Por onde começar? – História Mundial no CACD

Por onde começar? – História Mundial no CACD

Caros e caras aprendizes,

Se formos comparar os conteúdos cobrados pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) em relação a História do Brasil (HB) e a História Mundial (HM), veremos que os temas dessa são muito mais vastos e robustos que os tópicos daquela. A própria natureza das disciplinas explica essa diferença. Porém, mesmo após passar a ser requerida apenas na prova objetiva da Primeira Fase, em 2005, a matéria de HM continuou tendo uma relevância significativa no certame. No último concurso, por exemplo, História Mundial possuiu o segundo maior número de questões no exame (assim como HB), com onze perguntas versando exclusivamente sobre as temáticas dessa área do conhecimento.

No que se refere ao conteúdo programático propriamente dito, o edital de 2017 dividiu a disciplina em sete partes principais, com diversos subitens específicos em cada uma delas. Vejam a relação completa:

  1. Estruturas e ideias econômicas: 1.1 Da Revolução Industrial ao capitalismo organizado: séculos XVIII a XX. 1.2 Características gerais e principais fases do desenvolvimento capitalista (desde aproximadamente 1780). 1.3 Principais ideias econômicas: da fisiocracia ao liberalismo. 1.4 Marxismo. 1.5 As crises e os mecanismos anticrise: a Crise de 1929 e o “New Deal”. 1.6 A prosperidade no segundo pós-guerra. 1.7 O “Welfare State” e sua crise. 1.8 O Pós-Fordismo e a acumulação flexível.
  2. Revoluções: 2.1 A Revolução Francesa e as revoluções burguesas. 2.2 Processos de independência na América; militarismo e caudilhismo. 2.3 Conceitos e características gerais das revoluções contemporâneas. 2.4 Anarquismo. 2.5 Socialismo. 2.6 Revoluções no século XX: Rússia e China. 2.7 Revoluções na América Latina: os casos do México e de Cuba.
  3. As relações internacionais: 3.1 Modelos e interpretações. 3.2 O Concerto Europeu e sua crise (1815-1918): do Congresso de Viena à Santa Aliança e à Quádrupla Aliança, os pontos de ruptura, os sistemas de Bismarck, as Alianças e a diplomacia secreta. 3.3 As rivalidades coloniais. 3.4 A questão balcânica (incluindo antecedentes e desenvolvimento recente). 3.5 Causas da Primeira Guerra Mundial. 3.6 Os 14 pontos de Wilson. 3.7 A Paz de Versalhes e a ordem mundial resultante (1919-1939). 3.8 A Liga das Nações. 3.9 As causas da Segunda Guerra Mundial. 3.10 As conferências de Moscou, Teerã, Ialta, Potsdam e São Francisco e a ordem mundial decorrente. 3.11 Bretton Woods. 3.12 O Plano Marshall. 3.13 A Organização das Nações Unidas. 3.14 A Guerra Fria: a noção de bipolaridade (de Truman a Nixon). 3.15 Os conflitos localizados. 3.16 A “détente”. 3.17 A “segunda Guerra Fria” (Reagan-Bush). 3.18 A crise e a desagregação do bloco soviético.
  4. Colonialismo, imperialismo, políticas de dominação: 4.1 O fim do colonialismo do Antigo Regime. 4.2 A nova expansão europeia. 4.3 Os debates acerca da natureza do Imperialismo. 4.4 A partilha da África e da Ásia. 4.5 O processo de dominação e a reação na Índia, China e Japão. 4.6 A descolonização. 4.7 A Conferência de Bandung. 4.8 O Não-Alinhamento. 4.9 O conceito de Terceiro Mundo.
  5. A evolução política e econômica nas Américas: 5.1 A expansão territorial nos EUA. 5.2 A Guerra de Secessão. 5.3 A constituição das identidades nacionais e dos Estados na América Latina. 5.4 A doutrina Monroe e sua aplicação. 5.5 A política externa dos EUA na América Latina. 5.6 O Pan-Americanismo. 5.7 A OEA e o Tratado do Rio de Janeiro. 5.8 As experiências de integração nas Américas.
  6. Ideias e regimes políticos: 6.1 Grandes correntes ideológicas da política no século XIX: liberalismo e nacionalismo. 6.2 A construção dos Estados nacionais: os casos da Alemanha e da Itália. 6.3 Grandes correntes ideológicas da política no século XX: democracia, fascismo, comunismo. 6.4 Ditaduras e regimes fascistas. 6.5 O novo nacionalismo e a questão do fundamentalismo contemporâneo. 6.6 O liberalismo no século XX.
  7. A vida cultural: 7.1 O movimento romântico. 7.2 A cultura do imperialismo. 7.3 As vanguardas europeias. 7.4 O modernismo. 7.5 A pós-modernidade.

A boa notícia é que existem muitos e muitos livros que abordam todos esses temas e podem servir de base para o estudo teórico de cada assunto. Alguns deles são mais apropriados para o aprendizado direcionado ao CACD e às exigências da banca, mas identificá-los não é das tarefas mais fáceis. Por esse motivo, hoje, contamos com a grande sabedoria e experiência do mestre de História João Daniel para mostrar o caminho das pedras na vasta bibliografia de História Mundial e orientar os pupilos e pupilas iniciantes nessa jornada ‘ceacediana’!

Confiram as orientações do professor:

 

Participação especial neste post:

avatar_jd

 

João Daniel de Almeida – Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professor de História do Brasil e de História Mundial na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

 

 

VEJA TAMBÉM:

Por onde começar? – História do Brasil no CACD

Por onde começar? – Política Internacional no CACD

Por onde começar? – Direito Internacional no CACD

Por onde começar? – Geografia no CACD

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?