Por onde começar? – História do Brasil no CACD

Por onde começar? – História do Brasil no CACD

[Atualizado em maio/2019]

 

Meus queridos e minhas queridas,

A prova de História como um todo – História do Brasil e História Mundial – no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é considerada a mais complexa de todos os concursos públicos. Isso se justifica, em grande parte, pela forma como o conteúdo da matéria é requerido, com demandas específicas que não são vistas em outros processos seletivos. Entretanto, isso não deve ser motivo de desânimo, meus caros! Como eu já disse algumas vezes, o segredo para um bom resultado está em conhecer a fundo as particularidades da banca e é exatamente isso que fazemos aqui.

Falando especificamente de História do Brasil, pode-se dizer que o peso da disciplina no concurso é alto, pois ela é cobrada em duas fases e o número de questões em cada etapa é relativamente grande. Em 2018, a prova objetiva (Primeira Fase) consistiu em onze questões objetivas no modelo “certo ou errado”; o exame discursivo (Terceira Fase), por sua vez, foi composto por quatro questões – duas com limite de noventa linhas e outras duas com extensão máxima de sessenta linhas para resposta.

O conteúdo programático requerido nos exames consiste em dez itens, que se dividem em subitens mais específicos. Os grandes temas abordados são: o período colonial; o processo de independência; o Primeiro Reinado (1822- 1831); a Regência (1831-1840); o Segundo Reinado (1840-1889); a Primeira República (1889-1930); a Era Vargas (1930-1945); a República Liberal (1945-1964); o Regime Militar (1964-1985); e o processo democrático a partir de
1985.

➡ Vocês podem baixar o programa esquematizado da disciplina neste link: História do Brasil PDF

Para auxiliá-los na preparação, o professor João Daniel veio falar sobre o melhor caminho a se tomar nos estudos de História do Brasil. Ademais, no final do vídeo, o mestre menciona um livro que é de sua autoria e pode ser muito útil para a prova dessa disciplina. Vocês podem obter a obra gratuitamente bem aqui.

Confiram as dicas do professor abaixo, meus caros!

 

Participação especial neste post:

João Daniel Almeida – Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor das disciplinas de História do Brasil e História Mundial.

 

 

⬇ VEJA AS ORIENTAÇÕES PARA AS DEMAIS DISCIPLINAS! ⬇

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?