Por onde começar? – Direito Internacional no CACD

Por onde começar? – Direito Internacional no CACD

Estimadas e estimados,

Com vistas na próxima edição do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) – cujo edital deve ser publicado logo logo – damos continuidade a série Por Onde Começar?, com as orientações dos mestres e mestras mais-que-especializados nesse certame. Assim, vocês já podem organizar (ou reorganizar, no caso dos ceacedistas veteranos) os estudos de forma mais direcionada e concentrar a atenção nos pontos iniciais que são realmente importantes para uma preparação eficaz!

Hoje, falamos sobre a disciplina de Direito Internacional Público (DIP), que está presente em duas etapas do processo seletivo – primeira (objetiva) e terceira (discursiva). Seu conteúdo programático requerido pelo último edital manteve basicamente o padrão praticado nos anos anteriores. Trata-se de um programa de extensão razoável, com oito temáticas principais. São elas: 1) Caráter jurídico do Direito Internacional Público; 2) Fontes do DIP; 3) Sujeitos do DIP; 4) Solução pacífica de controvérsias internacionais (artigo 33 da Carta da ONU); 5) Direito internacional dos direitos humanos; 6) Direito da integração; 7) Direito do comércio internacional e 8) Cooperação jurídica internacional em matéria penal. A maior parte desses temas divide-se ainda em subitens, com aspectos bastante específicos.

Diante dessa complexidade de assuntos e informações, qual seria a melhor forma de iniciar os estudos para essa matéria? Quais leituras realizar e que tipos de atividades são mais indicadas para a absorção do conteúdo? Nosso estimado professor de Direito Internacional com ênfase no CACD, Guilherme Bystronski, traz as respostas para todas essas perguntas! Assistam, abaixo, as suas explicações e anotem as dicas valiosas que o mestre deixou, especialmente em relação à bibliografia, meus caros! 😉

 

Participação especial neste post:

avatar_bystronsky-c

 

Guilherme Bystronski – Mestre em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor de Direito Internacional Público na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

 

 

VEJA TAMBÉM:

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?