Por onde começar? – Língua Inglesa no CACD

Por onde começar? – Língua Inglesa no CACD

[Atualizado em maio/2019]

 

Queridas e queridos CACDistas,

Os estudos das línguas estrangeiras são vistos como um grande desafio por boa parte dos candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Nesse contexto, a Língua Inglesa possui um destaque ainda maior, pois é o único idioma estrangeiro requerido em duas etapas do certame. Até 2016, a disciplina aparecia na Primeira e na Terceira Fase; o concurso de 2017, porém, moveu sua prova discursiva para a Segunda Fase, junto à Língua Portuguesa. Tal modificação veio acompanhada de outras novidades importantes, que veremos a seguir.

Podemos dizer que as peças-chave das provas de Língua Inglesa no CACD são os textos. Na primeira etapa, as questões objetivas se baseiam inteiramente em interpretações textuais, que versam sobre os mais variados assuntos, tais como diplomacia, história, política internacional, mercado financeiro, ciência, história da arte, entre outros. Ademais, de forma indireta, as assertivas demandam conhecimentos de gramática e vocabulário no âmbito das temáticas trabalhadas.

Por sua vez, o exame discursivo da Segunda Fase consiste na atividade de produção textual em quatro formatos: redação, tradução, versão e resumo. Os temas, contudo, guardam alguma semelhança com aqueles tratados na Primeira Fase. Vale destacar que, como falado acima, a formatação desta etapa apresentou algumas mudanças significativas no CACD 2017. Uma das mais importantes foi a divulgação dos critérios de avaliação, que tornou esse aspecto da seleção mais transparente e permitiu aos postulantes identificar suas falhas e sucessos com maior precisão.

➡ Vocês podem baixar o programa esquematizado da disciplina neste link: Língua Inglesa PDF

Diante dessas particularidades da Língua Inglesa no concurso, descobrir a melhor maneira de estudar e se preparar é fundamental. Por isso, nossa dupla de mestres especializados traz as suas contribuições para norteá-los nessa tarefa. Na primeira parte, vocês podem conferir as coordenadas da professora Manoela Assayag sobre os conteúdos da prova objetiva e, em seguida, as explanações do professor Rodrigo Armstrong a respeito da estrutura e composição da prova escrita. Assistam e aproveitem ao máximo, pupilos!

 

Participações especiais neste post:

Manoela Assayag – Doutora em Relações Internacionais e Ciência Política e Mestre em Estudos Internacionais e Ciência Política pelo Institut de Hautes Études Internationales et du Développement (IHEID) em Genebra, Suíça. Professora de Língua Inglesa na área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.

Rodrigo Armstrong – Graduado em Relações Internacionais pela Tufts University (Estados Unidos) e Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Língua Inglesa na área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.

 

 

⬇ VEJA AS ORIENTAÇÕES PARA AS DEMAIS DISCIPLINAS! ⬇

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?