Por onde começar? – Língua Portuguesa no CACD

Por onde começar? – Língua Portuguesa no CACD

[Atualizado em maio/2019]

 

Mancebos e moçoilas,

Chegou a vez de verificarmos quais são as melhores formas de iniciar – ou reiniciar, no caso dos veteranos – a preparação em Língua Portuguesa para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Essa é uma disciplina que se destaca pela sua própria natureza, afinal de contas, o contato com seu conteúdo é uma constante em nossas vidas a partir da alfabetização. Contudo, devemos lembrar que o CACD possui regras e exigências bem peculiares, fazendo com que os estudos da matéria não possam ser considerados como algo simplório.

O conteúdo programático de Português é um dos mais sucintos do edital do concurso e, talvez por isso, um tanto quanto amplo e genérico em relação aos tópicos de estudo. Os temas se dividem em apenas duas partes, com alguns assuntos especificados em cada uma delas: 1) Língua Portuguesa (modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil) e 2) leitura e produção de textos.

➡ Vocês podem baixar o programa esquematizado da disciplina neste link: Língua Portuguesa PDF

Tradicionalmente, a Língua Portuguesa apresenta um peso considerável no certame como um todo. Em termos estruturais, o exame objetivo da Primeira Fase é composto por dez questões de interpretação de textos, combinando gramática e literatura. Já a prova discursiva da Segunda Fase consiste em uma dissertação de 600 a 650 palavras e dois exercícios de interpretação de 120 a 150 palavras. Assim sendo, é necessário que os candidatos estabeleçam um plano de estudos que seja capaz de atender às necessidades específicas de ambos momentos do processo seletivo.

Para auxiliá-los nessa tarefa, nossa dupla de mestres de Língua Portuguesa, especializados no CACD, veio especialmente trazer orientações sobre as estratégias adequadas para a estruturação do aprendizado e da preparação nessa disciplina. Na primeira parte, a professora Isabel Vega fornece dois tipos de dicas de estudos para a prova objetiva, um para os CACDistas iniciantes e outro para os veteranos, que estão se preparando para o certame a mais tempo. Em seguida, temos as explicações enriquecedoras do professor Fernando Entratice a respeito da avaliação discursiva e da atividade de produção textual.

Assistam aos vídeos abaixo, e aproveitem ao máximo todas as coordenadas, meus caros!

 

GUIAS DE ESTUDOS CITADOS PELO PROFESSOR:

1. Guia do Filhote de Gnu (CACD 2013)

2. Guia do Calango Lumbrera (CACD 2014)

3. Guia do Orlando Lagartixa (CACD 2015)

4. Guia do Texugo Melívoro (CACD 2016)

5. BÔNUS: O Calango Comentado

 

Participações especiais neste post:

Fernando Entratice – Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona a disciplina de Técnicas de Redação em Português, com ampla experiência na análise de correções da banca Cespe/UnB, nos cursos preparatórios para Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.

Isabel Vega – Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leciona a disciplina de Língua Portuguesa no Colégio Pedro II e nos cursos preparatórios para Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.

 

 

⬇ VEJA AS ORIENTAÇÕES PARA AS DEMAIS DISCIPLINAS! ⬇

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?