Press "Enter" to skip to content

9 verdades e 1 mentira do Barão: História Mundial

0

Estimados (as) aspirantes a carreira internacional,

 

Precisamos conhecer bem o nosso passado para estarmos preparados para as situações do presente e do futuro, não é mesmo? Isso vale tanto para os acontecimentos no país quanto para o âmbito internacional. Sendo assim, o desafio de hoje será sobre a disciplina que possui exatamente esse objetivo!

Nosso grande mestre de História Mundial, Daniel Araújo, caprichou na tarefa e produziu uma relação fantástica, com alguns fatos que não são tão conhecidos da maioria. Mas o que será que não faz sentido nessa lista, meus caros?

Vejam abaixo e deem seus palpites!

 

9 verdades e 1 mentira de História Mundial:

  1. Franklin D. Roosevelt, trigésimo segundo presidente da História estadunidense, foi candidato derrotado nas eleições de 1920 e, pouco tempo depois, foi diagnosticado com poliomielite, o que não impediu sua eleição para governador de Nova York em 1928 e, posteriormente, para a Casa Branca, marcando seu nome como um dos principais políticos da História do século XX.
  1. Eva Perón, antes de se tornar primeira dama da Argentina, foi atriz. Evita começou sua carreira no cinema com o filme Segundos Afuera, lançado no país em 1937. Aproveitando a força do rádio naqueles tempos, decidiu dedicar-se as populares radionovelas e, em pouco tempo, tornou-se uma das mais bem pagas atrizes da Argentina. Em 1943, antes mesmo de conhecer Juan Domingo Perón, iniciou a sua carreira na política ao liderar o Sindicato Argentino de Rádio.
  1. Intitulando-se a quarta lâmina do comunismo mundial, o professor universitário Abmael Guzmán liderou o grupo marxista-leninista peruano Sendero Luminoso, que é considerado, por muitos, o mais letal movimento guerrilheiro comunista de toda a América Latina. Atualmente, encontra-se encarcerado na prisão de segurança máxima da Base Naval da Marinha de Guerra do Peru, construída especialmente para abrigar Abimael.
  1. Integrante mais destacado da Frente Sandinista de Libertação Nacional, Daniel Ortega foi eleito para seu terceiro mandato consecutivo no Executivo nacional nicaraguense. Afastado do discurso radical dos tempos em que ajudou na queda da Família Somoza, Ortega hoje tem excelentes relações econômicas com os Estados Unidos e é apoiado por importantes setores da Igreja Católica.
  1. Advogado de formação, o revolucionário russo Vladimir Ilyich Ulyanov, de família conservadora liberal, entrou em contato com a repressão política ainda na adolescência, quando seu irmão Alexander se envolveu em uma tentativa fracassada de assassinato do Alexandre III. A execução de seu irmão pelo czarismo teve grande impacto na formação do futuro líder da URSS.
  1. Em seus tempos de jornalista, Benito Mussolini esteve envolvido na edição de dois jornais socialistas: o L’Avvenire del Lavoratore e o Lotta di classe. Filho de um fervoroso ferreiro socialista, Mussolini rompe com as esquerdas por ocasião da Primeira Guerra Mundial, uma vez que defendia uma neutralidade ativa por parte da Itália, contra a orientação da II Internacional de absoluta neutralidade diante do conflito de 1914.
  1. Fonte de inspiração do deputado Paulinho da Força, o Solidarność é uma federação sindical polaca fundada em 1980, tornando-se protagonista das ações que levaram ao desgaste e a posterior queda do regime comunista local. Seu polêmico líder, Lech Wałęsa, venceu as primeiras eleições presidenciais livres após a queda da República Popular da Polônia, não conseguindo a reeleição. Desde então seu nome está envolvido em diversos escândalos, que vão desde corrupção até o envolvimento com a espionagem do regime comunista nos anos 1970.
  1. Ronald Reagan, quadragésimo presidente da história estadunidense, foi ator antes de entrar na política, o que rendeu uma piada no filme “De Volta para o Futuro”. No primeiro longa da franquia, lançado em 1985, a versão jovem do Doutor Brown não consegue acreditar que Reagan um dia poderia ser comandante do país, resistindo a ideia de que George McFly teria vindo do futuro para a cidade de Hill Valley dos anos 1960. De forma surpreendente, o presidente que liderava uma cruzada mundial contra o comunismo soviético naqueles tempos, se divertiu com a cena. Aproveitando-se da publicidade positiva, Reagan cita o filme em seu discurso para o Congresso de 1986.
  1. As mais de quarenta organizações anticastristas sediadas em Miami intensificaram suas ações contra a Ilha caribenha nos anos 1990, incentivando, por meio de folhetos, a queima de colheitas inteiras de cana-de-açúcar por exemplo. É nesse contexto que Fidel Castro lança Rede Vespa, uma operação que infiltrou um grupo de doze homens e duas mulheres espiões em grupos como o Hermanos Al Rescate e a Alpha 66. Descoberta pelo FBI em 1998, a operação foi dissolvida. Em 2014, três dos cinco detidos pelo governo estadunidense foram libertados em um contexto de retomada das relações diplomáticas entre Havana e Washington.
  1. Em seu décimo terceiro álbum de estúdio (Dance of Death), a banda britânica Iron Maiden lança uma música sobre a batalha de Paschendale, também conhecida como “A Terceira Batalha de Ypres”, uma das maiores da Primeira Guerra Mundial. O conflito se deu pelo controle da vila de Paschendale, perto da cidade de Ypres, na Bélgica. Após a vitória em novembro de 1917, ingleses, canadenses e australianos conseguiram romper a linha de defesa alemã, abrindo caminho à costa belga, onde estavam instaladas bases de submarinos alemães.

 

Em breve, colocarei o gabarito aqui!

 

[Atualização em 05 de maio: a mentira é o número 3.]

 

 

Participação especial neste post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *