Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 30 de julho a 5 de agosto

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-Líbano: Fundo Humanitário de Apoio ao Povo do Líbano

“O Ministro das Relações Exteriores participou do lançamento do projeto de Fundo Humanitário de Apoio ao Povo do Líbano. O evento recordou o aniversário de dois anos da explosão no porto de Beirute, sentida também pela comunidade de origem libanesa no Brasil. O objetivo do Fundo consistirá na captação de recursos privados para doações humanitárias ao povo libanês. O Brasil saúda a criação do Fundo, que reforçará a cooperação humanitária entre os dois países. A iniciativa, liderada pela comunidade de origem libanesa no Brasil, é mais um capítulo da longa história de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1554981982916022272 

Admissão do Brasil como Parceiro de Diálogo Setorial da ASEAN

“O Ministro das Relações Exteriores recebeu, com satisfação, carta do Secretário-Geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Senhor Lim Jock Hoi, que informa ter a Reunião de Ministros do Exterior da ASEAN acordado em conceder ao Brasil o status de Parceiro de Diálogo Setorial do bloco. O Governo brasileiro saúda a decisão dos Chanceleres e aguarda a sua formalização na reunião de Cúpula do bloco, prevista para novembro próximo, com vistas a fortalecer ainda mais as relações do Brasil com a ASEAN e seus países-membros. Deverão ser agora iniciados trâmites em coordenação com o Secretariado da Associação, para avançar na implementação da Parceria de Diálogo Setorial.

A ASEAN, bloco representativo de uma das regiões mais dinâmicas do mundo, é um parceiro-chave para a economia brasileira. O fluxo de comércio bilateral teve aumento de 91% entre 2016 e 2021, passando de USD 15,1 bilhões para USD 28,9 bilhões. No primeiro semestre de 2022, ascendeu a USD 16,6 bilhões, montante 21,3% superior ao valor registrado no mesmo período de 2021.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/admissao-do-brasil-como-parceiro-de-dialogo-setorial-da-asean 

Reunião entre o Ministro de Estado e executivos da IBM 

“O Ministro das Relações Exteriores recebeu hoje (04/08) os executivos da IBM Fabio Rua e Danilo Macedo, que apresentaram os planos de investimento da empresa no Brasil. Discutiram também potenciais parcerias na área de promoção tecnológica. A IBM celebrou 105 anos de atividades ininterruptas no Brasil, onde abriu a primeira filial da empresa fora dos Estados Unidos. Junto com FAPESP e USP, financia o Centro de Inteligência Artificial, dedicado a pesquisas de ponta sobre o tema. O Itamaraty possui 55 setores de ciência, tecnologia e inovação (SECTECs) em postos no exterior, que prospectam oportunidades de cooperação, projetam as potencialidades do sistema brasileiro de CT&I e contribuem para a implementação do Programa de Diplomacia da Inovação.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1555295756478824450 

Fechamento de sete emissoras de rádio católicas na Nicarágua – Nota do Itamaraty

“O Governo brasileiro tomou conhecimento, com grave preocupação, do fechamento de sete emissoras de rádio católicas na Nicarágua, no dia 1º de agosto. O Governo brasileiro repudia o uso abusivo de violência policial contra líderes religiosos e fiéis no episódio e conclama as autoridades nicaraguenses a restaurarem sem demora o funcionamento das respectivas emissoras e o pleno exercício da liberdade religiosa da paróquia local.

A medida constitui mais um severo golpe ao espaço cívico na Nicarágua e viola o direito à liberdade de religião ou crença, assim como à liberdade de opinião e de expressão. À luz do artigo 18 do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, ratificado pela Nicarágua, o direito à liberdade de religião implica a liberdade de toda pessoa de “professar sua religião ou crença, individual ou coletivamente, tanto pública como privadamente, por meio do culto, da celebração de ritos, de práticas e do ensino”.

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/fechamento-de-sete-emissoras-de-radio-catolicas-na-nicaragua

  

ONU saúda partida de primeiro navio da Ucrânia carregado de grãos após acordo

“O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou esta segunda-feira a saída do navio comercial Razoni do porto ucraniano de Odessa. Falando a jornalistas, em Nova Iorque, o chefe da ONU confirmou que a embarcação transporta mais de 26 mil toneladas de milho para o porto de Trípoli, no Líbano. Ele disse que o navio mercante Razoni está carregado com duas mercadorias agora em falta: o milho e a esperança. O líder da organização chamou a atenção para a expectativa de milhões de pessoas em todo o mundo que dependem do bom funcionamento dos portos da Ucrânia para alimentar suas famílias. No entanto, Guterres destacou que a partida da embarcação marca um longo caminho desde que ele apresentou uma proposta aos dirigentes dos dois países em conflito, no final de abril.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1796902

Armas nucleares: riscos sobem e proteção baixa, alerta Guterres

“A sede da ONU, em Nova Iorque, acolhe a 10ª. Conferência de Revisão das Partes do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, TNP. O secretário-geral António Guterres afirmou, na abertura, que o mundo tem um arsenal de 13 mil armas nucleares. O líder da ONU fez um alerta na sessão que se estende até 26 de agosto: os riscos de proliferação sobem quando enfraquecem as proteções para evitar a escalada. Para Guterres, as crises estão incitando às insinuações nucleares, quando tensões geopolíticas atingem novos máximos, a competição excede a cooperação e a colaboração. Ele disse ainda que a desconfiança substituiu o diálogo e a desunião ficou no lugar do desarmamento.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1796942

EUA e Indonésia fazem exercício militar conjunto em meio a tensão com a China

“Milhares de soldados da Indonésia e dos Estados Unidos iniciaram um exercício militar conjunto nesta segunda-feira (1º), com o objetivo de promover o que Washington chama de cooperação regional, num contexto de tensões com a China. O exercício terá duração de duas semanas e acontece em Sumatra e nas ilhas Riau, província formada por ilhotas espalhadas perto de Singapura e da Malásia. Os EUA e seus aliados asiáticos estão cada vez mais preocupados com a crescente presença da China no Pacífico. Contudo, o governo americano garantiu que as manobras visam promover “confiança, coesão e compreensão mútua” e que não são dirigidas contra nenhum país —ainda que, neste ano, os exercícios sejam mais importantes do que as edições anteriores.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/eua-e-indonesia-fazem-exercicio-militar-conjunto-em-meio-a-tensao-com-a-china.shtml 

ONU tenta levar ajuda humanitária a mais de 6,2 milhões em Mianmar

“As Nações Unidas estão tentando chegar a mais de 6,2 milhões de pessoas que precisam de ajuda humanitária urgente em Mianmar, a antiga Birmânia. Com a inflação, o preço dos combustíveis e alimentos disparados desde maio, a população está em profunda dificuldade socioeconômica. Ao todo, são mais de 1,2 milhão de deslocados internos em Mianmar. Deste total, 866 mil birmaneses passaram à condição por causa do golpe militar de fevereiro. Antes mesmo da intervenção, o país do sudeste asiático já tinha 346 mil deslocados por conflitos anteriores, a maioria do estado de Rakhine. (…) Na semana passada, a junta militar executou quatro presos políticos incluindo o ex-deputado, Phyo Zeya, e colaborador da vencedora do Prêmio Nobel da Paz e líder da Liga Nacional pela Democracia, Aung San Suu Kyi.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1796982

Comissão de inquérito para Etiópia pede ao governo acesso irrestrito aos sobreviventes

“A Comissão Internacional de Peritos em Direitos Humanos para a Etiópia concluiu uma viagem oficial ao país no sábado. O grupo, formado por especialistas do Quênia, Estados Unidos e Sri Lanka passou seis dias conversando com representantes do governo, da sociedade civil, diplomatas e integrantes da ONU no país africano, além de outras partes. A Comissão com Kaari Betty Murungi, Steven Ratner e Radhika Coomaraswamy foi formada pelo Conselho de Direitos Humanos em dezembro. Num comunicado, divulgado nesta terça-feira, eles pediram ao governo mais acesso para ouvir vítimas, sobreviventes e outros interessados sobre o conflito em Tigray, a região do norte da Etiópia, que vive um conflito desde novembro de 2020.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1797052

