Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 2 a 8 de julho

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Nota sobre o falecimento do Embaixador Sérgio Paulo Rouanet

“O Ministério das Relações Exteriores recebeu com profundo pesar o falecimento do Embaixador Sergio Paulo Rouanet, ocorrido em 3 de julho, no Rio de Janeiro. Sérgio Paulo Rouanet ingressou no Instituto Rio Branco em 1955. Ao longo de 47 anos de carreira diplomática, serviu nas missões do Brasil em Washington, Nova York e Genebra, foi Cônsul-Geral em Zurique e Berlim e Embaixador na Dinamarca e na República Tcheca. No Brasil, chefiou a Divisão de Política Comercial e dirigiu o Departamento da Ásia e Oceania. Entre suas várias contribuições relevantes à política externa, notabilizou-se como formulador de propostas favoráveis aos países em desenvolvimento no âmbito do GATT, acordo antecessor da Organização Mundial do Comércio (OMC), e da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD). Destacado homem público, foi Secretário da Cultura da Presidência da República, de 1991 a 1992, e prestou relevantes contribuições à difusão da cultura brasileira no exterior.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/falecimento-do-embaixador-sergio-paulo-rouanet 

Nota sobre a Proposta de Emenda Constitucional 34/2021

“Em vista do processo de deliberação parlamentar da Proposta de Emenda Constitucional 34/2021 e da potencial repercussão que sua aprovação poderia trazer para a política externa brasileira, o equilíbrio entre os poderes e o pacto federativo, o Ministério das Relações Exteriores aporta elementos para o debate sobre o tema no Congresso e na sociedade. A Constituição Federal atribui papel fundamental ao Poder Legislativo na área da política externa, inclusive na aprovação ou rejeição de acordos internacionais e na sabatina e aprovação de Embaixadores, entre outros.  A Constituição, ao mesmo tempo, outorga ao Poder Executivo Federal a competência privativa para manter relações com estados estrangeiros e celebrar tratados. É essa a prática nos estados democráticos de direito em que impera o princípio da separação e equilíbrio dos Poderes. A aprovação da PEC 34/2021 afetaria a cláusula pétrea da separação de Poderes (Constituição Federal, arts. 2º e 60, § 4º, III) e a competência privativa do Presidente da República (art. 84). Todo Embaixador deve obediência ao Presidente da República, por intermédio de seu principal assessor de política externa, o Ministro das Relações Exteriores.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/proposta-de-emenda-constitucional-numero-34-2021 

Brasil no G20: Reunião de Ministros de Negócios Estrangeiros em Bali

“Em 7 e 8 de julho, o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos França, participou da reunião de Chanceleres do G20 em Bali, na Indonésia. A reunião teve como focos o multilateralismo e a segurança alimentar e energética. Os países do G20 representam 80% do PIB global, 75% das exportações, 70% dos investimentos estrangeiros diretos e 60% da população mundiais.

O Brasil defendeu o fortalecimento do sistema multilateral, inclusive a reforma de organizações internacionais, como a OMC e a OMS. Enfatizou a relevância da cooperação internacional nas Nações Unidas e em outros foros internacionais, como o G20. Para o MRE, o G20 pode contribuir para estabilizar os mercados de energia e de produtos e insumos agrícolas, inclusive fertilizantes. Defendeu o livre comércio em agricultura, a eliminação de barreiras e subsídios distorcivos e o fornecimento estável de bens e insumos agrícolas. O Ministro referiu-se aos resultados da 12ª Conferência Ministerial da OMC e apoiou a promoção de negociações para a liberalização do comércio agrícola na OMC para aumentar a resiliência das cadeias globais de suprimento do setor e enfrentar os desafios de segurança alimentar.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545404298032545794 

Chanceler desiste de presidir Conselho de Segurança na ONU para barrar PEC que fragiliza Itamaraty

“A possibilidade concreta de o Senado aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que permite que os parlamentares assumam o comando de embaixadas sem perderem seus mandatos, fez com que o chanceler Carlos França desistisse de viajar para Nova York, na manhã desta sexta-feira, onde presidiria uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas. França, que está na Indonésia participando de uma reunião do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), voltará direto para Brasília, para atuar na linha de frente no combate à PEC 34. Durante esta semana, a Casa Civil e o Itamaraty se posicionaram formalmente contra a proposta. As pressões contrárias à medida por diplomatas levaram os senadores Humberto Costa (PT-PE), Carlos Portinho (PL-RJ) e Esperidião Amin (PP-SC) a pedirem mais tempo para examinar a PEC, que seria votada na última quarta-feira na CCJ.”

Veja a notícia completa em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/07/chanceler-desiste-de-presidir-conselho-de-seguranca-na-onu-para-barrar-pec-que-fragiliza-itamaraty.ghtml 

Itamaraty registra número recorde de mulheres para carreira diplomática

“A nova turma do Instituto Rio Branco, no qual começa a carreira de diplomata no Brasil, terá neste ano a maior participação feminina da história da instituição: dos 36 admitidos, 15 são mulheres —cerca de 42%. O índice atingiu o mais alto patamar com a nomeação de duas candidatas aprovadas no sistema de cotas em 2017 e admitidas após acordo judicial. Considerando apenas o concurso público deste ano, 13 das 34 vagas foram ocupadas por mulheres (38% do total). Trata-se do mais alto percentual nos últimos 30 anos. No período, a média de candidatas aprovadas no processo seletivo é de 23,54%, segundo o Itamaraty. Em 2018, a proporção foi ainda menor. Há quatro anos, o concurso selecionou apenas três mulheres em uma turma de 27 pessoas —11%. Desde então, a disparidade de gênero diminui a cada novo concurso. Uma das aprovadas para iniciar a carreira diplomática neste ano é a paraibana Adriana Gabinio, 27. “É um número histórico de mulheres, estou extremamente feliz, não só por mim, mas por todas as minhas colegas”, diz. “A foto da nossa turma é muito bonita, com mulheres diferentes, bem a cara do Brasil.””

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/itamaraty-registra-numero-recorde-de-mulheres-para-carreira-diplomatica.shtml 

Visita do Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ao Brasil

“Foi recebido ontem (06/07), no Palácio Itamaraty, o Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, que realiza visita ao Brasil, de 5 a 7 de julho. A OIT busca responder a desafios que afetam o mundo do trabalho e do emprego, como a redução da informalidade, a ampliação das formas de contratação, o acesso à segurança e à previdência social e o apoio à contratação de pessoas jovens. O Brasil preza o diálogo e a cooperação com a OIT, cujos princípios centrais, assentados no diálogo social e no tripartismo, informam ações aplicadas pelo País, com vistas à geração do emprego formal e a promoção do trabalho decente para todos. Experiências acumuladas pelo Brasil no enfrentamento do trabalho em condições análogas às de escravidão e do trabalho infantil têm se prestado a ações de cooperação trilateral e sul-sul, apoiadas pela OIT.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545007694414843909

Brasil-União Europeia: Reunião do Ministro Carlos França com o Alto Representante Josep Borrell

“O Ministro das Relações Exteriores reuniu-se, à margem da reunião ministerial do G20, na Indonésia, com o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell. O Ministro e o Alto Representante conversaram sobre a parceria estratégia Brasil-UE e o acordo Mercosul-União Europeia, além de temas de meio ambiente, saúde e a recuperação econômica pós-pandemia. Reafirmaram também o compromisso recíproco com a ratificação do Acordo Mercosul-UE. Conversaram também sobre os principais desafios regionais e internacionais, como a situação na Ucrânia e segurança alimentar, e sobre as prioridades da atual presidência brasileira do Conselho de Segurança da ONU. Concordaram sobre a necessidade de permitir o livre fluxo de alimentos e insumos agrícolas, inclusive fertilizantes. A UE é o 2º maior parceiro comercial do Brasil. O Brasil é o maior destino de Investimento Estrangeiro Direto dos países da UE na América Latina.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545022715446403074 

Brasil-Índia: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França reuniu-se hoje com o Ministro dos Assuntos Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, em Bali, na Indonésia. Os Ministros trocaram informações sobre os principais temas do G20, que a Índia presidirá em 2023 e o Brasil, em 2024. A parceria entre Brasil e Índia desenvolve-se no âmbito do BRICS, do IBAS e do Conselho de Segurança da ONU (CSNU). O Brasil transmitiu à Índia as prioridades da presidência brasileira do CSNU, no corrente mês de julho. Índia e Brasil avaliam positivamente a expansão do CSNU. Os Ministros avaliaram positivamente as relações bilaterais. Conversaram sobre temas relacionados à cooperação, a biocombustíveis, à energia sustentável e à relevância da transição energética.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545026348594483202

Brasil-Indonésia: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França reuniu-se com a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, à margem da reunião de Ministros do G20. O Ministro cumprimentou a Ministra Retno Marsudi pela liderança equilibrada na presidência do G20, que conta com o apoio brasileiro. A Indonésia, presidente de turno do G20, tem a maior população e economia do sudeste da Ásia, além de manter parceria estratégica com o Brasil. Os Ministros repassaram temas regionais e internacionais relacionados a segurança alimentar, paz e segurança. Nesse sentido, a Ministra Retno Marsudi destacou o importante papel que o Brasil pode exercer na presidência do CSNU. Discutiram, ademais, formas de incrementar os fluxos comerciais e de investimentos entre os dois países, inclusive pela aproximação entre os respectivos setores privados.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545038101336113153

Brasil-Austrália: Conversa entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França e a Ministra de Negócios Estrangeiros da Austrália conversaram hoje à margem da reunião ministerial do G20, em Bali, sobre temas da agenda regional e internacional. Trataram também de possível expansão da rede consular brasileira naquele país.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545050616019308548

Brasil-Camboja: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França reuniu-se hoje com o Ministro do Camboja para ASEAN, Kao Kim Hourn, durante a reunião de chanceleres do G20. Conversou sobre cooperação, temas regionais e internacionais. O Camboja é o país presidente de turno da ASEAN. A ASEAN é o 3º maior destino das exportações brasileiras. Kao Kim Hourn assumirá o cargo de Secretário-Geral da ASEAN, em janeiro próximo, para mandato de 2023 a 2027.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545059828812242945

Brasil-Estados Unidos: Encontro entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França encontrou-se com o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante a reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 em Bali, Indonésia, nos dias 7 e 8 de julho. Na ocasião, participaram dos debates sobre fortalecimento do multilateralismo e segurança alimentar e energética. Os Ministros deverão encontrar-se novamente na reunião sobre cadeias de suprimentos globais, que será presidida pelos Estados Unidos, nos próximos dias 19 e 20.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545387592379760640

Brasil-Rússia: Encontro entre os Ministros de Estado

“O Ministro Carlos França avistou-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, à margem da Reunião de Chanceleres do G20, em Bali, na Indonésia. Os Ministros conversaram sobre temas da agenda bilateral, regional e multilateral. Brasil e Rússia mantêm parceria estratégica desde 2000. Os Ministros destacaram, no âmbito da parceria, a continuidade do fornecimento de fertilizantes ao agronegócio brasileiro. Os Ministros também expressaram preocupação com o impacto das sanções sobre a segurança alimentar e energética global, que afetam países em desenvolvimento e impõem a necessidade de soluções negociadas.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545399936988110855

Brasil-Espanha: Encontro entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores encontrou-se hoje (08/07) com o Chanceler da Espanha, José Manuel Albares, à margem da Reunião dos Ministros de Relações Exteriores do G-20. Na ocasião, discutiram temas regionais e da agenda do G-20, em particular segurança alimentar e comércio. Durante o encontro, os Ministros ressaltaram a importância de se manter o fluxo e o fornecimento de alimentos e fertilizantes, mesmo em situações de conflito, por meio do estabelecimento de corredores humanitários.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545405360839819265

Brasil-Argentina: Encontro entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores encontrou-se hoje (08/07) com o Ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Santiago Cafiero, em Bali, na Indonésia, à margem da Reunião dos Chanceleres do G-20. Os Ministros discutiram temas regionais e da agenda do G-20 e recordaram a importância da ASEAN como parceiro comercial, ao compartilhar a expectativa de aprofundar relações com o bloco. Ressaltaram a relevância da próxima Cúpula do Mercosul, que ocorrerá neste mês, em Assunção.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545405819071643648

Brasil-Arábia Saudita: Encontro entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores manteve encontro hoje (08/07) em Bali, na Indonésia, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Príncipe Faisal bin Farhan, à margem da reunião de Chanceleres do G20. O Príncipe deverá visitar o Brasil no próximo mês de novembro. Os Ministros trocaram impressões sobre a crise energética e alimentar. A Arábia Saudita é fornecedora de hidrocarbonetos ao Brasil, que, por sua vez, é exportador de alimentos àquele país. A Arábia Saudita é também o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio. O Brasil importa fertilizantes químicos da Arábia Saudita. Como potencial investidor na produção nacional, a Arábia Saudita poderá ser parceira estratégica para que o Brasil reduza sua dependência de fertilizantes importados.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1545414645674024961

Nota sobre o falecimento do ex-Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe

“O Governo brasileiro recebeu, com tristeza e consternação, a notícia do falecimento do ex-Primeiro-Ministro do Japão Shinzo Abe, vítima de atentado na cidade de Nara. O Presidente da República Federativa do Brasil decretou luto oficial de três dias. O Brasil condena, nos mais fortes termos, o ataque covarde ao ex-Primeiro-Ministro e soma-se ao governo e ao povo do Japão no repúdio a todo tipo de violência política, que atenta contra nossos valores compartilhados de defesa da democracia e da paz. O ex-Primeiro-Ministro Abe trabalhou de maneira incansável pelo aprofundamento da amizade Brasil-Japão. Durante seu governo, as relações bilaterais elevaram-se para o patamar de Parceria Estratégica e Global, revelando o reconhecimento da importância do relacionamento em todos os seus aspectos: político, econômico, humano. Abe sempre cultivou interlocução com o Brasil no mais alto nível, e sua presença na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 simbolizou o afeto entre os dois países.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/falecimento-do-ex-primeiro-ministro-do-japao-shinzo-abe

  

Parlamento do Mercosul atuará como observador nas Eleições 2022

“Agora é oficial. O Parlamento do Mercosul (Parlasul) está legalmente habilitado para atuar como observador nas Eleições Gerais de 2022, com total liberdade para acompanhar e avaliar o processo eleitoral brasileiro. O acordo de procedimentos foi assinado na noite desta sexta-feira (1º) pelos presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e do Parlasul, Tomás Enrique Bittar Navarro. Este é o primeiro acordo de procedimentos para a atuação de missões de observação internacionais no pleito de outubro. O documento estabelece deveres e responsabilidades de ambas as partes durante todo o processo eleitoral deste ano. (…) A Missão de Observação Eleitoral (MOE) Internacional do Parlasul e seus membros manterão uma conduta rigorosa de imparcialidade, objetividade, independência, respeito à soberania nacional e não ingerência no processo eleitoral brasileiro.”

Veja a notícia completa em: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Julho/parlamento-do-mercosul-atuara-como-observador-nas-eleicoes-2022-915706 

Representantes da OEA serão observadores das eleições em outubro

“O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, assinou nesta terça-feira, nos Estados Unidos, um acordo para autorizar a participação da OEA –  Organização dos Estados Americanos na função de observadora das eleições de outubro. O acordo é o segundo assinado pelo tribunal com entidades internacionais. Na semana passada, o TSE e o Parlasul – Parlamento do Mercosul firmaram parceria para o envio de uma missão com representantes da entidade para observar o cumprimento das normas eleitorais, das etapas do processo eleitoral e a imparcialidade na organização da eleição. Segundo o TSE, a missão será independente para colaborar com o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro. A participação de observadores internacionais nas eleições já foi utilizada em outras eleições no país. Em 2018 e 2020, missões da OEA acompanharam a realização da votação.”

Veja a notícia completa em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/justica/audio/2022-07/representantes-da-oea-serao-observadores-das-eleicoes-em-outubro

Policiais são baleados durante comemoração do 4 de Julho na Filadélfia, nos EUA

“Ao menos dois policiais foram baleados nesta segunda-feira (4) enquanto milhares de pessoas celebravam um show e a queima de fogos de artifício na cidade de Filadélfia, no estado da Pensilvânia, em comemoração ao 4 de Julho, dia da independência dos Estados Unidos. (…) O tiroteio aconteceu horas depois de um atirador subir em um telhado e disparar contra participantes de um desfile que comemorava o 4 de Julho em Highland Park. O autor do ataque, identificado como Robert E. Crimo 3º, 21, foi detido pela polícia. Autoridades investigam a motivação do crime. Em nota divulgada após o ataque em Highland Park, o presidente Joe Biden prometeu seguir combatendo o que chama de epidemia de violência armada nos EUA e disse que ele e a primeira-dama, Jill Biden, estão “chocados com a violência armada sem sentido que outra vez trouxe dor a uma comunidade americana”.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/policiais-sao-baleados-durante-comemoracao-do-4-de-julho-na-filadelfia-nos-eua.shtml#erramos

Saída de ministro amplia desgaste entre Fernández e Cristina e mergulha Argentina em crise

“O terremoto político que provocou a saída de Martín​ Guzmán da chefia do Ministério da Economia da Argentina foi apenas a ponta de uma crise que se alongará pelos próximos dias, quando outras peças que compõem o gabinete presidencial devem ser trocadas. Trata-se do resultado de meses de tensões entre Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, que mal têm se falado nos últimos meses. O sismo começou com um discurso durante a celebração do aniversário de morte do ex-líder argentino Juan Domingo Perón, na última sexta (1º), no qual Fernández enviou uma indireta: “O poder não é de quem tem ou não a caneta, e sim de quem tem a capacidade de convencer. Isso dizia Perón, e nisso acredito”. A indireta era, na verdade, um ataque à vice, que, em junho, num raro ato público em que dividiram o mesmo palco, disse que o presidente deveria “usar a caneta com os que têm de dar coisas ao país” —uma referência a empresários poderosos.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/saida-de-ministro-amplia-desgaste-entre-fernandez-e-cristina-e-mergulha-argentina-em-crise.shtml

Polarização política contaminou relações entre Brasil e EUA, afirma especialista

“As relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos, que sempre foram muito marcadas pelo foco em temas de importância para os dois países, nos últimos anos passaram a ser pautadas pela politização, enfatizadas pela relação pessoal entre os líderes dos dois países. Para Britta Crandall, professora de estudos latino-americanos do Davidson College, essa transformação começou sob Donald Trump e Jair Bolsonaro e contaminou as conversas bilaterais de alto nível desde então. Em entrevista à Interesse Nacional, Crandall analisou o atual cenário das relações entre os dois países, explicou que os EUA tradicionalmente têm negligenciado o Brasil, mas que o país tem um papel relevante nas trocas com a maior potência do mundo. Autora de livros como “Hemispheric Giants: The Misunderstood History of U.S.-Brazilian Relations” e o recente “Our Hemisphere?”, a professora defende que os EUA querem que o Brasil se alinhe ao Ocidente e aos interesses americanos na atual divisão global em disputas da Otan ​com a Rússia e a China.”

Veja a matéria completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/polarizacao-politica-contaminou-relacoes-entre-brasil-e-eua-afirma-especialista.shtml 

 Povos indígenas reconhecidos e fim do Senado: as mudanças propostas por nova Constituição do Chile

“Após os grandes protestos contra a desigualdade e pela implementação de reformas, o Chile oficializou para o próximo dia 4 de setembro o plebiscito que pode alterar a Constituição do país. Serão três votações no total: em 2020, a população aprovou a possibilidade de mudar a Carta Magna chilena. No ano seguinte, foram eleitos os membros da convenção encarregados do novo texto. Agora, o país decidirá finalmente se aprova ou rejeita a proposta. A convenção iniciou os trabalhos em 4 de julho do ano passado, ainda sob o governo de Sebastián Piñera. Foi presidida por Elisa Loncón, acadêmica mapuche (a maior etnia indígena do país). A última sessão aconteceu um ano depois, nesta segunda (4), presidida pela epidemiologista María Elisa Quinteros. Caso seja aprovada no voto popular, a Constituição entra em vigor imediatamente e serão criados os novos órgãos previstos pelo texto, como a Agência Nacional de Águas ou a Câmara das Regiões, que substituirá o Senado.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/povos-indigenas-reconhecidos-e-fim-do-senado-as-mudancas-propostas-por-nova-constituicao-do-chile.shtml

Argentina condena a prisão perpétua ex-militares acusados de ‘voos da morte’

“A Justiça da Argentina condenou na segunda-feira (4) quatro ex-militares do país a prisão perpétua devido aos chamados “voos da morte”, prática criminosa que constituiu em atirar ao mar, do alto de um avião, prisioneiros políticos, vivos ou mortos, durante a ditadura militar de 1976 a 1983 no país. Foram condenados Luis Del Valle Arce, Eduardo Lance, Ángel Delcis Malacalza e Santiago Omar Riveros por, de acordo com a acusação, invasão de domicílio, privação ilegal de liberdade, tortura e homicídio qualificado de quatro pessoas que ficaram presas em um centro clandestino de detenção, tortura e extermínio conhecido como Campo de Mayo. Estima-se que 5.000 pessoas tenham passado pelo local. As vítimas são Adrián Enrique Accrescimbeni, Juan Carlos Rosace, Rosa Eugenia Novillo Corvalán e Roberto Ramón Arancibia, cujos corpos foram encontrados no litoral do país entre 1976 e 1978.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/argentina-condena-a-prisao-perpetua-ex-militares-acusados-de-voos-da-morte.shtml

Rússia planeja ferrovia ligando o sul do país a áreas conquistadas no leste da Ucrânia

“A Rússia planeja lançar uma ligação ferroviária entre a região de Rostov, ao sul do país, e as províncias de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, informou a agência de notícias estatal Tass nesta terça (5). A Rússia estabeleceu o controle total da região de Lugansk no domingo (3) e está lutando agora para expulsar as forças do governo ucraniano de Donetsk. Depois de falharem na tentativa de capturar a capital Kiev, no começo da guerra, no final de fevereiro, os russos mudaram o foco de suas ações para o objetivo declarado de conquistar Lugansk e Donetsk, onde separatistas pró-Rússia travam combates desde 2014, quando o Kremlin anexou a península da Crimeia.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post417651

Otan assina acordo de adesão e deixa Suécia e Finlândia mais próximas de clube militar

“A Otan, aliança militar ocidental liderada pelos EUA, deu mais um passo para concretizar a adesão de Suécia e Finlândia ao grupo nesta terça-feira (5), ao assinar o protocolo para que as nações nórdicas se juntem assim que todos os Parlamentos dos países-membros ratificarem a decisão. Na prática, essa etapa significa que Helsinque e Estocolmo poderão participar de reuniões da Otan e ter maior acesso às informações de inteligência, mas ainda não serão amparados pela cláusula de defesa que garante proteção militar conjunta —a principal vantagem de estar no bloco e, na prática, o que ao menos minimiza a possibilidade de ataques de inimigos externos à aliança, em especial a Rússia. O pedido de Finlândia e Suécia para ingressar no clube militar rompe longos períodos de neutralidade histórica. O gatilho, claro, foi a invasão da Ucrânia comandada por Vladimir Putin há quase cinco meses.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/otan-assina-acordo-de-adesao-e-deixa-suecia-e-finlandia-mais-proximas-de-clube-militar.shtml

Crise política no Equador se agrava após renúncia de quatro ministros

“Depois de semanas de protestos, a crise política no Equador se agravou nesta terça-feira (5) com a renúncia de quatro ministros —Simon Cueva, da Economia, Ximena Garzon, da Saúde, Marcelo Cabrera, do Transporte e Obras Públicas, e Alejandro Ribadeneira, da Educação Superior. Um porta-voz afirmou que a saída de Cueva, que será substituído pelo economista Pablo Arosemena Marriott, atual governador de Guayas, deve-se a uma “decisão própria” tomada há “alguns meses”. Os gabinetes, porém, passam por uma reestruturação após 18 dias de protestos no país, nos quais os manifestantes pediram preços mais baixos para os combustíveis e limites à expansão das indústrias de mineração e petróleo. Ao menos seis civis morreram nos atos, que levaram milhares às ruas. Antes das demissões, Lasso, na Presidência há um ano, escapou na terça passada (28) de um processo de impeachment pleiteado pela oposição, que o acusava de inabilidade para lidar com os atos. Um pacto para acabar com a crise foi assinado na semana passada entre o governo e lideranças indígenas, numa reunião mediada pela Igreja Católica.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/crise-politica-no-equador-se-agrava-apos-renuncia-de-tres-ministros.shtml

Punir a Rússia cria ameaça à existência da humanidade, diz ex-presidente Medvedev

“Dmitri Medvedev, ex-presidente da Rússia e hoje um dos aliados mais próximos de Vladimir Putin, criticou nesta quarta (6) as investigações internacionais sobre possíveis crimes de guerra cometidos por Moscou no conflito na Ucrânia. Medvedev disse que punir o país que tem o maior arsenal nuclear do mundo —ao lado dos EUA, a Rússia herdou o maior conjunto de ogivas atômicas— seria algo absurdo. “Isso cria uma potencial ameaça à existência da humanidade.” Ele, que hoje atua como número 2 do Conselho de Segurança russo, despendeu críticas especialmente aos EUA, que chegaram a contratar um ex-caçador de colaboradores da Alemanha nazista para ajudar a Ucrânia a investigar crimes de guerra. “Toda a história americana, desde a conquista dos índios, é uma sangrenta guerra de aniquilação”, escreveu Medvedev no aplicativo de mensagens Telegram. “Quem é que vai nos julgar? Aqueles que cometem crimes de guerra impunemente e não são condenados porque financiam as estruturas internacionais?”, questionou.””

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post417676 

Letônia retoma serviço militar obrigatório diante de tensões com Rússia

“O ministro da Defesa da Letônia, Artis Pabriks, anunciou que o país báltico voltará a impor o serviço militar obrigatório diante das crescentes tensões com a Rússia em meio à guerra na Ucrânia. “O atual sistema militar da Letônia alcançou o seu limite. Ao mesmo tempo, não há motivo para pensar que a Rússia mudará o seu comportamento”, disse Pabriks a jornalistas. A Letônia havia suspendido o serviço obrigatório depois de se juntar à Otan. Desde 2007, suas Forças Armadas contavam com soldados de carreira e voluntários da Guarda Nacional. O país de menos de 2 milhões de habitantes faz fronteira com Belarus e Rússia e tem atualmente 7.500 soldados ativos e membros da Guarda Nacional, respaldados por 1.500 soldados da Otan. Pabriks disse que o serviço militar obrigatório passará a vigorar no próximo ano.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post417690

Ucranianos são os refugiados mais aceitos no mundo, indica pesquisa

“Uma pesquisa que ouviu mais de 20 mil pessoas em 28 países corrobora um fenômeno discutido desde o início da Guerra da Ucrânia: os refugiados ucranianos são muito mais aceitos pelos países de acolhida do que afegãos, sírios e os que fogem de desastres humanitários em outros lugares do mundo. De acordo com o levantamento, realizado pelo instituto de pesquisa Ipsos, 54% dos entrevistados afirmaram apoiar que seu país receba refugiados ucranianos, e apenas 15% se disseram contrários. É uma receptividade bem maior do que a direcionada a refugiados de outras nacionalidades —32% disseram apoiar a chegada de sírios; 31%, de pessoas de Mianmar; 30%, de venezuelanos e afegãos, e 27%, dos que fogem do conflito no Sudão do Sul. Os ucranianos foram os mais aceitos em 26 países —Arábia Saudita e Malásia foram os únicos mais abertos aos sírios.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/ucranianos-sao-os-refugiados-mais-aceitos-no-mundo-indica-pesquisa.shtml

Boris Johnson renuncia no Reino Unido após escalada de crises

“Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido que ascendeu ao poder por meio de uma imagem de bufão, com os cabelos organizadamente desorganizados e gravatas tortas, renunciou nesta quinta (7). Em meio a uma avalanche de crises e abandonado por aliados, ele indicou que permanecerá no cargo até que um novo líder do Partido Conservador seja escolhido —o que deve acontecer nos próximos meses—, ainda que o movimento seja rechaçado pela oposição trabalhista e por alguns membros de sua legenda. Críticos haviam especulado que a derrocada aconteceria antes, mas, resistente, Boris sobreviveu a uma série de crises, e a saída agora se deve menos a um caso específico, mas ao acúmulo das controvérsias. Do negacionismo diante do surgimento da Covid à descoberta de que sabia e nada fez para tirar um hoje acusado de assédio sexual da tarefa de garantir a disciplina parlamentar de seu partido, o ex-premiê deixa o cargo impopular e constrangido por aliados, como a debandada em série de seu governo mostra.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/boris-johnson-renuncia-no-reino-unido-apos-escalada-de-crises.shtml

Finlândia aprova lei para fortalecer segurança na fronteira com a Rússia

“O Parlamento da Finlândia votou nesta quinta-feira (7) a favor de legislação que fortalece a proteção da fronteira com a Rússia. A aprovação ocorre em um momento em que os finlandeses iniciam seu processo de adesão à Otan, a aliança militar ocidental, após romper décadas de neutralidade. Em meio ao temor de que Moscou possa utilizar imigrantes para pressionar o país, a emenda à legislação permite que a Finlândia encerre a concessão de asilo requerido em casos de circunstâncias excepcionais. A medida foi aprovada com maioria esmagadora, o que permite uma tramitação mais célere no Parlamento. Além disso, a lei facilitará a construção de barreiras mais robustas ao longo dos 1.300 km que separam as nações vizinhas —atualmente, a fronteira é delineada por cercas de madeira leve, que impedem o gado de atravessar para o lado errado.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post417709

Se Ocidente quer derrotar a Rússia no campo de batalha, que tente, diz Putin

“O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma provocação ao Ocidente nesta quinta-feira (7): “Hoje ouvimos que eles querem nos derrotar no campo de batalha. O que lhes dizer? Que tentem!”, afirmou ele, num discurso em tom agressivo para líderes parlamentares transmitido pela televisão. “Ouvimos muitas vezes que o Ocidente quer lutar contra nós até o último ucraniano. Isso é uma tragédia para o povo ucraniano, mas parece que tudo se encaminha para isso”, acrescentou o líder russo. Moscou acusa o Ocidente de travar uma guerra por procuração contra o país, sangrando sua economia com sanções e aumentando o fornecimento de armas de última geração para a Ucrânia. Putin acrescentou que a Rússia ainda não fez uma ofensiva séria na Ucrânia. Para ele, embora o Kremlin esteja aberto a diálogos de paz, as perspectivas se tornam mais fracas conforme o conflito se arrasta.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/se-ocidente-quer-derrotar-a-russia-no-campo-de-batalha-que-tente-diz-putin.shtml

O raro alerta dos EUA e do Reino Unido sobre a ‘imensa ameaça’ da China

“Os chefes dos serviços de segurança do Reino Unido e dos EUA fizeram uma declaração conjunta inédita em Londres nesta quarta (6) para alertar sobre a “ameaça imensa” que a China representa. O diretor do FBI, a polícia federal americana, Christopher Wray, disse que a China é a “maior ameaça de longo prazo à nossa segurança econômica e nacional” e que Pequim “interferiu na política” dos EUA, incluindo em eleições recentes. O chefe do serviço britânico de inteligência MI5, Ken McCallum, disse que, nos últimos três anos, sua agência dobrou a quantidade de trabalho que realiza contra a atividade chinesa —e que pretende dobrar novamente os esforços. O MI5 diz estar realizando sete vezes mais investigações relacionadas às atividades do Partido Comunista Chinês em comparação com 2018, segundo McCallum. Wray, do FBI, alertou que, se a China tomasse Taiwan à força, isso “representaria uma das mais terríveis interrupções em negócios que o mundo já viu”. Esta foi a primeira aparição pública conjunta dos dois diretores. Ela ocorreu na sede do MI5, em Londres.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/o-raro-alerta-dos-eua-e-do-reino-unido-sobre-a-imensa-ameaca-da-china.shtml

Deputados dos EUA pedem apuração sobre questionamentos de militares às eleições no Brasil

“Uma emenda apresentada ao NDAA, o Orçamento anual de Defesa dos Estados Unidos, pede que o governo americano investigue se as Forças Armadas do Brasil estão interferindo nas eleições. “Em até 30 dias após a promulgação desta lei, o Secretário de Estado deve submeter um relatório ao Congresso sobre todas as ações tomadas pelas Forças Armadas do Brasil em relação às eleições presidenciais do país, marcadas para outubro de 2022”, prevê a emenda 893, incluída na proposta de lei orçamentária para o ano fiscal de 2023, finalizada nesta semana. O documento cita pontos a serem investigados: interferência na contagem de votos, manipulação para tentar reverter o resultado e participação em campanhas de desinformação para questionar o sistema eleitoral e os resultados por meio de protestos, redes sociais ou outros meios de comunicação.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/deputados-dos-eua-pedem-apuracao-sobre-questionamentos-de-militares-as-eleicoes-no-brasil.shtml

Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, é assassinado a tiros durante campanha eleitoral

“Shinzo Abe, premiê que por mais tempo permaneceu no cargo na história do Japão, foi morto nesta sexta (8), aos 67 anos, após ser baleado enquanto discursava num ato de campanha eleitoral na cidade de Nara. A Agência Japonesa de Gerenciamento de Desastres afirmou que ele levou tiros no lado direito do pescoço e no lado esquerdo do peito. A polícia prendeu um suspeito, Tetsuya Yamagami, 41, sob a acusação de tentativa de homicídio —a denúncia foi feita antes de a morte de Abe ser confirmada. A violência armada é rara no país, onde apenas dez tiroteios que terminaram com mortos, feridos ou danos materiais foram registrados em 2021, segundo a Agência Nacional de Polícia. Nesses incidentes, uma pessoa foi morta e outras quatro ficaram feridas —os números não incluem acidentes ou suicídios. O atual premiê japonês, Fumio Kishida, em entrevista coletiva antes do anúncio da morte de Abe, disse que o ataque foi um “ato hediondo e bárbaro que não pode ser tolerado”.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/shinzo-abe-ex-premie-do-japao-morre-apos-ser-baleado-durante-campanha-eleitoral.shtml 

Governador do Texas ordena que polícia devolva imigrantes à fronteira com México

“O governador Greg Abbott, do Partido Republicano, ordenou na quinta-feira (7) que a Guarda Nacional do Texas e a polícia estadual comecem a deter imigrantes que cruzam ilegalmente a fronteira, vindos do México, e os levem de volta aos portos de entrada, medida que pode colocar o estado em conflito direto com as políticas do governo federal. Em comunicado, Abbott disse que o objetivo é devolver “imigrantes ilegais à fronteira para impedir que essa iniciativa criminosa ponha em risco nossas comunidades”. A ordem, que expandiu significativamente a atividade potencial das tropas da Guarda Nacional e da polícia estadual ao longo da fronteira, ocorreu em meio à crescente pressão de conservadores e republicanos para que Abbott tomasse medidas mais drásticas sobre o número recorde de imigrantes vindos do México.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/governador-do-texas-ordena-que-policia-devolva-imigrantes-a-fronteira-com-mexico.shtml

Países do G20 pedem fim da Guerra da Ucrânia em meio a birra de chanceleres

“Os EUA e seus aliados ocidentais fizeram da reunião do G20 em Bali, na Indonésia, nesta sexta-feira (8), uma oportunidade de aumentar a pressão contra a Rússia para que o país encerre a Guerra da Ucrânia. O encontro, que inicialmente discutiria a recuperação econômica no pós-Covid, foi dominado por debates em torno do conflito, e até mesmo a tradicional foto em grupo dos líderes presentes foi cancelada. Etapa inicial da cúpula de chefes de Estado e de governo dos países ricos que acontecerá em novembro na ilha indonésia, a reunião é também o primeiro evento público desde o início da guerra em que estão presentes o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov —um encontro cara a cara entre os dois, porém, ainda não aconteceu. “O que ouvimos hoje é um grande coro de todo o mundo, não apenas dos EUA, sobre a necessidade de acabar com a agressão”, afirmou Blinken a jornalistas. Na presença de Lavrov, a chanceler indonésia, Retno Marsudi, fez coro ao colega americano. “É nossa responsabilidade terminar com a guerra o mais rapidamente possível e resolver nossas divergências na mesa de negociações, não no campo de batalha.””

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/paises-do-g20-pedem-fim-da-guerra-da-ucrania-em-meio-a-birra-de-chanceleres.shtml

José Eduardo dos Santos, presidente de Angola por quase 40 anos, morre aos 79

“O ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, que por quase quatro décadas governou o país lusófono, morreu aos 79 anos, informou nesta sexta-feira (8) o governo angolano em uma rede social. Dos Santos morreu em Barcelona, onde estava internado desde 23 de junho após sofrer um acidente vascular cerebral. Ele se tratava de uma doença na cidade espanhola havia vários anos, o que o levou a deixar Luanda em 2019, dois anos depois de sair da Presidência. Um dos líderes mais longevos do continente africano, governou em meio a uma guerra civil de quase 30 anos contra o movimento guerrilheiro da União Nacional pela Independência Total de Angola (Unita), da qual sua sigla, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), sairia vitorioso nos anos 2000. Após o fim dos conflitos, Angola viveu um boom do petróleo, que a um só tempo fez crescer a economia do país, o segundo produtor de petróleo da África, e enriquecer sua família. Dos Santos foi substituído em 2017 por João Lourenço, que, apesar de ser do MPLA, começou a investigar alegações de corrupção e nepotismo durante os anos do antecessor. O ex-presidente viu, assim, seu legado manchado.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/jose-eduardo-dos-santos-presidente-de-angola-de-1979-a-2017-morre-aos-79.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *