Por onde começar? – Política Internacional no CACD

Por onde começar? – Política Internacional no CACD

Meus queridos e minhas queridas,

As provas do CACD 2017 passaram e logo o processo seletivo será finalizado, com a divulgação do novo time de diplomatas do nosso Brasil!

Em paralelo, para os pupilos que continuam na caminhada rumo ao Itamaraty, bem como os que estão iniciando a jornada agora, o foco é o CACD 2018! Como sabemos, a preparação para esse concurso deve ocorrer a longo prazo e de forma bem planejada. Portanto, quanto antes for dada a largada nos estudos, melhor! Essa orientação se faz ainda mais necessária se lembrarmos que o próximo certame possivelmente terá um calendário mais enxuto, já que, em anos de eleições, o concurso tem seguido um cronograma que termina ainda no primeiro semestre, a exemplo de 2014.

Assim sendo, retomamos a série “Por onde começar?”, iniciada há algumas semanas com o intuito de ajudá-los neste momento de (re) organização dos estudos. Para tanto, contaremos com a sabedoria inigualável dos nossos mestres colaboradores, que trarão orientações e conselhos supimpas para a preparação de todos os CACDistas, sejam iniciantes ou veteranos!

A disciplina da vez é Política Internacional (PI), que aparece em duas etapas do concurso – Primeira e Terceira Fases. Seu conteúdo programático é robusto tanto em quantidade como em qualidade: são vinte e um itens que versam sobre os mais variados temas das relações internacionais, desde Política Externa Brasileira até tópicos de atualidades da agenda mundial (meio ambiente, segurança internacional, direitos humanos, entre outros). Diante disso, o estimado mestre Tanguy Baghdadi vem orientá-los quanto à melhor forma de colocar ordem na casa e iniciar – ou reiniciar – o aprendizado da matéria de forma organizada e coesa (e sem necessidade de arrancar os cabelos!).

Vejam as coordenadas do professor a seguir! 🙂

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Tanguy Baghdadi

Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RJ). Professor de Política Internacional e Coordenador Científico nos cursos preparatórios da área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?