China anuncia pela 1ª vez que população do país deve diminuir a partir de 2025

“Após apresentar a menor taxa de crescimento populacional desde a década de 1950, a China anunciou nesta segunda-feira (1º) que sua população começará a diminuir a partir de 2025. O anúncio é inédito no país, segundo informações do jornal estatal Global Times. Hoje o país mais populoso do mundo, com cerca de 1,4 bilhão de habitantes, de acordo com projeções atualizadas da ONU, a nação asiática enfrenta uma crise demográfica diante do rápido envelhecimento da população e da diminuição da taxa de fertilidade. O número de filhos por famílias ficou próximo de um (1,3, na média) nos últimos anos, informou a Comissão Nacional de Saúde em texto publicado na Qiushi, revista ligada ao Partido Comunista Chinês. Pequim flexibilizou em 2016 a rígida política do filho único e, no ano passado, autorizou que cada casal tivesse até três filhos, mas as medidas não surtiram efeito.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/china-anuncia-pela-1a-vez-que-populacao-do-pais-deve-diminuir-a-partir-de-2025.shtml 

Ortega aumenta cerco a imprensa na Nicarágua, e jornal retira profissionais do país

“O principal jornal da Nicarágua foi obrigado a retirar clandestinamente todos os seus funcionários do país devido à intensificação do cerco contra a liberdade de expressão promovido pelo regime do ditador Daniel Ortega. Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), os últimos funcionários do jornal La Prensa deixaram a Nicarágua entre os dias 9 e 25 de julho. “Isso significa que, como resultado da intensificação da perseguição, todos os empregados do jornal estão trabalhando fora do país”, afirmou o grupo, em nota. Para Emmanuel Colombié, diretor do escritório de RSF para a América Latina, a situação evidencia que a imprensa independente em Manágua está morrendo. “O aparato repressivo estabelecido por Ortega para silenciar os jornalistas é aterrorizante e intolerável. Vozes críticas às autoridades estão desaparecendo inexoravelmente.””

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/ortega-aumenta-cerco-a-imprensa-na-nicaragua-e-jornal-retira-profissionais-do-pais.shtml 

Fernández dá posse a ‘superministro’ na Argentina para salvar economia e governo

“Com a difícil missão de reverter a crise que assola a Argentina, em diferentes camadas políticas e econômicas, o advogado Sergio Massa assumiu na noite desta quarta-feira (3) o recém-criado “superministério” da Economia. Em seguida, ele anunciou um pacote de medidas para tentar dar estabilidade ao país, em difícil situação cambial e inflacionária. O “Plano Massa”, como vem sendo chamado por parte da imprensa argentina, se sustenta em dois pontos principais: revisão dos gastos sociais e fortalecimento das reservas do Banco Central para contornar a dívida. O pacote marca um aceno pró-mercado, ao trazer o ajuste fiscal para o centro da política econômica. Mais do que recuperar a economia, Alberto Fernández espera que a mudança possa representar também uma salvação para seu governo.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/fernandez-da-posse-a-superministro-na-argentina-para-salvar-economia-e-governo.shtml 

Brasil vai incluir na contagem do Censo 2022 refugiados da Venezuela e apátridas

“O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ibge, e a Agência da ONU para Refugiados, Acnur, assinaram um acordo de cooperação técnica e ações conjuntas durante a realização do Censo Demográfico deste ano, lançado nesta segunda-feira. Com a assinatura do documento, o Acnur apoiará o Ibge na coleta e análise de dados sobre a população refugiada, solicitante da condição de refugiado e apátrida que vive no Brasil, especialmente a população venezuelana nos estados de Roraima, Amazonas e Pará. O representante interino do Acnur no Brasil, Federico Martinez, comentou sobre os ganhos a serem conquistados pelo compromisso do Ibge de integrar as pessoas refugiadas no Censo 2022. Para ele, é por meio do levantamento de dados de qualidade que será possível compreender o perfil da população refugiada acolhida no Brasil e estruturar políticas públicas que dialoguem com as demandas de cada segmento.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1797102 

Entenda por que Taiwan é área histórica de tensão para a China

“Palco de uma das maiores tensões recentes entre China e EUA, Taiwan sempre esteve na órbita de Pequim, mas já viveu sob o jugo de outros domínios: foi colônia holandesa no século 17 e domínio do Japão do final do século 19 até a Segunda Guerra Mundial. A ilha viveu sob influência de autoridades de Pequim do final do conflito até a Guerra Civil chinesa, encerrada em 1949. À época, nacionalistas que haviam sido derrotados pelas tropas de Mao Tse-tung, que instauraria o regime comunista de partido único na China, fugiram para Taiwan e ali forjaram um governo capitalista. A região de 23 milhões de habitantes se autodenomina independente, mas Pequim a considera uma província separatista rebelde que deve ser recuperada —à força, caso necessário.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/entenda-por-que-taiwan-e-area-historica-de-tensao-para-a-china.shtml 

Senado dos EUA aprova adesão de Finlândia e Suécia à Otan, mas impasse com Turquia continua

“O Senado dos EUA aprovou, nesta quarta-feira (3), a adesão de Finlândia e Suécia à Otan, aliança militar do Ocidente liderada pelos americanos. A votação foi protocolar, já que parlamentares e Casa Branca confirmaram apoio à medida logo após a oficialização dos pedidos dos dois países nórdicos. Dos 96 votos, apenas 1 foi contrário, do republicano Josh Hawley. Ele argumenta que os EUA não devem expandir compromissos de segurança na Europa, porque o “maior adversário estrangeiro” é a China. Suécia e Finlândia, tradicionalmente neutras em discussões militares, mudaram suas políticas meses após a invasão russa na Ucrânia, em meio à tensão crescente com de Vladimir Putin. Os EUA são o 23º dos 30 membros da Otan a endossar formalmente a adesão das duas nações à organização. Nesta semana, Itália e França também aprovaram a extensão da aliança.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418141

Rússia relata aumento da tensão em conflito entre Azerbaijão e Armênia

“Em meio à Guerra da Ucrânia, a Rússia deu atenção nesta quarta-feira (3) a outro conflito em que está envolvida, na forma de mediação. A agência Interfax noticiou que Moscou relatou aumento da tensão na região de Nagorno-Karabakh, alvo de disputas entre Armênia e Azerbaijão, e ao menos uma violação de cessar-fogo por militares azeris. Segundo Baku, suas forças destruíram uma ofensiva de militares ligados à Armênia, deixando ao menos sete mortos e 14 feridos. A crise escalou nos últimos dias em meio a acusações mútuas. Segundo o Ministério da Defesa do Azerbaijão, a ação desta quarta foi em resposta a um ataque de Ierevan que matou um soldado; a pasta ameaçou novas ofensivas caso as tropas rivais não recuem. A chancelaria da Armênia, por sua vez, alega que os azeris é que romperam a trégua.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418140 

EUA aproximaram ‘bombardeiros invisíveis’ da China antes de crise

“Em um sinal de que a crise gerada pela visita de Nancy Pelosi a Taiwan era esperada, os Estados Unidos moveram 20% de sua frota de bombardeiros furtivos ao radar B-2 para uma base na Austrália, reduzindo em mais do que a metade o tempo em que podem chegar à China. Pelo menos quatro B-2, segundo análise de imagens de satélite feita pelo site The War Zone, estão na base australiana de Amberley. A Força Aérea americana informou em nota que eles chegaram entre 10 e 12 de julho e ficarão por lá até o fim de agosto. A viagem de Pelosi só começou a ser especulada na imprensa americana pouco depois disso, no fim de julho, e efetivamente ocorreu na terça (3) e quarta (4), gerando uma forte reação chinesa, agora demonstrada com exercícios militares que simulam o bloqueio e um ataque à ilha que Pequim considera sua.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/eua-aproximaram-bombardeiros-invisiveis-da-china-antes-de-crise.shtml 

Brasil suspende agendamento de visto para afegãos e é questionado por ONGs

“Obstáculos no processo de concessão do visto humanitário criado pelo governo brasileiro para refugiados afegãos estão inviabilizando a obtenção do documento por pessoas que fogem do país controlado pelo Talibã, dizem organizações de direitos humanos e de apoio a imigrantes. Segundo um grupo de 11 entidades, entre elas a Conectas Direitos Humanos, os Médicos Sem Fronteiras e a Cáritas Arquidiocesana, o principal problema é a suspensão do agendamento de entrevistas nos consulados mais próximos ao Afeganistão, nas cidades de Islamabad e Teerã. Como não há representação diplomática brasileira em Cabul, é preciso viajar para outros países para pedir o documento, e os vizinhos Paquistão e Irã são as opções mais viáveis. Porém, desde abril e junho, respectivamente, os postos consulares desses locais pararam de agendar entrevistas –no caso de Islamabad, já não há vagas para 2022.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/brasil-suspende-agendamento-de-visto-para-afegaos-e-e-questionado-por-ongs.shtml 

EUA e Irã retomam conversa sobre acordo nuclear em Viena sob baixa expectativa

“Negociadores internacionais iniciam nesta quinta-feira (4), em Viena, nova rodada de conversas com o objetivo de retomar o acordo nuclear com o Irã. Divergências entre Teerã e Washington, no entanto, imergem a retomada das conversas em poucas expectativas. Delegações de China, EUA, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha participam do encontro, com mediação da União Europeia (UE), na primeira conversa conjunta desde março. Os países participaram do acordo em 2015, que deixou de ser cumprido por Teerã depois do rompimento por parte dos americanos na gestão de Donald Trump. (…) Em 2018, o então presidente Trump retirou os EUA do acordo, que teria validade até 2031 e diminuiria o número de centrífugas iranianas de enriquecimento de urânio. Joe Biden tem tentado retomar as conversas e se comprometido a conter a escalada nuclear no Oriente Médio, mas são muitos os entraves.”
Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/eua-e-ira-retomam-conversa-sobre-acordo-nuclear-em-viena-sob-baixa-expectativa.shtml 

Venezuela condena ex-deputado a prisão por suposto atentado a Maduro

“Um tribunal da Venezuela condenou o ex-deputado Juan Requenses e outras 16 pessoas a penas de 5 a 30 anos de prisão por participação em suposto atentado fracassado contra o ditador Nicolás Maduro, em 2018. Requenses, que integrou a Assembleia Nacional eleita em 2015 e controlada pela oposição, recebeu pena de oito anos de prisão por “delito de conspiração”, segundo seu advogado, Joel García, em uma audiência realizada durante a madrugada. Doze dos condenados receberam a pena máxima de 30 anos. De acordo com a ONG Foro Penal, as acusações iam de terrorismo, associação para delinquir, homicídio intencional qualificado, traição à pátria e lançamento de explosivos em locais públicos.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/venezuela-condena-ex-deputado-a-prisao-por-suposto-atentado-a-maduro.shtml 

Talibã diz que desconhecia presença de líder da Al Qaeda no Afeganistão

O Talibã está investigando o que chamou de alegação dos EUA de que o líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, foi morto em um ataque de drone em Cabul, disse uma autoridade do grupo fundamentalista nesta quinta (4). A fala pretende indicar que a liderança do país não estava ciente da presença dele ali, como acusam os americanos. Os EUA mataram Zawahiri com um míssil disparado de um drone enquanto ele estava na varanda de seu esconderijo em Cabul no domingo (31), disseram autoridades americanas. “O governo e a liderança não estão cientes do que está sendo alegado nem sobre qualquer vestígio lá”, disse Suhail Shaheen, representante designado do Talibã na ONU, baseado em Doha, a jornalistas. “A investigação está em andamento agora para descobrir a veracidade da alegação.” Segundo ele, os resultados serão compartilhados publicamente.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2021/01/11/5949-acompanhe-as-informacoes-sobre-o-governo-de-joe-biden-nos-eua.shtml#post418156

Maior usina nuclear da Ucrânia está fora de controle, diz diretor de agência da ONU

“O diretor-geral da Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica), Rafael Grossi, alertou que a maior usina nuclear da Ucrânia está completamente fora de controle e demanda um plano urgente para evitar que um novo acidente aconteça. Em entrevista à agência Associated Press na última terça-feira (2), ele disse que a situação no complexo de Zaporíjia está ficando mais perigosa a cada dia, com diversas violações acontecendo. “Todos os princípios de segurança nuclear foram violados”, disse. “O que está em jogo é extremamente sério e extremamente grave e perigoso.” A usina de Zaporíjia, no sudeste da Ucrânia, foi palco de um dos maiores incidentes no início da guerra, quando um ataque deu origem a um incêndio na unidade. Desde então, o local está ocupado por tropas russas.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418149

Pelosi planeja visitar fronteira entre Coreias e promete esforço para desnuclearizar Pyongyang

“A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, e sua contraparte sul-coreana, Kim Jin-pyo, prometeram seguir com os esforços para alcançar a desnuclearização da Coreia do Norte. Em declaração conjunta emitida nesta quinta-feira (4), durante visita da parlamentar americana a Seul, ambos expressaram preocupação com a evolução das ameaças feitas pelo país. “Concordamos em apoiar os esforços dos dois governos para alcançar a desnuclearização prática e a paz por meio da cooperação internacional e do diálogo diplomático, com base na dissuasão forte e estendida contra a Coreia do Norte.” Pelosi chegou a Seul na noite de quarta-feira (manhã, no fuso brasileiro) após uma agitada passagem por Taiwan.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2021/01/11/5949-acompanhe-as-informacoes-sobre-o-governo-de-joe-biden-nos-eua.shtml#post418144 

Zelenski pede reunião com Xi e cobra ação da China contra Rússia na Guerra da Ucrânia

“A Ucrânia tem, em vão, tentado organizar uma conversa com o líder da China, Xi Jinping, disse o presidente Volodimir Zelenski ao jornal honconguês South China Morning Post em entrevista publicada nesta quinta (4). Zelenski afirmou que a reunião tem sido solicitada desde o início da invasão russa, mas que as tentativas foram frustradas. O objetivo de Kiev seria mobilizar um dos principais parceiros de Moscou na arena internacional. “É um Estado muito poderoso, com uma economia muito poderosa”, disse o líder ucraniano. “A China pode influenciar política e economicamente a Rússia.” Na entrevista, Zelenski afirmou que, sem o mercado chinês, Moscou estaria sentindo o “isolamento econômico completo”, fruto das sanções impostas por nações do Ocidente —Pequim não apoia sanções e também não condenou a invasão.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418142

Mais navios deixam Ucrânia com 58 mil toneladas de milho

“Três navios foram autorizados a sair com grão da Ucrânia pelo Centro de Coordenação Conjunta, JCC. Nesta sexta-feira, duas embarcações deixaram o porto de Chornomorsk, e uma o de Odesa com mais de 58 mil toneladas de milho. A medida faz parte do corredor humanitário marítimo impulsionado pela Iniciativa de Grãos do Mar Negro. (…) Após deixar o território ucraniano, os navios passam por inspeção na cidade turca de Bósforo. Esta foi a segunda saída numa semana, após a assinatura do acordo em julho entre Ucrânia, Rússia, Turquia e ONU em Istambul. Além de permitir a partida, foi autorizada a entrada nas águas ucranianas ao navio mercante Fulmar S com destino a Chornomorsk. A embarcação esteve ancorada em uma área perto de Istambul e segue a caminho do destino inicial.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1797432

Preços dos alimentos caem em julho pelo quinto mês consecutivo

“A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, publicou nesta sexta-feira o Índice de Preços de Alimentos para julho. O maior declínio percentual foi no preço dos cereais e óleos vegetais. De acordo com o relatório, houve uma queda de 8,6 % no índice global em relação a junho, marcando o quinto declínio mensal consecutivo desde que atingiu máximas históricas no início deste ano. Entretanto, o Índice de Preços de Alimentos da FAO permaneceu 13,1% maior se comparado a julho de 2021. (…) Segundo o economista-chefe da FAO, Maximo Torero, apesar do declínio neste mês, muitas incertezas permanecem, incluindo os altos preços dos fertilizantes que podem afetar as perspectivas de produção futuras e os meios de subsistência dos agricultores, representando uma pressão para a segurança alimentar global.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1797302

O que você precisa saber sobre o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares

“A Assembleia Geral da ONU realiza a 10ª Conferência de Revisão das Partes do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares até 26 de agosto. O evento reúne Estados-membros, organizações internacionais e sociedade civil. O objetivo do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, um documento internacional histórico que entrou em vigor em 1970, é impedir a disseminação de armas nucleares, promover a cooperação no uso da tecnologia nuclear para fins pacíficos e promover o objetivo de alcançar o desarmamento nuclear. A cada cinco anos, altos funcionários dos Estados signatários se reúnem para revisar o funcionamento do Tratado. Na abertura da conferência, o secretário-geral da ONU alertou sobre o risco crescente de uma catástrofe nuclear. António Guterres destacou as ameaças de uso deste tipo de armamento, que vem aprofundando as crises geopolíticas. Para ele, a desconfiança substituiu o diálogo e a desunião ficou no lugar do desarmamento.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/08/1797352

União Europeia proíbe apreensão de navios de resgate de migrantes no Mediterrâneo

“O TJUE (Tribunal de Justiça da União Europeia) decidiu nesta semana que navios que resgatam migrantes à deriva no mar não podem ser apreendidos pelas autoridades nacionais por excederem o número de pessoas que deveriam legalmente transportar. Os portos do Mediterrâneo na Itália, na Grécia, em Malta e ilhas próximas da Turquia são os mais procurados pelas embarcações humanitárias. O drama dos migrantes nos barcos humanitários à procura de um país é um retrato trágico do menosprezo humano. A cena se repete com frequência, muitas vezes com finais deploráveis, e se intensifica nos meses de verão no hemisfério Norte, quando há menos riscos nas travessias. Nos últimos dias, três organizações humanitárias —SOS Mediterrâneo, MSF (Médicos sem Fronteiras) e Sea Watch— resgataram mais de mil pessoas à deriva em barcos superlotados, que navegavam do norte da África até a costa da Itália.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/uniao-europeia-proibe-apreensao-de-navios-de-resgate-de-migrantes-no-mediterraneo.shtml

Israel inicia ataques a Faixa de Gaza e mata líder do grupo radical Jihad Islâmica

“Israel iniciou nesta sexta-feira (5) uma série de ataques à Faixa de Gaza, coroando um aumento da tensão nos últimos dias na região. Entre os mortos na operação está Tayseer Jabari, líder da Jihad Islâmica desde 2019. A escalada dos últimos dias foi desencadeada pela prisão de outra das lideranças da organização, Bassam Saadi, realizada em Jenin, na Cisjordânia, no início desta semana. Antes dos ataques desta sexta, Israel havia fechado passagens entre o país e a Faixa de Gaza, onde há forte presença da Jihad, sob o temor de retaliações. O Exército israelense disse que ao menos 15 pessoas morreram e que a operação, apelidada de “Amanhecer”, não terminou com as duas séries de bombardeios desta sexta. Em comunicado, a corporação chamou a ação de cirúrgica e apontou que, além de Jabari, foram atingidos dois esquadrões que disparariam mísseis contra Israel, e bases militares e prédios usados por terroristas.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/israel-inicia-ataques-a-faixa-de-gaza-dias-apos-prender-lider-da-jihad-islamica.shtml

Erdogan encontra Putin na Rússia para falar sobre guerras na Ucrânia e na Síria

“Em visita à Rússia, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta sexta (5) que reuniões entre as delegações de seu país e do de Vladimir Putin foram frutíferas. Erdogan encontrou com Putin em Sochi, cidade no mar Negro, no segundo encontro presencial entre os líderes em três semanas —há pouco mais de duas semanas, eles estiveram juntos no Irã. O líder turco mencionou a Síria, onde Ancara e Moscou apoiam lados opostos da guerra civil, como um dos pontos principais da conversa, além da usina nuclear de Akkuyu, que está sendo construída por uma empresa estatal russa no sul da Turquia. A Rússia é responsável por cerca de um quarto das importações de petróleo turcas e quase metade das importações de gás natural do país.”

Veja a notícia em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418188

Após condenação de Brittney Griner, Rússia diz que aceita discutir troca de prisioneiros com EUA

“O chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou nesta sexta (5) que Moscou está disposta a discutir com os EUA uma possível troca de prisioneiros. A declaração vem um dia após um tribunal russo ter condenado a jogadora americana de basquete Brittney Griner a nove anos de prisão por entrar no país com óleo de haxixe. O secretário de Estado americano, Antony Blinken, já sinalizou que tentará incluir Griner na troca. Washington havia tentado algo semelhante na última semana, mas sem êxito. Lavrov e Blinken falavam no Camboja, onde estão para participar, como convidados, do fórum de ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Blinken voltou a criticar a sentença dada à jogadora, afirmando que o governo russo tem usado indivíduos como peões políticos.”

Veja a notícia em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post418187

Congresso do Peru barra ida de Castillo à posse de Gustavo Petro na Colômbia

“Em mais um episódio da crise política no Peru, o Congresso do país negou autorização para que o presidente Pedro Castillo participe da cerimônia de posse de Gustavo Petro na Colômbia no próximo domingo (7). A lei peruana diz que o chefe de Estado precisa de permissão para fazer viagens ao exterior, mas o pedido feito por Castillo, um esquerdista conservador de viés populista, foi barrado pelo parlamento dominado pela oposição por 67 votos a 42 (e 5 abstenções). Esta será a primeira vez em três décadas que um presidente vê frustrada sua expectativa de viajar em missão oficial. O argumento usado pelos legisladores foi que o atual mandatário possui cinco inquéritos correndo contra ele, uma situação sem precedentes no Peru.”

Veja a notícia em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/congresso-do-peru-barra-ida-de-castillo-a-posse-de-gustavo-petro-na-colombia.shtml

China suspende diálogo militar e negociação contra crise do clima com EUA

“A China anunciou nesta sexta-feira (5) que suspenderá o diálogo militar e as negociações com os Estados Unidos em diversas áreas, entre elas a de combate à emergência climática. A medida é uma evidente resposta à crise desencadeada pela recente visita da deputada democrata Nancy Pelosi à ilha de Taiwan. O anúncio foi feito pela chancelaria chinesa em um comunicado que assinala que a presidente da Câmara americana desconsiderou “as sérias repreensões da China”. A cooperação contra crimes transnacionais e para a repatriação de imigrantes também será suspensa. Sanções individuais foram aplicadas contra Pelosi e seus familiares mais próximos, segundo a pasta, mas as medidas não foram detalhadas. A democrata, mais alta autoridade dos EUA a visitar Taipé em 25 anos, afirmou que sua ida não tinha como objetivo “mudar o status quo” na região.”

Veja a notícia em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/china-suspende-dialogo-militar-e-negociacao-contra-crise-do-clima-com-eua.shtml

China faz mobilização aérea recorde contra Taiwan

“Em meio aos exercícios militares em retaliação pela visita de Nancy Pelosi a Taiwan, a China promoveu nesta sexta (5) a maior mobilização aérea de sua história no estreito que separa o continente da ilha que promete integrar a seu território. Segundo o Ministério da Defesa de Taipé, 68 aviões de combate chineses estiveram no ar na região, e 49 deles cruzaram a chamada Linha Mediana, fronteira extraoficial de espaços aéreos que divide o estreito de Taiwan. O recorde anterior era de 52 aeronaves, em outubro passado, mas naquela ocasião todos invadiram a área que a ilha patrulha. Caças taiwaneses foram mobilizados para interceptar os invasores, como ocorre quase semanalmente. Na quarta (3), antes do início dos exercícios, ao menos 22 aviões haviam cruzado a fronteira aérea. Ao mesmo tempo, os militares chineses executaram manobras navais com uso de munição real a norte, sudoeste e leste da ilha, efetivamente bloqueando o tráfego marítimo.”

Veja a notícia em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/08/china-faz-mobilizacao-aerea-recorde-contra-taiwan.shtml 

O fortalecimento do dólar diante das moedas latino-americanas

“No primeiro semestre de 2022, o mundo enfrentou um cenário de incerteza econômica, dado, entre outros aspectos, pelo aumento acelerado do consumo pós-pandemia e a invasão da Ucrânia, fatores que contribuíram para um aumento generalizado dos preços, ou seja, a temida inflação. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a inflação está aumentando em todo o mundo e os preços dos alimentos e da energia estão atingindo níveis históricos. Em resposta a essa tendência inflacionária, os bancos centrais estão aumentando as taxas de juros em uma tentativa de esfriar as economias. De fato, a Reserva Federal dos EUA (Fed, na sigla em inglês) aumentou sua taxa de juros de referência para uma faixa de 1,5% a 1,75%, a mais alta nos últimos 30 anos.”

Veja a notícia em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/latinoamerica21/2022/08/o-fortalecimento-do-dolar-diante-das-moedas-latino-americanas.shtml 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *