrotado no conflito americano, defendiam a manutenção da escravidão no país, e, por isso, monumentos e bandeiras ligadas ao grupo são alvos de protesto contra o racismo hoje.” (Reuters/Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Partido de Merkel cai abaixo de 20% em pesquisa pela 1ª vez no pós-guerra

“O partido da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, 67, caiu a seu menor nível desde o fim da Segunda Guerra Mundial, de acordo com pesquisa do instituto Forsa. A União (CDU/CSU), de centro-direita, tem agora 19% das intenções de voto. Com mais essa queda, a vantagem do partido social-democrata SPD, que até o final de agosto estava atrás da União, ampliou-se para seis pontos, deixando de configurar um cenário de empate. A sigla de centro-esquerda agora lidera, com 25% das intenções de voto, na pesquisa sobre a eleição parlamentar alemã, marcada para 26 de setembro. A votação definirá o sucessor de Merkel, que anunciou aposentadoria após 16 anos à frente do governo.” (Ana Estela de Sousa, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Relatório britânico vê ‘operação de influência’ russa em comentários, inclusive na Folha

“Um relatório britânico divulgou o que chama de “operação de influência” nos comentários online de 242 textos publicados por 32 veículos de mídia, como Washington Post, o francês Le Figaro, South China Morning Post e, no Brasil, a Folha, de fevereiro a abril. Em meio a outro monitoramento que fazia, sobre a tensão entre Rússia e Ucrânia, o programa Oscar (acrônimo em inglês para Pesquisa Analítica de Comunicações de Código Aberto), da Universidade de Cardiff, detectou “sinais e traços” da ação. Segundo o relatório, financiado pelo governo britânico, “a operação parece projetada para transmitir ideias e posições pró-Kremlin na mídia, em resposta a histórias relacionadas aos interesses geopolíticos da Rússia”.” (Nelson de Sá, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Fake news pró-China em redes sociais se espalham e culpam EUA pela Covid

“Uma campanha de desinformação nas redes sociais em apoio a interesses do governo chinês se expandiu para novas línguas e plataformas e até tentou convocar pessoas para protestos nos Estados Unidos, afirmaram pesquisadores na quarta-feira (8). Especialistas da empresa de segurança FireEye e do Google, do grupo Alphabet, disseram que a operação foi identificada em 2019, com centenas de contas em inglês e chinês que tentavam desacreditar o movimento pró-democracia em Hong Kong. O esforço ampliou sua missão e se espalhou do Twitter, Facebook e Google para milhares de operadores em dezenas de sites no mundo todo. Essa expansão sugere que interesses chineses fizeram um investimento mais profundo no tipo de técnicas de propaganda internacional que a Rússia usa há vários anos, de acordo com especialistas.” (Joseph Menn, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Diante de Xi, Bolsonaro diz que parceria com China é essencial para gestão da pandemia

“Na contramão do tom que adotou desde o começo da crise da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (9) que a parceria com a China é essencial para a gestão da pandemia de coronavírus no Brasil. A declaração foi dada na abertura da 13ª Cúpula do Brics, que ocorre de forma virtual. Bolsonaro citou o fato de que insumos para produção de vacinas vêm da China. “Essa parceria tem se mostrado essencial para a gestão adequada da pandemia no Brasil, tendo em vista que parcela expressiva das vacinas oferecidas à população brasileira é produzida com insumos originários da China”, disse o presidente, diante do líder chinês, Xi Jinping.” (Marianna Holanda, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Coreia do Norte celebra aniversário em desfile com ditador calado e sem armas nucleares

“A Coreia do Norte comemorou seu 73º aniversário com um desfile militar marcado pelo silêncio do ditador Kim Jong-un e pela ausência de mísseis balísticos —elementos que com frequência eram exibidos em celebrações semelhantes nos últimos anos. As imagens divulgadas pela agência de notícias estatal KCNA nesta quinta-feira (9) mostram uma multidão de soldados perfeitamente enfileirados, carros militares, fogos de artifício e uma ala inteira de pessoas vestidas com trajes de proteção contra materiais tóxicos, como armas químicas e radiação. A KCNA disse ainda que as autoridades de saúde norte-coreanas “estavam cheias de entusiasmo patriótico para exibir em todo o mundo as vantagens do sistema socialista, enquanto protegiam firmemente a segurança do país e de seu povo contra a pandemia mundial”.” (Reuters e AFP/Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Reino Unido quer devolver à França embarcações com migrantes em situação irregular

“Diante do crescente número de migrantes em situação irregular que atravessam o Canal da Mancha, o Reino Unido se prepara para devolver as embarcações para a França, segundo a imprensa britânica. A política aumenta a tensão com o governo francês. Vários jornais do Reino Unido afirmam que a ministra do Interior, Priti Patel, já aprovou a medida e que a força de fronteira britânica será treinada para adotar novos métodos para obrigar as embarcações lotadas de migrantes a retornar antes que alcancem as costas do sul da Inglaterra. Para poder adotar essa política, Patel solicitou que a interpretação do Reino Unido ao direito marítimo internacional seja reescrita, segundo o jornal “The Times”. As devoluções em alto-mar podem prejudicar a relação entre os dois países, que passam por um momento de tensão desde o Brexit, afirmou o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin.” (France Presse / G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Bitcoins: a confusão em El Salvador com a adoção da criptomoeda como moeda oficial

“Protestos nas ruas, falhas tecnológicas e uma queda no valor marcaram o primeiro dia em que El Salvador adotou o bitcoin como moeda legal. O preço do bitcoin na terça-feira (7/9) caiu para seu nível mais baixo em quase um mês — partindo de US$ 52 mil (R$ 274 mil) para menos de US$ 43 mil (R$ 227 mil). Um político da oposição disse que a queda fez com que um dos países mais pobres da América Latina perdesse US$ 3 milhões. O lançamento do bitcoin em El Salvador não foi nada do que esperava o presidente Nayib Bukele quando ele iniciou sua experiência ousada. Ao contrário do que o governo esperava, plataformas como Apple e Huawei não ofereceram a carteira digital inventada pelo governo, conhecida como Chivo. E os servidores precisaram ser desligados porque não conseguiram lidar com todos os pedidos de registros de usuários.” (BBC/G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Voo com estrangeiros decola do aeroporto de Cabul pela 1ª vez desde a retirada dos EUA

“Um voo internacional com estrangeiros decolou nesta quinta-feira (9) do aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão, o primeiro vez desde que os Estados Unidos encerraram a ocupação de quase 20 anos do país. Cerca de 200 pessoas embarcaram, incluindo americanos, britânicos, alemães e canadenses, segundo a agência de notícias Associated Press e o jornal “The New York Times”, e outros 200 passageiros deixarão o país na sexta-feira (10), afirmou o enviado do Catar, Mutlaq bin Majed al-Qahtani. Os voos domésticos haviam sido retomados no domingo (5), com a companhia aérea estatal Ariana Afghan Airlines voltando a fazer viagens para três províncias.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Polícia de Hong Kong faz buscas em museu sobre o massacre da Praça da Paz Celestial

“A polícia de Hong Kong fez buscas e apreensões nesta quinta-feira (9) em um museu que relembra o massacre da Praça da Paz Celestial (Tiananmen), que deixou centenas de mortos em Pequim, capital da China, em 1989. A repressão sangrenta do governo chinês a manifestantes ocorreu no dia 4 de junho, data que dá o nome do museu e é comemorada todos os anos em Hong Kong. Mas a China tem ampliado cada vez mais a repressão à cidade semiautônoma. Policiais retiraram documentos e materiais do Museu 4 de Junho, que atualmente está fechado, em uma operação que ocorre um dia após a detenção de quatro membros da Aliança de Hong Kong, grupo que administra o local.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Eleições no Marrocos: partido islamita, atualmente no poder com 125 cadeiras, consegue eleger apenas 12 parlamentares

“O partido islamita que governa Marrocos há uma década sofreu uma contundente derrota para os partidos liberais nas eleições legislativas de quarta-feira (8), de acordo com os resultados preliminares divulgados na manhã desta quinta-feira. O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (PJD, islamita moderado) passou de 125 cadeiras para 12, do total de 395 deputados, segundo dados divulgados pelo ministro do Interior, Abdelouafi Laftit. A magnitude da derrota dos islamitas é inesperada no país. Apesar da ausência de pesquisas, a imprensa e vários analistas esperavam que o PJD conseguiria permanecer entre os primeiros lugares. O rei Mohamed VI terá que nomear um chefe de governo do partido que vencer o escrutínio legislativo, que comandará o Executivo por um período de cinco anos em substituição de Saad-Eddine El Othmani.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Trudeau antecipa eleições e enfrenta aperto nas pesquisas

“Insatisfeito com a minoria parlamentar que o tornava dependente de outros partidos, o premiê Justin Trudeau, do Canadá, convocou novas eleições dois anos antes do previsto, valendo-se dos cinco pontos de diferença em relação a seus adversários e de uma eficiente gestão na pandemia do novo coronavírus. O plano era assegurar novas cadeiras, no próximo dia 20, e recuperar, assim, a maioria perdida em 2019. A aposta do primeiro-ministro em consolidar um novo mandato rapidamente revelou-se arriscada. Trudeau viu a vantagem de seu Partido Libera se esvair nas pesquisas e corta um dobrado diante dos eleitores, empatado tecnicamente com o principal rival, o novato líder conservador Erin O’Toole.” (Sandra Cohen, G1)

Clique aqui para ver a notícia completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *