Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 13 a 19 de novembro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

 

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

 

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

51ª Assembleia Geral da OEA – Nota do Itamaraty

“Entre os dias 10 e 12 de novembro, realizou-se o 51º Período Ordinário de Sessões da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), sob a presidência da Guatemala, com o tema “Por uma América renovada”. A delegação brasileira ao evento foi chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França. Além do combate às consequências da pandemia de COVID-19 para os países do hemisfério, a 51ª AGOEA discutiu temas interamericanos, como a promoção e a proteção dos direitos humanos, a defesa da democracia, o desenvolvimento integral e a segurança multidimensional.

A Assembleia Geral aprovou importante resolução sobre a situação na Nicarágua e declaração sobre o Haiti, entre outros documentos. Em nome de grupo de países que incluiu o Brasil, foi lida declaração que expressa preocupação com a alteração da ordem democrática e a deterioração das condições e em defesa de eleições livres na Venezuela. Foi também adotada a Carta Empresarial Interamericana.”

Veja a nota oficial aqui


Resultados da COP-26 – Nota do Itamaraty

“O Brasil contribuiu construtivamente para os resultados alcançados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26), em Glasgow. O Governo brasileiro agradece ao Governo do Reino Unido, país anfitrião, ao Secretário-Geral das Nações Unidas, à Secretária-Executiva da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e a todos os países participantes pelo empenho nas negociações. Os negociadores brasileiros atuaram de forma colaborativa na busca dos consensos possíveis sobre os temas em pauta. O Governo brasileiro acolhe positivamente os entendimentos para a definição das regras operacionais do Acordo de Paris, envolvendo mercados globais de redução de emissões, transparência de ações e de apoio, marcos temporais comuns, adaptação e financiamento climático.”

Veja a nota oficial aqui


Visita oficial do Presidente Jair Bolsonaro aos Emirados Árabes Unidos

“A convite de Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante de Dubai, e Sua Alteza Xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice Comandante Supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, Sua Excelência o Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, fez sua segunda visita aos Emirados Árabes Unidos de 13 a 16 de novembro de 2021. Ministros, bem como representantes do Congresso e do setor privado, integraram a delegação presidencial.

Em Dubai, o Senhor Presidente da República foi recebido Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum. À luz da parceria estratégica entre as duas nações, os dois líderes discutiram as relações bilaterais e formas de aprofundar a cooperação à luz de oportunidades futuras, enfatizando os interesses comuns para sustentar os laços de amizade entre os dois países. Ademais, o Senhor Presidente da República concedeu à Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum a Grã-Cruz da Medalha Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira concedida a chefes de estado.”

Veja a nota oficial aqui


Visita oficial do Presidente Jair Bolsonaro ao Reino do Bahrein

“A convite de Sua Majestade o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa, o Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, realizou visita oficial ao Reino do Bahrein nos dias 16 e 17 de novembro de 2021.Trata-se da primeira visita de um Chefe de Estado brasileiro ao Bahrein, marco de uma nova etapa do relacionamento bilateral, caracterizada por crescente aproximação sociocultural, política, comercial e de investimentos entre os dois países.

O Presidente do Brasil foi recebido por Sua Majestade o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa em Manama, capital do Bahrein, onde inaugurou a Embaixada do Brasil. Recordando a abertura em 2018 da Embaixada do Reino do Bahrein em Brasília, os líderes ressaltaram a importância das representações diplomáticas para o estabelecimento de diálogo cada vez mais fluido entre os dois países.”

Veja a nota oficial aqui


Ataques terroristas em Uganda – Nota do Itamaraty

“O Governo brasileiro condena veementemente os ataques terroristas ocorridos em 16 de novembro em Kampala, capital de Uganda, que resultaram em dezenas de feridos e mortos. Ao expressar condolências às famílias das vítimas, o Governo brasileiro manifesta solidariedade ao povo e ao governo de Uganda. O Brasil reafirma seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação, e reitera sua determinação em participar dos esforços internacionais para combater esse flagelo.”

Veja a nota oficial aqui


Visita oficial do Presidente Jair Bolsonaro ao Estado do Catar

“A convite de Sua Alteza o Xeique Tamim bin Hamad Al Thani, Emir do Catar, o Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, realizou visita oficial ao Estado do Catar no dia 17 de novembro de 2021. Os dois líderes mantiveram extensas conversas bilaterais com foco nas relações entre os dois países amigos e discutiram maneiras de aprimorar e desenvolver essas relações em todos os campos. Trocaram opiniões sobre questões e assuntos de interesse mútuo. Essas discussões refletiram as boas relações bilaterais e visões compartilhadas pelos dois países.

Reconhecendo o potencial existente na economia brasileira e o avançado estágio de desenvolvimento econômico alcançado pelo Catar, os líderes concordaram em examinar maneiras para alçar a parceria econômica a patamar representativo da complexidade de suas economias. Reiteraram a intenção de continuar as negociações do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e do Acordo para Evitar a Dupla Tributação.”

Veja a nota oficial aqui

 

Inadimplência do Brasil ameaça voto na ONU e em mais 6 órgãos internacionais

“O Brasil corre o risco de perder o direito a voto após a virada do ano em ao menos sete organismos internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), por falta de pagamentos. É necessário depositar um mínimo de R$ 710,6 milhões até 31 de dezembro para que as penalidades sejam evitadas. O Itamaraty tem acionado a equipe econômica em busca de verbas para evitar o problema. Uma eventual penalização do Brasil é vista como delicada por diplomatas neste momento, já que o país se prepara para uma posição de maior relevância nas discussões internacionais. O Brasil vai ocupar em 2022 e 2023 um assento não permanente no Conselho de Segurança da ONU, mais de dez anos após o último mandato no colegiado —em um dos momentos mais aguardados do corpo diplomático nacional.” (Fábio Pupo, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Maioria imaginária, crise e tentativas autoritárias no Equador

“Guillermo Lasso está vivendo um momento de turbulência política cuja intensidade poderia mergulhar o Equador em uma incerteza extrema. Se seus problemas de governabilidade podiam ser previstos a partir da votação obtida pelo seu partido em fevereiro de 2021 (o Creo tem 12 dos 137 assentos), os outros aspectos da situação eram menos previsíveis e se referem a suas próprias limitações governamentais. A forma como ele processa esse impasse vai determinar se a direita continua no caminho da radicalização e do fechamento democrático, verificado no mandato de quatro anos de Lenin Moreno (2017-2021), ou se cumpre a promessa de respeitar a República que o ex-banqueiro fez em sua recente posse. Diante dos massacres carcerários que estão sacudindo o país, o Executivo nem mesmo conseguiu identificar os responsáveis pelo horror. A ideia de um gabinete pouco eficiente está se espalhando.” (Franklin Ramírez Gallegos, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Libaneses querem que comunidade no Brasil vote em eleição de importância histórica

“As eleições parlamentares libanesas estão previstas para março de 2022, mas o pleito já motiva debates urgentes nesse país, que vive alguns dos piores anos de sua história recente. Hoje, um dos campos de batalha é sua diáspora espalhada por diversos países —incluindo o Brasil. Cidadãos libaneses têm até o próximo sábado (20) para se registrar pela internet e poder votar. Ativistas e diplomatas em cidades como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro têm feito campanhas para que a comunidade local participe da eleição. O Brasil abriga uma das maiores diásporas libanesas do mundo. Segundo a embaixada, são cerca de 200 mil cidadãos. A estimativa do número de descendentes —que só podem votar se tiverem a cidadania— varia de maneira imensa, dependendo de quem faz o cálculo. Segundo o governo brasileiro, entre 7 milhões e 10 milhões de pessoas com origem libanesa vivem no país.” (Diogo Bercito, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Bomba explode ônibus em bairro xiita de Cabul e deixa mortos e feridos

“Uma nova explosão em Cabul, capital afegã, deixou um número ainda desconhecido de mortos neste sábado (13). O artefato explodiu em um microônibus na área de Dasht-e-Barchi, povoada pela minoria étnica xiita hazara, alvo frequente de atentados organizados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Funcionários do hospital local mencionaram à agência de notícias AFP a morte de uma pessoa, enquanto outras quatro estariam feridas. Já à agência Reuters, um membro do grupo fundamentalista Talibã informou que seis morreram e ao menos sete tiveram ferimentos. Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque até o momento, e o principal porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou que uma investigação estava em andamento.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Candidatos de ultradireita ganham força e exposição em eleições na América Latina

“Ao fundo, bandeiras dos EUA, do Brasil e da Argentina. À esquerda da imagem, o ex-presidente americano Donald Trump; à direita, o brasileiro Jair Bolsonaro; no centro, em destaque, o argentino Javier Milei, que neste domingo (14) tem boas chances de ser eleito deputado pela cidade de Buenos Aires. O cartaz era vendido por ambulantes no parque Lezama, onde ocorreu o comício de encerramento da campanha do economista de 51 anos. Milei chegou ovacionado por um público majoritariamente masculino e jovem. De jaqueta jeans, confundia-se com seus apoiadores, que agitavam bandeiras da Argentina e de Gadsden, com uma cobra, hoje um símbolo do ultraconservadorismo nos EUA. Embora ainda seja um fenômeno limitado à capital, a ascensão dos chamados “libertários” vem chamando a atenção ao roubar votos da centro-direita e turbinar as críticas ao peronismo que comanda o país.” (Sylvia Colombo, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Indígenas venezuelanos protestam contra plano de ‘superabrigo’ em Boa Vista

“O plano de unificar três refúgios para indígenas venezuelanos da etnia warao em Roraima, com a transferência de 1.500 deles para um mesmo espaço, está gerando tensão e revolta entre os abrigados. Eles afirmam não terem sido consultados e temem que a mudança traga precarização das condições de moradia. Nesta sexta-feira (12), parte deles deixou os abrigos atuais, como forma de protesto. Os locais ficam em Boa Vista e são geridos pela Operação Acolhida, força-tarefa humanitária que atende os refugiados venezuelanos no Brasil formada por governo federal, Exército, ONU e entidades parceiras. O projeto prevê que os ocupantes de três dos abrigos —Pintolândia, Nova Canaã e Tancredo Neves— sejam transferidos para outro que hoje concentra venezuelanos não indígenas, o Rondon 3, considerado o maior abrigo para refugiados e imigrantes da América Latina.” (Flávia Mantovani e João Paulo Pires, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Biden faz 1ª reunião virtual bilateral com Xi, marcada por troca de advertências sobre Taiwan

“O presidente dos EUA, Joe Biden, realizou sua primeira reunião virtual bilateral com o dirigente chinês, Xi Jinping, na noite desta segunda (15), na qual os dois buscaram rever vários pontos para garantir que a competição entre as duas maiores potências do planeta não gerem um conflito em meio a advertências mútuas acerca da situação de Taiwan. A conversa entre os dois durou cerca de três horas e meia, ao menos 30 minutos mais do que o esperado. No início da conversa, presenciada por alguns jornalistas, Biden disse que esperava um diálogo sincero e direto. “Temos uma responsabilidade com o mundo e com nossos povos”, disse o líder americano. “Estou feliz por rever um velho amigo”, disse Xi no começo da reunião. Os dois se conhecem há anos, pois tiveram várias reuniões quando o democrata era vice-presidente, de 2009 a 2017. “A humanidade vive em uma aldeia global, e encaramos muitos desafios juntos. China e os EUA precisam aumentar sua cooperação e integração”, prosseguiu o líder chinês.” (Rafael Balago, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Vendas de carros elétricos na Europa já representam 10% da cota de mercado

“A venda de veículos elétricos está em alta na China, na América do Norte e na Europa, sendo que 3 milhões de unidades foram compradas em 2020, representando 4,6% do total de transações do mercado automotivo. Os dados são da Comissão Econômica da ONU para a Europa, Unece, que revela ainda que as vendas de carros elétricos no continente europeu já representam 10% da fatia de mercado. Mas previsões da Agência Internacional de Energia apontam que esta porcentagem poderá subir para 19% até 2025. Durante a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP26, 24 países entres eles Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia, e várias fabricantes de carros como Ford, Mercedes e Volvo firmaram um acordo para acabar com a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis até 2040. Apesar de tudo, a Unece aponta que os consumidores ainda têm muitas dúvidas sobre a performance das baterias dos carros elétricos ao longo do tempo e se o investimento vale mesmo a pena.” (ONU news)

Clique aqui para ver a notícia completa


Após ataque terrorista em táxi, Reino Unido classifica de “grave” nível de ameaça no país

“O Reino Unido elevou para “grave”, nesta segunda-feira (15), o nível de ameaça terrorista no país, o último antes do alerta máximo. O anúncio foi feito pela ministra britânica do Interior, Priti Patel, no dia seguinte à explosão de um táxi em frente a um hospital de Liverpool, que deixou um morto e um ferido. A ministra lembrou que esse é o segundo ato considerado terrorista depois do assassinato do deputado David Amess, há um mês. Este nível de ameaça significa que o risco de um atentado é considerado “altamente provável”.

Após a confirmação do atentado pelas autoridades britânicas, o premiê Boris Johnson lembrou à população que é preciso continuar vigilante. “O povo britânico não se deixará intimidar pelo terrorismo. Não cederemos jamais diante daqueles que nos dividem”, acrescentou o chefe do governo. As razões da explosão ainda são desconhecidas, segundo Russ Jacksom, diretor da polícia antiterrorista no noroeste da Inglaterra.” (RFI)

Clique aqui para ver a notícia completa


Eleições legislativas na Argentina: o que derrota da centro-esquerda significa para Fernández

“Os argentinos foram às urnas no domingo (14/11) em eleições parlamentares de meio de mandato. Os resultados indicam uma derrota do governo do presidente Alberto Fernández, de centro-esquerda, para partidos da centro-direita. O pleito renovou metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado. Com quase todos votos apurados, a oposição aparece à frente do governo na contagem. É a primeira vez, desde o retorno da democracia, em 1983, que um governo peronista vive esse cenário político, segundo analistas. Também foi histórica a baixa participação do eleitorado (71%), de acordo com dados oficiais. O resultado eleitoral mostrou ainda que o governo e a opositora Juntos por el Cambio (Juntos pela Mudança) passarão a ter praticamente a mesma quantidade de votos na Câmara dos Deputados — 118 para a base governista Frente de Todos e 117 para a oposição.” (Marcia Carmo, BBC)

Clique aqui para ver a notícia completa


Chefe das Forças Armadas e responsável por presídios renunciam no Equador

“Em meio à crise carcerária que já deixou mais de 320 presos mortos neste ano no Equador, o chefe do comando conjunto das Forças Armadas, o vice-almirante Jorge Cabrera, e o diretor do órgão encarregado pelas penitenciárias do país (SNAI), Bolívar Garzón, renunciaram nesta segunda-feira (15). Eles deixaram seus cargos devido ao caos no sistema prisional e ao crescimento das gangues de narcotráfico que disputam o poder dentro e fora das prisões. No fim de semana, 62 detentos foram mortos em uma rebelião, que teve confrontos com armas, explosivos e facões, em uma prisão de Guayaquil. O governo do Equador havia anunciado anteriormente que haviam 68 vítimas, mas reviu a contagem nesta terça-feira (16). O presídio já havia sido palco de um motim que deixou 119 mortos em setembro deste ano.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Merkel conversa com Lukachenko sobre crise migratória, em diálogo raro entre líderes

“Diante da crise migratória na fronteira da Belarus com países da União Europeia, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, conversou por telefone com o ditador Aleksandr Lukachenko nesta segunda (15), segundo um porta-voz do governo alemão, em uma rara ligação entre os dois líderes. “A primeira-ministra e Lukachenko falaram sobre a difícil situação na fronteira da Belarus e da União Europeia —especialmente sobre a necessidade de ajuda humanitária para os refugiados e migrantes que lá estão”, afirmou em comunicado o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert. Segundo ele, os dois concordaram em manter o diálogo sobre essas questões. Primeiro contato entre o ditador belarusso e um líder ocidental desde a eleição do ano passado, a conversa vem na esteira do endurecimento das sanções europeias, gerado pela crise migratória.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


O Tribunal Penal Internacional e o caso venezuelano

“No dia 3 de novembro, o procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, Karim Khan, anunciou a abertura da investigação formal de crimes contra a humanidade na Venezuela. Essa decisão histórica é a primeira na América Latina e vem depois que Khan concluiu o exame preliminar após uma visita de três dias ao país. Como a Venezuela é signatária do Estatuto de Roma, que reconhece a autoridade do TPI, esse anúncio foi acompanhado por um memorando de entendimento assinado por Khan e pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no qual, sob o princípio da complementaridade, o governo se compromete a facilitar a investigação mesmo que expresse seu desacordo com a decisão.

A abertura formal da investigação confirma os relatórios emitidos pela OEA (Organização dos Estados Americanos), pela Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e pela Missão Internacional Independente de Averiguação sobre a violação sistemática dos direitos humanos por parte do Estado venezuelano.” (Magdalena López e Margarita López Maya, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Bolsonaro inaugura embaixada no Bahrein durante viagem ao Oriente Médio

“O presidente Jair Bolsonaro participou nesta terça-feira (16) de cerimônia de inauguração da embaixada brasileira em Manama, no Bahrein. A inauguração marcou o quarto dia da viagem de Bolsonaro ao Oriente Médio. O presidente foi recebido na sequência pelo rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa. O Bahrein é o segundo destino da comitiva brasileira no Oriente Médio. A agenda começou no sábado (13), em Dubai, nos Emirados Árabes, onde Bolsonaro ficou por três dias. O objetivo da viagem é fortalecer as relações do Brasil com países da região do Golfo Pérsico, que são grandes produtores de petróleo e possuem fundos soberanos de investimentos. O Brasil deseja ampliar exportações de produtos agrícolas e de defesa e atrair recursos para concessões de infraestrutura.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Turquia prende suspeito procurado por relação com assassinato do presidente haitiano Jovenel Moise

“Autoridades turcas prenderam um homem considerado suspeito de “grande interesse” no caso do assassinato em julho do presidente haitiano Jovenel Moise, disse o ministro das Relações Exteriores do Haiti, Claude Joseph, na noite de segunda-feira. O ex-empresário Moise, de 53 anos, que assumiu o cargo em 2017, foi morto a tiros em sua residência particular e sua esposa foi ferida no ataque. Um grupo de mercenários colombianos emergiu como principal suspeito, embora ninguém tenha sido acusado ou condenado em conexão com o caso. A mídia turca noticiou na terça-feira que Handal, que estava sendo procurado com um Aviso Vermelho da Interpol, foi detido no aeroporto de Istambul pelas autoridades enquanto fazia um voo em trânsito dos Estados Unidos para a Jordânia.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Rússia confirma teste de arma antissatélite e acusa EUA de hipocrisia

“A Rússia confirmou nesta terça-feira (16) que realizou um teste de armas visando um satélite russo não utilizado, e acusou os Estados Unidos de hipocrisia por sua declaração condenando o exercício, de acordo com a agência de notícias RIA. Autoridades norte-americanas disseram que o teste conduzido pela Rússia na segunda-feira gerou um campo de destroços na órbita baixa da Terra que colocou em perigo a Estação Espacial Internacional e representará um perigo às atividades espaciais por anos. O Ministério da Defesa da Rússia disse que os destroços do teste não representaram e não representarão nenhuma ameaça às estações espaciais e satélites em órbita, contradizendo os comentários dos EUA, segundo a agência de notícias Interfax.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Ataque suicida triplo deixa 3 mortos e mais de 30 feridos em Uganda

“Um ataque suicida triplo matou ao menos três pessoas no coração da capital de Uganda, Kampala, nesta terça-feira (16), forçando até membros do Parlamento a correr em busca de proteção. A autoria das explosões foi reivindicada horas mais tarde pelo grupo Estado Islâmico. O episódio em Kampala chocou o país, conhecido como símbolo da luta contra terroristas islâmicos no leste da África e cujo líder passou anos cultivando apoio do Ocidente na área de segurança. De acordo com publicação no Telegram da agência Amaq News, ligada ao EI, os autores dos ataques eram ugandenses. Pelo menos 33 pessoas estão recebendo cuidados médicos, incluindo cinco em estado grave, segundo o porta-voz da polícia Fred Enanga. Um diplomata disse à agência de notícias Reuters que dois agentes estão entre as vítimas, informação confirmada por Enanga, que se recusou a dar detalhes.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Guterres diz ao Conselho de Segurança que diplomacia preventiva é vital para a paz

“O secretário-geral das Nações Unidas participa de um debate no Conselho de Segurança sobre diplomacia preventiva como objetivo comum dos principais órgãos da ONU. Além de António Guterres, o debate reúne os presidentes da Assembleia Geral, do Conselho Econômico e Social, Ecosoc, e da Corte Internacional de Justiça. Em seu discurso, o chefe da ONU afirmou que a prevenção é absolutamente vital para a paz duradoura e que deve ser o objetivo maior do trabalho do Conselho e suas resoluções. Guterres lembrou que a prevenção é a única razão pela qual a ONU existe desde as cinzas da Segunda Guerra Mundial, evitando que a humanidade fique sujeita aos atos desumanos de uma guerra.

Guterres disse que por 76 anos o Sistema das Nações Unidas proporcionou ao mundo o diálogo, as ferramentas e os mecanismos para a resolução pacífica de disputas.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Países de baixa e média rendas vão produzir remédios genéricos contra Covid-19

“Fabricantes de medicamentos de 95 países de baixa e média rendas poderão produzir um fármaco candidato ao tratamento da Covid-19 graças a um acordo entre a farmacêutica Pfizer e a agência de saúde Unitaid, apoiada pela ONU. O contrato voluntário assinado com a Medicines Patent Pool, MPP, foi anunciado nesta terça-feira pela entidade ligada à Organização Mundial da Saúde, OMS. Trata-se da primeira licença que permite a fabricação de genéricos. Para o porta-voz da Unitaid, Herve Verhoosel, este passo pioneiro é essencial para garantir ferramentas mais recentes de combate à Covid-19 e colocá-las à disposição de países de baixa e média rendas de forma simultânea à de nações ricas.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Iêmen: conflitos deixam 10 mil crianças mortas ou mutiladas

“O porta-voz do Unicef, James Elder, afirmou que o conflito no Iêmen acaba de atingir outra marca vergonhosa. Ele informou que 10 mil crianças foram mortas ou mutiladas desde o início dos combates, em março de 2015. O número é o equivalente a quatro menores todos os dias. Elder explicou que esses são apenas os casos que as Nações Unidas foram capazes de verificar, afirmando que o número pode estar subestimado. O porta-voz foi ao Iêmen e relatou que profissionais de diversas áreas compartilharam histórias indicando que o país está à beira de um colapso total. Ele lembrou que a crise humanitária do Iêmen, tida como a pior do mundo, é agravada pelo longo período de conflitos, uma economia arrasada, serviços de infraestrutura destruídos e uma resposta da ONU prejudicada pela falta de dinheiro.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


ONU pede US$ 100 milhões com urgência para apoiar palestinos ainda este ano

“A comunidade internacional se reuniu esta terça-feira, em Bruxelas, para mobilizar fundos para mais de 400 mil pessoas financeiramente apoiadas pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa. A ONU pediu à Conferência Internacional Sustentando Direitos e Vidas, um apoio urgente e crucial para manter as operações da agência este ano. Outro apelo é que os compromissos e a solidariedade para as regiões anfitriãs continuem a longo prazo. O evento arrecadou US$ 38 milhões para cobrir um déficit orçamentário de US$ 100 milhões até o final do ano. A Unrwa atende um total de 5,7 milhões palestinos na Síria, no Líbano, na Jordânia, na Cisjordânia, em Jerusalém Oriental e na Faixa de Gaza. Para o secretário-geral António Guterres, é preciso encontrar de forma coletiva “um caminho para um financiamento mais previsível, suficiente e sustentável para a agência, inclusive por meio de compromissos plurianuais”.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Parlamento da Nicarágua abre caminho para ditador Daniel Ortega tirar país da OEA

“Ligado à ditadura de Daniel Ortega, o Legislativo da Nicarágua aprovou nesta terça (16) um projeto que pode levar à saída do país da OEA (Organização dos Estados Americanos). Na sexta (12), o grupo formado por 34 Estados emitiu uma resolução que condena a eleição presidencial de fachada realizada no início do mês no país. Entre outros pontos, o texto, que teve o apoio de 25 membros (incluindo Brasil, Argentina e EUA), afirma que as instituições democráticas da Nicarágua foram gravemente prejudicadas pelo regime de Ortega, no poder de maneira ininterrupta desde 2007. Os congressistas nicaraguenses, por sua vez, acusam a OEA de intromissão “nos assuntos internos” do país e pedem ao “presidente da República, em sua condição de chefe de Estado, […] que denuncie a Carta da Organização dos Estados Americanos”, conforme anunciou o chefe do Legislativo, Gustavo Porras.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Alemanha suspende gasoduto russo e agrava crise entre Europa e Putin

“A crise entre Rússia e Europa ganhou um novo capítulo nesta terça (16), com a Alemanha suspendendo a certificação para operação do novo gasoduto que Moscou completou ligando seu território ao alemão. O Nord Stream 2 é o segundo ramal de um megaprojeto iniciado nos anos 2000. Duplica a capacidade de transporte de gás natural pelo mar Báltico, possibilitando à Rússia desviar o fornecimento que hoje é majoritariamente feito por meio da rival Ucrânia e da turbulenta aliada Belarus. A decisão da Agência Federal de Redes alemã é amparada num tecnicismo. De acordo com o órgão, a operação do gasoduto precisa ser feita por uma empresa totalmente submetida à lei alemã. Só que a Gazprom, gigante russa do gás, montou um consórcio com empresas europeias com sede na Suíça e uma subsidiária alemã para operar os trechos do projeto no país europeu.” (Igor Gielow, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Ditadura de Mianmar liberta jornalista dos EUA 3 dias após condená-lo à prisão

“O jornalista americano Danny Fenster, preso desde maio e recentemente condenado a uma sentença de 11 anos de detenção pela ditadura militar de Mianmar, foi liberado nesta segunda-feira (15). Fenster, 37, voou para o Qatar depois de receber anistia da junta que governa o país no Sudeste Asiático desde o golpe de Estado aplicado em fevereiro. A negociação para a sua libertação foi liderada pelo ex-diplomata americano Bill Richardson. Ex-governador do Novo México, o democrata é um dos poucos representantes estrangeiros que teve acesso ao general Min Aung Hlaing, atual dirigente de Mianmar. O jornalista era editor-chefe da revista digital Frontier Myanmar e havia sido considerado culpado por incitação, associação com grupos ilegais e violação de leis de imigração. Também recebeu acusações, na semana passada, de sedição e terrorismo, que poderiam render, por crime, mais 20 anos de prisão.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


FAO diz que Grande Muralha Verde da África é bom retorno para investidores

“Um programa de combate à desertificação, na Região do Sahel, na África, está mostrando resultados contra a mudança climática e a favor de investidores. A afirmação consta de um estudo liderado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, sobre o impacto do projeto Grande Muralha Verde, GGW na sigla em inglês. Para cada dólar investido, houve um retorno de US$ 1,20 em projetos de contenção da degradação que foram do Senegal no oeste, ao Djibuti no leste.  Em alguns casos, os resultados variavam de US$ 1,1 a US$ 4,4. O coordenador da Divisão de Florestas da FAO, Moctar Sacande, afirma que é preciso mudar a retórica sobre a região. Para ele, é necessário mostrar que apesar de um solo seco e árido, é possível restaurar o solo e obter lucros.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Vice-chefe da Comissão destaca posição estratégica de países lusófonos na África

“O novo vice-secretário executivo da Comissão Econômica para África, ECA, defende que seja melhor aproveitada a localização estratégica de países lusófonos. Para António Pedro, o processo precisa ser apoiado pela comunidade internacional. O vice-chefe da ECA contou à ONU News, de Addis Abeba, que o grupo de nações possui um grande potencial que pode facilitar o ritmo de transição do continente. A comissão promove iniciativas nos campos energético, tecnológico e de mercados.

“Os países lusófonos têm responsabilidades nas suas respectivas regiões e, através da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, plataformas para cooperarem, o que é muito importante. A nível internacional, com Portugal e o Brasil, nós temos jogado um papel importante na divulgação da língua portuguesa como língua de comunicação. Isso é importante como fator para a unidade das comunidades a nível internacional. Este ano, a Cimeira Extraordinária da União Africana é dedicada à cultura. Mas a diversidade que representam os países de expressão portuguesa em África é um ativo a para o continente.”” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Senado do Chile rejeita impeachment de Sebastián Piñera pelos ‘Pandora Papers’

“A cinco dias das eleições gerais no Chile, o presidente conservador Sebastián Piñera superou o teste político de maior complexidade de seu segundo mandato: um processo de impeachment quando faltam menos de quatro meses para que deixe o cargo, em março de 2022. Ao longo desta terça-feira, o Senado chileno submeteu a julgamento o pedido que havia sido aprovado na semana passada na Câmara pelo quórum de 78 deputados. Os senadores fizeram discursos de 15 minutos cada um anunciando sua votação —a qual só ocorreria oficialmente perto da meia-noite—, deixando claro que a oposição não alcançaria os 29 votos necessários para cassar o mandato de Piñera, questionado por supostas irregularidades na venda de um projeto de mineração concretizada nas Ilhas Virgens Britânicas, conforme mostrou a investigação jornalística dos Pandora Papers.” (Rocío Montes, El País)

Clique aqui para ver a notícia completa


Viagem protocolar de Lula à Europa vira triunfo diplomático inesperado

“É o pão de cada dia da social-democracia. A convite da Fundação Friedrich Ebert, associada ao SPD, partido alemão de centro-esquerda, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os dirigentes da Fundação Perseu Abramo viajaram à Europa. Reuniram-se em Berlim com o presidente da instituição, Martin Schulz, conhecido por seu engajamento ao lado do brasileiro, e em Bruxelas com o bloco de partidos da centro-esquerda no Parlamento Europeu, historicamente atento à América Latina. Na França, Lula regressou à Sciences Po, onde recebeu o título de honoris causa dez anos atrás, e encontrou-se com Anne Hidalgo, prefeita de Paris e presidenciável do agora nanico Partido Socialista, outro parceiro histórico do PT no continente.” (Mathias Alencastro, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Disputa por mantimentos leva a ataque de drone e evidencia cessar-fogo tênue na Ucrânia

“Projéteis de artilharia disparados por separatistas apoiados pela Rússia caíram em uma pequena cidade nas planícies do leste da Ucrânia, arrancando galhos de árvores, abrindo crateras, explodindo seis casas e matando um soldado ucraniano. Foi uma resposta lamentavelmente usual a uma provocação muito pequena: uma disputa sobre compra de mantimentos para cerca de cem pessoas que vivem na zona neutra entre os separatistas e as forças governamentais da Ucrânia. Mas, no estado de tensão elevada da guerra ucraniana, episódios de pequena monta podem ganhar contornos de batalhas grandes. Protegido em um bunker, o comandante ucraniano major Oleksandr Sak pediu um contra-ataque com uma arma sofisticada e nova do arsenal ucraniano: um drone armado Bayraktar TB2, de fabricação turca.” (Andrew E. Kramer, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Novos protestos contra golpe militar no Sudão acabam com 14 mortos

“Ao menos 15 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, nesta quarta-feira (17), durante manifestações no Sudão contra a cúpula militar que liderou um golpe no final do mês passado. Segundo a agência de notícias Reuters, que cita médicos como fontes, as mortes foram decorrentes de ações das forças de segurança nas proximidades de Cartum, capital do país. Os atos, em diversas cidades, tiveram a participação de milhares de sudaneses, que exigiam a libertação de todas as autoridades civis presas pelos militares e o julgamento dos responsáveis pelo golpe. De acordo com testemunhas ouvidas pela Reuters, as forças de segurança atiraram contra os manifestantes e usaram gás lacrimogêneo para dispersar as multidões. Das 15 mortes, ao menos 7 teriam ocorrido em Bahri, cidade vizinha a Cartum.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA querem aumentar produção de vacinas frente a críticas sobre baixo acesso de países pobres

“Os EUA estão prestes a anunciar um pacote bilionário para alavancar a produção de vacinas contra a Covid-19. A medida visa aumentar a produção doméstica e o fornecimento global de doses, respondendo a críticas feitas ao governo de Joe Biden devido à desigualdade de acesso a imunizantes em países pobres. A informação foi antecipada pelo jornal The New York Times, que entrevistou dois conselheiros do líder democrata. A meta seria produzir pelo menos 1 bilhão de doses por ano a partir do segundo semestre de 2022 por meio de parcerias com a indústria farmacêutica. O montante a ser investido não foi informado, mas, segundo David Kessler, supervisor de distribuição de vacinas da administração Biden, o valor, estimado em “vários bilhões”, já estaria reservado no pacote de gastos de US$ 1,9 trilhão (R$ 10,4 trilhões) promulgado pelo presidente americano em março para combater a pandemia e os efeitos da crise na economia do país.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Biden e Xi fazem acordo para reduzir restrições a jornalistas na China e nos EUA

“EUA e China concordaram em reduzir restrições de acesso a jornalistas em ambos os países, de acordo com informações do Departamento de Estado americano e da mídia estatal chinesa. O China Daily, citando fontes não identificadas do Ministério das Relações Exteriores da China, disse que Joe Biden e Xi Jinping chegaram a um consenso sobre vistos emitidos a jornalistas durante a cúpula virtual que realizaram na última segunda-feira (15). Segundo o acordo, os EUA emitirão vistos de entrada com validade de um ano para jornalistas chineses, e a China se compromete a conceder o mesmo tratamento assim que as medidas americanas entrarem em vigor. Nesse contexto, os jornalistas poderão entrar e sair dos dois países livremente, desde que estejam em conformidade com os protocolos sanitários relacionados à Covid-19.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Desmatamento na Amazônia é o maior em 15 anos, e Governo é acusado de esconder dados da COP26

“A Amazônia brasileira perdeu 13.235 quilômetros quadrados de árvores em um ano, de acordo com o último balanço anual, divulgado nesta quinta-feira com enorme discrição pelo Governo de Jair Bolsonaro. A cifra indica que o desmatamento ilegal entre agosto de 2020 e julho de 2021 aumentou 22% em relação ao período anterior, quando somou 10.851 quilômetros quadrados. É a maior registrada nos últimos 15 anos. Este balanço anual, elaborado com medições de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é o mais esperado por todos os envolvidos na proteção e preservação da maior floresta tropical do mundo. É como uma prova final, a medida do sucesso ou do fracasso. É também o parâmetro pelo qual o mundo mede o desempenho ambiental do país que abriga a maior parte da maior floresta tropical do mundo. Neste ano, a nota aponta um fracasso clamoroso.”

Clique aqui para ver a notícia completa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *