Sabatina do Barão | História do Brasil – Gabarito comentado #1

Estimadas e estimados aspirantes a diplomata,

Chegou a vez da nossa sabatina de História do Brasil!

Quais são os itens certos e/ou errados na questão abaixo sobre a política externa do II Império?

QUESTÃO:

Com relação a política externa do II Império, julgue (C ou E) os itens seguintes.

I. Em tempos de hegemonia brasileira na Bacia do Prata, o Paraguai de Carlos López era o maior parceiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros, firmando acordos favoráveis ao Império em troca de empréstimos vultosos mediados por José Maria da Silva Paranhos.
II. Diante do fracasso das Colônias de Parceria e a consequente proibição da imigração de prussianos para o Brasil, em 1859 uma solução apresenta-se como alternativa a vinda de europeus: o comerciante Manuel de Almeida Cadoso traz 300 chineses de Cingapura inaugurando uma colônia sino-brasileira em Campinas.
III. Ministro dos EUA no Rio de Janeiro, o general Webb rompe relações entre a pioneira república americana e o Brasil, declarando o governo imperial sua inconformidade com os atos de um agente que emprega “de preferência a linguagem violenta, o insulto e a ameaça”.
IV. Em tempos de contestação ao Império, sendo o lançamento do Manifesto Republicano um símbolo, o Império do Brasil rejeita a cessão de asilo a líderes da malograda Comuna de Paris em maio de 1871.

 

Comentários do professor

No vídeo abaixo, vocês podem conferir as respostas e os comentários do caríssimo professor Daniel Araújo sobre cada item da questão. Confiram e aproveitem todas as explanações!

 

GABARITO: EECE

 

Continuem treinando com orientações do professor, no modelo da prova objetiva de História do Brasil no CACD! 

 

Colaboração especial neste post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *