Por onde começar? – Política Internacional no CACD

Por onde começar? – Política Internacional no CACD

[Atualizado em maio/2019]

 

Meus queridos e minhas queridas,

No Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), a disciplina de Política Internacional é uma das disciplinas de maior peso e aparece em duas etapas. Na Primeira Fase, a prova objetiva é composta por doze questões no modelo “certo ou errado” – o maior número de questões do exame.  A segunda avaliação da matéria ocorre na Terceira Fase, com quatro questões dissertativas, sendo duas com limite de 90 linhas e duas com extensão máxima de 60 linhas para resposta.

Seu conteúdo programático é robusto tanto em quantidade como em qualidade. Ao todo, são vinte e um itens que versam sobre os mais variados temas das relações internacionais, desde Política Externa Brasileira até tópicos de atualidades da agenda mundial, tais como meio ambiente, segurança internacional, direitos humanos, entre outros.

➡ Vocês podem baixar o programa esquematizado da disciplina neste link: Política Internacional PDF

Diante disso, o estimado mestre Tanguy Baghdadi vem orientá-los quanto à melhor forma de colocar ordem na casa e iniciar – ou reiniciar – o aprendizado da matéria de forma organizada e coesa. Vejam as coordenadas do professor a seguir! 🙂

 

Participação neste post:

Tanguy Baghdadi – Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ). Professor de Política Internacional e Coordenador Científico nos cursos da área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.

 

 

⬇ VEJA AS ORIENTAÇÕES PARA AS DEMAIS DISCIPLINAS! ⬇

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?