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Sabatina do Barão | Política Internacional – Edição especial CACD 2022

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Caras e caros CACDistas,

Hoje é o dia da edição especial da nossa sabatina de Política Internacional!

A seguir, vocês podem conferir as questões objetivas da disciplina e, logo abaixo, podem acessar à live de correção e explicações do professor Paulo Velasco sobre cada item e os temas abordados. Assistam e aproveitem bem as orientações e dicas para seus estudos.

 


QUESTÃO 01

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) configura aliança militar constituída no contexto da Guerra Fria, mas que mantém grande peso e influência sobre a dinâmica internacional contemporânea, inclusive como tem se visto no âmbito do conflito entre Rússia e Ucrânia. Sobre o tema julgue (C ou E):

I. Tendo sido criada em 1949 pelo Tratado de Washington, cujo artigo 5º afirma a lógica da defesa coletiva, a OTAN passou por importante expansão ao longo das décadas, com a incorporação de novos membros como Turquia e a Alemanha nos anos 1950 e Espanha e Portugal nos anos 1980. Ainda na década de 1990 houve a primeira expansão para o leste europeu com a incorporação de Polônia, Hungria e República Tcheca.

II. Além da expansão de seus membros, a OTAN adotou novos Conceitos Estratégicos no Pós-Guerra Fria, pelos quais assumia responsabilidades com a defesa da estabilidade e da democracia no espaço europeu, além de comprometer-se a promover missões com finalidades humanitárias, inclusive para além das fronteiras dos membros.

III. Montenegro e Macedônia do Norte, admitidos em 2017 e 2020, ampliaram a presença de ex-repúblicas iugoslavas na aliança militar, em um contexto marcado pelo avanço das negociações também com ex-repúblicas soviéticas como Moldávia e Georgia, provocando críticas crescentes da Rússia, que passou a exigir a interrupção do avanço da OTAN, especialmente em direção à Ucrânia.

IV. Dentre as ações militares de força levadas a cabo pela OTAN nas últimas duas décadas destacam-se o Afeganistão, onde a missão foi encerrada em agosto de 2021, e a Líbia, onde os bombardeios da aliança foram autorizados pela resolução 1973 (2011) do CSNU.

 

QUESTÃO 02

Em 2021 o comércio exterior brasileiro alcançou uma corrente de US$ 500 bilhões de dólares, com superávit histórico de mais de US$ 60 bilhões. Sobre as trocas comerciais com parceiros e blocos, julgue (C ou E):

I. A relação comercial com a União Europeia revelou importante recuperação em 2021, mantendo-se à frente das trocas com os Estados Unidos. Apesar do bom desempenho das exportações, o Brasil ainda apresenta saldo comercial negativo nas trocas, característica nos últimos dez anos.

II. Em 2021, as trocas com a Argentina tiveram importante recuperação em comparação com o ano de 2020, mas ainda mantém-se distantes da corrente comercial do início da década passada. Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil foi deficitário na relação, fenômeno que pode ser atribuído às instabilidade econômicas do país vizinho que limitam amplamente sua capacidade importadora.

III. O comércio com a China bateu novo recorde no ano passado, tendo ultrapassado a corrente de US$ 130 bilhões, com um superávit de US$ 40 bilhões, o maior da história do país com qualquer parceiro. O continente asiático como um todo respondeu por quase metade das trocas do Brasil com o resto do mundo em 2021.

IV. Um dos melhores resultados do ano passado apresentou-se no comércio com os Estados Unidos, que cresceu mais de 40% em comparação a 2020 e permitiu ao Brasil reverter a tendência deficitária nas trocas que vinha dos anos anteriores.

 

QUESTÃO 03

A COP 26 realizada em Glasgow ao final de 2021 foi a principal conferência climática desde a COP XV de Paris, tendo contribuído para o fortalecimento do próprio Acordo de Paris e representado avanços em face das últimas conferências. Sobre o tema julgue C ou E:

I. O Brasil apoio a Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra, inciativa liderada pelo Reino Unido e que inclui países que respondem por cerca de 85% das florestas do planeta objetiva acabar com o desmatamento até 2030, sem, contudo, diferenciar entre desmatamento legal ou ilegal.

II. Apesar do apoio à Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra, a diplomacia brasileira questionou a não inclusão de referências ao poder das comunidades locais, incluindo os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, que geralmente são afetados de forma negativa pela exploração comercial e degradação das florestas. O texto incorporou, no entanto, promessas de restruturação de políticas agrícolas e programas para reduzir a fome.

III. A pressão de grupo dos países mais vulneráveis resultou na criação de uma estrutura de financiamento exclusiva para perdas e danos, apesar das resistências iniciais de países desenvolvidos como os Estados Unidos. Esse esforço soma-se ao compromisso antigo de um fundo de US$ 100 bilhões por ano que já deveria estar disponível desde 2020, mas ainda não foi alcançado.

IV. Outro importante documento aprovado na COP26 foi o Compromisso Global de Metano, iniciativa capitaneada pelos Estados Unidos e pela União Europeia e que aponta para a redução das emissões do gás metano em 30% até 2030, gás considerado como mais nocivo à atmosfera do que o CO2. O Brasil optou por participar da iniciativa, em prova inequívoca do seu compromisso com a redução de emissões compatível com suas NDCs, sendo que cerca de 3/4 das emissões de metano no país provêm da atividade agropecuária.


 

CORREÇÃO E COMENTÁRIOS DO PROFESSOR:

 

 

GABARITO:

Questão 1: ECEC

Questão 2: CECE

Questão 3: CEEC


 

Colaboração especial neste post:

 

Paulo Velasco

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, mestre em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio e bacharel em Direito pela UERJ. É professor de Política Internacional na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e nos demais cursos da área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.

 

 

Continuem treinando com orientações do professor, no modelo da prova, para a 1ª Fase do CACD!

 

É possível realizar a matrícula no curso de duas formas: pelo site ou pelas unidades.

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