Por onde começar? – História Mundial no CACD

Por onde começar? – História Mundial no CACD

[Atualizado em maio/2019]

 

Caros e caras aprendizes,

Se formos comparar os conteúdos cobrados pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) em relação a História do Brasil (HB) e a História Mundial (HM), veremos que os temas dessa são muito mais vastos e robustos que os tópicos daquela. A própria natureza das disciplinas explica essa diferença. Porém, mesmo após passar a ser requerida apenas na prova objetiva da Primeira Fase, em 2005, a matéria de HM continuou tendo uma relevância significativa no certame. No último concurso, por exemplo, História Mundial possuiu o segundo maior número de questões no exame (assim como HB), com onze perguntas versando exclusivamente sobre as temáticas dessa área do conhecimento.

No que se refere ao conteúdo programático propriamente dito, o edital de 2018 dividiu a disciplina em sete partes principais: Estruturas e ideias econômicas; Revoluções; As relações internacionais; Colonialismo, imperialismo, políticas de dominação; A evolução política e econômica nas Américas; Ideias e regimes políticos; e A vida cultural.

➡ Vocês podem baixar o programa esquematizado da disciplina neste link: História Mundial PDF.

A boa notícia é que existem muitos e muitos livros que abordam todos esses temas e podem servir de base para o estudo teórico de cada assunto. Alguns deles são mais apropriados para o aprendizado direcionado ao CACD e às exigências da banca, mas identificá-los não é das tarefas mais fáceis. Por esse motivo, hoje, contamos com o professor João Daniel para mostrar o caminho das pedras na vasta bibliografia de História Mundial e orientar os pupilos e pupilas iniciantes nessa jornada ‘ceacediana’!

Confiram as orientações do professor:

 

Participação especial neste post:

João Daniel de Almeida – Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor das disciplinas de História do Brasil e História Mundial.

 

 

⬇ VEJA AS ORIENTAÇÕES PARA AS DEMAIS DISCIPLINAS! ⬇

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?