Por onde começar? – Língua Portuguesa no CACD

Por onde começar? – Língua Portuguesa no CACD

Mancebos e moçoilas,

Chegou a vez de verificarmos quais são as melhores formas de iniciar – ou reiniciar, no caso dos veteranos – a preparação em Língua Portuguesa para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Essa é uma disciplina que se destaca pela sua própria natureza, afinal de contas, o contato com seu conteúdo é uma constante em nossas vidas a partir da alfabetização. Contudo, devemos lembrar que o CACD possui regras e exigências bem peculiares, fazendo com que os estudos da matéria não possam ser considerados como algo simplório.

O conteúdo programático de Português é um dos mais sucintos do edital do concurso e, talvez por isso, um tanto quanto amplo e genérico em relação aos tópicos de estudo. Os temas se dividem em apenas duas partes, com alguns assuntos especificados em cada uma delas. Confiram a relação:

1 Língua portuguesa (modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil): 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário.

2 Leitura e produção de textos: 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.

Tradicionalmente, a Língua Portuguesa apresenta um peso considerável no certame como um todo. Em termos estruturais, o exame objetivo da Primeira Fase é composto por dez questões de interpretação de textos, combinando gramática e literatura. Já a prova discursiva da Segunda Fase consiste em uma dissertação de 600 a 650 palavras e dois exercícios de interpretação de 120 a 150 palavras. Assim sendo, é necessário que os candidatos estabeleçam um plano de estudos que seja capaz de atender às necessidades específicas de ambos momentos do processo seletivo.

Para auxiliá-los nessa tarefa, nossa dupla de mestres de Língua Portuguesa, especializados no CACD, veio especialmente trazer orientações sobre as estratégias adequadas para a estruturação do aprendizado e da preparação nessa disciplina. Na primeira parte, a professora Isabel Vega fornece dois tipos de dicas de estudos para a prova objetiva, um para os CACDistas iniciantes e outro para os veteranos, que estão se preparando para o certame a mais tempo. Em seguida, temos as explicações enriquecedoras do professor Fernando Entratice a respeito da avaliação discursiva e da atividade de produção textual. Assistam aos vídeos, e aproveitem ao máximo todas as coordenadas, meus caros!

GUIAS DE ESTUDOS CITADOS PELO PROFESSOR:

1. Guia do Filhote de Gnu (CACD 2013): http://bit.do/filhotedegnu

2. Guia do Calango Lumbrera (CACD 2014): http://bit.do/calangolumbrera

3. Guia do Orlando Lagartixa (CACD 2015): http://bit.do/orlandolagartixa

4. Guia do Texugo Melívoro (CACD 2016): http://bit.do/texugomelivoro

5. BÔNUS: O Calango Comentado: http://bit.do/ocalangocomentado

 

Participações especiais neste post:

Fernando Entratice – Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona a disciplina de Técnicas de Redação em Português, com ampla experiência na análise de correções da banca Cespe/UnB, nos cursos preparatórios para Diplomacia e outras carreiras internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Isabel Vega – Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leciona a disciplina de Língua Portuguesa no Colégio Pedro II e nos cursos preparatórios para Diplomacia e outras carreiras internacionais do Damásio Educacional – Clio.

 

 

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