Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 26 a 30 de julho

2

Está no ar a primeira edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

.


🇧🇷 DIPLOMACIA BRASILEIRA 🇧🇷


Sítio Roberto Burle Marx entra na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO

O Sítio Roberto Burle Marx, na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. O Comitê do Patrimônio Mundial reconheceu o “Valor Excepcional Universal” do sítio, por seu impacto no desenvolvimento do “jardim tropical moderno” por meio da combinação de ideias criativas do movimento modernista com tipologias locais e plantas tropicais.

O governo brasileiro celebrou o reconhecimento internacional desse legado cultural, que passou a ser o 23º elemento nacional incluído no patrimônio mundial, dentro de categoria especial chamada de “paisagem cultural”. 

Veja a nota oficial aqui


Participação do Brasil na posse do novo Presidente do Peru, Pedro Castillo

O Ministro Carlos França realizou viagem oficial a Lima para acompanhar o Vice-Presidente Hamilton Mourão na posse do recém-eleito Presidente do Peru, Pedro Castillo, no dia 28 de julho. A relação bilateral Brasil-Peru é marcada pela estreita coordenação em foros regionais e por laços de amizade duradouros. No âmbito regional, o Peru tem sido importante aliado do Brasil na defesa da democracia e do Estado de Direito em mecanismos como o Grupo de Lima, a Organização de Estados Americanos (OEA) e o Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (PROSUL).

O Brasil mantém com o Peru o mais extenso programa de cooperação técnica com um país da América do Sul. As iniciativas em execução abrangem as áreas de saúde, recursos hídricos, sistemas agroflorestais, desenvolvimento social, trabalho, entre outras. 

Veja o informativo oficial aqui


Diplomacia da Saúde: Ministro Carlos França discute com sua homóloga panamenha sobre cooperação técnica na produção de fármacos e vacinas, entre outros temas

O Ministro Carlos França também reuniu-se, no dia 28 de julho, com sua homóloga panamenha, Erika Mouynes, à margem da cerimônia de posse presidencial e do bicentenário da independência no Peru. Os chanceleres conversaram sobre a coordenação em mecanismos regionais, cooperação técnica na produção de fármacos e vacinas, questões migratórias e candidaturas dos dois países a organismos internacionais.

Veja o informativo oficial aqui 


Chanceleres de Brasil e Espanha reiteram o compromisso em aprofundar a cooperação em comércio e educação

O Ministro Carlos França reuniu-se no dia 28 de julho, pela primeira vez, com o seu homólogo espanhol, José Manuel Albares, à margem da posse presidencial no Peru. Reiteraram o compromisso em aprofundar a cooperação em comércio e educação, e manifestaram apoio à ratificação do Acordo Mercosul-União Europeia e ao ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Também expressaram satisfação com a recente entrada da Espanha como Observador Associado na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Veja o informativo oficial aqui


Chanceleres de Brasil e Uruguai se encontram e tratam da candidatura dos dois países a organismos internacionais

O Ministro Carlos França reuniu-se no dia 27 de julho, em Lima, com o Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Francisco Bustillo. Na pauta da reunião: Mercosul, entre outros temas regionais, e candidaturas dos dois países a organismos internacionais.

Veja o informativo oficial aqui


Reunião do Ministro Carlos França com o chanceler do Paraguai, em Lima

Durante a visita ao Peru, o Ministro Carlos França reuniu-se com o Chanceler do Paraguai Euclides Acevedo, à margem da cerimônia de posse presidencial. Trataram de temas das agendas bilateral e regional, com ênfase no Mercosul.

Veja o informativo oficial aqui

.


🌎 CENÁRIO INTERNACIONAL 🌍


Estados Unidos felicitam Pedro Castillo, presidente eleito do Peru

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, parabenizou o presidente eleito do Peru, Pedro Castillo, nesta segunda-feira (26), por telefone. Blinken afirmou que espera de Castillo “um papel construtivo” em relação a Venezuela, Cuba e Nicarágua. Ele também reiterou o apoio dos Estados Unidos ao Peru para superar a pandemia e elogiou os esforços na luta contra a mineração ilegal, o tráfico de drogas e de pessoas e a corrupção.

O norte-americano disse a Castillo que o processo eleitoral do Peru indica que o país tem uma democracia forte e vibrante, e agradeceu os peruanos pelo apoio em relação à crise na Venezuela (o Peru é um dos países que mais recebem refugiados venezuelanos).

Na semana passada, Castillo disse que seu governo não vai copiar “modelos” estrangeiros. No país, isso foi interpretado como uma indicação que ele não vai se aproximar do regime de Nicolás Maduro.

Clique aqui para ver a notícia completa


Encontro de Bolsonaro com deputada neta de nazista é afronta e abraço de afogados, diz Instituto Brasil-Israel

O Instituto Brasil-Israel (IBI) emitiu na segunda-feira (26) uma nota em repúdio ao encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e uma das líderes da ultradireita alemã, a deputada Beatrix von Storch. A congressista é vice-líder do partido populista AfD (Alternativa para Alemanha) e esteve em Brasília na semana passada.

A reunião com Bolsonaro não constou na agenda oficial da Presidência, mas Beatrix publicou uma foto do encontro na segunda-feira (26). A entidade ainda afirma que os encontros representam “um revés nos esforços de construção de uma memória coletiva do Holocausto” e afrontam o espírito da Constituição de 1988.

Clique aqui para ver a notícia completa


Presidente da Tunísia suspende Parlamento e destitui primeiro-ministro

O presidente da Tunísia, Kais Saied, determinou na noite de domingo (25) a suspensão por 30 dias das atividades do Parlamento e a destituição do primeiro-ministro, Hichem Mechichi. A decisão foi tomada após reunião no palácio presidencial e atribui plenos poderes executivos para Saied, que afirmou que a medida está prevista na Constituição do país.

A suspensão das atividades parlamentares aconteceu após protestos realizados no domingo contra autoridades do país, em especial o partido governista Ennahda, de orientação islamita.

Clique aqui para ver a notícia completa


Puxado por México e Brasil, PIB regional deve crescer 5,8% neste ano, prevê FMI

Apesar dos enormes estragos da pandemia, a recuperação econômica da América Latina e do Caribe em 2021 será melhor do que o previsto anteriormente, de acordo com as perspectivas publicadas nesta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A economia da região crescerá 5,8% neste ano, segundo sua nova atualização, uma melhora de 1,2 ponto percentual em relação à estimativa de abril. A recuperação será um pouco mais lenta no próximo ano, segundo o organismo com sede em Washington, que projeta um crescimento regional de 3,2% para 2022.

A melhora das previsões para a América Latina e o Caribe se deve principalmente às revisões para cima para Brasil e México, as duas grandes economias da região, assinala o relatório do FMI. O gigante sul-americano crescerá 5,3% neste ano e 1,9% no próximo, enquanto o país norte-americano crescerá 6,3% em 2021 e 4,2% em 2022.

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA acertam com Iraque o fim de sua missão de combate, 18 anos depois da invasão

Depois de definirem a saída do Afeganistão, os Estados Unidos também dão um passo para trás no Iraque. O presidente Joe Biden e o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al Kadhimi, anunciaram nesta segunda-feira, na Casa Branca, um acordo para que os militares norte-americanos não participem mais de nenhuma missão de combate no Iraque a partir do final de 2021, depois de 18 anos da invasão do país. O pacto não estabelece uma redução notável dos atuais 2.500 militares que estão destacados na área, mas sim uma redefinição da missão existente para o treinamento e a assistência logística, segundo fontes do Governo dos Estados Unidos adiantaram neste domingo em conversa com jornalistas.

Clique aqui para ver a notícia completa


Desigualdade na vacinação ameaça recuperação econômica global, diz FMI

O acesso limitado das economias em desenvolvimento às vacinas contra a Covid ameaça prejudicar a recuperação econômica global da pandemia, advertiu o FMI (Fundo Monetário Internacional), ao atualizar suas projeções para as economias avançadas, mas reduzindo-as para outras partes do mundo.

O fundo ainda espera um crescimento global de 6% neste ano —mesmo valor de sua última projeção, em abril—, segundo disse em seu último Panorama Econômico Mundial, na terça-feira (27). Mas ele advertiu que novas ondas de infecções por coronavírus desde então, incluindo a disseminação da variante delta, tornam a previsão mais incerta e desigual.

Clique aqui para ver a notícia completa


Vaticano começa julgamento de cardeal por crimes financeiros

O julgamento sobre um escândalo de milhões de euros referente à compra e ao financiamento de um edifício em Londres pelo Vaticano, que envolve um poderoso cardeal e dois altos funcionários da unidade de inteligência financeira do Vaticano, começou nesta terça-feira (27). Sua continuação, porém, já foi adiada.

O cardeal é o outrora poderoso Angelo Becciu, 73, que tinha carta branca em todas as áreas do Vaticano. O cardeal recebeu cinco acusações de peculato, duas de abuso de poder e uma de indução de uma testemunha a perjúrio. Cerca de 75 páginas do documento são dedicadas a ele. O seu caso envolve também contratos com empresas ou organizações de caridade controladas por seus irmãos em sua ilha natal, a Sardenha.

Clique aqui para ver a notícia completa


Coreia do Sul e do Norte restabelecem linha de comunicação após 13 meses sem contato

As duas Coreias concordaram em restaurar as linhas de comunicação entre os países após mais de um ano de interrupção. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pela presidência sul-coreana, surpreendendo a comunidade internacional.

Autoridades de Seul e Pyongyang se comunicaram às 10h do horário local nesta manhã, em uma decisão inesperada. Há 13 meses, a Coreia do Norte decidiu unilateralmente romper o canal, não respondendo mais às chamadas do vizinho do sul. O motivo foi a mobilização de ativistas sul-coreanos contra o regime de Kim Jong-un.

A decisão inspira os dois lados a uma nova fase de reaproximação. O presidente sul-coreano é visto como o arquiteto da primeira cúpula entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, em junho de 2018, em Singapura.

Clique aqui para ver a notícia completa


Coordenador de segurança do presidente assassinado é preso no Haiti

O comissário Jean Laguel Civil, que era coordenador de segurança de Jovenel Moise, presidente assassinado do Haiti, foi preso na segunda-feira (26), anunciou a polícia do país.

Laguel Civil é investigado no processo do assassinato do chefe de Estado, ocorrido neste mês. O comissário é suspeito de ter participado do complô que levou à morte de Moise em sua residência.

O novo primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, prometeu levar os assassinos do presidente à Justiça. Até o momento, a polícia haitiana prendeu cerca de 20 mercenários, a maioria colombianos, e afirma ter descoberto um complô organizado por um grupo de haitianos que possuem ligações com o exterior, mas muitas perguntas permanecem sem resposta.

Clique aqui para ver a notícia completa


China e os talibãs consolidam aproximação

A reunião na cidade de Tianjin, a segunda que se conhece entre autoridades chinesas e os talibãs desde 2019, aconteceu com toda a pompa que a pandemia do coronavírus permite e com visível satisfação de ambas as partes. A guerrilha afegã, que já manteve excelentes laços com Pequim durante seu período no poder antes dos atentados de 11 de setembro, obtém um apoio crucial da China, quer acabe fazendo parte de uma coalizão com o Governo pró-norte-americano —a opção que Pequim diz preferir— ou assuma o poder sozinha. O Executivo de Xi Jinping consegue, por seu lado, exatamente o que queria: a promessa de que, com o Talibã no poder, o Afeganistão não emprestará seu solo para operações de grupos extremistas contra o país vizinho.

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA alertam para aumento do arsenal nuclear chinês após relatório sobre construção de novos silos

A preocupação de Washington com as aspirações da China na corrida nuclear aumentou. Um relatório da Federação de Cientistas Americanos (FAS, na sigla em inglês) alerta que o regime de Xi Jinping está construindo uma nova rede de silos para o lançamento de ogivas nucleares. A análise, publicada na segunda-feira, reúne fotografias tiradas por satélite e situa o projeto no noroeste do país, na região de Xinjiang. Os pesquisadores calculam que o campo pode conter até 110 silos. Poucas semanas antes, em 30 de junho, o The Washington Post divulgou outro trabalho, a cargo do Centro James Martin para Estudos de Não Proliferação, que falava de outros 119 silos perto da cidade de Yumen, uma área desértica.

Clique aqui para ver a notícia completa


Castillo escolhe deputado esquerdista para ser primeiro-ministro do Peru

O novo presidente peruano, Pedro Castillo, escolheu nesta quinta-feira (29) Guido Bellido Ugarte, um congressista de seu próprio partido, o esquerdista Perú Libre, para ser o primeiro-ministro do país andino. A escolha é um sinal de que Castillo levará adiante o projeto anunciado de descentralizar a administração.

O anúncio ocorreu em uma cerimônia simbólica de posse presidencial, na Pampa de la Quinua, em Ayacucho, local de uma das batalhas pela independência mais importantes da região. A posse de Castillo ocorre em meio às comemorações dos 200 anos da data. Em um discurso mais breve que o do dia anterior, Castillo voltou a afirmar que combaterá a corrupção, enviará um projeto de lei para convocar uma nova Assembleia Constituinte por meio de referendo e que lutará contra os abusos do atual poder econômico.

Clique aqui para ver a notícia completa


Complexo da ONU é atacado na 3ª maior cidade do Afeganistão

O principal complexo das Nações Unidas em Herat, terceira maior cidade do Afeganistão, foi atacado por “forças antigovernamentais” nesta sexta-feira (30). A Unama (Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão) condenou o ataque e afirmou que um policial morreu e vários ficaram feridos. Nenhum funcionário da ONU ficou ferido.

Herat fica no noroeste do país, perto da fronteira com o Irã e o Turcomenistão, e o Talibã está enfrentando forças do governo na cidade. Ela é a segunda capital de província que o grupo armado tenta invadir nas últimas 24 horas (a outra é Lashkargah, capital da província de Helmand, no sul do país).

Clique aqui para ver a notícia completa


Ex-chanceler e ativista críticos a Ortega são presos na Nicarágua

O ex-chanceler Francisco Aguirre e a ativista dos direitos humanos María Oviedo foram detidos e são investigados por suposta ações contra a soberania da Nicarágua, em mais uma ação repressiva contra críticos do presidente Daniel Ortega. Com eles, o número de opositores detidos desde junho pelo regime chega a 31, incluindo pré-candidatos, empresários, políticos, jornalistas e ativistas.

Em fevereiro passado, o Parlamento, nas mãos do partido no poder, aprovou uma reforma criminal que permite às autoridades prender, por até 90 dias, pessoas investigadas por um crime. Antes, o prazo era de três dias para apurar, prender e formalizar as denúncias.

Ortega, um ex-guerrilheiro que governou o país de 1979 a 1990, voltou ao poder em 2007 com a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) e permanece no cargo após duas reeleições sucessivas. Ele tem empregado uma controversa Lei de Segurança Nacional para perseguir a oposição, em geral alegando que seus opositores incitam a intervenção estrangeira.

Clique aqui para ver a notícia completa


Dez entidades pedem à França que corte importação de produtos brasileiros

Presidentes de dez organizações ambientais francesas, entre elas seções nacionais da WWF e do Greenpeace, acusaram publicamente nesta sexta (30) o presidente Jair Bolsonaro de permitir a devastação da Amazônia e do Pantanal e pediram “ação imediata” para proibir a importação de produtos ligados ao desmatamento. Além de restrições no comércio atual, eles pedem que a França bloqueie o acordo de associação entre a União Europeia e o Mercosul, que, segundo o texto, aumentaria o desmatamento nos países sul-americanos em até 25% ao ano durante seis anos.

Um dos países que mais frequentemente declara ser impossível ratificar o acordo UE-Mercosul, a França adotou em 2018 uma estratégia nacional de combate ao desmatamento importado e, em 2019, o presidente francês, Emmanuel Macron, se comprometeu a tomar medidas para conter a destruição da Amazônia. Além da França, Holanda, Áustria e parte da Bélgica se opõem publicamente ao acordo firmado com os países sul-americanos, mas países liderados por Portugal e industriais europeus defendem sua ratificação.

Clique aqui para ver a notícia completa


Presente em 132 países, variante delta carrega aumento das infecções pelo coronavírus no mundo, diz OMS

A alta transmissão da variante delta do coronavírus – identificada já em 132 países – tem sido responsável pelo rápido aumento nos números de infecções da Covid-19 em todo o mundo, disse nesta sexta-feira (30) a Organização Mundial da Saúde (OMS). O chefe da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou em entrevista coletiva que apenas no último mês, o número de novas infecções pelo vírus aumentou cerca de 80% em ao menos cinco regiões do mundo.

A agência de saúde da ONU também fez um alerta para o aumento das mortes no continente africano, que chegou a 80% neste mesmo período. A região é a que tem a menor cobertura vacinal em todo o mundo e conseguiu, até o momento, proteger apenas 1,5% da sua população adulta.

Clique aqui para ver a notícia completa


Covid-19: China enfrenta pior surto da doença desde o aparecimento do coronavírus em Wuhan

Um surto de Covid-19 com origem na cidade de Nanjing espalhou-se para outras cinco províncias da China e chegou a Pequim. A mídia estatal chinesa classificou o episódio como o mais amplo contágio desde o ocorrido a partir da cidade de Wuhan, no início da pandemia, no fim de 2019.

Quase 200 pessoas foram infectadas desde que o vírus foi identificado no movimentado aeroporto de Nanjing no dia 20 de julho. O governo afirma ser a variante Delta do coronavírus o principal fator por trás do novo surto. O fato de a cidade ter um aeroporto movimentado, de acordo com a declaração oficial, ajudou a espalhar a doença. O vice-diretor do Centro para Controle e Prevenção de Doenças de Nanjing, Ding Jie, disse a jornalistas que os primeiros casos foram de funcionários da limpeza que estiveram em uma aeronave que tinha acabado de chegar da Rússia no dia 10 de julho.

Clique aqui para ver a notícia completa


Japão bate recorde de casos de Covid pelo 2º dia e amplia estado de emergência a mais 4 regiões

O Japão bateu recorde de casos de Covid-19 pelo segundo dia seguido nesta sexta-feira (30) e decidiu colocar mais quatro regiões do país em estado de emergência devido à piora da pandemia no país. A medida terá efeito a partir de segunda-feira (2) até 31 de agosto em Osaka, Chiba, Kanagawa e Saitama — esta última, uma das subsedes do futebol nestes Jogos Olímpicos.

A capital Tóquio, sede das Olimpíadas e também vem registrando recordes de infectados nos últimos dias, já estava nesse patamar emergencial desde o começo de julho. Balanço divulgado nesta sexta pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) mostra que houve 198 casos de coronavírus em pessoas relacionadas às Olimpíadas de Tóquio, incluindo 25 atletas ou técnicos. Todas as pessoas envolvidas no evento são testadas cotidianamente, e a taxa de positividade — ou seja, percentual de testes positivos em relação ao número de testes feitos — segue inferior a 0,1%.

Clique aqui para ver a notícia completa

  1. Pousadas Praia do Rosa Pousadas Praia do Rosa

    Bem completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *