Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 11 a 17 de setembro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

20 anos dos atentados de 11 de setembro

“Por ocasião dos 20 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que deixaram milhares de mortos e feridos, inclusive três brasileiros, o governo brasileiro renova sua solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo dos Estados Unidos da América.

Todo ato de terrorismo constitui, em si, crime injustificável. O Brasil reitera seu repúdio ao terrorismo em todas suas formas e mantém seu compromisso de trabalhar com a comunidade internacional para combater esse flagelo e a suas causas.”

Veja o informativo oficial aqui


Formação de novo governo no Líbano

“O Brasil recebeu com satisfação o anúncio da formação do novo governo no Líbano e deseja ao primeiro-ministro Najib Mikati êxito no enfrentamento dos desafios que ora se impõem ao país.

O Brasil reitera seu histórico compromisso de apoio e de solidariedade ao Líbano, país com o qual compartilha laços profundos de amizade, evidenciados pela expressiva presença da diáspora libanesa no Brasil e pela densidade das relações bilaterais.”

Veja o informativo oficial aqui

 


A embaixadora do Senegal no Brasil, Ndéye Tické Ndiaye Diop, apresentou-se ao SG-MRE.

“Brasil e Senegal mantêm ampla cooperação, com destaque para a agricultura e a educação. O Senegal é o terceiro maior comprador do arroz brasileiro no mundo e porta de entrada do produto na África.”

Veja o informativo oficial aqui

 


Brasil-China: O Secretário Geral do Itamaraty, Embaixador Fernando Simas Magalhães, recebeu o Presidente da seção brasileira do Conselho Empresarial Brasil-China.

“No encontro foi apresentado o estudo “Sustentabilidade e Tecnologia como Bases para a Cooperação Brasil-China”, que apresenta propostas em áreas importantes do relacionamento bilateral, como comércio, energia, tecnologia e inovação.”

Veja o informativo oficial aqui

 

 

ONU expressa ‘séria preocupação’ com ataques a indígenas e ativistas de direitos humanos no Brasil

“A alta comissária para direitos humanos das Nações Unidas, Michelle Bachelet, expressou “séria preocupação” com o cenário de ameaças às populações indígenas e aos ativistas no Brasil durante sua fala na abertura da sessão do Conselho de Direitos Humanos nesta segunda-feira (13).

“No Brasil, estou alarmada com os recentes ataques contra membros dos povos yanomami e munduruku por mineradores ilegais na Amazônia. As tentativas de legalizar a entrada de empresas em territórios indígenas e limitar a demarcação de terras indígenas —notadamente por meio de um projeto de lei que está em análise na Câmara dos Deputados— também são motivo de séria preocupação”, disse a ex-presidente chilena.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa

 


Chile e Argentina vivem crise diplomática por disputa territorial no mar

“Uma disputa territorial vem provocando um embate diplomático entre Argentina Chile desde que, no final de agosto, o presidente Sebastián Piñera decidiu publicar uma atualização da carta náutica do país.

No novo mapa, a área referente ao Chile inclui uma zona de 5.500 km² de água, ao sul do continente, que antes constava como pertencente à Argentina. A medida afeta o trânsito internacional de barcos e a concessão de licenças para barcos pesqueiros que atuam na região.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa

 


China cita investimentos e diz que espera estabilidade do Brasil

“O governo da China espera estabilidade no Brasil do governo Jair Bolsonaro, lembrando que tem mais de US$ 80 bilhões investidos no país.

“Como amigos do Brasil, esperamos que o país mantenha a estabilidade e o contínuo desenvolvimento”, afirmou Qu Yuhui, ministro-conselheiro e porta-voz da embaixada do país asiático em Brasília.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa

 


EUA e UE vão anunciar meta de redução das emissões de metano em 30% até 2030

“A pouco mais de um mês da realização da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, os Estados Unidos e a União Europeia (UE) pactuaram um acordo para reduzir em 30% as emissões de gás metano até 2030, em comparação com os níveis lançados na atmosfera em 2020. A informação foi obtida pela agência de notícias Reuters.

A medida é mais um passo dado após ampla pressão da comunidade científica mundial, que têm insistido na relevância do metano para o aquecimento global —relatório recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sugere que entre 30% e 50% do aumento das temperaturas se deve a ele.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa

 


Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio enfatiza crise do clima

“As Nações Unidas marcam no dia 16 de setembro o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

A organização instituiu a data há 27 anos para lembrar a assinatura, em 1987, do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio.

A principal meta do tratado internacional é a eliminação da produção e do consumo das substâncias químicas que prejudicam a região da estratosfera terrestre, concentrando altas quantidades do gás formado por três elementos do oxigênio.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa

 


Chefe humanitário da ONU pede compromissos no Afeganistão

“Em entrevista na sede da ONU em Genebra, o chefe humanitário da Nações Unidas, Martin Griffiths, disse que espera receber garantias formais do vice-primeiro-ministro talibã de que as agências humanitárias poderão operar livremente no Afeganistão. 

Na véspera de encontro ministerial de alto nível sobre o Afeganistão, Griffiths reforça que será necessário mais de US$ 600 milhões para apoiar 11 milhões de pessoas até ao final deste ano.” (ONU News) 

Clique aqui para ver a notícia completa

 


Disparos de mísseis por Coreia do Sul e do Norte ampliam tensão de corrida armamentista

“A Coreia do Sul e a Coreia do Norte protagonizaram, na quarta-feira (15), novos episódios da corrida armamentista na península. Os dois países têm desenvolvido armas mais sofisticadas enquanto os esforços para iniciar as negociações que podem diminuir as tensões têm se mostrado infrutíferos.

Seul testou um míssil balístico lançado por submarino, tornando-se o primeiro Estado sem armas nucleares a desenvolver esse sistema. Outros países que testaram ou desenvolveram o mesmo tipo de tecnologia, incluindo Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França, Coreia do Norte e Índia, normalmente os projetaram para transportar armas nucleares.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa

 


Cinco ministros pedem demissão na Argentina após derrota eleitoral do governo

“Cinco ministros e outras autoridades do governo do presidente argentino, Alberto Fernández, colocaram seus cargos à disposição nesta quarta-feira (15). As renúncias acontecem três dias depois de a frente governista de centro-esquerda ser derrotada nas primárias legislativas, que pôs em risco sua maioria no Senado.

O ministro do Interior, Wado de Pedro, foi o primeiro a oferecer sua renúncia. Ele foi seguido por titulares das pastas da Justiça, Martín Soria; da Ciência, Roberto Salvarezza; do Meio Ambiente, Juan Cabandié; e Cultura, Tristán Bauer, considerado próximo da vice-presidente Cristina Kirchner.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa

 


Rússia e Hong Kong têm primeiras eleições após cerco à oposição

“Eleitores de toda a Rússia e de Hong Kong irão às urnas neste fim de semana pela primeira vez desde que Moscou e Pequim promoveram o esmagamento da oposição nos respectivos territórios.

Será um teste interessante para Vladimir Putin, um presidente autocrático que paradoxalmente precisa do apoio popular para manter seu esquema de poder, e para Xi Jinping, cada vez mais consolidado como o mais poderoso líder da ditadura comunista desde Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa

 


EUA e Reino Unido vão armar Austrália com submarino nuclear contra a China

“Buscando reforçar seus aliados na disputa contra a China no Indo-Pacífico, os Estados Unidos e o Reino Unido fecharam um pacto militar cujo principal objetivo é armar a Austrália com submarinos de propulsão nuclear.

O acordo foi anunciado nesta quarta (15) pelo presidente Joe Biden e pelos premiês Boris Johnson (Reino Unido) e Scott Morrisson (Austrália), em videoconferência.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa

 


Suspeito de relação com assassinato de presidente, premiê do Haiti substitui ministro da Justiça

“O governo do Haiti sofreu um novo abalo nesta quarta-feira (15), quando o primeiro-ministro, Ariel Henry, substituiu o ministro da Justiça e uma autoridade de alto escalão renunciou dizendo que não pode servir um premiê sob suspeita pelo assassinato do presidente Jovenel Moise.

Em meio a uma grave crise política, Henry trocou Rockfeller Vincent pelo ministro do Interior, Liszt Quitel, que se encarregará das duas pastas, de acordo com um comunicado publicado no Diário Oficial do Haiti.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *