Por onde começar? – Língua Francesa no CACD

Por onde começar? – Língua Francesa no CACD

Caros pupilos e pupilas,

No Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), a Língua Francesa é abordada apenas na Terceira Fase e, por isso, possui um peso bem menor em relação as outras matérias. No entanto, isso não é motivo para descuidar dos estudos de Francês, afinal, seu exame possui caráter tanto eliminatório como classificatório no processo seletivo.

A disciplina tem sido cobrada regularmente desde 2009, assim como a Língua Espanhola. De lá para cá, a prova já foi realizada em três modelos diferentes: questões discursivas pontuais de interpretação de texto (2009 a 2013); perguntas objetivas do tipo “certo ou errado” (2014 a 2016); e o atual exame discursivo, introduzido em 2017, composto pelas atividades de resumo e versão.

Atualmente, o programa da disciplina é um dos mais sucintos de todo o edital, e refere-se mais à estrutura da prova do que ao conteúdo da matéria propriamente dito. As especificações se resumem em dois tópicos:

1 Elaboração de resumo, em francês, a partir de texto escrito em língua francesa, em que serão avaliadas a capacidade de síntese e de reelaboração em um registro culto.

 

2 Versão (tradução) de um texto do português para o francês, em que serão avaliados a fidelidade ao texto-fonte, o respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte e a correção morfossintática e lexical.

➡ Vocês podem baixar o programa esquematizado da disciplina neste link: Língua Francesa PDF

Vale destacar que esse padrão de provas discursivas já foi utilizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr) no passado, como parte do antigo Exame Vestibular ao Curso de Preparação à Carreira de Diplomata. Nos Anuários do IRBr de 1980 a 1990, por exemplo, estão disponíveis alguns exercícios de tradução que foram requeridos pela instituição naquela época. Aconselho vocês a darem uma olhadela nesse conteúdo para conhecerem e se familiarizarem com esse tipo de questão!

Além disso, para auxiliá-los a estruturar os estudos de forma objetiva e eficiente, nosso estimado professor de Língua Francesa, Frédéric Estève vem explicar as particularidades da prova e dar orientações sobre a melhor forma de iniciar a preparação nessa matéria. Assistam e aproveitem bem as dicas do mestre no vídeo abaixo!

 

Participação especial neste post:

Frédéric EstèveTitular do Master Executivo do Institut d’Administration des Entreprises d’Aix-en-Provence e professor de Língua Francesa nos cursos da área de Diplomacia do Damásio Educacional – Clio.

 

 

⬇ VEJA AS ORIENTAÇÕES PARA AS DEMAIS DISCIPLINAS! ⬇

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?