Prosa com o Barão | Angelo e Francisco, aprovados no CACD 2018

Prosa com o Barão | Angelo e Francisco, aprovados no CACD 2018

Queridas pupilas e queridos pupilos,

No último dia 1º de fevereiro, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) deu boas-vindas aos mais novos e novas diplomatas brasileiros. Nessa ocasião, os vinte e seis aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2018 tomaram posse no cargo de Terceiro-Secretário – classe inicial da carreira – e ingressaram no tão esperado Curso de Formação do Instituto Rio Branco (IRBr), cujas aulas tiveram início nesta semana.

Dessa nova turma de representantes do nosso país, fazem parte o Angelo dos Santos e o Francisco Santos, dois ex-pupilos muito queridos, que, assim como os demais aprovados, encheram o bigodudo aqui de muito orgulho! Além da aprovação no CACD, eles colecionam algumas coincidências curiosas: ambos são de Minas Gerais, cursaram Direito na UFMG, fazem parte da mesma família (são primos!) e conquistaram as duas primeiras colocações no concurso! Haja sincronia nessa dupla…

Conheçam um pouco mais de suas histórias a seguir.

 

Francisco é natural de Belo Horizonte e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no começo de 2016. No final desse mesmo ano, decidiu começar a se preparar para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), após passar um período estudando para concursos da área jurídica. Em 2017, realizou o CACD pela primeira vez e obteve a segunda nota mais alta na Primeira Fase. No ano seguinte, continuou os estudos e participou novamente da seleção, sendo aprovado em 1º lugar.

 

Angelo também é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como advogado durante quinze anos, antes de começar a se preparar para o CACD. Iniciou seus estudos para essa seleção no final de 2015 e passou três anos se preparando. No CACD 2017, que ofereceu 22 vagas de ampla concorrência, Angelo ficou na 23ª colocação por uma diferença de pontuação bem pequena. Contudo, isso não o desanimou, e ele permaneceu estudando com afinco. Assim, a aprovação veio logo no concurso seguinte, com a segunda colocação mais alta.

 

Tendo em vista o excelente desempenho do Francisco e do Angelo no CACD 2018, convidei-os para dois dedos de prosa sobre suas jornadas até o tão sonhado ingresso no Itamaraty. A conversa foi baseada em perguntas que vocês enviaram pela rede Instagram, há alguns dias, quando lá perguntei: “se vocês pudessem fazer perguntas para os dois primeiros colocados no último CACD, o que vocês perguntariam”? Sendo assim, eles vieram responder a essas questões e compartilhar suas experiências de estudos e preparação especialmente com vocês, meus caros. Aproveitem as explicações e inspirem-se nos relatos desses dois caríssimos novos diplomatas!

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?