Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 21 a 27 de maio

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-China: VI Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN)

“Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, e o Vice-Presidente da China, Wang Qishan, copresidiram, hoje (23/05), em formato virtual, a VI Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN). Participaram da sessão plenária representantes de 17 ministérios e agências governamentais brasileiras, sob a coordenação do Ministério das Relações Exteriores, e de 17 ministérios e agências governamentais chinesas. Trata-se do segundo encontro da COSBAN durante o atual governo, o que demonstra a regularidade e fluidez do diálogo entre os dois países, bem como a eficácia deste importante mecanismo de consultas. Os Vice-Presidentes celebraram o décimo aniversário da Parceria Estratégica Global entre Brasil e China e anunciaram o Plano Executivo 2022-2026 e o Plano Estratégico 2022-2031, que orientarão as relações bilaterais nos próximos anos. Aprovaram a nova estrutura da Comissão, mais compacta e orientada a resultados práticos.

A COSBAN é o principal mecanismo de diálogo regular entre o Brasil e a China e congrega, no novo formato agora aprovado, dez subcomissões temáticas: Política; Econômico-Comercial e de Cooperação; Econômico-Financeira; Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação; Agricultura; Temas Sanitários e Fitossanitários; Energia e Mineração; Ciência, Tecnologia e Inovação; Espacial; e de Cultura e Turismo.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/vi-reuniao-da-comissao-sino-brasileira-de-alto-nivel-de-concertacao-e-cooperacao-cosban-2013-23-de-maio-de-2022

Brasil e China Avançam na Pauta Comercial do Agronegócio – Nota Conjunta

“Por ocasião da VI Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Cooperação e Concertação (COSBAN), realizada hoje (23/05), de forma virtual, representantes do Brasil e da China repassaram o progresso alcançado em agricultura desde a última reunião plenária do mecanismo, realizada em maio de 2019. Desde então, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Administração Geral de Aduanas da China anunciaram resultados significativos, que se refletem na ampliação e diversificação do comércio agrícola entre as partes. Foram retomadas as exportações brasileiras de carne bovina à China, temporariamente interrompidas após a ocorrência de casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (“mal da vaca louca”) no Brasil. Deu-se também continuidade ao processo de habilitação de estabelecimentos brasileiros exportadores de laticínios e produtos cárneos.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/nota-conjunta-do-ministerio-das-relacoes-exteriores-e-do-ministerio-da-agricultura-pecuaria-e-abastecimento 

ONU e Governo lançam discussão sobre novo Marco de Cooperação com o Brasil 2023-2027

“O Governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU) lançaram oficialmente, nesta terça-feira, dia 24 de maio, o processo de discussão do novo Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil, que estabelecerá as diretrizes para a atuação de todas as entidades que compõem o Sistema ONU no Brasil, de 2023 a 2027. O novo modelo do Marco de Cooperação foi apresentado em Brasília a uma audiência de mais de 100 representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais e das Nações Unidas no Brasil. O Marco de Cooperação é o mais importante instrumento de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações da ONU em cada país em que está presente. É por meio desse documento que a ONU define como poderá apoiar os Estados-membros na implementação da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

Veja o informativo em: https://www.gov.br/abc/pt-br/assuntos/noticias/onu-e-governo-lancam-discussao-sobre-novo-marco-de-cooperacao-com-o-brasil-2023-2027 

Comemoração do Dia da África, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro e do Ministro Carlos França

“Em 25/05, celebra-se o Dia da África, em comemoração ao aniversário de fundação da Organização da Unidade Africana, antecessora da União Africana (UA). O Brasil soma-se às celebrações, no Itamaraty, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro e do Ministro Carlos França. Profundos laços históricos e culturais ligam o Brasil à África. Mais da metade da população brasileira é de origem africana. Por intermédio de Suas Excelências Macky Sall, presidente de turno da União Africana, e Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da UA, o Brasil se junta às celebrações e saúda os irmãos africanos. Compartilhamos com a África riqueza imaterial inestimável: a língua portuguesa. Juntos, construímos a CPLP, que tem 6 africanos entre seus 9 membros. Trabalhamos para difundir nosso idioma e transmitir mensagens de solidariedade e coexistência.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1529605926172368901

Diplomacia Cultural: Criação do Instituto Guimarães Rosa (IGR)

“O Itamaraty conta agora com nova estrutura para fortalecer a diplomacia cultural do Brasil: o Instituto Guimarães Rosa (IGR), criado no âmbito das celebrações dos 60 anos do departamento cultural do MRE (Ministério das Relações Exteriores) e das comemorações do Bicentenário da Independência. O nome do Instituto homenageia o escritor e diplomata João Guimarães Rosa, que tanto fez pela promoção da cultura e da língua portuguesa. O IGR é responsável por planejar e executar as iniciativas culturais do MRE, sob identidade e marca comuns, com o apoio da nossa rede de embaixadas e consulados, centros culturais no exterior, núcleos de ensino e leitorados em universidades estrangeiras.”

Veja o informativo em:  https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1529840547094994944

Mercosul e Aliança do Pacífico: Integração dos Municípios do Corredor Rodoviário Bioceânico

“O Ministro Carlos França participou hoje (26/05) do Seminário “A integração dos Municípios do Corredor Rodoviário Bioceânico”, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (MS) com o apoio do Itamaraty e a participação de autoridades do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. O Legislativo Federal foi representado no evento pela Deputada Tereza Cristina (PP/MS) e pelo Senador Nelsinho Trad (PSD/MS). O evento tratou da Rota Bioceânica, projeto que envolve Brasil, Paraguai, Argentina e Chile e que interligará os portos do Atlântico aos portos no Norte do Chile. A iniciativa impulsiona a convergência entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico. Foram discutidas oportunidades de investimentos, comércio e as potencialidades da Rota Bioceânica, em suas dimensões local, regional e global. O Centro-Oeste brasileiro será especialmente beneficiado por este novo Corredor logístico.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1529933178969923584 

Lançamento Funag: “O sistema de salvaguardas da Agência Internacional de Energia Atômica e os procedimentos especiais”

“A Fundação Alexandre de Gusmão publicou o livro “O sistema de salvaguardas da Agência Internacional de Energia Atômica e os procedimentos especiais: implicações para o programa brasileiro de desenvolvimento de submarino com propulsão nuclear”, do diplomata Marcelo Böhlke. A obra, originalmente apresentada como tese no Curso de Altos Estudos (CAE) do Instituto Rio Branco, tem três objetivos principais: avaliar o arcabouço normativo aplicável à propulsão naval nuclear em Estados Não Nuclearmente Armados, nos termos do Tratado sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), à luz do Acordo Quadripartite envolvendo Brasil, Argentina, Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) e Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); antecipar eventuais desafios políticos e jurídicos na negociação de arranjo específico de salvaguardas com a AIEA; e apresentar elementos e propostas com vistas à negociação dos procedimentos especiais relacionados ao combustível do submarino nuclear brasileiro Álvaro Alberto e às instalações nucleares associadas.”

Faça o 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito da obra em: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1182 

 
Erdogan conversa com Finlândia e Suécia após se opor a ingresso na Otan

“Dias depois de manifestar abertamente oposição ao pleito de Suécia e Finlândia de ingresso na Otan, o presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, conversou neste sábado (21) com os líderes dos dois países nórdicos. Estocolmo e Helsinque oficializaram o pedido de entrada na aliança militar nesta semana, abandonando décadas de neutralidade, como resposta à ação russa que deu inicio à Guerra da Ucrânia. Os turcos, que mantêm relação próxima com os dois lados do conflito e integram a Otan, alegam que os nórdicos abrigam pessoas ligadas a grupos tidos como terroristas. A indicação de veto mobilizou líderes ocidentais, que aumentaram a pressão sobre Ancara. A agência turca Anadolu informou que Erdogan disse à primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, que espera medidas concretas em relação a suas preocupações com as organizações que Ancara considera terroristas.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/erdogan-conversa-com-finlandia-e-suecia-apos-se-opor-a-ingresso-na-otan.shtml 

Oposição vence na Austrália, e conservadores deixarão poder após 9 anos

“O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, reconheceu neste sábado (21) a vitória do Partido Trabalhista, de oposição, nas eleições gerais do país. Horas antes, projeções da mídia local já indicavam que Anthony Albanese, 59, deverá se tornar o próximo premiê. Morrison, assim, fracassa em sua tentativa de conquistar um quarto mandato consecutivo para a Coalizão Liberal, de centro-direita, e encerra nove anos de período dos conservadores no poder. Os governistas tiveram um resultado ruim principalmente na região oeste do país e em regiões urbanas mais ricas. Até a publicação deste texto não estava claro se os trabalhistas, de centro-esquerda, obterão a maioria absoluta das 151 cadeiras no Parlamento ou se precisarão formar uma aliança com partidos menores. Com 60% dos votos apurados, a coalizão de Albanese tinha 72 assentos, contra 55 da de Morrison e 11 dos Verdes, segundo a emissora ABC.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/governistas-na-australia-devem-perder-maioria-no-parlamento-indicam-projecoes.shtml

China busca novos pactos com ilhas do Pacífico para fortalecer influência

“A China está intensificando um esforço para ampliar sua influência no Pacífico. Tendo selado um acordo com as Ilhas Salomão, agora está negociando pactos de segurança com outras duas nações insulares, segundo autoridades dos Estados Unidos e países aliados. De acordo com essas fontes, as discussões de Pequim estão mais adiantadas com Kiribati, nação insular no Pacífico situada a 3.000 quilômetros do Havaí e que sedia o Comando Indo-Pacífico dos EUA. Uma autoridade de inteligência de um país aliado dos americanos relatou, sob condição de anonimato, que Pequim está em negociações também com pelo menos mais um país insular do Pacífico com vistas a um pacto que cobrirá mais ou menos o mesmo terreno que o acordo fechado com as Ilhas Salomão. O aviso de que Pequim está tentando ampliar sua influência no Pacífico chega no momento em que o presidente Joe Biden visita a Ásia, num movimento que visa a reafirmar a aliados o compromisso com a segurança regional, em meio à campanha da China para estender sua influência.” (Kathrin Hille, Demetri Sevastopulo e Edward White, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/china-busca-novos-pactos-com-ilhas-do-pacifico-para-fortalecer-influencia.shtml

Mundo passa de 100 milhões de refugiados pela primeira vez

“Em meio aos efeitos da Guerra da Ucrânia e à diáspora provocada pela invasão russa, o mundo superou a marca de 100 milhões de refugiados pela primeira vez. O número foi divulgado pelo Alto Comissariado da ONU para o setor na noite deste domingo (22), já madrugada de segunda (23) em Genebra, sede do órgão. “Cem milhões é um número cruel, preocupante e alarmante em igual medida. É um recorde que nunca deveria ter sido estabelecido”, disse o alto comissário Filippo Grandi, em comunicado. “Ele deve servir de alerta para a resolução e a prevenção de conflitos destrutivos, para acabar com a perseguição e para tratarmos das causas subjacentes que forçam inocentes a fugir de casa.” O relatório completo será lançado no mês que vem. O número de refugiados já havia estabelecido um recorde de 82,4 milhões em 2020.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/mundo-passa-de-100-milhoes-de-refugiados-pela-primeira-vez.shtml

China sela aproximação com Argentina, mas vê economia como entrave

“O convite do líder Xi Jinping para que a Argentina esteja presente no encontro do Brics que a China organiza no mês que vem —ainda de modo virtual, em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid— reforçou uma aproximação recente do país vizinho com o gigante asiático. Os passos anteriores incluíram uma visita do presidente Alberto Fernández a Pequim, em fevereiro. No encontro para celebrar os 50 anos de relações diplomáticas entre os países foram firmados vários acordos, como o da entrada de Buenos Aires na chamada Nova Rota da Seda, maior projeto chinês de política externa batizado de Belt and Road (iniciativa Cinturão e Rota). O memorando assinado fez com que a Argentina se transformasse no 21º país da América Latina e do Caribe, mas a primeira grande economia da região, a compor o grupo —Brasil e México, por exemplo, continuam de fora.” (Sylvia Colombo, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/china-sela-aproximacao-com-argentina-mas-ve-economia-como-entrave.shtml

Entrada da Ucrânia na UE pode levar até 20 anos, diz França

“A entrada da Ucrânia na União Europeia pode levar “provavelmente 10 ou 20 anos”, disse neste domingo (22) o secretário francês para Assuntos Europeus, Clément Beaune. “Temos que ser honestos […] Se dissermos que a Ucrânia entrará na UE em seis meses, um ou dois anos, estaremos mentindo. Não é verdade. Levará provavelmente 10 ou 20 anos”, disse Beaune em entrevista à rádio J. Por outro lado, ele defendeu a proposta do presidente Emmanuel Macron de criar uma comunidade política europeia paralela à UE para abrigar a Ucrânia enquanto o processo de adesão ao bloco regional não for concluído. A proposta foi criticada pelo presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, que insistiu no início imediato do processo de adesão do país à UE.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416516

Zelenski é ovacionado em Davos e compara momento a estopins de guerras mundiais

“O governo da Suíça anunciou nesta segunda-feira (23), durante o encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, que promoverá uma conferência para a reconstrução da Ucrânia na cidade de Locarno, em julho. O anúncio precedeu o discurso do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, na abertura das atividades —sinal do status que a guerra iniciada pela Rússia recebe no evento. Zelenski discursou durante quase 30 minutos por transmissão ao vivo e respondeu a perguntas do fundador do Fórum, Klaus Schwab, para uma plateia lotada de executivos, representantes de governos, acadêmicos e integrantes do terceiro setor que o ovacionou por mais de dois minutos. O presidente da Ucrânia comparou o momento atual àqueles que, em 1914 e 1938, levaram, respectivamente, à Primeira e à Segunda Guerra Mundial. Ele exortou os participantes a pressionarem governos e empresas de seus países a redobrar as sanções contra a Rússia como forma de evitar um agravamento do conflito, que completa três meses nesta terça (24), e desestimular outras invasões.” (Luciana Coelho, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/zelenski-e-ovacionado-em-davos-e-compara-momento-a-estopins-de-guerras-mundiais.shtml 

Na Ásia, Biden diz que vai defender Taiwan, e China responde: ‘EUA estão brincando com fogo’

“O presidente Joe Biden afirmou nesta segunda-feira (23) que os Estados Unidos usariam a força para defender Taiwan caso a ilha fosse invadida pela China. Para o americano, Pequim está “flertando com o perigo” ao sobrevoar, durante exercícios militares, o território que considera uma província rebelde. O comentário, apesar de não ser inédito, põe em xeque a “ambiguidade estratégica” que tradicionalmente gere as relações entre Washington e Taipé, de modo que a equipe de comunicação da Casa Branca se apressou em tentar esclarecê-lo. Biden participava de uma entrevista coletiva ao lado do premiê do Japão, Fumio Kishida, como parte de sua primeira viagem à Ásia desde que foi eleito, quando foi questionado por um jornalista se os EUA defenderiam Taiwan em caso de ataque. O repórter comparou o possível envolvimento de Washington em um cenário de conflito na ilha à posição americana na Guerra da Ucrânia.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/em-viagem-a-asia-biden-volta-a-afirmar-que-eua-vao-defender-taiwan-em-caso-de-invasao-da-china.shtml

Biden usa Rússia para ameaçar a China, mas o jogo com Pequim é outro

“Nos cinco dias de sua visita à Ásia, passados nos aliados Coreia do Sul e Japão, o presidente Joe Biden quis lembrar à China quem é seu verdadeiro rival estratégico na Guerra Fria 2.0 que dramaticamente ganhou tons quentes com a invasão russa da Ucrânia. Como já havia insinuado outras vezes, o americano busca usar o exemplo da punição liderada pelos Estados Unidos à Rússia como uma ameaça ao que percebe como expansionismo da administração de Xi Jinping, o maior aliado de Vladimir Putin e feroz crítico do regime de sanções aplicadas a Moscou. O problema para Biden, contudo, é duplo. Primeiro, Taiwan não é a Ucrânia: apesar de autônoma, a ilha não é um país independente nem aos olhos das Nações Unidas, e a própria política ambígua que guia as relações entre Washington e Pequim pressupõe na teoria o direito chinês àquele território.” (Igor Gielow, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/biden-usa-russia-para-ameacar-a-china-mas-o-jogo-com-pequim-e-outro.shtml 

Justiça da Ucrânia condena soldado russo a prisão perpétua por crime de guerra

“Um tribunal da Ucrânia decidiu nesta segunda-feira (20) pela condenação a prisão perpétua de um soldado russo que matou um civil ucraniano no início da guerra. Vadim Chichimarin, 21, confessou na semana passada ter matado Oleksandr Chelipov, 62, em Tchupakhivka, no nordeste da Ucrânia. Segundo ele, a execução ocorreu sob ordens de um superior russo para que a vítima não revelasse a posição das tropas de Moscou na cidade. “Dado que o crime cometido é contra a paz, a segurança, a humanidade e a ordem jurídica internacional, o tribunal não vê a possibilidade de impor uma pena [mais curta]”, disse o juiz Serhii Agafonov. Autoridades russas não comentaram publicamente a decisão. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, porém, disse horas antes do anúncio da sentença que a Rússia via o julgamento com preocupação.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416525

A economia mundial: instabilidade, inflação e política monetária

“Em menos de três anos, a situação da economia mundial mudou notavelmente. No início do quarto trimestre de 2019, a debilidade do crescimento era generalizada entre as economias avançadas. Por conta da crise de 2008, a macroeconomia não chegou a alcançar a estabilização e nos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido e Japão os bancos centrais mantiveram baixas as taxas de juros de referência, próximas de zero, e em alguns países elas foram negativas. Além disso, foram executados programas de injeção de recursos nos sistemas financeiros, a compra de títulos de dívida, e a denominada flexibilização quantitativa (QE, por sua sigla em inglês) dos bancos centrais teve uma notável dimensão. Assim, a flexibilização da política monetária incluiu a denominada QE. Com a pandemia de Covid e diante da drástica queda dos mercados de ações e de títulos de dívida nas principais economias avançadas, a QE se aprofundou, enquanto as taxas de juros se mantinham baixas.” (Gregorio Vidal, Folha)

Veja o artigo completo em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/latinoamerica21/2022/05/a-economia-mundial-instabilidade-inflacao-e-politica-monetaria.shtml

Economia global enfrenta “maior teste” desde Segunda Guerra, diz FMI em Davos

“A economia global está sendo levada à beira de um precipício com crise após crise. No primeiro Fórum Econômico Mundial a ser realizado pessoalmente desde 2020 em Davos, na Suíça, nesta segunda-feira (23), o Fundo Monetário Internacional disse que a economia enfrenta “talvez, seu maior teste desde a Segunda Guerra Mundial”. “Enfrentamos uma potencial confluência de calamidades”, disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, em um comunicado. Ela alertou que a invasão da Ucrânia pela Rússia “agravou” os efeitos da pandemia de Covid-19, pesando na recuperação econômica e atiçando a inflação à medida que os custos dos alimentos e dos combustíveis aumentam. O aumento das taxas de juros está aumentando a pressão sobre países, empresas e famílias com grandes montantes de dívidas. A turbulência do mercado e as restrições contínuas da cadeia de suprimentos também representam um risco. E depois, ainda há a mudança climática.” (Julia Horowitz, CNN Brasil)

Veja a notícia completa em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/economia-global-enfrenta-maior-teste-desde-segunda-guerra-diz-fmi-em-davos/

América Latina é região que mais sofrerá com “inflação muito alta” em 2022, prevê Davos

“A elite econômica mundial acredita que a América Latina é a região do mundo que mais vai sofrer com a disparada de preços em 2022. Pesquisa do Fórum Econômico Mundial feita com 24 economistas-chefes dos maiores bancos e multinacionais do planeta indica que, para 41% dos ouvidos, a inflação será “muito alta” na região. O estudo mostra que, além dos 41% que esperam “inflação muito alta”, outros 45% apostam que haverá “inflação alta” nas economias latino-americanas neste ano e um grupo minoritário de 14% espera “inflação moderada”. Não há abertura dos dados por países. Entre as outras regiões do mundo, 38% dos entrevistados esperam inflação muito alta nos Estados Unidos, 17% na Europa e apenas 4% esperam preços muito altos na China. O documento explica que as pressões inflacionárias cresceram nos quatro primeiros meses do ano diante da interrupção nas cadeias de produção em todo o planeta como consequência da guerra na Ucrânia.” (Fernando Nakagawa, CNN Brasil)

Veja a notícia completa em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/america-latina-e-regiao-que-mais-sofrera-com-inflacao-muito-alta-em-2022-preve-davos/

Rússia e China usam bombardeiros para dar recado militar a Biden

“China e Rússia deram um recado militar ostensivo aos Estados Unidos ao longo desta terça-feira (24), enquanto o presidente Joe Biden se reunia no Japão com aliados contrários a Pequim na região do Indo-Pacfíco. Ao menos dois Tu-95 russos e dois H-6K chineses, ambos bombardeiros com capacidade de emprego nuclear, foram escoltados por dois caças Su-30SM russos em um voo de 13 horas sobre o mar do Japão, passando pela Zona de Identificação de Defesa Aérea de outro aliado americano, a Coreia do Sul, que foi visitada por Biden no fim de semana. A zona não é o espaço aéreo, mas uma área em que aviões se identificam para evitar mal-entendidos de intenções. O grupo seguiu de lá para perto das fronteiras japonesas. Tanto Seul quanto Tóquio enviaram caças F-2 e F-15, respectivamente, para acompanhar o movimento. Não houve incidentes, mas o ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, considerou o episódio “grave”. (Igor Gielow, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/russia-e-china-usam-bombardeiros-para-dar-recado-militar-a-biden.shtml 

Coreia do Norte faz testes com mísseis balísticos após viagem de Biden à Ásia

“Militares de Japão e Coreia do Sul afirmaram na manhã desta quarta-feira (25), ainda final da tarde de terça (24) no Brasil, que a Coreia do Norte realizou o lançamento de três mísseis balístico na costa leste do país. De acordo com a Guarda Costeira japonesa, um dos artefatos caiu no mar. Ainda não há informação sobre os outros dois. Os lançamentos aconteceram poucas horas após o final da viagem de Joe Biden à Ásia. O presidente americano esteve em Seul e Tóquio, onde nesta terça participou de um encontro do Quad. No sábado, em reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, Biden concordou em reforçar a realização de exercícios militares na região como forma de dissuasão sobre a ditadura do norte. Antes da viagem, havia a especulação de que Pyongyang pudesse fazer testes durante a estadia do americano na região como forma de provocação. Não são conhecidos detalhes sobre os mísseis que teriam sido testados.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2021/01/11/5949-acompanhe-as-informacoes-sobre-o-governo-de-joe-biden-nos-eua.shtml#post416599

Aprovação de Biden cai ao menor nível desde o início do mandato

“O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, caiu ao menor patamar desde o início de seu mandato, de acordo com pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira (24). O democrata é avaliado positivamente por 36% dos americanos, enquanto 59% desaprovam seu desempenho. Na semana passada, 42% dos eleitores aprovavam o trabalho de Biden. O índice de aprovação do presidente americano está abaixo dos 50% desde agosto, patamar que deixa o Partido Democrata em alerta para as eleições congressuais que serão realizadas em novembro. Biden perdeu apoio inclusive entre apoiadores de seu partido. A aprovação do presidente entre democratas caiu para 72%, contra 76% em levantamento divulgado na semana passada. Apenas 10% dos republicanos aprovam seu trabalho.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2021/01/11/5949-acompanhe-as-informacoes-sobre-o-governo-de-joe-biden-nos-eua.shtml#post416604

Alemanha vê cansaço no Ocidente com Guerra da Ucrânia

“A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, disse nesta quarta-feira (25) que o Ocidente está cansado da Guerra na Ucrânia. “Chegamos a um momento de fadiga”, afirmou ela em uma reunião do Conselho do Mar Báltico em Kristiansand, na Noruega. Ela citou o aumento no preço da energia e dos alimentos como motivo para tal cansaço, reforçando na sequência que é exatamente isso que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, quer com o conflito iniciado há três meses. “Por isso é importante apoiar a Ucrânia”, disse ela. A ministra contemporizou ao fim, mas engrossou um raciocínio que tem ganhado tração no Ocidente acerca do impacto global do conflito. No Fórum Econômico de Davos, na Suíça, o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger disse que Kiev deveria ceder as terras ocupadas por Putin e se declarar neutra.” (Igor Gielow, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/alemanha-ve-cansaco-no-ocidente-com-a-guerra-da-ucrania.shtml

Xi Jinping diz a Bachelet que nenhum país se encaixa no ideal de direitos humanos

“O líder da China, Xi Jinping, afirmou nesta quarta (25) que nenhuma nação se encaixa no ideal de direitos humanos. A declaração foi dada durante visita da alta comissária da ONU para direitos humanos, Michelle Bachelet, e após vazamentos que revelam a violência contra a minoria muçulmana uigure no país. “Não existe uma nação ideal em direitos humanos, [nem] há necessidade de um ‘professor’ mandando em outros países”, afirmou Xi durante videoconferência com Bachelet, segundo a agência de notícias Tass. O líder chinês disse ainda que os direitos humanos não devem ser politizados nem tratados com “padrões duplos”, numa insinuação de que falas sobre o tema são usadas para interferir nas políticas de Pequim. Xi disse também que a proteção dos direitos humanos é “uma tarefa para toda a humanidade” e pediu um trabalho conjunto para o desenvolvimento da área de maneira mais imparcial, racional e inconclusiva. O líder disse que Pequim está disposta a cooperar com todas as partes com base no respeito mútuo.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/xi-jiping-diz-a-bachelet-que-nenhum-pais-se-encaixa-no-ideal-de-direitos-humanos.shtml

Mais de 70 imigrantes desaparecem em naufrágio na Tunísia

“Mais de 70 migrantes que saíram da Líbia com o objetivo de chegar ao continente europeu desapareceram após um naufrágio na costa da Tunísia, informou nesta quarta-feira (25) a Guarda Nacional do país. O barco inflável, que levava cerca de cem pessoas, partiu na madrugada de segunda (23) e naufragou na altura de Sfax, no centro-leste da Tunísia. A Guarda Costeira e a Marinha encontraram um corpo e salvaram 24 pessoas, mas as demais estão desaparecidas, disse o porta-voz Houcem Eddin Jebabli. Segundo ele, as pessoas que viajavam na embarcação são procedentes de países asiáticos e africanos. Na terça-feira, a Marinha da Líbia já havia anunciado que quatro migrantes que tentavam chegar à Europa morreram e três estavam desaparecidos após a embarcação em que estavam naufragar no oeste do país.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/mais-de-70-imigrantes-desaparecem-em-naufragio-na-tunisia.shtml

Viktor Orbán usa Guerra da Ucrânia para manter ‘superpoderes’ na Hungria

“O premiê ultradireitista da Hungria, Viktor Orbán, anunciou nesta terça (24) a renovação de um estado de emergência nacional que, na prática, confere a ele amplos poderes, como governar por decreto e suspender leis vigentes. O político, reeleito em abril, atribuiu a necessidade da medida à Guerra da Ucrânia. “O mundo está à beira de uma crise econômica, e a Hungria precisa proteger a segurança financeira das famílias”, justificou. Na prática, ele deve manter os poderes extras que adquiriu quando situação semelhante foi imposta em meio à pandemia de Covid, mas o premiê disse que detalhes serão anunciados nesta quarta (25). Pouco antes do anúncio, feito por Orbán em uma rede social, o Parlamento húngaro, que é dominado pelo governista Fidesz, aprovou uma emenda constitucional para permitir que o estado de emergência seja válido em situações de conflito, como a guerra.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416629

Rússia diz que pode permitir exportações da Ucrânia se Ocidente encerrar sanções

“O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Rudenko, afirmou nesta quarta (25) que Moscou está disposta a abrir um corredor humanitário para que navios que transportam cereais possam deixar os portos da Ucrânia no mar Negro. Mas há um preço. O vice-chanceler disse que sanções contra a Rússia teriam de ser canceladas pelo Ocidente e que Kiev deveria “retirar as minas” colocadas no local, disputado desde o início da invasão. “A resolução do problema alimentar global requer um ponto de vista compreensivo, que implica sobretudo o fim das sanções contra exportações e transações financeiras russas”, disse Rudenko, segundo a agência Interfax. Rússia e Ucrânia respondem por quase um terço dos estoques globais de trigo. Mais de 20 milhões de toneladas de grãos estão presos em território ucraniano. O país também é um grande exportador de milho e óleo de girassol.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416626

China faz nova manobra militar como ‘alerta solene’ aos EUA sobre Taiwan

“A tumultuada passagem do presidente americano, Joe Biden, pela Ásia seguiu reverberando nesta quarta-feira (25), com a China anunciando a realização de um novo exercício militar perto de Taiwan como um “alerta solene contra a recente colusão entre os Estados Unidos” e a ilha que considera sua. A manobra ocorreu um dia após Rússia e China fazerem a primeira patrulha conjunta com bombardeiros capazes de carregar armas nucleares no mar do Japão desde o início da Guerra da Ucrânia, há três meses. (…) O exercício aeronaval, que não foi detalhado, foi “um aviso solene contra a recente colusão entre EUA e Taiwan”, disse. Se o recado de terça ampliava o escopo da questão, já que os EUA e o Quad têm feito ameaças à China no caso de Pequim querer emular Moscou e atacar Taiwan como Vladimir Putin fez na Ucrânia, agora o endereço era focado. Era a fala de Biden na segunda, quando reafirmou que defenderia militarmente a ilha em caso de invasão.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/china-faz-nova-manobra-militar-como-alerta-solene-aos-eua-sobre-taiwan.shtml

Moscou acelera russificação de área ocupada na Ucrânia

“O presidente Vladimir Putin assinou nesta quarta-feira (25) decreto para simplificar o processo de adesão à nacionalidade russa aos moradores das regiões ucranianas de Kherson e Zaporíjia, ocupadas pela Rússia na guerra contra o vizinho. As duas áreas estabelecem a ponte terrestre entre o Donbass (leste russófono), sob forte ataque russo, e a Crimeia, anexada em 2014 sem um tiro por Moscou. O esquema já foi aplicado em 2019 ao Donbass, onde havia antes da guerra cerca de 800 mil pessoas com passaportes russos nas áreas dominadas por separatistas pró-Kremlin há oito anos. Em Kherson, há preparativos para a declaração de autonomia da região, que poderá ser incorporada à Rússia, mas também existem movimentos populares de resistência, em especial na capital homônima da província. A Ucrânia exige a devolução de todas as terras para negociar a paz.” (Igor Gielow, Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416622

Kerry diz que parar desmatamento da Amazônia é crucial e EUA trabalham de perto com Brasil

“Após cobrar ações concretas do governo Bolsonaro durante a mais recente Conferência do Clima, em novembro, o enviado especial do governo americano para o clima, John Kerry, afirmou que os Estados Unidos estão trabalhando “muito de perto” com o Brasil para melhorar a proteção da Amazônia. Ele falou rapidamente à Folha após painel no encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos sobre uma iniciativa climática que reúne empresas comprometidas em zerar suas emissões de gases-estufa. “O Brasil é um país crítico [na questão climática]. Temos que conseguir melhorar as ações na Amazônia para interromper que o desmatamento, isso é crucial”, afirmou. Kerry disse que, em conversa recente, o ministro Joaquim Leite (Meio Ambiente) disse que o país planejava melhorar o monitoramento e promover novas medidas. “Nós vamos trabalhar muito de perto com o Brasil para tentar ajudar.”” (Luciana Coelho, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/05/kerry-diz-que-parar-desmatamento-da-amazonia-e-crucial-e-eua-trabalham-de-perto-com-brasil.shtml

Zelenski recebe primeira-ministra da Finlândia em Kiev

“A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, reuniu-se nesta quinta-feira (26) com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski. “A assistência militar da Finlândia é muito valiosa para nós”, disse o ucraniano em uma publicação no Instagram. “As armas, a política de sanções e a unidade de nossos parceiros na questão da candidatura da Ucrânia à União Europeia são o que pode garantir força na defesa de nosso país.” A Finlândia, junto com a Suécia, formalizou na semana passada o pedido para entrar na Otan, aliança militar ocidental da qual a Ucrânia queria fazer parte —o objetivo, porém, parece cada vez mais distante. De acordo com a imprensa ucraniana e finlandesa, Marin também visitou a cidade de Butcha, onde centenas de corpos foram encontrados em valas comuns e nas ruas. Como outros líderes que foram ao local, nos arredores de Kiev, a primeira-ministra usava um colete à prova de balas.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416665

Soldados da Rússia admitem culpa por bombardeio de escola na Ucrânia em 2º julgamento de crimes de guerra

“Dois soldados da Rússia capturados pela Ucrânia se declararam culpados por bombardear uma cidade no leste do país. O julgamento iniciado nesta quinta-feira (26) é o segundo aberto para decidir sobre crimes de guerra cometidos desde o começo da invasão russa, em 24 de fevereiro. A promotoria do tribunal de Kotelevska, no centro da Ucrânia, pediu pena de prisão de 12 anos para Alexander Bobikin e Alexander Ivanov. O advogado dos russos pediu clemência, alegando que, como soldados, eles estavam apenas seguindo ordens e que estariam arrependidos de seus atos. Bobikin e Ivanov admitiram ter feito parte de uma unidade de artilharia em Belgorodo, cidade russa próxima à fronteira com a Ucrânia, de onde teriam disparado contra a região de Kharkiv. O ataque teria atingido uma escola na cidade de Derhatchi.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post416654

Vazamento indica que China propôs acordo de segurança e livre comércio a nações do Pacífico

“O chanceler da China, Wang Yi, iniciou nesta semana uma viagem de dez dias no Pacífico, com o rascunho de um acordo em mãos para estreitar laços econômicos e de segurança com oito nações. A ideia é lançar as bases para uma área de livre comércio na região, que ganhou prioridade na diplomacia chinesa. O jornal The Guardian teve acesso ao documento e a um plano estratégico de cinco anos que Wang deve apresentar a seus homólogos e detalhou o conteúdo em reportagem publicada nesta quinta (26). O ministro visitará as Ilhas Salomão, Fiji, Kiribati, Samoa, Tonga, Vanuatu, Papua-Nova Guiné e Timor Leste. O principal enfoque do pacto está na área de segurança. O documento propõe expandir a cooperação China-Pacífico na área policial e no combate ao crime transnacional. Também sugere que Pequim treine agentes dessas nações, além de ajudar no aprimoramento de técnicas como autópsia forense.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/vazamento-indica-que-china-propos-acordo-de-seguranca-e-livre-comercio-a-nacoes-do-pacifico.shtml 

Partido Comunista Chinês está mais repressivo em casa e mais agressivo no exterior, diz Blinken

“O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fez nesta quinta (26) um discurso duro contra a China, no qual acusou o país asiático de agir de modo desleal com outras nações e de ampliar a repressão interna. “Sob o presidente Xi [Jinping], o Partido Comunista se tornou mais repressivo em casa e mais agressivo no exterior. Vemos que Pequim tem aperfeiçoado a vigilância em massa e exportado essa tecnologia para mais de 80 países”, afirmou Blinken, em pronunciamento na Universidade George Washington. No discurso, que teve a política dos EUA em relação à China como tema, o chefe da diplomacia americana disse que a estratégia de seu país se concentra em três pontos: fortalecimento para competir em melhor nível com o rival asiático, criação de mais parcerias com outros países, especialmente os da Ásia, e esforços para impedir que a China tire vantagens desleais das regras americanas e internacionais.” (Rafael Balago, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/partido-comunista-chines-esta-mais-repressivo-em-casa-e-mais-agressivo-no-exterior-diz-blinken.shtml 

Guerra da Ucrânia expõe reversão de caminho que acordo entre Rússia e Otan desenhou há 25 anos

“São novos tempos”, declarava Bill Clinton, então presidente dos Estados Unidos, no dia da assinatura do primeiro acordo de cooperação econômica e militar depois da Guerra Fria entre a Rússia e a Otan, hoje em lados opostos na Guerra da Ucrânia. O pacto, à época inesperado, foi chamado de Ato Fundador Otan-Rússia e assinado em 27 de maio de 1997, há 25 anos, eliminando formalmente os últimos vestígios da Guerra Fria oito anos depois da queda do Muro de Berlim. Boris Ieltsin, na Presidência da Rússia, celebrou a aproximação com o Ocidente declarando que os mísseis nucleares de seu país —hoje trazidos à baila por figuras do regime de Vladimir Putin— não estariam mais direcionados para alvos de membros da Otan. A aliança militar liderada pelos EUA, por outro lado, comprometia-se a consultar Moscou na tomada de decisões e a não deslocar um grande contingente militar e armamentos nucleares para as fronteiras russas.” (Renan Marra, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/guerra-da-ucrania-expoe-reversao-de-caminho-que-acordo-entre-russia-e-otan-desenhou-ha-25-anos.shtml 

Guerra na Ucrânia domina Fórum Econômico de Davos

“Terminou nesta quinta-feira (26), na Suíça, o Fórum Econômico Mundial de Davos. Foi a primeira edição com participação presencial desde o início da pandemia, mas a recuperação da economia mundial não foi o assunto principal. A guerra na Ucrânia dominou esta edição do início ao fim. Seja com a preocupação em relação à quebra no fornecimento de alimentos produzidos pela Ucrânia e no abastecimento de combustíveis da Rússia. Ou com os temores quanto à segurança do continente europeu. No discurso de encerramento do fórum, o primeiro-ministro da Alemanha se disse convencido de que a Rússia não vai vencer. Olaf Scholz afirmou que o presidente Vladimir Putin não deve ditar os termos um acordo de paz: “A Ucrânia não vai aceitar isso, e nós também não”. Mas o apoio aos ucranianos ficou nas palavras. Scholz nem comentou o pedido do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em Davos, por mais armas.” (G1)

Veja a notícia completa em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/05/26/guerra-na-ucrania-domina-forum-economico-de-davos.ghtml

China admite que crescer PIB virou tarefa bastante difícil

“Pela primeira vez, o premiê Li Keqiang admitiu a quadros do Partido Comunista que alcançar a meta de crescimento de 5,5% do PIB em 2022 será uma tarefa bastante difícil. A fala foi dada em uma conferência realizada na quarta (25) com quase 100 mil representantes vindos de 2.844 condados e distritos chineses. Li tem enfatizado desde o mês passado a necessidade de medidas extraordinárias para aquecer a economia, mas a sucessão de lockdowns para combater a Covid virou um grande obstáculo. Quadros do partido admitiram durante o evento que há a possibilidade de a China não crescer no segundo semestre. A agência estatal de notícias Xinhua reproduziu as declarações do premiê, referindo-se à preocupação da liderança chinesa com os indicadores de desemprego, produção industrial, consumo de energia e transporte de cargas, todos os quais afetados pela pandemia.” (Igor Patrick, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/china-admite-que-crescer-pib-virou-tarefa-bastante-dificil.shtml 

Pequim anuncia exercícios no mar do Sul da China e se diz ‘caluniada’ por EUA

“Pequim anunciou nesta sexta-feira (27) a realização de exercícios navais no mar do Sul da China, um dos focos de alta tensão com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria 2.0. As manobras, informadas pela Administração de Segurança Marítima, estão programadas para acontecer neste sábado (28). A região, estratégica para o comércio mundial, é formada por mais de 250 ilhotas, recifes, bancos de areia e pequenas massas de terra. Por ela, passam 80% do petróleo e do gás para a China. (…) Na quinta (26), o secretário de Estado americano, Antony Blinken, acusou a China de tentar alterar a ordem geopolítica por meio de repressão doméstica e vigilância externa —especialmente no Pacífico. O porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Webin, disse que autoridades do país se sentiram caluniadas pelos EUA. “[O discurso] difunde informações falsas e interfere nos assuntos internos chineses, além de caluniar políticas domésticas e internacionais”, disse. “O objetivo é bloquear o desenvolvimento da China.”” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/pequim-anuncia-exercicios-no-mar-do-sul-da-china-e-se-diz-caluniada-por-eua.shtml 

Após ‘inferno’ e ‘intensidade máxima’, Zelenski fala em encarar a realidade e negociar com Putin

“Há uma semana, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, acusava a Rússia de ter transformado o Donbass em um inferno. Ele se referia à gravidade dos ataques na região leste de seu país. Outras autoridades ucranianas reiteraram de diferentes formas a expressão do presidente, como a vice-ministra da Defesa, que descreveu os novos ataques de Moscou no leste como uma ofensiva de “intensidade máxima”. Agora, embora mantenha o discurso de que a comunidade internacional deve ampliar o auxílio militar enviado a Kiev, bem como as sanções contra a Rússia, Zelenski afirmou nesta sexta-feira (27) que seu país precisa encarar a realidade e debater com Vladimir Putin os cenários possíveis para o fim da guerra.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/depois-de-inferno-e-intensidade-maxima-zelenski-fala-em-encarar-a-realidade-e-negociar-com-putin.shtml 

Violência na Colômbia cresce em quatro anos e vira sombra em eleição presidencial

“Para o primeiro turno das eleições presidenciais, neste domingo (29), o Ministério da Defesa alertou que há 290 municípios sob risco extremo de episódios de violência e destacou para eles observação especial das forças de segurança. O pleito tem, de acordo com as últimas pesquisas, o esquerdista Gustavo Petro (40% das intenções de voto) como favorito —para o caso de um segundo turno, disputam a outra vaga os direitistas Federico Gutiérrez (27%) e Rodolfo Hernández (20%). Todos são a favor da implementação do acordo de paz e de um enfrentamento ao crime organizado menos frontal que o do atual presidente, embora haja diferenças em seus programas na plataforma de segurança pública. Os alertas das autoridades aumentaram depois que o Clã do Golfo, uma das principais facções criminosas do país, realizou uma “greve armada” em resposta à extradição de seu líder, Dairo Antonio Úsuga, conhecido como Otoniel, para ser julgado nos EUA.” (Sylvia Colombo, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/violencia-na-colombia-cresce-em-quatro-anos-e-vira-sombra-em-eleicao-presidencial.shtml 

Bolsonaro diz que se reunirá com Biden para prosseguir com políticas discutidas com Trump

“Um dia depois de confirmar que irá à nona edição da Cúpula das Américas, encontro que reúne líderes do continente no início de junho, em Los Angeles, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (27) que aceitou o convite do governo americano depois de ter a garantia de que a reunião bilateral com Joe Biden terá ao menos 30 minutos de duração. “Tive três horas com [Vladimir] Putin”, disse ele. “Não iria jamais para lá para ser moldura de uma fotografia. Tem uma audiência bilateral de pelo menos 30 minutos com ele? Tive três horas com Putin. A resposta foi sim. Então iremos falar a posição do Brasil, falar o que havia tratado com o presidente Donald Trump para continuarmos essa política.” O presidente brasileiro recebeu na terça (24) um emissário do governo americano, o ex-senador Christopher Dodd, que viajou a Brasília com a missão de convencer o chefe do Executivo brasileiro a participar da Cúpula das Américas.” (Carla Borges, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/bolsonaro-diz-que-se-reunira-com-biden-para-prosseguir-com-politicas-discutidas-com-trump.shtml 

Grécia acusa Irã de pirataria após ter navios petroleiros apreendidos por Teerã

“A Guarda Revolucionária do Irã anunciou, nesta sexta-feira (27), ter apreendido dois navios petroleiros da Grécia em águas do Golfo Pérsico. A ação aconteceu dias depois de Atenas ter capturado no mar Mediterrâneo, a pedido dos Estados Unidos, um navio-tanque da Rússia que transportava petróleo bruto iraniano. Em comunicado, as forças iranianas informaram que as apreensões desta sexta foram feitas devido a violações cometidas pelos navios, sem especificar quais. Teerã também reforçou pedidos pela liberação imediata do navio russo apreendido em razão de sanções impostas a Moscou relacionadas à Guerra da Ucrânia.​ A embarcação transportava 115 mil toneladas de petróleo iraniano. Antes, o governo do Irã já havia acusado os EUA de cometerem “clara violação da lei marítima e das convenções internacionais”.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/grecia-acusa-ira-de-pirataria-apos-ter-navios-petroleiros-apreendidos-por-teera.shtml 

Cuba, Venezuela e Nicarágua reclamam de exclusão da Cúpula das Américas

“Países da Alba (Aliança Bolivariana das Américas) —que inclui Cuba, Venezuela e Nicarágua— condenaram nesta sexta-feira (27) o que chamam de exclusão de algumas nações da nona edição da Cúpula das Américas, encontro organizado pelos Estados Unidos que reúne líderes do continente no início de junho, em Los Angeles. Alegando ter feito convites somente a líderes de governos que respeitam a democracia, a Casa Branca já comunicou que não vai convidar representantes da Venezuela e da Nicarágua. Washington ainda cogita permitir a presença de um enviado de Cuba sob a condição de que ele tenha cargo abaixo do ministro de Relações Exteriores. Nesta semana, o líder de Cuba, Miguel Díaz-Canel, disse que não compareceria ao evento sob “nenhuma circunstância”, mesmo que convidado. Em comunicado, a Alba classificou a decisão dos EUA como “arbitrária, ideológica e politicamente motivada”. Segundo a aliança, a decisão é “unilateral e constitui um sério retrocesso histórico nas relações hemisféricas”.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2021/01/11/5949-acompanhe-as-informacoes-sobre-o-governo-de-joe-biden-nos-eua.shtml#post416729 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *