Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 21 a 27 de agosto

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

.


🇧🇷 DIPLOMACIA BRASILEIRA 🇧🇷


Acordo de cooperação científica e tecnológica entre Brasil e Austrália

“O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou decreto de promulgação do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Austrália para cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, celebrado em Camberra, em 7 de setembro de 2017. Semelhante a diversos outros assinados ao longo dos últimos anos, o objetivo desse acordo é promover e facilitar o desenvolvimento da cooperação no campo de ciência, tecnologia e inovação em áreas de interesse mútuo, tendo por base os princípios ali enunciados.”

Veja o informativo oficial aqui


Ministro Carlos França participa do ciclo de debates “Agronegócio sustentável: a imagem real do Brasil”, no Senado Federal

“O Ministro Carlos França participou, ao lado da Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal, Kátia Abreu, da abertura do ciclo de debates “Agronegócio sustentável: a imagem real do Brasil”, no dia 23 de agosto. O programa está disponível no site da CRE: legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=54. O evento foi transmitido por meio da página do Senado Federal (senado.leg.br) e de seu canal na plataforma YouTube (youtube.com/TVSenadoOficial).”

Veja o informativo oficial aqui e o discurso do ministro aqui


Diplomacia da Saúde: Ingresso de brasileiros na Alemanha

“O Itamaraty recebeu com satisfação a notícia de que a Alemanha melhorou a classificação de risco do Brasil para a COVID-19 a partir de 22/08. Mais um importante passo rumo à normalização do ingresso de viajantes brasileiros em países europeus. Com a mudança, brasileiros com imunização completa contra o SARS-CoV-2 com as vacinas admitidas pelo PEI Germany (Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen) poderão viajar do Brasil para a Alemanha, inclusive para turismo.”

Veja o informativo oficial aqui


Brasil na COP26: Ministro Carlos França recebe o Ministro do Meio Ambiente

“O Ministro Carlos França e o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, encontraram-se hoje, com suas equipes, para planejamento da participação do Brasil na próxima Conferência sobre Mudança do Clima, a COP26, em Glasgow, no Reino Unido. As equipes discutiram ações concretas do governo brasileiro para alcançar os compromissos anunciados pelo Presidente Jair Bolsonaro na área de mudança do clima. O Brasil buscará um acordo equilibrado e abrangente nas negociações em Glasgow.”

Veja o informativo oficial aqui


Diplomacia da Saúde: Entrada de brasileiros na Espanha

“O Itamaraty recebeu com satisfação a notícia de que a Espanha flexibilizou hoje as condições de entrada de brasileiros, sem a necessidade de quarentena. Mais um importante passo na normalização de ingresso em países europeus. Os brasileiros imunizados em regime completo com as vacinas Pfizer, AstraZeneca, Janssen ou Coronavac, pelo menos 14 dias antes de sua chegada ao país, não necessitarão de quarentena ou exame adicional. O certificado digital do Ministério da Saúde passou a ser reconhecido.”

Veja o informativo oficial aqui


Reunião do Presidente Jair Bolsonaro com o Presidente da Guiné-Bissau

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, no dia 24 de agosto, o Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, em audiência no Palácio do Planalto. O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, e a Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Suzi Carla Barbosa, participaram da reunião. Os Presidentes Bolsonaro e Sissoco Embaló passaram em revista a agenda bilateral, com vistas a aprofundar o diálogo político e a cooperação técnica entre os dois países.

A Guiné-Bissau é importante parceiro na cooperação Sul-Sul brasileira. Atualmente, encontram-se em execução projetos nas áreas de agricultura; saúde; capacitação de diplomatas, militares e forças de segurança; alimentação escolar; ensino superior; e gestão de recursos hídricos.

Veja a nota oficial aqui


Diálogo bilateral Brasil-Estados Unidos sobre cooperação em temas de mudança do clima e meio-ambiente

O Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Ministério das Relações Exteriores (MRE) conversou, por videoconferência, com o representante do Climate Envoy (Enviado Presidencial Especial para o Clima) dos Estados Unidos, Dr. Jonathan Pershing, no contexto da retomada do diálogo bilateral sobre cooperação em temas de mudança do clima e meio ambiente.

Veja o informativo oficial aqui


Nota sobre os atentados no Afeganistão

“O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, os atentados registrados nas imediações do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, em 26 agosto, que resultaram em feridos e mortos e põem em risco as operações de evacuação e de ajuda humanitária em curso. Ao transmitir condolências às famílias atingidas e ao povo afegão, o governo brasileiro exorta todos os atores envolvidos a garantir a proteção dos civis, o respeito ao Direito Internacional Humanitário, inclusive o acesso desimpedido da ajuda humanitária, e o respeito aos direitos humanos, em especial de mulheres e meninas.”

Veja a nota oficial aqui

.


🌎 CENÁRIO INTERNACIONAL 🌍


Grécia constrói muro de 40km para barrar entrada de refugiados afegãos

“A Grécia instalou uma cerca de 40 km e um sistema de vigilância em sua fronteira com a Turquia, em meio à preocupação com o aumento de migrantes do Afeganistão. “Não podemos esperar, passivamente, pelo possível impacto”, disse o ministro da proteção ao cidadão da Grécia, Michalis Chrisochoidis, em visita à região de Evros na sexta-feira (20/8). Os comentários do ministro grego foram feitos no momento em que a Turquia chamava os países europeus a assumir a responsabilidade pelos migrantes afegãos, diante da crise enfrentada após a tomada do país pelo Talibã.” (BBC / G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Franceses protestam pela sexta semana seguida contra restrições a não vacinados

“Pela sexta semana seguida, milhares de franceses foram às ruas neste sábado (21) para protestar contra o passaporte sanitário, o mecanismo de controle implementado pelo governo Macron para restringir o acesso a ambientes fechados a quem está completamente imunizado contra a Covid-19 ou apresenta um teste negativo para a doença. As manifestações se repetiram de norte a sul do país em tom pacífico, reunindo pessoas de diferentes tendências políticas em torno da indignação contra o controle da circulação e o que chamam de “vacina obrigatória”. (RFI / G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Embaixadores estrangeiros relatam ameaças de ruptura no Brasil

“Com foco desde o início do governo na política antiambiental de Bolsonaro e no entrave ao acordo comercial com o Mercosul, as análises e informes diários sobre o Brasil enviadas por delegações da União Europeia e dos Estados Unidos aos seus países passaram a dar espaço à agenda da “política doméstica”. Telegramas enviados a suas capitais citam os ataques cada vez mais frequentes de Bolsonaro às regras do jogo democrático. Somente em julho, foram sete ameaças golpistas.” (Felipe Frazão / O Estado de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Relator da ONU pede à Suprema Corte no Brasil para rejeitar marco temporal

“O relator especial Francisco Cali Tzay fez um apelo, esta segunda-feira, para que o STF rejeite a proposta de marco temporal, segundo ele um “argumento legal promovido por agentes comerciais com o fim de explorar recursos naturais em terras tradicionais. O especialista disse ser vital que o Supremo Tribunal Federal e todas as instituições e autoridades públicas respeitem a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre Povos Indígenas e Tribais.” (Viktor Pesenti / Acnur)

Clique aqui para ver a notícia completa


Talibã ameaça EUA caso prazo para retirada de tropas seja estendido

“O Talibã afirmou que não permitirá a extensão do prazo para a retirada de forças ocidentais do Afeganistão, marcado para o próximo dia 31. ‘É uma linha vermelha’, disse o porta-voz Suhail Shaheen. ‘Se os EUA ou o Reino Unido buscarem tempo extra para continuar a evacuação, a resposta é não. Ou haverá consequências. Se eles pretendem continuar a ocupação, isso vai provocar uma reação’, escreveu ele no Twitter.” (Igor Gielow / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


China marca 70 anos de anexação do Tibete com pressão para assimilação do Partido Comunista

“Aos pés do Palácio Potala, lugar sagrado do budismo tibetano e antiga residência do dalai-lama em Lhasa, cerca de 10 mil pessoas se reuniram na última quinta (19), em frente a um pôster do líder chinês Xi Jinping, para comemorar os 70 anos da reanexação do Tibete pela China. Ou o que o discurso oficial em Pequim chama de libertação. Libertação ‘das trevas para a luz, do atraso para o progresso, da pobreza para a prosperidade, da autocracia para a democracia e do fechamento para a abertura’, disse Wang Yang, membro do alto escalão do Partido Comunista Chinês, em discurso para a multidão que acompanhava o evento.” (Thiago Amâncio / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Ação na Justiça dos EUA tenta reverter venda de caças da Embraer à Nigéria

“Caças A-29 Super Tucano, fabricados pela brasileira Embraer nos EUA, estão no centro de uma disputa judicial que traz de volta a memória de uma das mais dramáticas guerras do século 20. Em 31 de julho, um grupo separatista da região de Biafra, no leste da Nigéria, entrou com processo numa corte federal de Washington, capital americana, contra dois dos principais integrantes do governo do presidente Joe Biden: os secretários de Estado, Antony Blinken, e de Defesa, Lloyd Austin.” (Fábio Zanini / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


No Haiti, carência da população é enorme, mas caridade de alguns políticos soa falsa

“Na ausência de um esforço conjunto de resgate e auxílio lançado pelo poder público, políticos haitianos destacados estão procurando preencher a brecha, resgatando feridos em seus jatinhos particulares, fazendo entregas de alimentos e suprimentos médicos e chegando até a distribuir dinheiro. Com eleições gerais no horizonte, as iniciativas pessoais assumem contornos políticos. Na prática, o epicentro da catástrofe se converteu em plataforma de lançamento das campanhas políticas de alguns dos presidenciáveis e candidatos ao Congresso haitiano.” (Anatoly Kurmanaev / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Kamala viaja à Ásia para reafirmar importância dos EUA após fracasso no Afeganistão

“Em meio à crise de imagem dos EUA após o fracasso da retirada das tropas do Afeganistão, que levou de volta o Talibã ao poder no país, a vice-presidente americana, Kamala Harris, chegou à Ásia com o desafio de diminuir a desconfiança entre países aliados. A viagem a Singapura e ao Vietnã estava marcada desde o fim de julho, antes de os EUA serem surpreendidos pela volta rápida do grupo radical ao poder. O motivo principal da missão é reforçar a presença dos americanos na região do Mar do Sul da China, área estratégica de grande importância econômica sobre a qual os chineses reivindicam controle, o que é contestado por outras nações.” (Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Riqueza mineral do Afeganistão pode dar ao Talibã trilhões de dólares da luta contra o aquecimento global

“Ao tomar o poder político no Afeganistão após a partida dos EUA, o grupo radical islâmico Talibã passou a deter também o controle sobre uma riqueza mineral estimada em algo entre US$ 1 trilhão e US$ 3 trilhões. Ao mesmo tempo em que é um dos países mais pobres do mundo – em 2016, mais de metade da população estava abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Banco Mundial -, o Afeganistão possui extensas reservas de cobre, lítio, cobalto, ferro, ouro, que permaneceram relativamente intocadas nas últimas décadas, período em que o país esteve mergulhado em diferentes conflitos armados.” (BBC / G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


China envia vacinas ao Vietnã um dia antes de Kamala Harris chegar ao país

“Um dia antes da chegada da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, ao Vietnã, o governo da China enviou um novo carregamento de vacinas contra a Covid-19 ao país, que sofre com o avanço da variante delta, como forma de reforçar sua presença sobre o vizinho. A democrata está em viagem pelo Sudeste Asiático e desembarca nesta terça (24) em Hanói. O motivo inicial da missão, que passou antes por Singapura e está marcada desde julho, era angariar aliados contra a reivindicação chinesa de controle do Mar do Sul da China, rota de navegação estratégica que envolve as costas das Filipinas, do Vietnã, da Malásia e da Indonésia.” (Thiago Amâncio / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Biden mantém prazo e acelera retirada de Cabul após ameaças do Talibã

“Pressionado por aliados a estender o prazo da evacuação de ocidentais e aliados de Cabul, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decidiu manter o limite da presença de forças americanas no Afeganistão em 31 de agosto. A decisão foi vazada pela Casa Branca à agência de notícias Reuters enquanto o americano se preparava para discutir a situação numa reunião virtual do G7 nesta terça-feira (24), clube das sete democracias mais ricas do mundo. O grupo aquiesceu e tentou mudar o foco dizendo que está pronto para negociar com os talibãs, a depender de algumas condições.” (Igor Gielow / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Chefe de Direitos Humanos da ONU diz ter relatórios confiáveis ​​de execuções do Talibã no Afeganistão

“A alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, afirmou nesta terça-feira (24) que recebeu relatórios confiáveis ​​sobre graves violações cometidas pelo Talibã no Afeganistão, incluindo “execuções sumárias” de civis e de forças de segurança afegãs que se renderam. Bachelet não deu detalhes sobre os assassinatos em seu discurso ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas pediu ao grupo que estabeleça um mecanismo para monitorar de perto as ações do Talibã.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU está realizando uma sessão de emergência sobre o Afeganistão, e a alta comissária também afirmou que a forma como o Talibã vai tratar as mulheres será uma “linha vermelha” para o grupo extremista.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Chefe da CIA teve reunião secreta com líder do Talibã em Cabul

“O diretor da CIA (agência de inteligência dos Estados Unidos), William Burns, se reuniu secretamente no Afeganistão com Mullah Abdul Ghani Baradar, um dos cofundadores do Talibã e chefe político do grupo extremista. A informação foi revelada pelo jornal “The Washington Post” e depois noticiada pelo “The New York Times”, a rede de televisão CNN e outros veículos de comunicação americanos. A reunião ocorreu em Cabul na segunda-feira (23) e é o maior encontro entre o governo Joe Biden e o Talibã desde que o grupo extremista tomou a capital afegã e voltou ao poder após 20 anos.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Suprema Corte determina volta de medida anti-imigração de Trump nos EUA

“Em uma derrota para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Suprema Corte determinou, nesta terça-feira (24), que uma política imigratória dos tempos de Donald Trump entre novamente em vigor. A medida, que ficou conhecida como Permaneça no México (e pela sigla MPP, do nome oficial do programa em inglês), era uma das bandeiras de gestão do republicano. Por ela, imigrantes sem documentos —exceto mexicanos— que chegassem aos EUA por terra, vindos do país latino-americano, eram mandados de volta para o outro lado da fronteira enquanto esperavam a tramitação de seus pedidos de asilo na Justiça americana.” (Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Israel muda de posição e autoriza judeus a rezar no Monte do Templo, em Jerusalém

“Desde que Israel capturou a Cidade Velha de Jerusalém da Jordânia, em 1967, seu governo conserva um equilíbrio religioso frágil no Monte do Templo, o local mais divisivo de Jerusalém: apenas muçulmanos são autorizados a orar no local, enquanto os judeus podem fazer suas orações no Muro das Lamentações, mais abaixo. Recentemente, porém, o governo começou, de forma discreta, a permitir que um número crescente de judeus orasse no Monte do Templo. A mudança de posição pode agravar a instabilidade em Jerusalém Oriental e potencialmente levar a um conflito religioso.” (Patrick Kingsley e Adam Rasgon / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Presidente da Tunísia prorroga suspensão do Parlamento e aprofunda temor de golpe

“Em mais um capítulo da crise pela qual passa a Tunísia, o presidente Kais Saied prorrogou, na noite desta segunda-feira (23), a suspensão do Parlamento, em vigor desde 25 de julho, medida que gerou mais denúncias de golpe. Por meio de um decreto, Saied estendeu as medidas de exceção relativas à suspensão das atividades de todos os deputados, bem como da imunidade dos parlamentares, até nova ordem, segundo comunicado da Presidência. Foi anunciado ainda um pronunciamento à nação nos próximos dias, sem maiores detalhes.” (Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Criticado por autoritarismo, presidente da Guiné-Bissau é recebido no Planalto por Bolsonaro

“O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu nesta terça-feira (24) o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, no Palácio do Planalto. Embaló é general, foi primeiro-ministro de seu país e, desde a posse em 2020, é criticado pela oposição em razão de uma guinada autoritária. O presidente da Guiné-Bissau é chamado por Bolsonaro de “Bolsonaro da África”. Segundo o Itamaraty, a visita de Estado é considerada o evento “mais solene e formal” na relação entre dois países, já que líderes também podem realizar visitas oficiais, de trabalho ou privadas. Após a cerimônia, os presidentes seguiram para uma reunião.” (Guilherme Mazui / G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Papa envia fundos pessoais de ajuda ao Haiti, Bangladesh e Vietnã

“O Papa Francisco enviou mais de 350 mil euros em fundos de caridade à sua disposição pessoal como ajuda emergencial para o Haiti, Bangladesh e Vietnã, disse o Vaticano nesta terça-feira (24). Um comunicado informou que 200 mil euros (R$ 1,24 milhão, na cotação atual) estavam indo para o Haiti para apoiar na recuperação do terremoto de 14 de agosto que matou mais de 2 mil pessoas. Cerca de 70 mil dólares (R$ 3,7 milhões, na cotação atual) foram enviados a Bangldesh para continuar a assistência de recuperação do ciclone Yaas, que deixou dezenas de milhares de desabrigados em maio, e cerca de 100 mil euros (R$ 624 mil) para o Vietnã, onde o abastecimento de alimentos foi prejudicado pela pandemia de Covid-19.” (Reuters / G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Com atletas impedidos de participar, Afeganistão tem bandeira carregada por representante na abertura dos Jogos Paralímpicos em Tóquio

“A bandeira afegã foi carregada por um representante que não é atleta do país na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio nesta terça-feira (24). Os paratletas afegãos não puderam viajar a Tóquio para competir devido à ascensão do Talibã ao poder. Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, disse na segunda que a bandeira afegã seria levada por um representante do Alto Comissariado da ONU para Refugiados como um ‘sinal de solidariedade’.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Eleições na Alemanha: pesquisa mostra que partido de Angela Merkel cai para o segundo lugar

“As pesquisas de intenção de voto na Alemanha mostram que o Partido Social Democrata (SPD), de centro esquerda, ultrapassou o partido da União Cristã Democrata (CDU) da líder Angela Merkel pela primeira vez em 15 anos. As eleições gerais na Alemanha acontecem no dia 26 de setembro. Os líderes dos três principais partidos são: Olaf Scholz, do SPD; Armin Laschet, da CDU; Annalena Baerbock, do Partido Verde.

Alguns membros da CDU culpam Laschet pela piora de desempenho. Durante as cheias na Alemanha, ele foi fotografado sorrindo. Merkel entrou de fato na campanha de Laschet no último sábado: ela participou de um ato de campanha e elogiou as qualidades de seu companheiro de partido.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Moradores de Cabul sofrem com preços em alta, falta de gasolina e dinheiro escasso sob Talibã

“Na terça-feira (24), nove dias depois de o Talibã ter voltado ao poder, os serviços públicos ainda estavam em grande parte indisponíveis. Moradores de Cabul lutam para viver seu cotidiano em uma economia que, depois de ter sido escorada na geração passada pela assistência americana, agora, de repente, se encontra em queda livre. Os bancos estão fechados e o dinheiro vivo está escasseando, enquanto os preços dos alimentos sobem. Está ficando mais difícil encontrar gasolina.” (Norimitsu Onishi e Sharif Hassan / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Cidades chinesas vão penalizar a quem se recusar a tomar vacina

“Como parte de uma estratégia de tolerância zero, ou eliminação do coronavírus, ao menos 12 cidades chinesas anunciaram que vão punir os residentes que se recusarem a receber a vacina contra a Covid-19 caso ocorram novos surtos da doença nesses territórios. Não foi detalhada, porém, qual será a punição. As autoridades locais disseram apenas que responsabilizariam aqueles que, sem contraindicações médicas, escolham não tomar o imunizante. O anúncio das possíveis punições não foi bem recebido por parte dos chineses. Na plataforma Weibo, similar ao Twitter, alguns expressaram indignação com a política, que iria contra as liberdades individuais.” (Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Argélia acusa Marrocos de espionagem e apoio ao terrorismo e corta relações diplomáticas

“Em mais um capítulo da tensão que envolve duas das maiores potências do norte da África, o governo da Argélia anunciou o corte de relações diplomáticas com o Marrocos, argumentando que o país age de forma hostil e acusando o vizinho de patrocinar o terrorismo e praticar espionagem. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores argelino, Ramtane Lamamra, na terça-feira (24), e tem como pano de fundo dois movimentos separatistas, um em cada país.” (Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Estado Islâmico ataca aeroporto de Cabul, deixa ao menos 73 mortos e trava retirada do Afeganistão

A filial afegã do Estado Islâmico promoveu dois ataques suicidas em torno do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, onde afegãos e ocidentais se concentram para tentar uma vaga na retirada liderada pelos EUA do país agora comandado pelo Talibã. É o maior golpe à já caótica operação ocidental de saída da capital afegã, tomada pelo grupo extremista no dia 15. Segundo o Wall Street Journal, há ao menos 60 afegãos mortos, entre os quais 28 talibãs, afirmou o grupo; o Pentágono confirmou a perda de 13 militares, em um dos mais mortais ataques às forças dos EUA em 20 anos de guerra.” (Igor Gielow / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


‘Não perdoaremos e não esqueceremos’, diz Biden sobre ataque terrorista a aeroporto no Afeganistão

“Não vamos perdoar. Não vamos esquecer. Vamos caçá-los e fazê-los pagarem”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao falar nesta quinta-feira (26) sobre os responsáveis pelas explosões que deixaram várias vítimas no aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão. Ele reafirmou a continuidade da missão de retirada de norte-americanos e civis afegãos aliados do país e disse que “esses terroristas do Estado Islâmico não vão vencer. Vamos resgatar os americanos. Vamos tirar nossos aliados afegãos. E nossa missão continuará. A América não será intimidada”. (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Japão suspende uso de 1,6 milhão de doses da vacina da Moderna após relato de contaminação

“O Japão anunciou nesta quinta-feira (26) a suspensão do uso de 1,63 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Moderna depois de detectar impurezas em alguns frascos fabricados na Espanha. Tanto o governo japonês quanto a Moderna disseram não ter identificado problemas de segurança ou de eficácia das vacinas e que a decisão se deve apenas por precaução. Em comunicado, o grupo farmacêutico japonês Takeda, que importa e distribui a vacina no país, disse ter recebido “informes de vários centros de vacinação, segundo os quais corpos estranhos foram descobertos” em frascos lacrados.” (Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Conheça o ISIS-K, inimigo número um dos talibãs

“O relatório apresentado em julho com informações da espionagem dos Estados membros das Nações Unidas ao Conselho de Segurança, seu principal órgão de decisão, já alertou sobre a ameaça em Cabul da vertente afegã do Estado Islâmico, grupo terrorista que assumiu a autoria dos atentados cometidos na quinta-feira. Segundo os dados reunidos, o grupo terrorista tem de 500 a 1.500 combatentes e, apesar de ter sofrido duros golpes em sua cúpula e fileiras na fronteira com o Paquistão, continua em processo de expansão, rivalizando com os talibãs por sua oposição aos acordos feitos em 2020 entre a milícia e os Estados Unidos.” (Oscar Gutiérrez / El País)

Clique aqui para ver a notícia completa


Pedro Castillo tem gabinete aprovado no Peru depois de maratona no Congresso

“Após uma maratona de duas longas sessões —uma de 12 horas na quinta (26) e outra de 6 nesta sexta (27)—, o Congresso peruano aprovou o gabinete ministerial nomeado pelo presidente esquerdista Pedro Castillo. A votação era uma espécie de primeira prova de fogo para Castillo. O Parlamento concedeu a confiança com 73 votos a favor e 50 contra —eram necessários 66 apoios. Nenhum dos congressistas se absteve. A votação ocorreu em ambiente tenso, com manifestantes pró e antigoverno organizando protestos do lado de fora do edifício legislativo, em Lima, desde o dia anterior. Em alguns momentos de maior tensão, a polícia teve de agir e dispersou a multidão com o uso de gás lacrimogêneo.” (Sylvia Colombo / Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Atentado no Afeganistão teve um homem-bomba no aeroporto, e não dois, diz Pentágono

“O atentado no Aeroporto Internacional de Cabul, no Afeganistão, que deixou quase 200 mortos na quinta-feira (26), teve um homem-bomba, não dois, disse o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, corrigindo informação que o próprio órgão tinha dado no dia anterior. Até então acreditava-se que foram duas explosões, uma no portão Abbey, a entrada principal do aeroporto, e outra próxima ao hotel Baron, o que havia sido confirmado pelo próprio Pentágono.” (Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Cabul: ataque a aeroporto “projetado especificamente para causar uma carnificina”

“Entidades das Nações Unidas reforçam que é preciso capturar e levar rapidamente à justiça os responsáveis das explosões ocorridas na quinta-feira no Aeroporto Hamid Karzai na capital afegã, Cabul. Agências de notícias informaram que pelo menos 170 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no ato. Os ataques mataram pelo menos 13 militares americanos que estavam no local. As reações mais recentes foram do Alto Comissariado para os Direitos Humanos e da Organização Mundial da Saúde, horas após condenação veemente dos atos feita pelo secretário-geral, António Guterres.” 

Clique aqui para ver a notícia completa


O aumento da migração extracontinental na América Latina

“A migração de pessoas de outros continentes –especialmente da África e da Ásia– mas também do Caribe é um fenômeno crescente na América Latina. E embora a maioria deles vá inicialmente para os Estados Unidos ou Canadá, não são poucos os que se instalam num país latino-americano, seja por opção, por necessidade devido ao esgotamento dos seus recursos, ou como consequência de um processo de expulsão.” (Luisa Feline Freier e Soledad Castillo Jara / Folha de S. Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Alerta ao G-7: “injustiça na vacinação coloca em jogo o curso da pandemia”

“Um grupo de instituições que definem políticas globais de resposta à crise da Covid-19 pediu às nações com grandes estoques de vacinas que as compartilhassem com programas que as distribuem para nações de baixa renda. Nesta sexta-feira, a Força-Tarefa de Líderes Multilaterais destacou que esta é hora de agir. O argumento é que tanto o curso da pandemia como a saúde do mundo estão em jogo. A declaração conjunta lembra que menos de 2% dos adultos foram vacinados, na maioria dos países de baixa renda, em comparação com quase 50%  nos de alta renda.”

Clique aqui para ver a notícia completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *